24 maio 2020

ASCENSÃO DE JESUS



Eis que estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo (Mt 28, 20)

24 de maio de 2020



Este é o domingo da ascensão de Jesus ao céu. A ascensão é o coroamento de toda sua vida e sua obra: vida, paixão, morte e ressurreição. Pela ascensão, o vemos entrando na glória de Deus, inserindo-se definitivamente em Deus. E lá se foi ele com a nossa humanidade. Sempre foi o filho, no seio da Trindade. Mas, agora, é também um de nós, filho da nossa humanidade. O primeiro de todos nós, vencedor do mal, do pecado e da morte. Foi à nossa frente e vai nos preparar um lugar para estarmos sempre com ele. Os discípulos, no monte, ficaram olhando para o alto, absortos com esse mistério tão grande. Jesus está em Deus.

Antes dessa partida, Jesus tinha instruído os discípulos. Duas coisas importantíssimas ele explicou. A primeira: Nele, estava todo o cumprimento das Escrituras Sagradas. Como eles diziam “a lei, os profetas, os salmos”, tudo apontava para ele que veio anunciar o Reino de Deus. Na sua paixão, morte e ressurreição estava o cumprimento de todas as promessas aos antigos. E a segunda: Voltando, ele enviaria o Espírito Santo, a força do alto que seria derramada sobre eles. O Espírito, que vinha da parte do Pai e dele, os ajudaria a entender o seu legado e a ser fieis à grande tarefa que ele lhes deixaria.

A grande tarefa seria a continuação de sua missão. Eles seriam suas testemunhas. Falariam a todos sobre sua vida e seus ensinamentos, anunciando a conversão e o perdão dos pecados em seu nome. Começariam isso por Jerusalém. Foi ali que Jesus concluiu a sua parte. Ali, começaria a deles. Em pouco tempo, receberiam o mesmo Espírito que conduziu Jesus em sua vida missionária.

Com este Domingo da Ascensão do Senhor, estamos celebrando o 54º. Dia Mundial das Comunicações. O Papa Francisco dedicou uma bela mensagem, para esta jornada, escrevendo sobre a narração, as histórias boas que ajudam o mundo a encontrar o caminho de Deus. Estamos encarregados de levar ao mundo a história das histórias, a de Jesus, a maior história do amor de Deus pelo homem e do amor do homem por Deus. Como disse São Paulo, nós somos a Carta de Cristo, escrita pelo Espírito Santo em nossos corações. Somos as testemunhas de Jesus. E a história de Jesus não é história do passado, é a nossa história com ele.

A ascensão não é a ausência de Jesus. Certo, não está mais presente fisicamente. Mas, é uma nova forma de estar presente. É ele quem anuncia o Reino, quem vai atrás da ovelha perdida, quem purifica o leproso, quem redime os pecadores. Agora, ele age por meio de seus discípulos, de suas comunidades, de sua Igreja, o seu corpo. A sua presença é obra do Espírito Santo na vida e na missão dos que o amam e guardam a sua palavra. Depois de dar aos discípulos o mandato de realizar a missão pelo mundo todo, ele fez uma promessa: “Eis que estarei com vocês, todos os dias, até a consumação dos séculos”. A ascensão é uma nova e eficiente forma dele estar presente.

Guardando a mensagem

Jesus despediu-se dos seus discípulos e foi elevado ao céu. É lá onde Jesus agora está, sentado à direita do Pai. Pela ascensão, entrou definitivamente na esfera de Deus, levando consigo a nossa humanidade. Agora, sabemos: é lá também o nosso lugar. O coroamento de nossa vida será também o nosso ingresso definitivo em Deus. Mas, estar na glória de Deus não quer dizer que Jesus esteja ausente. Pelo contrário, pela ascensão ele está entre nós de uma maneira nova e surpreendente. E isso é possível pela atuação do Espírito Santo que ele derramou sobre nós, com o qual fomos batizados. Revestidos do Espírito Santo, agimos, agora, em seu nome, isto é, em comunhão com ele. Reeditamos os seus gestos de amor pelos irmãos, de inclusão dos desprezados, de defesa dos injustiçados. A todos, com nossa palavra e nossas atitudes, falamos de sua dignidade de filhos de Deus e do grande sonho da fraternidade neste mundo. Em seu nome, abençoamos. Em seu nome, convidamos o filho pródigo à conversão. Em seu nome, os irmãos são perdoados e nos alimentamos do pão de sua Palavra e de sua presença sacramental na Eucaristia. Ele está presente. Ele está no meio de nós.

Eis que estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo (Mt 28, 20)

Rezando a palavra

Rezemos a oração com que o Papa Francisco termina sua mensagem para este Dia Mundial das Comunicações:

Ó Maria, mulher e mãe, tu teceste em teu seio a Palavra divina, tu narraste com a tua vida as maravilhosas obras de Deus. Ouve as nossas histórias, guarda-as no teu coração e faz tuas também as histórias que ninguém quer escutar. Ensina-nos, mãe, a reconhecer o fio bom que guia a história. Olha a quantidade de ‘nós’ em que se emaranhou a nossa vida, paralisando a nossa memória. Pelas tuas mãos delicadas, todos os ‘nós’ podem ser desatados. Mulher do Espírito, Mãe da confiança, inspira-nos, Senhora. Ajuda-nos a construir histórias de paz, histórias de futuro. E indica-nos o caminho para as percorrermos juntos. Amém.

Vivendo a palavra

“Ele está no meio de nós” – é a resposta que nós damos na Missa. Seja a sua prece hoje, muitas vezes, durante a sua jornada. E na Missa que você vai participar, possivelmente, pelas redes sociais, responda com gosto: “Ele está no meio de nós”.

No final da apresentação da Meditação de hoje, no seu aplicativo, estou deixando um link pra você ler a mensagem do Papa Francisco para este Dia Mundial das Comunicações, uma página breve e inspiradora.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. A promessa de jesus é um compromisso que garante a presença dele"És que estarei no meio de nós". Não temos dúvidas, pois nessas palavras Santas cremos, portanto viver com Cristo é unir-se em Espírito de verdade ciente disso vai ficar melhor pra todos,na graça da sua presença alimentarmos nossas vidas nesta cresça dar maior sentido ao real sentido do Viver.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos.
    Hoje a Igreja celebra a ascensão de Jesus ao céu .Ele subiu para o céu e está sentado à direita do Pai, e assim nós cremos , SENHOR JESUS, que estás sempre presente em nossas vidas - em corpo, sangue, alma e divindade no Pão e no vinho consagrados para nós alimentar e nos fortalecer no caminho da justiça e da Paz.
    Eis que estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo(MT 28,20)
    SENHOR, tu tens palavras de vida eterna... Daí a padre João Carlos e toda equipe da AMA um domingo muito feliz repleto de muita saúde paz e alegria. Fiquem com Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos
    "ELE está no meio de nós".

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe.João Carlos a sua bênção Ele está no meio de nós que saibamos reconhece-lo em cada irmão sofredor que sejamos um Cristo neste mundo para cada necessitado Deus abençoe a todos Jesus eu confio em Vós Francisco Taubate SP

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um domingo abençoado e iluminado que papai do céu te proteja 🙌😇😇👏🌹💕
    Senhor Jesus, creio, que estás bem perto de mim e moras no mais profundo de minha intimidade.
    Creio que em mim há um segredo um mistério, uma profundeza insondável.
    Creio que está em mim como um chamamento, como fermento, como uma fonte escondida que brota em vida eterna.
    Creio que teu semblante está impresso em meu coração e que meu verdadeiro nome está escondido em ti.
    Creio que em mim está o santuário da divindade e o poço da vida eterna.
    Feliz é aquele que nele põe sua
    Confiança.Amem 🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  6. Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus PAI. Amém !

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos Jesus esta no meio de nós amém

    ResponderExcluir
  8. Glória a vós senhor Jesus está conosco

    ResponderExcluir
  9. Pai do Céu, eu LHE agradeço pela solenidade da Ascensão do Senhor. Todavia, me ensine ser obediente ao Espírito Santo. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine ser testemunha do meu SALVADOR. Me ensine glorificá-Lo e adorá-Lo com sabedoria. Me ensine abrir o meu coração para a VOSSA luz. Me ensine ter fé, esperança e amor. Me ensine alcançar a herança, com os santos. Me ensine ser um bom filho da Igreja. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine evangelizar. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Padre João Carlos, obrigado pelas meditações e orações. Jesus te abençoe e te proteja sempre.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.