PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NÃO TEMHAM MEDO

NÃO TEMHAM MEDO


Não tenham medo dos homens (Mt 10, 26)
21 de junho de 2020 – 12º. Domingo do Tempo Comum

O medo está presente em nossa vida. Muito presente. Você tem medo de acharem você um patinho feio, uma pessoa que não age como os outros. É o medo de não ser aceito socialmente. Você tem medo de não poder pagar suas contas, não ter como sobreviver dignamente. É o medo do desemprego. Você tem medo de pegar o covid 19 e ter que ficar em isolamento ou ir parar na UTI. É o medo da morte.

No evangelho de hoje, Jesus repete três vezes: “Não tenham medo!” Seus apóstolos e suas primeiras comunidades viram o que aconteceu com ele e com muitos dos seus seguidores: a perseguição que os levou a processos nos tribunais, morte de cruz, apedrejamento. No caminho do calvário, Jesus sussurrou para as mulheres que choravam por sua causa: “se fizeram isso com a lenha verde, o que não fazer com a lenha seca”. Isso quer dizer que os cristãos não podem esperar que a sua fé não incomode ou não atraia algum tipo de perseguição.

Muita gente vive assim acuada pelo medo da perseguição. “Não tenham medo”, disse Jesus. E deu uma primeira razão: não há nada escondido que não vá ser descoberto, isto é, os verdadeiros propósitos de quem persegue serão revelados, mais cedo ou mais tarde. A verdade do evangelho vai resplandecer e prevalecer. Não ter medo significa manter a serenidade nessas horas; cultivar a paciência que é a condição de quem resiste de pé; e ser perseverante para continuar anunciando, proclamando a verdade de Deus sobre os telhados.


Outro grande medo que nos acompanha é o medo da morte. “Não tenham medo”, disse Jesus. E deu uma razão: Deus está no comando de tudo. Até os cabelos de sua cabeça, Deus sabe quantos são e não caem sem sua permissão. E se um pardalzinho for cassado, foi porque Deus consentiu. Então, a morte não tem a última palavra sobre a nossa vida, só Deus. São Paulo explicou na carta aos romanos: A morte entrou por causa do pecado, em Adão todos pecaram. De modo superior, a graça de Deus, em Cristo, nos salva do pecado e da morte. Se estamos em Cristo, já vencemos a morte.


Uma grande lição no evangelho de hoje. Não podemos viver com medo. O medo nos paralisa, nos adoece. E ele se apodera de nós quando cresce em nós a desconfiança, a insegurança. Onde cresce o medo, perde-se a consciência da presença de Deus. Sozinhos, sem Deus, acuados, viramos vítima fácil da ansiedade, do desespero, da depressão.

Não temos porque viver com medo. O profeta Jeremias, no meio de forte oposição, pode dizer: “O Senhor está ao meu lado como forte guerreiro, por isso, os que me perseguem cairão vencidos”. Jesus está nos dizendo: ‘Não temam a quem mata o corpo. Obedeçam a Deus que tem a vida de vocês em suas mãos’ (o corpo e a alma).

Guardando a mensagem

Diante do medo que pode tomar conta de nossas vidas por causa da oposição à vivência do evangelho, por causa do medo da morte ou por outras razões, Jesus, hoje, está nos repetindo por três vezes: “Não tenham medo!”. Compreendamos que o evangelho, a mensagem de Deus proclamada e vivida num mundo de desigualdades e de pecado, vai encontrar sempre oposição. Confiemos em Deus que está presente e toma a nossa defesa, em todas as situações. Confiemos em Cristo Jesus que venceu o pecado e a morte. Continuemos a testemunhar corajosamente a nossa fé. Nada de cristãos acuados pelo medo.

Não tenham medo dos homens (Mt 10, 26)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Dentro desta situação difícil que estamos vivendo da pandemia, o medo tem aumentado o sofrimento de muita gente. O medo enfraquece a confiança em Deus e nos joga nos braços da ansiedade e da depressão. Mas, tu, Senhor Jesus, estás nos dizendo “não tenham medo”. Os primeiros discípulos enfrentaram tribunais, prisões, feras com grande destemor. Em sua fraqueza, apresentavam-se fortalecidos pela fé em Deus, senhor de suas vidas. Dá-nos, Senhor, a graça de testemunhar corajosamente a nossa fé no meio de todas as dificuldades. Dá-nos a coragem de crer e a perseverança para viver a tua palavra. Dá-nos vitória em todas as nossas lutas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje é o dia nacional do migrante, com o tema “migração e acolhida”. Tendo oportunidade de comunicar-se com algum migrante, interesse-se por sua situação e passe-lhe a mensagem de Jesus: “Não tenha medo!”.

Quarta-feira próxima, dia 24, farei uma Live Musical Solidária e gostaria que me acompanhasse pelo youtube. Estou lhe enviando o link para o caso de você querer conhecer e se inscrever no meu canal.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Paz de Jesus...Sou um migrante! Sou de Natal RN e a dois anos moro em Foz do Iguaçu PR. Que Deus abençoe todos os migrantes que vivem nessa cidade, que não são poucos. Que nossos projetos sejam realizados e que continuemos perseverantes na fé em Deus. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Allan, não tenha medo. Deus sabe de todas as coisas e sempre será nossa maior fortaleza. Abraços

      Excluir
    2. Obrigado meu Deus por tudo que o senhor faz pôr nós eu te adoro . obrig fafamiliares amémado pelas saúde na minha família e todos os meus

      Excluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas, que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  3. Um ótimo domingo a todos e que não tenhamos medo. Deus está conosco, presente e ele já de saber o tempo certo de todas as coisas. Obrigado pelas sábias palavras Pe. João Carlos

    ResponderExcluir
  4. Amém que a benção de Deus pai o amor do filho e a comunhão do espírito santo esteja sempre conosco.
    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  5. Um maravilhoso domingo a todos os irmãos na fé,não tenhamos medo pois está sempre conosco.

    ResponderExcluir
  6. Não tenhais medo Eu estarei convosco todos os dias disse Jesus até os confins do mundo Vivei com a certeza Deus está no comando Deus abençoe Pe João Carlos Bom domingo a todos Francisco Taubate SP

    ResponderExcluir
  7. Msg muito bonita e que conforta nossos corações. Migrantes nossos irmãos!
    Não conhecia o padre João Carlos Ribeiro gostei muito. Espero que não seja desses midiáticos bolsonarista...que nada tem de cristãos, apenas sao capitalistas ultra liberais conservadores.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe o seu dia.
    Grata pela MEDITAÇÃO diária e pela REFLEXÃO de hoje. Lindas palavras que nos transmite conforto espiritual para nossas vidas.
    Não tenham medo dos homens (Mt 10,26)
    O medo é o fantasma que caminha ao lado de todo ser humano. Confiemos em DEUS que está presente em nossa vida.
    Ele toma conta da nossa defesa em todas as situações. Confiemos em Cristo Jesus que venceu o pecado e a morte. Tenhamos FÉ. A FORÇA DE DEUS habita dentro de nós, e com FÉ venceremos.
    Um domingo muito feliz, para padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Tenha todos um domingo abençoando,Deus sabe a hora certa de tudo isso que está acontecendo no mundo passar eu creio.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo iluminado e abençoado que papai do céu te proteja 🙌😇🌟🌟🌹💞
    Deus pai, quero encher meu dia de ti.
    Em vez de enche lo de lembranças relação ao passado,ou ansiedade quanto ao futuro,decido saturar meu dia com a tua graça.
    Senhor Deus, que eu me tranquilize da tuas soluções para meus problemas.
    Ele já tem um plano para minha vida.
    Eu te louvo porque és meu fiel e amoroso pai celestial.
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  11. Senhor tenha misericórdia de nós e do mundo 🌎 Senhor Jesus tende misericórdia de nosso presidente
    dá-lhe força,saúde ,proteção e ilumine seus caminhos com discernimento. Amém

    ResponderExcluir
  12. Abençoado seja este domingo para o sr. padre João Carlos, sua família e todos dai, Nossa Senhora de Fátima os guardem sempre os protejam com muita saúde, sua bênção.

    ResponderExcluir
  13. Verificar a luz do saber que agora está presente nas vidas através do Espírito Santo é de uma destemencia insondável o quê é apresentado nas palavras Santas cremos:"Não tenham medo", como assim diante de tantas inconstância pedra no nosso caminho ainda preservam nossas vidas pai?"Estarei com você", e assim segue os cristãos, determinados, inabaláveis de cabeça erguida no processo evolutivo.Temos desafios, porém venceremos juntos, é promessa do homem que tentou e fez o mundo enxergar o verdadeiro sentido do que é a verdade na vida.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelas suas palavras sabias e encorajadoras

    ResponderExcluir
  15. Pai Eterno, eu LHE agradeço por mais um domingo. Todavia, me ajude vencer o sofrimento e a provação. Me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude ser justo. Me ajude ter bons e santos sentimentos. Me ajude orar e louvá-Lo da melhor forma possível. Me ajude evitar o pecado. Me ajude perdoando o VOSSO povo. Me ajude viver o meu apostolado. Me ajude ter coragem e fé. Me ajude evangelizar com sabedoria e humildade. Me ajude ser fiel em todos os momentos da minha vida. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Rosaly , aqui o agradecimento padre João ,eu tô um pouco depressiva dessa solidão , mais com fé em Deus que tudo isso vai passar,e nós voltaremos a nos ver abraçar beijar as pessoas que agente gosta ,um domingo abençoado padre João ,muita e muita paz ao Sr.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre. Estou com medo de uma situação familiar. Mais Deus é Deus. Estou a entregar nas mãos de Deus.

    ResponderExcluir
  18. Senhor abençoe e prepara um trabalho para o meu neto jhonathan com a tua graça ele vai conseguir ele está muito ansioso porque está precisando muito obrigado meu Deus . amém

    ResponderExcluir
  19. Amo as suas reflexões da liturgia diária. Gostaria de poder ouvir todos os dias como posso conseguir.

    ResponderExcluir
  20. Como consigo a liturgia diária.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS