PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SETE MARIDOS

SETE MARIDOS

Quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu (Mc 12, 25)
03 de junho de 2020.


Os saduceus não acreditavam na ressurreição. E, claro, procuravam defender essa sua posição com muitos argumentos. Apresentaram a Jesus esse caso: a mulher que foi esposa de sete maridos... Trata-se da lei do levirato, uma prescrição de Moisés. ‘Se seu irmão casado morrer sem deixar filhos, você deve se casar com a viúva, para suscitar descendência ao seu irmão’. Nesse caso que os saduceus apresentaram a Jesus, os sete irmãos morreram, um depois do outro. Assim, a mulher teve sete maridos. Se houver ressurreição, perguntaram eles, de quem ela será esposa na outra vida? Para eles isso era uma prova de que não haveria ressurreição. Já pensou na confusão que daria, no desentendimento entre os sete maridos, argumentavam eles.

Jesus, com toda paciência, explica que na outra vida, não há mais casamento. Os ressuscitados viverão numa outra dinâmica: são filhos e filhas, irmãos e irmãs, na alegria da casa do Pai. Serão como os anjos. Não haverá mais os limites desse mundo de agora. Nem os seus problemas, nem as suas dores - um outro mundo de alegria sem fim.

Então, os saduceus não acreditavam na ressurreição. Para eles, não havia outra vida. Toda esperança estava aqui mesmo na terra, nos poucos ou muitos anos de vida que temos. Eles formavam uma elite em Jerusalém: os grandes proprietários chamados anciãos, os sumos sacerdotes do templo, pessoas ilustres. Uma elite que não acreditava na ressurreição. Talvez por isso, o seu apego ao dinheiro e ao poder fosse tão grande. Quando se vive sem esperança de futuro, a pessoa se agarra ao presente, de unhas e dentes. Se o seu coração não está no Deus que transcende tudo, aferra-se às coisas desse mundo e faz delas o deus de sua vida.

Agora, muita gente não acredita na ressurreição. E mesmo que diga que crê, na prática, não acredita. Vive sem esperança, procurando encontrar a realização de sua existência em ter coisas, em colecionar títulos e glórias nesse mundo. No fundo, são pessoas entristecidas pela falta de sentido na vida e aterrorizadas pelo fim de sua existência que se aproxima, galopante. Quanto mais perto chega, mais amargo fica.

Guardando a mensagem

Só a luz da fé pode iluminar o coração humano e encher de sentido uma vida, fazendo-nos ansiar pelo dia feliz de nossa ressurreição, quando não haverá mais pranto, nem dor, nem o limite do tempo, nem a frustração do pecado ou do sofrimento; o dia em que seremos plenamente filhos de Deus, na sua casa, na grande comunhão de irmãos.

Quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu (Mc 12, 25)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
No final, haverá a ressurreição da carne. Ressuscitaremos, como tu ressuscitaste. Teremos o nosso corpo glorificado. Como Paulo escreveu:’ tu és o primogênito que vais à nossa frente, o primogênito dentre os mortos’. Nós, de alguma forma, já estamos participando de tua ressurreição, de tua completa vitória sobre o pecado e a morte. Pelo batismo, já nos associamos à tua ressurreição. Ajuda-nos, Senhor, a viver iluminados por esta esperança que não decepciona. E livra-nos de viver prisioneiros do materialismo ou de qualquer forma de ateísmo prático. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Muita gente, infelizmente, vive longe de Deus. E vive sem esperança. Não é à toa que tem crescido tanto o número de suicídios. Aparecendo uma oportunidade hoje, dê testemunho de sua fé no Deus vivo, que, em Cristo, nos ressuscitará.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Deus, aumente a minha fé. Nossa Mae Maria nos cubra com seu manto. Nos proteja dr toso mal. E nos afaste das coisas que me afastam da palavra de Deus, nosdo Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  2. Amém glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  3. Sr Jesus, só tenho gratidão na minha vida, nem sei se mereço tanto, e o que te peço é, aumenta a minha fé Sr.Tenho recebido tantas graças, meu marido por exemplo, não sabia rezar o terço, e hoje nós dois rezamos todos os dia.Obrigada meu Deus.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe. João Carlos.

    "Senhor Jesus eu acredito na ressureição mas, aumentai a minha fé ".

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que papai do céu te abençoe e te proteja, e dê um dia iluminado para o senhor 🙌😇😇🌹💨🌟
    Deus pai,tu és a fonte de toda satisfação.
    Sem ti a vida e vazia e sem sentido.
    Ela pode ser preenchida com prazer, popularidade e poder,mas não e satisfatória.
    Obrigada por ser nosso querido pai,por dar propósito a nossa vida,e tornar apto a uma vida celestial contigo.
    É ao olhar para Jesus que o homem enxerga sua fonte .
    🙌👏🌹💓🌷

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/6/20 08:56

    Bom dia Padre João Carlos. Que a paz de Deus esteja contigo neste dia...
    "Tudo é possível para quem tem fé (Mc 9,23) Sem fé, não se alcança o favor de Deus. A fé nos liga a Jesus no amor,na confiança e na realização da vontade de Deus. A fé, luz que não vejo, mas que me guia na caminhada do dia a dia. SENHOR JESUS, ajuda-me a viver sempre unida a ti pela fé e esperança sem nunca desanimar. Amém.
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA, meu BOM DIA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos.
    Repasso todos os dias seu programa no canal do YouTube para muitas pessoas, só que tem dias que demora para o programa estar disponível. Não tem como todo dia cedinho estar disponível. Abraço e que Deus abençoe o senhor!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Deus te proteja sempre padre João Carlos.te admiro muito pelo seu ensinamentos da palavra de Deus.stela silva.amo ser da Ama.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Que Deus lhe proteja sempre adimiro muito o seu trabalho

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos,como sempre,nos esclareu, sobre o evangelho, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde padre João Carlos. Que Deus ti proteja obrigada pelas palavras. Glória a vós senhor peço oração pra minha família e as família do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  12. Amém! Peço oração e proteção Divina para toda minha família, para meus amigos e todas as pessoas contaminadas pelo coronavírus.

    ResponderExcluir

  13. Meu senhòr jezus eu crèio muito envòs màs ò mentaè à minha fè senhòr jezus. .

    ResponderExcluir
  14. Obrigada padre por essa catequese diária.
    O ressuscitado me encanta por sua simplicidade e de sempre caminhar ao lado dos mais fracos, por isso sinto constantemente sua presença comigo🙌

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João carlos e muito importante receber.a meditaçao da palavra sasim. Sinto mais firme na fé

    ResponderExcluir
  16. Senhor, nosso Deus e Pai, eu LHE agradeço por essa semana mundial em defesa do meio ambiente. Entretanto, me ajude viver o meu apostolado. Me ajude alcançar a salvação, a VOSSA graça, a VOSSA misericórdia e a VOSSA paz. Me ajude servi-Lo com a consciência pura. Me ajude rezar da melhor forma possível. Me ajude ter um espírito de fortaleza, de amor e sobriedade. Me ajude testemunhá-Lo em todos os momentos da minha vida. Me ajude sofrer com paciência. Me ajude viver a minha vocação. Me ajude evangelizar com fé e sabedoria. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Senhor meu Deus, aumentai a minha fé!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS