PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUANDO A PESCARIA DÁ CERTO

QUANDO A PESCARIA DÁ CERTO

Lancem a rede à direita da barca e acharão (Jo 21,6)


17 de abril de 2020.

A cena acontece dias após a ressurreição de Jesus. Os discípulos vão pescar e não conseguem nada naquela noite. Já de manhã, Jesus na praia deu a orientação certa: lancem a rede à direita da barca e acharão. Quase não conseguiram puxar a rede de tanto peixe, cento e cinquenta e três grandes peixes.

Os discípulos elencados no texto eram, seguramente, pescadores experientes. Tinham sido chamados a ser pescadores de pessoas, no início da atividade missionária de Jesus. Trata-se, então, não apenas de uma simples pescaria de peixes, mas da atividade missionária da Igreja, o trabalho de pescar gente que os discípulos deviam realizar após sua convivência com Jesus; trabalho que se mostraria infrutífero, sem a presença e a direção de Jesus ressuscitado. Naquela experiência no lago, sem a orientação de Jesus, não conseguiram pescar nada.

É claro, além da referência à atividade missionária que se seguiria após a ressurreição de Jesus, o texto também nos ajuda a pensar em nossa relação com o ressuscitado em outras áreas de nossa vida. Sem a presença e a orientação de Jesus, nossa pescaria pode também ser infrutífera, mesmo que sejamos experientes pescadores. Entendeu? A pescaria pode ser o seu trabalho, a sua ocupação profissional, as responsabilidades que você tem na vida. Só a presença e a orientação de Jesus ressuscitado garantem o sucesso do nosso trabalho, o êxito de nossas lutas. Muita gente já experimentou isso, talvez você também já o tenha experimentado. Longe de Deus, nossa luta é infrutífera. Há um salmo na Bíblia que deixa isso bem clarinho: “Se o Senhor não constrói a casa, em vão trabalham os construtores” (Salmo 126).

Os discípulos, com certeza, já tinham lançado a rede naquele mesmo lugar. Mas o fato de agir em obediência à vontade de Deus, à sua Palavra, é que fez a diferença. Eles deram a direção do seu empenho pastoral ao próprio Jesus. E como seria darmos a Deus a direção do nosso trabalho, de nossa família ou de nossa atividade apostólica? O evangelho já dá uma pista.

No texto de hoje, depois de uma noite de trabalho em vão, ao amanhecer, lá está ele na praia, de pé, perguntando se pescaram alguma coisa. O amanhecer é uma referência à ressurreição. Também o fato de ele estar de pé reforça a ideia da ressurreição. É nessa condição de ressuscitado, que ele nos indica a direção que devemos tomar, o que precisamos realmente fazer. Nós o vemos e o ouvimos particularmente pela oração, pela meditação da Palavra de Deus, pelos ensinamentos da sua Igreja. Precisamos, então, dar ouvidos às suas indicações, obedecer docilmente às suas orientações. Nisto, contamos com a ajuda do Santo Espírito. Ele nos ensina a ouvir e seguir Jesus.

Guardando a mensagem

A barca de Pedro é a Igreja. Os pescadores são os missionários. A pescaria é a atividade apostólica. Sem a presença do ressuscitado e sua orientação, o fracasso é certo. Isso vale também para nossa vida cristã. O trabalho sem Deus é estéril. Eles passaram a noite toda pescando e não conseguiram nada. Bastou Jesus ali na praia indicar: “lancem a rede à direita do barco e acharão”. Que bela orientação para o nosso trabalho: não deixar Jesus de fora. Trabalhar, pastorear, empreender, lutar, casar, formar-se, mas contando sempre com sua presença e em obediência à vontade de Deus. Aí não tem como dar errado.

Lancem a rede à direita da barca e acharão (Jo 21, 6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Quando os discípulos chegaram à praia encontraram o fogo já aceso, pão e peixe assado. E aquela refeição renovou as suas forças, depois de uma noite de trabalho sem fruto e de um alvorecer tão promissor com aquela pescaria abundante. Tu, Senhor Jesus, os alimentaste com pão e peixe. Tomaste o pão e o distribuíste com eles. Essa fração do pão é o sinal da Eucaristia. Fizeste o mesmo com o peixe. Na Eucaristia, nos sentamos à tua mesa e tu nos alimentas com a tua própria vida, vida entregue na cruz e transbordante na ressurreição. Na Eucaristia, tu nos fortaleces, nos renovas as forças. Obrigado, Senhor. Nesses dias de isolamento social, o teu povo está sentindo muita falta deste sagrado alimento, a santa Eucaristia. E tem feito a comunhão espiritual, como nos ensina a Igreja. Dá-nos a graça, Senhor, de viver em comunhão contigo, dóceis aos teus ensinamentos, obedientes à vontade do Pai. Só assim, sabemos, teremos sucesso em nossos empreendimentos, em nossa vida familiar e mesmo na luta contra esta pandemia. Longe dos teus caminhos, nossa pescaria é um fracasso. Seja bendito teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Só para estimular a leitura do texto de hoje (João 21, 1-14), eu tenho uma pergunta pra você: quantos discípulos estavam nessa pescaria?

A gente se encontra às 10 da noite, no facebook. E aí pode conversar sobre a resposta a esta pergunta. Quantos discípulos estavam nessa pescaria? João, capítulo 21.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. A preocupação dos discípulos é excelente caminho para nós que desejamos seu sermos seus seguidores a presença do Mestre aumenta a fé aproxima do obejetivo pelo ele aceiam,o serviço não para quando a fé é alimentação principal dos que a dezejam...

    ResponderExcluir
  2. Que JESUS,seja sempre nossa força,pois sem ELE não somos nada,BOM DIA! padre João Carlos,nossa gratidão por todos os dias refletirmos o Santo Evangelho, que com tanto carinho o sr. nos envia,nossas orações por todos dai. AMÉM.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que Jesus ressuscitado te ilumine e faça o senhor ter sempre boas pescaria 😇😇🙌🙌💕
    Senhor Jesus que a minha fé e confiança no senhor, Deus de grandiosa beleza, fortaleçam me para quê eu jamais dúvide que o senhor sempre cuidará de mim.
    Faz senhor o meu caminho,nunca me deixa andar sozinha 🌹🙌💕

    ResponderExcluir
  4. Maria Emília, Jesus Maria e José eu vos amo salvai almas

    ResponderExcluir
  5. Senhor Jesus Ilumina a minha vida para que eu não mande em caminhos tortuosos Amém.
    Bom dia Padre João Carlos e que Deus esteja sempre iluminando as nossas vidas

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos paz e saúde que Jesus lhe cubra de bênçãos. Os discípulos nos mostra as dificuldades que temos quando estamos sozinhos.Quando Jesus aparece tudo muda tudo é possível como na pescaria dos apóstolos de Jesus. Pedro obedeceu e o milagre aconteceu . Padre João Carlos eu ontem passei pelo um grande vexame meu filho que é quem cuida de mim que já sou idosa e só enchergo de um olho e é pouco,chegou do Quartel onde ele trabalha doente com dor de cabeça e febre eu fiquei muito aflita rezei pedindo a Jesus Cristo a recuperação dele mais fiquei naquela preocupação muito grande sem poder dormir depois fui aos pés da VIRGEM MARIA chorando a minha querida VIAGEM MÃE DO PERPETO SOCORRO da qual sou muito devota dei um analgésico pra ele e depois de meia noite resolvi com fé entregar nas mãos de Deus nem olhar ele eu não podia por causa da minha idade. Intreguei ele nas mãos de Deus com muita fé hoje cedo chamei na porta do quarto dele e para meu sossego ele acordou e falou eu dormi e acordei agora sem febre bem melhor. Estou aqui agradecendo a Deus e a Virgem Maria. Peço que o senhor reze por ele Rubens para que não seja este viros perigoso ele quer que eu fique distante dele mais aqui em casa a gente tem todos os cuidados. Tem uma pessoa para cuidar das coisas também com precaução. Socorro Martins

    ResponderExcluir
  8. Diante desta pandemia que estamos vivendo que o senhor nos de força para superá tudo isto com muita fé e esperança no Cristo ressuscitado eu creio senhor continue aumentando mais ainda a nossa fé Amém Bom dia padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que Deus na sua infinita misericórdia cuide de todos é que fortaleça cada dia os médicos que está a frente nos hospitais cuidando dos doentes..

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos. Que Jesus ressuscitado te ilumine e te proporcione muita força, fé e confiança no SENHOR Deus do céu e da terra, para que o seu lindo trabalho Missionário vá em frente com muito Amor e dedicação.
    Que o Espírito Santo nos ajude e nos ensine a ouvir e seguir JESUS. Dá-nos a graça SENHOR, de viver sempre em
    Comunhão contigo, dóceis aos teus ensinamentos, obedientes à vontade do Pai. Fica conosco , SENHOR, hoje e sempre. Meu bom dia à todos da AMA com saúde e muita paz.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre
    Que o senhor nos proteja de todos os mal , amém

    ResponderExcluir
  12. Na leitura de hoje do Evangelho estavão na Barca da Pescaria 7 Apóstolos.Dos quais 4 nomes não foram mencionados. Os filhos de Zebedeu: Tiago e João. E os outros dois no qual não foram mencionados.

    ResponderExcluir
  13. Estavam na barca, 5 discípulos!

    ResponderExcluir
  14. 07 Discípulos : Pedro, Tomé chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus .
    Filhos de Zebedeu : Tiago e João o Evangelista

    ResponderExcluir
  15. Uma boa e abençoada noite de descanso pé João Carlos , Senhor Jesus venho neste momento pedir por todos nós que somos batizados para que possamos ser verdadeiros pescadores como os primeiros dicipulos e sejamos fiéis au nosso chamado e obedientes a ordem do pai que e Deus unoe trino

    ResponderExcluir
  16. Bom dia !! Padre Carlos que Deus esteja sempre presente em em nossas vidas,e em nossas famílias. Peço ão senhor que almente mais a minha fé ♥️

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS