PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O ESPÍRITO DA VERDADE

O ESPÍRITO DA VERDADE

Quando vier o Espírito da Verdade, ele conduzirá vocês à plena verdade (Jo 16, 13)
20 de maio de 2020

“Tenho ainda muitas coisas a dizer a vocês, mas vocês não são capazes de compreender agora”, disse Jesus em clima de despedida, na ceia. A despedida é sempre uma hora muito difícil. Quem está se despedindo, você sabe, está preocupado com uma porção de coisas, não é verdade? Preocupa-se em garantir a continuidade dos seus trabalhos, em instruir sobre o que fazer quando aparecer esse ou aquele problema, em assegurar o amparo para aquele membro mais frágil da família... Enfim, enquanto coisas como essas não estejam resolvidas, a pessoa não pode partir em paz, seja para uma viagem curta, seja para a grande viagem. A despedida de Jesus leva vários capítulos, no evangelho de São João. É o momento de grandes revelações. E de orientações muito sérias. 

Então, Jesus está se despedindo dos discípulos. Nessa hora de despedida, Jesus lhes faz, de maneira especial, uma revelação maravilhosa. Não os deixará órfãos. Ele irá e o Pai enviará o Espírito Santo. O novo enviado é o Espírito da Verdade que o mundo não conhece. E não o conhece porque não reconhece Jesus como enviado do Pai. Ele é o outro defensor ou consolador que o Pai enviará. E não virá para ficar no lugar de Jesus. Virá para dar eficácia à missão de Jesus, em sua ausência física. Jesus não estará mais presente fisicamente. Mas, vai estar realmente presente. O Espírito Santo é quem vai tornar isso possível. Mais: o Espírito vai ficar sempre ao lado dos discípulos, sempre conosco.

“Quando vier o Espírito da Verdade, ele conduzirá vocês à plena verdade”. O Espírito vai ajudar os discípulos a entenderem quem é Jesus e qual o significado do seu ensinamento. Jesus disse que tinha muita coisa para comunicar, mas os discípulos não estavam em condições de entender... Jesus é a manifestação maior do amor de Deus. É o Espírito que vai nos conduzindo na compreensão de suas palavras, na acolhida da revelação que ele faz sobre o Pai, sobre a pessoa humana e sobre o mundo. Ele vai nos conduzindo para a verdade completa. Mas, a verdade plena não é um conhecimento. A plenitude da verdade é o amor. Deus é amor.

“Tudo o que o Pai possui é meu”, disse Jesus. O Espírito vai nos dar do que Jesus tem. É o Espírito que une Jesus ao Pai. Jesus está de tal modo identificado com o Pai, que ele e o Pai são um. A essa união profunda de Jesus com o Pai, pela mediação do Espírito Santo, chamamos AMOR. É também o Espírito que nos une a Jesus. Nossa comunhão com Jesus nos torna participantes do seu AMOR. É também o Espírito Santo que nos une uns aos outros com Cristo. Estamos unidos a Cristo e entre nós, formando o seu Corpo Místico, que é a Igreja. Essa comunhão entre nós e com Cristo, no seu Corpo Místico, é obra do Espírito Santo, participação no AMOR de Jesus e do Pai. 

Guardando a mensagem

O Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, vem depois de Jesus, como o novo enviado. E vem como Testemunha de Jesus. Ajudará os discípulos a conhecerem a revelação que Jesus fez sobre o Pai e o sobre seu projeto de amor. Ele, o Espírito Santo, vai estar ao lado dos discípulos, atualizando a palavra e a presença de Jesus e fortalecendo-os no testemunho que eles devem dar de Cristo, sobretudo nas horas de provação e perseguição. É ele quem une Jesus ao Pai. É ele quem nos une a Cristo. É ele quem nos possibilita viver em comunhão uns com os outros, como membros do Corpo Místico do Senhor. Ele nos leva à verdade completa: o AMOR.

Quando vier o Espírito da Verdade, ele conduzirá vocês à plena verdade (Jo 16, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós te bendizemos pela obra redentora que realizaste com tua presença entre nós, andando pelos nossos caminhos, instruindo-nos com a tua santa palavra e oferecendo-te em reparação pelos nossos pecados. Nós te bendizemos porque esta obra redentora continua na história sendo anunciada e atuada em favor dos pecadores, através de tua Igreja, pela presença e pela atuação do Espírito Santo. Ele é a tua testemunha. Ele está sempre conosco. Ele nos conduz à verdade plena, ao teu amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você já ouviu falar de jaculatória? É uma breve oração que se pode repetir muitas vezes durante o dia. É uma forma de se continuar na presença Deus, durante toda a jornada. Quer fazer uma experiência, nesta quarta-feira? Então, tome a palavra de hoje como jaculatória e repita-a muitas vezes durante o dia: “Quando vier o Espírito da Verdade, ele nos conduzirá à plena verdade”.

A gente se encontra às 22 horas, na Live da Oração da Noite, nas redes sociais. Amanhã, celebro a Santa Missa nas suas intenções, às 11 horas, com transmissão também pelo youtube, facebook e o aplicativo Tempo de Paz. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Amém Padre João! Louvado seja Deus por nos ter dado o Espírito Santo! Que Ele nos guie para sermos testemunhas de sua Santa Verdade!

    ResponderExcluir
  2. >>



    Recebam diferentes versões para homilias do Santo Evangelho elaborado por diversos Padres, diariamente, no seu aparelho celular e por todas as manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "Lista de Transmissão do WhatsApp"!

    A divulgação de notícias oficiais da Igreja Católica Apostólica Romana, bem como orações, missas on-line & artigos relacionados ao catolicismo, também estão inseridos na rotina diária.

    Para ser um beneficiário, bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e não se esquecer de registrar antes o meu número na sua agenda de contatos:
    - 11 99715-5319 / Jonas

    Por gentileza, não se esqueçam de fornecer vossos nomes e sobrenomes em razão dos homônimos para os nomes mais populares!

    Obs: Perfis de usuários sem foto de avatar ou sem nome completo não serão aceitos!

    "TUDO COM JESUS CRISTO/ NADA SEM MARIA SANTÍSSIMA!"



    >>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vier o Espírito da verdade ele nos conduzirá a plena verdade

      Excluir
    2. Amém o vinde Espirito Santo, vinde fazer nos vasos novo renovado no teu divino amor!

      Excluir
  3. Amém que o espírito santo seja nosso guia

    ResponderExcluir
  4. Que o espito santo deiça sobre nós amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua bença obrigado pelo ensinamento da palavra de Deus que o espriesp santo terja.soubri mim e minha família 🙌 🙌 amém muita saúde para o senhor é sua família

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas meditações, onde logo pela manhã somos abençoados, com às bençãos de Jesus, pelas suas mãos, também envio para os meus contatos, para que Eles também conheçam a palavra de Jesus. Peço que o Espírito Santo que me oriente, para que eu possa EVANGELIZAR minha família e aquelas pessoas que eu encontrar pelos caminhos dá vida. Jesus e a virgem Maria continuem abençoando seu Maravilhoso Programa, e toda sua evangelização, amo seus trabalhos, sou sócia com muito ORGULHO. Sua benção.

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o espírito santo nós capacite é fortaleça a minha fé.

    ResponderExcluir
  9. Espírito Santo enchei os nossos corações.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe. João Carlos

    Quando vier o Espírito da Verdade,ele nos conduzirá à plena Verdade.

    Quando vier o espírito da Verdade,ele nos conduzirá à plena verdade.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos.

    Quando vier o Espírito da Verdade, ele nos conduzirá à Verdade.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos uma ótima quarta feira abençoada que papai do céu te abençoe e te proteja 🙌😇😇💕🌷
    Espírito santo que possamos caminhar um ao lado do outro e no mesmo passo dos teus planos.
    Que nossa vida reflita o teu caráter, que nossa boca fale atuas palavras.
    Queremos que nossa vida reflita a luz da tua majestade
    O senhor é o meu pastor, de nada terei falta 🙋👏💕

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos. Muita paz e sabedoria te desejo para hoje e sempre
    Nós te adoramos e te bendizemos, SENHOR JESUS , porque pela tua Santa Cruz resiste o mundo.
    SENHOR JESUS, tu estás sempre conosco, nos conduzindo á verdade plena, ao teu AMOR. Que o Espírito Santo nos fortalecer na FÉ, na esperança e nos guie em nossa caminhada ...
    SENHOR JESUS, abençoa padre João Carlos, LITHA Moraes e todos da AMA...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos nestes tempos de pandemia em que tenho que ficar em casa sem poder sair porque faço parte do grupo de risco o que está me sustentando são as orações. Aqui na nossa comunidade todos os dias fazemos encontros através do whatsapp. Isso cada vez mais fortalece a minha fé. E logo que acordo ouço o Senhor. Muito obrigada por nos enviar e nos ensinar, a cada dia aprendo um pouco sobre o Evangelho.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Pe.JOão Carlos a sua bênção Quando vier o Espírito da verdade, ele nos conduzirá a plena verdade Deus te abençoe hoje e sempre Francisco Taubate SP

    ResponderExcluir
  16. Pa deus abençoe o senhor muita paze luz no seu caminho

    ResponderExcluir
  17. Padre João Carlos boa noite. Peço aJesus e Maria Santisma quê ĺhe cubra de bênçãos. O snr é um ministro de Cristo enviado para nos esclarecer à palavra de Deus muito obrigada, que o Divino Espírito Santo continui lhe iluminando para tão bem nos evangelizar. A festa mais linda é a de Pentecoste quando recebemos o Santo Espírito Santo para nos dá coragem e sabedoria para fazermos à vontade de Deus .Somos templo do Divino Espírito Santo. Vem Espírito Santo aos nossos corações para termos coragem de fazer à vontade de Deus. Socorro Martins

    ResponderExcluir
  18. Amém peço sua bençoa, precisando receber uma graça

    ResponderExcluir
  19. Amém agradecida por te- lo conosco, Deus ilumine sempre

    ResponderExcluir
  20. Deça sobre nos, vem como em pentecoste, faz nos de novos, peço pela sayde de minha mãe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS