PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: GUARDAR A PALAVRA

GUARDAR A PALAVRA

Se alguém me ama, guardará minha palavra (Jo 14, 23)

11 de maio de 2020

Jesus está falando com os seus discípulos, gente que o ama, que o segue. Imaginemos você participando dessa reunião e Jesus dizendo isso: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”.

Você, com a liberdade de um discípulo, um amigo, uma amiga de Jesus, poderia perguntar-lhe diretamente que “palavra” é essa pra gente guardar. Vai, pergunta... Coragem, vai... “Oh Jesus, desculpe, que palavra é essa pra gente guardar?” Escute bem a resposta. “A minha palavra pra você guardar é o que eu disse a vocês e ao povo, o que eu fiz entre vocês, a minha vida. A palavra é a minha vida, vivida entre vocês”. Puxa, que resposta! Pensa bem: como é que a vida dele é a palavra? Pergunte mais não. Eu mesmo lhe explico: Toda a vida de Jesus é uma grande palavra que Deus falou na história da humanidade. Ficou complicado? Vou dizer de outra forma: a vida de Jesus na terra, sua vida humana, é uma grande comunicação, uma boa notícia, um evangelho. Ih, parece que você não entendeu... Então, é melhor você perguntar a Jesus.

Vai, pergunta... Pergunta... “Jesus, aqui, você diz assim “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”. Amá-lo, eu amo, mas eu queria saber qual é mesmo a palavra que você quer que a gente guarde. Escute bem a resposta dele. “O Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele ensinará tudo a vocês e lhes recordará tudo o que eu tenho dito a vocês”. Puxa vida, respira fundo, que resposta ... Olha só, o Espírito Santo ajuda a gente a entender o significado e o alcance do que Jesus disse e fez, de sua vida humana e muito mais. A vida de Jesus é o seu evangelho. Aliás, o evangelho de Marcos começa assim: “Início do Evangelho de Jesus Cristo, filho de Deus”. Então, o evangelho é a vida de Jesus, com tudo o que ele fez e disse.

Tudo claro? “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”. E “guardar”, o que é? Responda você. Não vale dizer que ‘guardar’ aqui é conservar. Claro,...’guardar’ é praticar. Praticar. E praticar a Palavra de Deus é, segundo o mesmo Jesus, o mais importante. Não é apenas dizer “Senhor, Senhor”, mas fazer a vontade do Senhor. A palavra é, afinal, a vontade de Deus, que está manifesta na história da vida de Jesus, na história do povo eleito, na história da salvação que a Bíblia conta. Guardar é tomar a vida de Jesus como referência para a própria vida, é acolher a boa notícia do amor de Deus que se manifesta nela.

Guardando a mensagem

Nos evangelhos, está a história de Jesus, o testemunho de como sua vida impactou a primeira geração de cristãos, guiada pelo Espírito Santo. Neste testemunho, revela-se o rosto misericordioso do Pai, revelado por Jesus. Foi o que ele disse “E a palavra que vocês escutam não é minha, mas do Pai que me enviou”. A história de Jesus, sua vida, o que ele disse e o que fez, esse é o evangelho que precisamos conhecer e tomar como inspiração para a nossa vida. É a palavra que precisamos guardar. Você que ama Jesus, tome hoje um propósito: meditar diariamente os Evangelhos. Aliás, já é o que fazemos juntos aqui na Meditação. Então, estamos no bom caminho.

Se alguém me ama, guardará minha palavra (Jo 14, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu nos tranquilizas, quando nos dizes que o Espírito Santo enviado, pelo Pai em teu nome, ele nos ensinará tudo que precisamos para entender e realizar a tua palavra. Todos os dias, procuramos meditar a tua palavra, palavra que é toda a tua vida, tuas atitudes e teus ensinamentos. Aos poucos, vamos assimilando tua maneira de ver o mundo, com o olhar do Pai. São Paulo mesmo nos recomendou que tivéssemos os mesmos sentimentos teus. Nós te amamos e queremos guardar a tua palavra. Guardar a tua palavra é uma questão de amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Renove hoje o seu compromisso de ler diariamente a palavra de Deus e meditá-la. Uma dica: diariamente, como você sabe, comentamos aqui o evangelho do dia. Seria muito importante você ler esse evangelho, em sua Bíblia. Quem recebe a meditação pelo whatsapp, veja que eu sempre indico a citação bíblica do dia.

Se você tiver um tempinho, às 10 da noite, a gente se encontra nas redes sociais para comentar essa palavra de hoje, na live da ORAÇÃO DA NOITE. É só procurar Padre João Carlos no youtube, facebook, instagram, periscope ou no aplicativo Tempo de Paz.

Estamos fazendo o levantamento das Rádios que transmitem a Meditação ou que tenham interesse em transmiti-la. Se você conhecer alguma rádio que transmita a Meditação ou que queira transmiti-la, por favor, nos informe, clicando no link que estou lhe enviando: https://bit.ly/RadioMeditacao.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. >>

    Receba o Evangelho diariamente, em texto e audio pela minha lista de transmissão do WhatsApp!

    Envie "EVANGELHO DIÁRIO" para:
    11 99715-5319


    Obs: Não sou o padre João e nem tampouco sou padre!
    Aqui apenas colaboro com o segmento a qual pertenço, okay!

    >>

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João Carlos sua benção.Sou Damiana de Recife lhe agradeço por me encaminhar a meditação da palavra,todos os dias eu repasso para os meus irmãos em Cristo, é muito enriquecedor.Tenho testemunho de cura através do Senhor nosso bom Pastor aqui na terra.jesus lhe proteja de todo mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre João carlos que lhe der muita sabedoria e paz saúde. Pa.peco oração pela minha familia especialmente pelo meu neto pra ele larga os vicios das drogas e da bebida ficarei feliz se o senhor resar por ele pa. Sua benção de uma filha da BA.

      Excluir
  3. Bom dia padre João Carlos que o
    senhor tenha um ótimo começo de semana que os dias seja repleto de paz e alegria e nossa senhora auxiliadora envolver o seu caminho iluminado 🙋😇👏🌹💕
    Senhor Jesus,tu usastes palavras para criar e dar vida.
    Ajuda nos a abençoar outras pessoas com nossa palavras.
    Que humildemente submetamos nossas palavras a ti e manifestemos alegria e misericórdia a vida de outras pessoas
    Que o teu amor generoso molde minha vida 🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  4. Esta palavra nos mostra a importância da missa e da eucaristia na prática da Palavra de Deus. A contrário SENSO dos irmãos evangélicos que não respeitam a CONSAGRACAO EUCARISTICA estamos sim recebendo o ESPÍRITO SANTO em COMUNHÃO com a PALAVRA de DEUS.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. PAZ, saúde e sabedoria te desejo para hoje e sempre.
    Se alguém me ama, guardará minha palavra ( Jo 14, 23 )
    SENHOR JESUS,nós te amamos e queremos guardar a tua palavra. Guardar a tua palavra, SENHOR, é uma questão de amor.
    Que o Senhor esteja comigo nesta nova semana em cada passo, em cada luta, em cada momento,me guardando, me protegendo, me fortalecendo na FÉ e na certeza de que todos os dia, SENHOR, a tua presença irá comigo por onde eu for. SENHOR, cuida da minha saúde, dos meus familiares e amigos. Fica à nossa frente, SENHOR, nós protegendo e nos livrando de todo mal.
    Desejo uma semana tranquila com muita saúde e muita paz para Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe Joao Carlos.Como é maravilhoso ler e meditar o evangelho tds os dias, somos gratos, e melhor pois enviamos para nossas famílias e amigos tb.

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Sou padre Luís Claudio de Barra do Piraí no RJ. Escuto diariamente suas reflexões, são ótimas. Parabéns. Muito obrigado. Deus te confirme na missão.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia ,padre nesta quarentena foi a melhor oportunidade que tive para lhe achar,e como tem sido maravilhoso.Agradeço a Deus,aDamiana e especialmente ao senhor.Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos Boa tarde obrigado pelas suas lindas palavras que Deus é nosso senhor Jesus Cristo lhe proteja Amém

    ResponderExcluir
  11. Meu Pai, eu LHE agradeço por tudo de bom que foi feito na vida da humanidade. Contudo, me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de anunciar o Evangelho. Me conceda a graça de ter muita fé e confiança na SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça de viver o meu apostolado. Me conceda a graça da minha conversão. Me conceda a graça de acolher e observar os VOSSOS mandamentos. Me conceda a graça de guardar a VOSSA palavra. Me conceda a graça de ser uma boa morada do Espírito Santo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS