PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A PAZ DE CRISTO

A PAZ DE CRISTO

Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Mas não a dou como o mundo (Jo 14, 27)


12 de maio de 2020

Jesus nos dá a sua paz. O mundo também oferece a paz. Mas, Jesus nos dá a paz de maneira diferente, não como o mundo o faz. Que paz Jesus nos traz? Que paz o mundo nos dá?

As pessoas do antigo povo de Deus se saudavam ou se despediam com um Shalom. Shalom! É o desejo de saúde, harmonia, paz interior, calma, tranquilidade, bênção de Deus. Foi certamente essa saudação que fez Maria ao chegar à casa de Izabel. Essa saudação – Shalom – encheu o coração de Izabel de alegria e sua criança vibrou de satisfação no seu seio. Um shalom que manifesta a presença e o amor de Deus!

No tempo de Jesus, os romanos tinham dominado meio mundo e governavam os povos vencidos com uma dura legislação e com suas legiões de soldados. Também o Mar Mediterrâneo estava sob o controle dos romanos. Assim, se podia viajar por todo o mundo conhecido, sem fronteiras. Em todo o Império, reinava a paz, a pax romana. A pax romana era o resultado da total submissão dos povos e a cruel repressão a qualquer manifestação contra a ordem estabelecida. A paz do mundo é então a paz dos vencidos, dos dominados pelo mais forte. Como os romanos alcançaram a paz? Pelas guerras, pela invasão, pela repressão.

A paz de Jesus é de outra natureza. A sua obra foi a reconciliação. Estamos em paz com Deus e em paz entre nós. Ele fez as pazes entre nós e Deus, nos alcançando o perdão divino. Ele estabeleceu a paz entre o céu e a terra. No seu nascimento, cantaram os anjos: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados”. E como Jesus nos deu a paz? Dando a sua vida por nós, morrendo em nosso lugar, oferecendo-se a si mesmo em sacrifício de expiação por nossos pecados.

Quando Jesus realizou a sua obra, apresentou-se à comunidade dos discípulos com a saudação “A paz esteja com vocês”, um shalom especial. Realmente, ele nos deu a paz, nos reconciliando com o Pai, em sua cruz.

Na Missa, antes da comunhão, somos convidados a nos comunicar mutuamente a paz. E dizemos: “A paz de Cristo”. É uma forma de realçar que estamos em comunhão uns com os outros, estamos na paz que Cristo nos alcançou. E é assim, reconciliados com o Pai e entre nós, que nos aproximamos da mesa santa da comunhão.

Guardando a mensagem

A pax romana foi alcançada com guerras e o esmagamento do inimigo. A paz de Jesus foi alcançada com a doação de sua vida em favor dos pecadores. Por sua cruz, fomos reconciliados com Deus. Agora, estamos em paz com Deus e com os irmãos. Na Missa, nos preparamos para a comunhão eucarística com Cristo, nossa paz, nos comunicando mutuamente a sua paz: é o nosso compromisso de viver reconciliados e de cultivar a paz em nossos relacionamentos.

Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Mas não a dou como o mundo (Jo 14, 27)

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras da oração pela paz da Santa Missa:

Senhor Jesus Cristo,
dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”, Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que, sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.

Vivendo a palavra


Acolher a paz de Jesus é vencer a agressividade presente em nossa cultura. A paz é o dom pelo qual nos reconhecemos reconciliados com Deus e com os irmãos. Hoje, cultive atitudes cordiais, mesmo que você não receba o mesmo tratamento. Diga: bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, por favor, me desculpe. Difunda a paz de Jesus ao seu redor.


Se você tiver um tempinho, às 10 da noite, a gente se encontra nas redes sociais para comentar essa palavra de hoje, na live da ORAÇÃO DA NOITE. É só procurar Padre João Carlos no youtube, facebook, instagram, periscope ou no aplicativo Tempo de Paz.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

27 comentários:

  1. >>


    Receba o Evangelho diariamente no seu celular, pelas manhãs, em texto, vídeo e áudio tudo pela minha Lista de Transmissão do WhatsApp!

    Para ser cadastrado, bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para:
    - 11 99715-5319


    Obs: Não sou o padre João e nem tampouco sou padre!


    >>

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João Carlos, estamos vivendo muito assustados com essa doença,que Deus tenha piedade de todos nós, pedindo com muita fé que acabe com nosso sofrimento,para vivermos nossa vida normal,o nosso coração está em Deus, com muita fé venceremos, amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!!! A paz de Cristo a Todos!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  5. A Paz de Cristo seja o nosso Bom Dia! Que possamos sentir e viver esta Paz em nosso dia a dia, acolhendo a todos como se fosse o próprio Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  6. José Lúcio12/5/20 07:22

    Shalom !

    ResponderExcluir
  7. Amém! A paz esteja conosco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz de Cristo obrigada pelas palavras tão lindas suas palavras entram no coração obrigada paz e bem

      Excluir
  8. A paz de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Shalom,
    Linda msg será compartilhada aos meus, para que todos sintam o que senti ao ler.

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos Shalom!
    Nossa senhora auxiliadora envolver o senhor no seu caminho 🙌😇😇💕🌹
    Seja antencioso e compreensivo
    Mantenha se sereno,cumprimente a seus irmãos com alegria.
    Muitas vezes,um simples saudação Alegre e espontânea conquista um coração e consola uma dor
    Que seus irmãos sintam o calor de seu coração afetuoso no simples cumprimento alegre.
    Quem acende uma luz, é o primeiro a iluminar se.
    😍👏🌹🙌💕😘

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, que possamos agradecer a Deus por mais um dia de vida, e que ele nos conceda a serenidade e a responsabilidade necessária para alcançarmos dias melhores como ver os números desta praga cair por terra em nome de Jesus. Que a vossa paz esteja conosco.

    ResponderExcluir
  12. Que a paz de Cristo esteja em todos nós!

    ResponderExcluir
  13. A paz de Cristo esteja sempre conosco! Que a paz volte a reinar no mundo inteiro. 🙌❤️🙏

    ResponderExcluir
  14. Paz de Cristo a todos e que Deus nos abençoe que tenhamos um dia cheio de amor de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos. Que o seu dia venha repleto do verdadeiro amor de DEUS e que você seja muito feliz e vitoriosa em toda sua caminhada aqui na terra. PAZ no seu coração e fé todos os dias de sua vida...
    Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Mas não a dou como o mundo ( Jo 14, 27).
    A paz de espírito. A paz de um povo.
    A paz é o sentimento de que mais necessita a humanidade para completar a sua ventura neste mundo. São felizes todas as criaturas que vivem da PAZ.
    Os que se unem nas horas de labor. E assim, a humildade, pelas asas da harmonia, eleva-se cada vez mais até aproximar-se de Deus, transformando o mundo terrestre num sorridente paraíso.
    Bom dia a todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  16. A Paz do Senhor esteja sempre conosco AMEM🙏❤💒❤🌟

    ResponderExcluir
  17. Padre boa tarde.sempre peço oracao por toda minha familia
    Deus abençoe o senhor com saude paz. Quero que o senhor faça uma oração para as pessoa que tem vicios .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Cristo esteja sempre conosco! 🙏🙌

      Excluir
  18. A paz de.cristo esteja sempre conosco!

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde padre João Carlos que Jesus tenha misericórdia de nós. Senhor o mundo precisa da tua paz .Jesus aumenta a minha fé

    ResponderExcluir
  20. SOCORRO MARTINS. Padre João Carlos bom dia Deus lhe abençoe com muita saúde e paz. Todos os escuto e medito o santo evangelho também reso o terso Mariano com o srn todos os dias me sinto muito feliz, apesar de estamos vivendo um tempo de tanto sofrimento e incertezas as palavras de Jesus de paz e concordia com nossos írmaos devemos como Jesus sempre cultivar a paz.⅖

    ResponderExcluir

  21. Senhor, eu LHE agradeço por todos os profissionais de saúde. Todavia, me ensine vencer o sofrimento. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine pregar o Evangelho com sabedoria e autoridade. Me ensine permanecer firme na fé. Me ensine entrar no Reino de Deus. Me ensine fazer boas orações e bons jejuns. Me ensine confiar na VOSSA graça. Me ensine viver com a verdadeira paz. Me ensine evitar a perturbação. Me ensine amá-Lo da melhor forma possível. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS