PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: EU SOU AMIGO DA VERDADE

EU SOU AMIGO DA VERDADE

Seja o seu sim, sim; e o seu não, não (Mt 5, 37).
13 de junho de 2020.

"O sim de vocês seja sim. O não de vocês seja não. O mais vem do maligno" (Mt 5,37). Palavras sábias de Jesus. Programa de vida para os seus seguidores. Um sim que seja sim, um não que seja não. É o que ele quer de nós. Como educador, quero refletir com vocês numa aplicação muito clara e prática dessa palavra do Senhor.

A gente observa hoje na educação dos filhos pequenos que os pais não sabem mais dizer sim ou não. Deixam tudo à escolha das crianças, como se elas tivessem já critérios para fazer opções duradouras. Os pais é que têm que ter critérios para escolhas sérias, responsáveis, duradouras. O perigo é que as crianças cresçam escolhendo sem critérios. Fazendo opções que não sejam opções verdadeiras estão na verdade correndo para o mais fácil, o prazeroso, o que está na moda. Isso não é fazer opção. Isso é cair em tentação.

Pais sem critérios para escolhas deixam os filhos em escolhas sem critérios. Pensemos, por exemplo, na escolha da escola em que a criança vai estudar. É claro que é interessante ouvir a criança a respeito disso, sobretudo no caso de uma mudança de escola. Mas, esperar que a escolha da criança seja a decisão final é abdicar da própria responsabilidade. Pais e mães têm responsabilidade na educação dos filhos, têm obrigação de providenciar o melhor, dentro de suas condições. E o melhor pode não ser o que parece melhor à criança que ainda não tem uma visão global da vida, nem suspeita o que a vida vai lhe cobrar amanhã ou o que cabe no bolso dos pais. Isso vale também para outras escolhas: a alimentação, como vai ocupar o final de semana, onde vai passar as férias, a hora de estudar e de brincar. A criança precisa ser ouvida, mas não está correto que tome decisões importantes, como se já fosse gente grande.

Aliás, muita gente grande sem critérios para escolhas vai sendo conduzida na vida pelos instintos, pelo faro, pela mera busca de prazer. Não pensa, não pesa, não escolhe. Vai no impulso, procura o mais fácil, o que lhe pode trazer apenas mais satisfação momentânea. Por isso, suas escolhas são passageiras, irresponsáveis, interesseiras. É bem possível que essa seja a raiz de muita escolha fracassada. Matricula-se e logo abandona a faculdade. Começa uma academia e não termina o primeiro mês. Casa-se e se separa com a facilidade de quem despreza o brinquedo que perdeu a graça. Vai ver é gente que nunca fez escolhas verdadeiras, não foi preparada para escolhas responsáveis, para opções duradouras.

Guardando a mensagem


Essa palavra de Jesus, hoje, sobre a seriedade do ‘sim’ e do ‘não’ nos faz olhar de maneira especial para a educação das novas gerações, responsabilidade nossa como pais e educadores. É claro que à medida que a criança cresce vai se tornando mais autônoma, mas já sabe seguir certas regras. Já tem aprendido que não pode fazer tudo que der na telha, que há razões para se escolher uma coisa, razões que vão além do que é gostoso, ou do que é prazeroso ou do que está na moda. Mas, o adolescente ainda precisa estar sob a autoridade dos pais, a última palavra ainda é deles em coisas importantes e decisivas. Um jovem respeitoso da autoridade dos seus pais não se improvisa. Ele começa na educação da criança. Sim, sim. Não, não. O mais vem do maligno, já disse Jesus.


Seja o seu sim, sim; e o seu não, não (Mt 5, 37)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Achaste que não se deve jurar de modo nenhum. E por quê? Porque quem fala a verdade, quem anda na verdade, não precisa dar nenhuma segurança do que está dizendo. Dá sua palavra e pronto. Jurar seria, então, como dar um peso de verdade à própria fala. Mas, se já se está falando a verdade, a verdade se impõe. Como disseste: “A verdade vos libertará”. Concede, Senhor, que sejamos pessoas da verdade, sem duas conversas, sem enroladas, sem mentiras. Livra-nos dos mentirosos, dos enganadores, dos falsos. E ajuda-nos a educar as novas gerações para decisões responsáveis e duradouras. Que o nosso sim, seja sim. E o nosso não, seja não. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Que tal você conversar com outra pessoa sobre o tema desta meditação? Você pode não concordar com tudo que eu disse. Tudo bem. Fale, converse, confronte seu pensamento... isso é importante. Gente que não pensa, não acerta.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. .




    ✌️ *Recebam & compartilhem diferentes versões para homilias do Santo Evangelho elaborado por diversos Padres, diariamente, no seu aparelho celular e por todas as madrugadas e manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "Lista de Transmissão do WhatsApp"!!!*

    A divulgação numerosa de notícias oficiais da Igreja Católica Apostólica Romana, bem como orações & grupos de orações, missas on-line e artigos relacionados, também estarão inseridos na rotina diária.
    Muitas dezenas de compartilhamentos!

    Para ser um beneficiário/ compartilhador, bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e não se esquecer de registrar antes o meu número na sua agenda de contatos:
    - 11 99715-5319 (Jonas)

    - "COMPARTILHEM OS ARTIGOS DA VOSSA IGREJA PELAS REDES SOCIAIS ATÉ QUE ELES SE TORNEM VIRAIS!"

    Por gentileza, não se esqueçam de fornecer vossos nomes e sobrenomes em razão dos homônimos para nomes mais comuns!

    Obs: Perfis de usuários sem qualquer imagem no avatar, não serão aceitos!

    *_TUDO COM JESUS CRISTO/ NADA SEM MARIA SANTÍSSIMA!_*






    .

    ResponderExcluir
  2. Os critérios dessa evangelho encontramos dicas bacana demais pra vivermos melhor acertar juntas nas escolhas, principalmente na hora de tomadas de decisão corretas.Olha naquela época Jesus Cristo já conhecia os princípios éticos:SIM/NÃO,evita conflitos gera relações harmoniosas na sociedade.Sendo, assim percebe que os discursos muitas vezes pregados pode fugir o princípio Cristã ético, não é o sim/não na atualidade requer também argumentos que quando usados fortalece as escolhas principalmente na educação filial esse olhar de luz ao orientar as pessoas sejam elas crianças ou adultos urge por tal critério acima sitado que possa ser praticado contantimente.

    ResponderExcluir
  3. AMEI LER ESSA MENSAGEM, LEIO TIDOS os DIAS

    ResponderExcluir
  4. Palavras de salvação glória a vós senhor! Amém!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Peço a Deus que nunca lhe falte fé para acreditar, força e coragem para continuar lutando
    e alegria para continuar na sua Missão
    Evangélica...
    Disse Jesus: "A verdade vos libertará". Como cristão, dá-me SENHOR,ser uma pessoa da verdade. Que o meu sim seja sim e o meu não seja não. SENHOR, em ti confio!!!
    Que Deus abençoe a todos e tenham um
    final de semana muito feliz repleto de muita saúde paz e alegria.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada e protegido pelo coração de Jesus 🙌😇🌟🌟🌟🌟🌹
    Tudo o que se fala deve ser verdadeiro.
    A honestidade é algo que não se esgota.
    Deus de poder e força,ajude me sempre a estar ciente de que ninguém decide o meu comportamento além de mim.
    Quero olhar para trás estar em paz com as minhas maneira de agir.
    Meu sim é sim ,meu não é não.
    Se os filhos não estiver preparado para o amor, também não estará preparado para a vida.
    🙌🌹💕💞

    ResponderExcluir
  7. Fantástica padre, a explanação de hoje. Catequética! Vemos que a indisciplina e/ou caprichos apresentados por nossas crianças hoje são frutos de pais despreparados! Muitos pais não passam de crianças crescidas!

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus eu acredito na ressurreição mas aumentai a minha fé.

    Bom dia Padre João Carlos Que Deus nos proteja hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  9. Muito santa mensagem. Eu que muitas vezes precisei justificar-me e até jurar....Obrigada por me
    fazer compreender. O MEU SIM SERÁ SIM. O MEU NAO SERÁ NÃO.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Padre João Carlos gosto muito de suas meditações, escuto e fico refletindo, está de hoje mesmo tocou bastante porque eu a uns meses atrás falei, com meu ex marido, eu não vou jura mais porque eu li na bíblia que sim é sim e não é não, que vale é temos nossa consciência limpa pra Deus, e vivemos de cabeça erguida. 🙏🌻

    ResponderExcluir
  11. Palavra de salvação Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  12. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço pela solenidade de Santo Antônio de Pádua. Todavia, me conceda a graça de viver o meu profetismo batismal. Me conceda a graça de segui-Lo, servi-Lo e de fazer caridade da melhor forma possível. Me conceda a graça de participar da Santa Missa. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de evitar o pecado. Me conceda a graça de falar somente a verdade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Padre muito obrigada pelas mensagens, tem me ajudado muito. Deus continue lhe abençoando e continue orando por todos nós.

    ResponderExcluir
  14. mlBoa noite padre Joao Carlos, rese por mim que eu estou muito doente Socorro Martins

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS