PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A TEMPESTADE

A TEMPESTADE


Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo (Mt 8, 25).
30 de junho de 2020.
Foi este o pedido de socorro dos discípulos a Jesus que estava dormindo, na barca. Estavam no meio de uma grande tempestade, a barca estava sendo coberta pelas ondas. E no meio dessa preocupante situação, Jesus dormia, calmamente. Eles o acordaram aos gritos: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo”.
Jesus acordou, certamente sem muita pressa. E lhes fez uma pergunta muita séria: “Por que vocês estão com tanto medo, gente fraca na fé?”. Levantou-se e repreendeu os ventos e o mar, e estes se acalmaram. O medo é a reação de quem se sente acuado, sem saída. O medo é a resposta de quem não tem fé ou de quem tem uma fé muito fraca.
Podemos nos perguntar, por que Jesus estava dormindo àquela hora, na barca, em pleno lago da Galileia? Bom, talvez estivesse cansado. É que a sua vida era uma loucura. Está escrito no Evangelho que ele nem tinha tempo para comer, tantas eram as pessoas que o procuravam. E, além da atenção permanente às pessoas, havia os longos deslocamentos a pé, o cuidado permanente com a formação dos discípulos, as noites de oração... tudo isso contribuía para o seu cansaço. Possivelmente, o seu sono era de cansaço.
Mas, há outra coisa que podemos considerar também. Quem dorme assim na barca, ou no avião ou no carro, dorme tranquilo se tiver confiança em quem está na direção, o motorista, o piloto, não é verdade? Jesus dormiu tranquilo porque estava cansado e também porque confiava na experiência dos seus discípulos pescadores. 
Agora, cansaço é uma coisa. Estresse é outra. Quem está apreensivo, estressado, preocupado, dorme bem? O que acha? Não dorme. O estressado pode perder o sono, ou adormecendo, dorme um sono agitado pelos sonhos que se cruzam com suas preocupações, chegando até a ter pesadelo... e já acorda agitado, nervoso, irritado. Quem está estressado, descansa um pouco, mas o seu sono não é tranquilo, não é repousante.
O sono de Jesus, na barca, estava tranquilo ou agitado? Pela chamada de atenção aos discípulos, podemos deduzir que ele estava tranquilo, sereno. ‘Por que vocês estão com tanto medo?”. Agitados estavam os discípulos, coitados, esbaforidos com a tempestade agitando a barca. Para eles, estavam de cara com a morte, podendo naufragar a qualquer momento.
O mar agitado é uma imagem das crises que se abatem em nossa vida: as crises no casamento, a enfermidade, a situação gerada pelo desemprego, os problemas internos da comunidade, do país... Tem sempre uma tempestade no mar. O que muda é como nós as enfrentamos: com sinais de desespero ou com serenidade? O clamor amedrontado dos discípulos despertou Jesus. O medo é o contrário da confiança. Pedir é correto. Mas, pedir porque confia, porque se está seguro que Deus nos ampara em todas as nossas tribulações. Mas, nunca como expressão de desespero, de desconfiança que estamos perdidos, que vamos naufragar. Deus está em nosso barco, não vamos naufragar. A fé nos dá serenidade em nossas crises. Faz-nos estar calmos no meio da tempestade, embora buscando saída, procurando solução, trabalhando para resolver os problemas que nos afligem. Mas, movidos pela fé, confortados pela convicção profunda que Deus está conosco, que ele não nos abandona, que é ele a nossa segurança.
Guardando a mensagem
O mar estava revolto. Os discípulos estavam agitados. Bateu o desespero. Gritaram, acordaram o Mestre que estava na barca. “Estamos perecendo, salva-nos!”. Jesus pediu calma, serenidade. Essa é atitude de quem tem fé. Ele mesmo estava dormindo um sono tranquilo, cansado, mas confiante na liderança dos seus discípulos. A serenidade nasce da confiança em Deus, em si mesmo e nos outros. A serenidade é o brilho da fé. Se você estiver vivendo uma tempestade, veja se Jesus está no seu barco, peça a ajuda dele. Não se desespere, não morra de medo. Enfrente serenamente a tempestade, com fé, com confiança. Ela vai passar.
Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo (Mt 8, 25).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
São tantas as tempestades em nossa vida pessoal, em nossa familia, em nossa vida profissional. Agora mesmo, muita gente está atravessando grandes turbulências. Como cristãos, Senhor, renascidos na tua morte e na tua ressurreição, estamos confiantes que a vida, o amor, a fraternidade, a justiça terão a última palavra; que a tua ressurreição entrou para a história humana como sinal de superação de todas as crises, sinal da vitória sobre o mal. Por isso, o nosso olhar é um olhar transfigurado pela fé e pela esperança. A todos, chegue, Senhor, a tua palavra e a tua presença que acalmam os ventos fortes e o mar bravio. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No meio dos problemas que você talvez esteja vivendo, faça um ato de confiança no Senhor Jesus, Deus conosco, e nas pessoas que estão à sua volta. Muita gente merece sua confiança. Você pode contar com elas também . 
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. A serenidade que controlam seus impulsos,em horas de desajustes, agitação,desequilibreo.Hoje podemos esperimentar tal sentimento de elo, com Deus pondo em prática todos os seus ensimentos,pois no passando não foi diferente os amigos de jesus Cristo agitadas mediante as dificuldade da vida enquanto ele dormia tranquilo.Isso prova a consciência tranquila de que tudo passará e o essencial na vida é dominar seus sentimentos,se não compreendermos que só gozarão da verdadeira felicidade os que trilharem caminhos e até chegar ao local desejado segundo o que mostra o Evangelho podendo usar algumas estratégias; percistencia e foco foram caminhos trilhados com o mestre junto aos seus amigos.E tudo passa depois virá alegria contagiante paz que para nós Cristãos intender as provações como momento perfeito para vivenciar essa experiência.O insolamento social passará sobreviverá aqueles que aderirem ao projeto vivico de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos e obrigado por todas manhã ter a palavra do meu pai e a prender mais eu padre João Carlos tenho Fé pesso a meu pai para mim da muito mais pesso oração pra mim e minha família que o senhor tenha muita paz saúde que sempre fiquei mandado a palavra de Deus.pra todos nós amém 🙌🙌🙌 até amanhã se.Deus quiser

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre joao Carlos nessa palavra de ou seja a leitura de Deus em nossos vidas e a serenidade a tranquilidade e a fé que temos que agradecer tudo a esse Deus maravilhosa paz a todos Jacinta 🙏🙏🙌

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de mês que papai do céu te ilumine e te abençoe e te proteja sempre 🙌😇🌟🌟🌹
    Deus pai, quero encher o meu dia de ti.
    Em vez de enche lo de preocupação, ansiedade quanto ao futuro, que eu me tranquilize e ouça sua soluções e resposta para minhas perguntas e meus problemas.
    Tú és um Deus capaz de fazer,dar, socorrer,salvar,manter, amortecer.
    Senhor seio que és capaz de fazer aquilo que eu não consigo.
    Conduza nossos passos,nós mostra o caminho certo a seguir.
    Vá a ele
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos!Obg.por essa meditação tão importante q todos os dias recebo. É muito bom e tem me ajudado bastante. Q Deus lhe abençõe!🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos obrigada pelos seus ensinamentos que nos ajuda a cada dia compreendermos um pouco mais sobre a Bíblia Sagrada.

    ResponderExcluir
  8. Senhor obrigada pelo filho q me deste há 62 anos. Proteja e guardes este bom filho lhe dando saúde paz e felicidade Amém

    ResponderExcluir
  9. Jesus esteja sempre no comando do meu barco...

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Padre
    É possível obter as mensagens gravadas?
    Agradecido
    João Amoretti

    ResponderExcluir
  11. Jesus dai-me força para vencer tudo todas barreiras, ajude meus filhos , faça o que eu não consigo fazer, amém

    ResponderExcluir
  12. Excelentes palavras para esta manhã, veio nos fortalecer na fé, na confiança em Deus tornando-nos pessoas mais serenas nas horas das nossas atribulações.

    ResponderExcluir
  13. Leda Neves
    Que o SENHOR abençoe sempre o nosso Papa Francisco, para que ele possa ter coragem , esperança e muita fé p seguir essa caminhada.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde,obrigado padre João Carlos e a o nosso bom Pai que é Deus pelas mensagens de orações de todos os dias que fortalece mais e mais a nossa fé Deus lhe abençoe por ensinamento que nos ajuda compreender a bíblia

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos ! Somos fracos de Fé .por qualquer problemas ficamos com medoda tempestade , mas confiamos nas Graças de Deus e a Tempestade passa porque Deus é Misericordioso Amém .

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Padre João Carlos.
    O Pai habita em todas as coisas criadas, chamando todas as criaturas para para o caminho da justiça, da virtude, do amor. A todos, chegue, Senhor, a tua palavra e a tua presença que acalmam os ventos fortes e o mar bravio. SENHOR, tu és misericordioso, protege a humanidade que sofre por causa deste Coronavirus...
    Boa tarde a todos...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde padre João Carlos a sua benção o Evangelho de hoje é belíssimo eu creio que tudo vai passa .está tudo nas mãos de Deus. E o que estamos vivendo hoje o medo a fome o desemprego.a falta de fé

    ResponderExcluir
  18. Olá padre João Carlos à sua benção. Todos os dias ouço o seu programa é uma benção em nossas vidas. Jesus está sempre ao nosso lado e à tempestade vai passar. Amém🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Ó Pai benigno, me ajude viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude fugir do pecado, da iniqüidade e do medo. Me ajude servi-Lo fazendo a VOSSA vontade. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude continuar na barca do meu SALVADOR. Me ajude ter fé e confiança no Deus da vida. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS