PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: RAZÕES DA NOSSA ESPERANÇA

RAZÕES DA NOSSA ESPERANÇA


Não se perturbe o seu coração (Jo 14, 1)

10 de maio de 2020.

Este é o quinto domingo da páscoa. Juntamos a ele, a comemoração do dia das mães. Mais um domingo em casa, para quem tem bom juízo e se esforça por viver o mandamento do amor ao próximo. O seu caso, graças a Deus.


Com a pandemia, ficam mais claros dentro de nós a inquietação, a perplexidade quanto ao futuro, o valor que damos à liberdade e à vida. Mas, mesmo sem a pandemia, já somos assim: inquietos, incompletos, carentes. Sonhamos com a liberdade, o amor, a paz. Estamos sempre buscando.

Santo Agostinho descreveu esse drama humano na sua própria vida, no seu livro Confissões. O coração só sossega quando encontra Deus. Deus não é um cala-boca para nossas inquietudes. Ele é a realização plena de nossa existência inquieta. O ser humano, criado por Deus, encontra o caminho da plenitude quando se reconecta com suas origens e com o seu futuro definitivo em Deus. Longe dele, peregrinamos num vale de lágrimas. Voltados para ele, sentimos a vida mais leve e os nossos dramas mais amenos.

Não, não se trata de fugir da realidade, absolutamente. A realidade mais radical é esta: nossos sonhos mais profundos de vida, amor, alegria, liberdade, paz realizam-se em Deus. Nele, está toda plenitude. E nós já participamos dela quando estamos unimos a ele. Isso não nos tira da realidade da nossa existência difícil e conflituosa. Isso nos põe de pé diante dos problemas, porque enxergamos mais longe e ficamos mais atentos ao caráter passageiro de nossa existência terrena. Não, isso não nos faz menos cidadãos nessa terra. Ao contrário, nos empenha ainda mais numa convivência social onde já brilhem os valores definitivos.

Tudo isso poderia ser uma vã filosofia, não fora Deus ter posto em prática um plano maravilhoso de salvação para a humanidade. Ele nos enviou seu filho único, como prova do seu amor e como elo de comunhão permanente conosco. Assim, na conversa com os discípulos após a última ceia, falando de sua volta ao Pai, Jesus disse: “não se perturbe o coração de vocês. Eu vou preparar um lugar para vocês. Eu quero que onde eu estiver, vocês estejam comigo. E para onde eu vou, vocês conhecem o caminho. Eu sou o caminho”.

É Jesus quem nos abre esse horizonte maravilhoso de realização plena que tanto ansiamos. Ele fez o nosso caminho, assumindo nossa condição humana. Passou por nossa morte e ressuscitou, nos assegurando que quem nele crê já tem em si a vida eterna e ressuscitará também. Por sua morte e ressurreição, ele nos reconciliou com Deus. Como ele disse: “Ninguém vai ao Pai a não ser por mim”. É por ele que adentramos na vida plena, que já começa aqui e será completa na eternidade.

O segredo é nos encontrarmos com Jesus, nos unirmos a ele. E nossa união com Cristo é pela fé, pelo batismo, pela oração, pela comunhão com sua Igreja, pela comunhão eucarística. Ele é a pedra viva, como está escrito na primeira Carta de São Pedro. “Aproximem-se da pedra viva”, recomendou o apóstolo. Com ele, somos também pedras vivas. Assim, podemos construir juntos vidas iluminadas, comunidades solidárias, sociedade onde brilhe a fraternidade.  

Guardando a mensagem

Neste quinto domingo da páscoa, Jesus tranquiliza o nosso coração. Sua volta ao Pai (onde está agora) é o caminho inaugurado por ele para nossa plenitude, para a realização de todos os nossos sonhos humanos. Só nos voltando para Deus, encontramos resposta a todos os nossos desejos mais profundos: ser livres, experimentar a alegria e a paz duradouras, amar e ser amados, viver em plenitude... Fomos criados à sua imagem e semelhança. Unidos a ele, já podemos experimentar tudo isso como dom do seu amor, mesmo dentro de nossa fragilidade. E tudo isso será pleno na eternidade, com Deus. Por sua morte redentora, Jesus reabriu o acesso a Deus, nos reconciliando. Na sua volta ao Pai, ele vai à nossa frente, nos preparando um lugar para nós seus discípulos. Ele é o caminho que nos leva ao Pai. Ele é a pedra viva com que podemos construir um mundo novo, um mundo que respire a esperança.

Não se perturbe o seu coração (Jo 14, 1)

Rezando a palavra

O livro dos Atos dos Apóstolos, lido hoje na liturgia, conta como a primeira comunidade cristã foi se organizando, animada em sua vida e em sua missão pela ressurreição de Cristo e pelo dom do Espírito Santo. Para atender as necessidades da caridade, surgiram os diáconos, ordenados pelos apóstolos. Neste mês de maio, a Igreja toda está rezando pelos diáconos.

Senhor Jesus Cristo,
que enviaste os teus discípulos
a proclamar a todos o reino de Deus,
não apenas por palavras,
mas também com as obras de misericórdia.
Nós Te pedimos por todos os que,
na tua Igreja, vivem o diaconato como missão.
Fortifica-os com o teu Espírito,
para que anunciem com ardor a tua Palavra
e manifestem a tua ternura e a tua misericórdia
a todos os sofredores,
sobretudo aos mais pobres e excluídos.
Enriquece, Senhor, a tua Igreja
com mais vocações de diáconos.
Amém.

Vivendo a palavra

Neste tempo de isolamento, há muita gente entristecida pelo clima geral de apreensão e, sobretudo, quem perdeu algum ente querido ou um amigo nessa grande tragédia. Hoje, havendo oportunidade, diga uma palavra de esperança a quem dela precisa.

Desejando me acompanhar na Santa Missa, celebro às 17 horas, com transmissão pela rádio tempo de paz. Para ouvi-la, baixe ‘radio tempo de paz’ em sua loja de aplicativos no celular. No iphone, baixe o aplicativo radiosnet.

Saudações e bênçãos para todas as mamães.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Louvado seja Deus! Obrigada Padre João por palavras tão preciosas! Permita Deus que A PEDRA VIVA QUE É O SEU FILHO JESUS CRISTO nos mostre claramente que nada é impossível ao que crê! Que o meu , o nosso coração, sinta-se seguro pertinho do Sagrado Coração que Tanto Amou e continua amando o mundo! 🌹

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João Carlos, obrigada por suas palavras maravilhosas, que Deus abençoe minha mãe nesse dia em casa e a todas as mães, que Deus nos dê uma grande esperança de muita fé em nossos corações, para que cesse essa pandemia se nossas vidas, para vivermos nossas vidas normal, com muito amor, humildade, solidariedade, e muita paz ao mundo inteiro.Que Deus cuide de minha família e de todos nós do mundo inteiro. Abençoando seja nosso dia. Amém

    ResponderExcluir
  3. José Lúcio10/5/20 05:47

    Que esse momento de aflição causado pela pandemia que surgiu inesperadamente no nosso caminho não abale a nossa serenidade. Temos que continuar nossa trajetória em busca do nosso maior tesouro: Deus !

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua bença obrigado por todo dia eu ter a palavra de Deus mim faz muito bem oração pra mim e minha família muita paz e muita saúde para sua mãe a minha ja tá no cel

    ResponderExcluir
  5. Maravilha ter a palavra de Deus todos os dias tão bem meditava. Divino mesmo . Obrigado pe. Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada servo de Deus. saber Que todos os dias como cristãos temos a palavra de Deus, para uma meditação mais profunda e aprendamos a confiar em Deus. E que tudo vai passar.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos pesso pela sua proteção e saúde de todas a minha família por todas as mãos que elas tenham um dia iluminado é pela saúde de todos nós que o senhor Jesus nos livre de todo o mal amém...

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o o senhor tenha um ótimo dia das mães e obrigada pela saudações do dia das mães.
    Salvador precioso,tu és o amigo de que preciso, posso confiar a ti o meu destino.
    Encontro minha identidade na vida que planejas para mim.
    Senhor,tu me lembraste do teu amoroso plano de salvação, que eu nunca tenha medo de perder o
    teu amor.
    E queres que inclua pessoas e as toquemos com o teu amor maravilhoso, que esse seja sempre o propósito da minha vida.
    Jesus é o caminho
    🙌👏🌹💕😘

    ResponderExcluir
  9. Louvado seja o nosso Deus Altíssimo. Bom dia Padre João Carlos.
    JESUS é o caminho que nos leva ao PAI.
    Ele é a pedra viva com que podemos construir um mundo novo, um mundo que respire a Esperança.
    Que esse Coronavirus que surgiu em nosso caminho não abale a nossa serenidade e sobretudo a nossa Fé.
    Pai de misericórdia, que está prova termine e volte à nossa vida um horizonte de esperança e Paz.
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA, desejo um domingo muito feliz repleto de muita saúde e muita paz...
    Um feliz dia das mães a todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos!
    Gostaria de receber a meditação da palavra no Whatsapp 19 992628933.
    Se for possível!
    Desde já meus sinceros agradecimento.

    ResponderExcluir
  11. Senhor Deus, grande e poderoso, eu LHE agradeço por todas as mães. Entretanto, me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude dedicar-me à oração e a pregação da palavra. Me ajude fazer caridade. Me ajude viver repleto do Espírito Santo, cheio de fé e de sabedoria. Me ajude está diuturnamente com o meu SALVADOR. Me ajude ser uma pedra viva na construção do edifício espiritual. Me ajude seguir o caminho da santidade. Me ajude oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude seguir a LUZ do CÉU. Me ajude fugir da perturbação. Me ajude ganhar uma morada eterna. Me ajude seguir o Caminho, a Verdade e a Vida. Me ajude fazer boas obras. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos, Jesus te abençoe. Agradeço a Jesus, pôr me manter em PÉ, pela FÉ, nesse tempo difícil, que estamos passando, vendo pessoas morrendo, amigos, e não podemos nem despedir, só perto de Jesus e dá virgem Maria, conseguimos ficarmos de PÉ, tenho ficado cada dia mais perto de Jesus, para superar esse tempo desse vírus terrível, eu creio que Jesus logo mais vai dar às ordens, e estaremos todos livres, a virgem Maria está levando Nossos pedidos a Jesus Cristo, só Jesus Cristo pode nos SALVAR. Sua benção Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos sou Déa, não o conhecia , obrigada por suas palavras e saber ser acolhedor.Parabens por. Deus o pja sempre e continue acolhendo e guiando seu rebanho

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS