PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O ENVIO DO ESPÍRITO SANTO

O ENVIO DO ESPÍRITO SANTO

É bom para vocês que eu parta. Se eu não for, não virá o Defensor até vocês (Jo 16, 7).


19 de maio de 2020

Jesus estava dizendo aos discípulos que era mais vantajoso para eles que ele partisse, que fosse para o Pai. Só ele indo, viria o Espírito Santo. Por que será que Jesus disse isso? Porque ele precisava ir? Qual a vantagem da vinda do Espírito?

Bem, os discípulos tiveram a experiência maravilhosa de conviver com Jesus, de ouvi-lo, de ver suas atitudes e suas obras prodigiosas. Tudo bem. Mas, não chegavam a compreendê-lo profundamente, não entendiam o significado de sua mensagem e o alcance de suas palavras. Eles também não conseguiam captar o sentido de sua morte e de sua ressurreição. A morte de Jesus como um malfeitor foi uma tremenda decepção para eles. Eles também não chegavam a perceber como a pregação e a prática de Jesus eram uma novidade que punha em crise a sua prática religiosa judaica e gerava uma nova expressão religiosa.

Jesus ressuscitado voltou ao Pai e nos enviou o Espírito Santo. A presença do Santo Espírito fez a diferença na vida dos discípulos e do seu trabalho missionário. O Espírito Santo acompanhou a comunidade em um verdadeiro salto de qualidade. O seu ponto de partida e a sua referência foram a herança de Jesus, isto é, suas palavras, seus ensinamentos, sua morte e ressurreição. Ele ajudou a comunidade a compreender mais profundamente quem era Jesus e o significado de suas palavras; inspirou os discípulos a interpretarem o verdadeiro alcance redentor da morte de Jesus; e, com eles, construiu a nova comunidade do Novo Testamento.

Claro que foi bom que Jesus voltasse ao Pai. Sem o Espírito Santo, Jesus seria apenas um personagem da história, talvez um modelo de vida, um santo homem ou mesmo um deus que esteve conosco e se foi. Pela atuação do Santo Espírito, Jesus continua presente no meio dos seus. É viva a sua palavra. É permanente o seu sacrifício. Na força do Espírito, é Jesus quem lidera a sua Igreja e preside a história humana, conduzindo-a para um final feliz. É o Espírito Santo que atualiza a palavra e a presença de Jesus no meio de sua comunidade e no mundo. Pelo Espírito, os discípulos ficam sabendo quem é Jesus e o que significam suas palavras.

Sem o Espírito Santo, a comunidade dos discípulos teria permanecido trancada no cenáculo. E o cristianismo seria um culto quase secreto, sem repercussão no mundo externo. O Espírito Santo levou a Igreja a abrir as portas, sair às praças e atravessar os oceanos. A boa notícia é para todos e deve chegar a todos. O evangelho é fermento para a vida do mundo. Sua mensagem deve repercutir em todos os ambientes, em todas as atividades humanas, gerando fraternidade, solidariedade, justiça, paz, respeito à vida, tolerância, perdão. É o Espírito Santo quem dá vigor e atualidade à pregação do evangelho.

Guardando a mensagem

Jesus nos enviou, da parte do Pai, o Espírito Santo, o outro Defensor. A sua vinda deu garantia de continuidade à missão de Jesus. Os discípulos puderam compreender quem é Jesus e o significado de seus ensinamentos. Assimilaram a sua morte e ressurreição como mistério de redenção, de sacrifício em favor dos pecadores. Com o Espírito, os seguidores de Jesus construíram uma nova expressão religiosa, onde se vive, se celebra e se anuncia a nova humanidade que começou na sua páscoa. O Espírito Santo é quem atualiza a palavra e a presença de Jesus e continuamente empurra a Igreja para as periferias do mundo.

É bom para vocês que eu parta. Se eu não for, não virá o Defensor até vocês (Jo 16, 7).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O Espírito Santo nos faz compreender a tua morte e a tua ressurreição. Se por um lado, a cruz foi obra do ódio do mundo contra Deus, por outro lado ela manifestou o amor de Deus pelo mundo. Que o teu Santo Espírito continue nos iluminando, nos inspirando, nos movendo para sermos tuas testemunhas nesse nosso mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça uma prece ao Espírito Santo, fale com ele. Ele mora em você.

A gente se encontra às 22 horas, na Live da Oração da Noite, nas redes sociais: youtube, facebook, periscope. É só procurar "padre joão carlos". 

Pe. João Carlos Ribeiro

12 comentários:

  1. >>



    Recebam diferentes versões para homilias do Santo Evangelho elaborado por diversos Padres, diariamente, no seu aparelho celular e por todas as manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "Lista de Transmissão do WhatsApp"!

    A divulgação de notícias oficiais da Igreja Católica Apostólica Romana, bem como orações, missas on-line & artigos relacionados ao catolicismo, também estão inseridos na rotina diária.

    Para ser um beneficiário, bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e não se esquecer de registrar antes o meu número na sua agenda de contatos:
    - 11 99715-5319 / Jonas

    Por gentileza, não se esqueçam de fornecer vossos nomes e sobrenomes em razão dos homônimos para os nomes mais populares!

    Obs: Perfis de usuários sem foto de avatar ou sem nome completo não serão aceitos!

    "TUDO COM JESUS CRISTO/ NADA SEM MARIA SANTÍSSIMA!"



    >>

    ResponderExcluir
  2. José Lúcio19/5/20 03:42

    Que consigamos intensificar nossa fé sustentada na missão de Jesus, com atualização constante da Palavra vinda do nosso outro Defensor - o Espírito Santo - para morar eternamente na nossa alma.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos!que o espírito santo nós fortalece nós capacite é que faça morada em nossos corações.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas

    ResponderExcluir
  5. Pa João carlos peço sua benção. Pa peço oracao pelo meu e familia que deus lhe der muita sabedoria humildade.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos que Deus esteja presente hoje e sempre em nossas vidas

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Que o Divino Espírito Santo ilumine a vida,a súa missão evangelizadora, e habite no teu coração...
    SENHOR JESUS, que o teu Santo Espírito continue nos iluminando e nos inspirando e para sermos tuas testemunhas nesse novo mundo que estamos vivendo.
    Meu Divino Espírito Santo, estou abrindo meu coração para te pedir paz, saúde e serenidade a fim de viver nesta pandemia avassaladora que está destruindo os habitantes do planeta terra... ajuda, SENHOR, a toda a humanidade que sofre e precisa de ti.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolver o senhor no seu caminho 🙌😇🌷💕

    Espírito santo queremos manter nossos olhos em ti . Conforme tentamos viver de maneira santa.Oramos para que cada detalhe de nossa vida palavra, ações, pensamentos,gravar glória a ti.
    Nosso objetivo trazer honrar ao teu glorioso nome.
    Jesus preciso que possamos olhar para nossa família e amigos com teus olhos de amor e compaixão,orar por eles, pacientes a ponto de ama Los e humildes para ajuda los 👏🙋🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Vinde Espírito Santo enchei o nosso coração.

    ResponderExcluir
  10. Ó Deus, Criador de todas as coisas, eu LHE agradeço por todas as congregações religiosas. Contudo, me ajude vencer o sofrimento. Me ajude rezar e cantar hinos, para a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude evitar o pecado. Me ajude ter fé, para alcançar a salvação. Me ajude anunciar o Evangelho. Me ajude ser hospitaleiro e a viver o meu batismo, com alegria. Me ajude ser guiado pelo DEFENSOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS