PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS REZANDO POR NÓS

JESUS REZANDO POR NÓS

Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus (Jo 17, 9)

26 de maio de 2020

Você já viu um pai rezando por seus filhos? Uma mãe rezando por seus filhos? O que eles pedem a Deus? Eles começam agradecendo pelos filhos que têm, não é verdade? Reconhecem que eles lhes foram confiados por Deus para que cuidassem deles. E rogam todo bem em seu favor: a saúde, a solução dos seus problemas, a fortaleza para vencerem as adversidades. Os mais idosos também dizem a Deus que já cumpriram sua tarefa, a missão que receberam. E, assim, pedem a Deus que, no dia em que partirem, seus filhos se conservem firmes na fé que receberam. Assim é a oração dos pais cristãos.

No evangelho de hoje, podemos ver Jesus rezando pelos seus discípulos, rezando por nós. Durante a ceia, num certo momento, Jesus se dirige ao Pai, com toda intimidade, e reza por nós, seus discípulos. “Eu te rogo por eles, porque são teus”. Estamos começando a leitura do capítulo 17 de São João, que é chamado de “a oração sacerdotal de Jesus”. E como foi a oração de Jesus naquele momento?

Primeiro, ele reconheceu que foi o Pai que lhe confiou aquele grupo, de quem ele se tornou tão próximo e tão amigo. Ele disse: “Eles eram teus e tu os confiaste a mim”. Os discípulos ali estavam no lugar de todos os seguidores de Jesus, eles nos representavam ali. Depois, Jesus disse ao Pai que tinha feito tudo quanto ele tinha mandado. “Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer”. Disse que tinha manifestado o nome do Pai aos discípulos, isto é, lhes revelara o Pai. E como ele tinha feito bem a obra de Deus, ele disse que também os discípulos fizeram bem a sua parte: guardaram a sua palavra, as palavras do Pai que ele lhes comunicou, acreditaram que ele era o enviado do Pai. Aí Jesus pediu para nós uma coisa muito especial. Queria nos dar a vida eterna. Foi isso que ele pediu ao Pai. ‘Quero comunicar a vida eterna a eles, com o poder que me deste’. E a vida eterna, disse o próprio Jesus, é que te conheçam, Pai, a ti e a mim, que tu enviaste. E ele insistiu: “Não rogo pelo mundo, rogo por eles. Eu já não estou no mundo. Eles permanecem no mundo”. Aí pediu que nos livrasse do maligno, do mal que está no mundo; que o Pai nos consagrasse na verdade; e nos conservasse unidos a ele. Quanta coisa bonita Jesus pediu pra gente ao Pai, naquela bela oração de despedida!

Guardando a mensagem

Jesus rezou por nós, que coisa maravilhosa. Aprendemos muitas coisas com sua prece. O Pai nos confiou a Jesus, para que ele cuidasse de nós, nos conduzisse de volta para sua casa. Em obediência ao Pai, Jesus nos revelou o amor deste Deus maravilhoso. E valorizou a nossa resposta: a nossa fé, o nosso amor por ele, o zelo que temos por sua palavra. O presente mais precioso que podemos receber, conforme Jesus rogou ao Pai, é a vida eterna. A vida eterna é a nossa vida humana cheia da glória de Deus, plenificada pelo seu amor, vida que a morte não mata mais; vida que desemboca na eternidade como felicidade e realização em Deus. E essa foi a obra de Jesus, por excelência. Pela doação de sua vida, ele nos comunica a vida eterna. Continuamos no mundo, mas não somos do mundo. Somos de Cristo, somos de Deus. Mas, continuamos no mundo, onde temos a grande responsabilidade de transformá-lo, promovendo a verdade, construindo a unidade e vencendo o mal.

Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus (Jo 17, 9)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu realizaste bem a obra que o Pai te deu para fazer. Tu nos revelaste o imenso amor do Pai por nós, pelo mundo, por todos. Nesta tua oração sacerdotal, nos sentimos todos incluídos e abraçados por tua preocupação, por teu carinho, por tua prece. É a oração de quem ama, de quem dá a vida pelos seus. Sabias bem, Senhor, que iríamos encontrar muitas dificuldades nesse mundo e que, por isso, precisaríamos da força de Deus. Continua, Senhor, orando por nós: para que não nos deixemos seduzir pelo mal da injustiça, da mentira, da violência. Ora por nós para que não cedamos à tentação da divisão, da indiferença e da incredulidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

À imitação de Jesus, pastor do rebanho, reze hoje, de maneira especial, em favor dos seus filhos, dos seus afilhados, dos seus netos, dos seus liderados, por aqueles sobre os quais você tem responsabilidade.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. .




    ✌️ *Recebam & compartilhem diferentes versões para homilias do Santo Evangelho elaborado por diversos Padres, diariamente, no seu aparelho celular e por todas as madrugadas e manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "Lista de Transmissão do WhatsApp"!!!*

    A divulgação massiva de notícias oficiais da Igreja Católica Apostólica Romana, bem como orações & grupos de orações, missas on-line e artigos relacionados, também estarão inseridos na rotina diária.

    Para ser um beneficiário/ compartilhador, bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e não se esquecer de registrar antes o meu número na sua agenda de contatos:
    - 11 99715-5319 (Jonas)

    - "COMPARTILHEM OS ARTIGOS DA VOSSA IGREJA PELAS REDES SOCIAIS ATÉ QUE ELES SE TORNEM VIRAIS!"

    Por gentileza, não se esqueçam de fornecer vossos nomes e sobrenomes em razão dos homônimos para nomes mais comuns!

    Obs: Perfis de usuários sem foto de avatar ou sem nome completo não serão aceitos!

    *_TUDO COM JESUS CRISTO/ NADA SEM MARIA SANTÍSSIMA!_*

    ��




    .

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  3. Confesso quê hj li a reflexão do evangelho e realmente achei assim bem profunda . Poucas x eu li assim superficialmente mas hj li com tempo com calma na cama enfim muito boa. Obrigada por nos dá essa oportunidade principalmente nesses tempos que estamos vivendo. É uma benção. Bom dia

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos sua benção.Obrigsda por ser nosso Pai Espiritual amoroso com seus filhos e com Jesus.sou Damiana C.Vasconcelos sou grata por receber todos os dias a meditação da palavra.Jesus e Maria lhes protejam.

    ResponderExcluir
  5. Amém. BOM DIA. Obrigado pelas palavras
    E que Deus abençoe a todos.
    Louvado Seja nosso Senhor Jesus Cristo e para sempre Seja louvado.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima terça feira.
    Que o bondoso pai celestial te proteja e te abençoe e ilumine
    🙌😇🌹💕
    Deus pai,tu és um pai forte e bondoso para os teus filhos.
    Eu te louvo porque és meu fiel e amoroso pai celestial.
    Que a minha fé e confiança no senhor, Deus de grandiosa beleza, fortaleçam me para que eu jamais dúvide que o senhor sempre cuidará de mim.
    Ajude me a fazer as minhas trajetória por este mundo e irradiar as sua qualidades.
    Ajude me a parar de me preocupar com coisas que não tenham importância.
    Senhor Jesus,tu és tudo para mim 🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Benção PADRE, bom dia ❤️💙💚 rogo pela minha e Érica que consiga um emprego sua profissão jornalismo obgda amém 💒🙏💒

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso está oração

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos e que Deus nos proteja dessa pandemia que está atingindo o mundo inteiro.
    Obrigado pela explicação do evangelho de hoje.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre, lindas palavras Amém!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas meditações, que envio para os meus contatos, agradeço a Jesus que envio o Senhor Padre, para nos ajudar a entender a palavra de vida ETERNA. Obrigado meu Jesus, pôr todo amor que o Senhor tem por mim e minha família, não consigo viver sem perto de mim, longe do Senhor é escuridão, perto do Senhor, é claridade, continua conosco Senhor, eu sei que o Senhor nunca ficou longe de mim, fui eu que me afastei do Senhor, aí o Senhor foi a minha procura e me trouxe prá perto do Senhor, e aqui estou firme e forte, serei grata até o fim dá minha vida.😂🙌❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  12. Bom dia e que Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  13. A bença padre ,bom dia é muito bom ouvi a meditação, amém. Deus esteja contigo

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Padre João Carlos. É maravilhoso receber e lê a MEDITAÇÃO E ouvir a REFLEXÃO ...
    Jesus rezando por nós...Querido Jesus, em tuas mãos eu coloco o meu dia-a-dia a minha vida, os meus familiares e amigos; em Ti depósito toda minha confiança. Jesus, abençoa o nosso Brasil e o mundo inteiro para que esta pandemia avassaladora passe logo e a humanidade possa viver em paz...Tu nos reveste do imenso amor do Pai por nós, pelo mundo, por todos. Louvado seja o teu Santo nome hoje e sempre.
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA,BOA TARDE!!!
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos boa tarde que as bênçãos do céu recaiam sobre vós trazendo muita saúde e paz. Recebi e li a meditação do da palavra de Deus.Meu senhor Jesus quero sempre fazer a vossa vontade, me der sabedoria para sempre saber transmitir a meus irmãos principalmente os mais perto de mim vossa palavra, peço-lhe aminha saúde que não está bem para que mais me aproxime de vós em oração fervorosa e de agradecimento.Socorro Martins

    ResponderExcluir
  16. Ó Deus cheio de compaixão, eu LHE agradeço por todos os apóstolos da VOSSA Igreja. Entretanto, me conceda a graça de servi-Lo com humildade. Me conceda a graça de vencer as provações. Me conceda a graça de ensinar publicamente o VOSSO projeto de amor. Me conceda a graça da minha conversão. Me conceda a graça de ter mais fé e confiança no meu SALVADOR. Me conceda a graça de ser guiado e iluminado pelo Espírito Santo. Me conceda a graça de testemunhar o Evangelho. Me conceda a graça de glorificá-Lo. Me conceda a graça de conhecê-Lo e de alcançar a vida eterna. Me conceda a graça de guardar a VOSSA palavra e de praticar boas obras. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Que o senhor Deus nos mostre o seu caminho através de cada mensagem que o padre João Carlos nos envia.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos obrigada pela reflexão do Evangelho.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre. Joao carlos.sou graça Queiroz de fortale.estou muito feliz em fazer paste desse grupo. Como e bom.ouvi reflexão do evangelho meu coraçao se acalma efico muito confiante em tuo

    ResponderExcluir
  20. Graça de fortaleza boa noite padre João carlos e muito lindo ameditacçao ds palavra como o coraçao se acalma

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS