04 abril 2020

PENETRAS NA REUNIÃO DO SINÉDRIO


Vocês não percebem que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira? (Jo 11,50) 


04 de abril de 2020.

Eu tenho um convite pra você. Gostaria que você fosse comigo a uma sessão especial do alto Conselho de Jerusalém, o Sinédrio. Se aceitar, temos que ir logo, porque já vai começar a reunião. Vai?! Ótimo. Vamos lá, mas apresse o passo. A reunião do Sinédrio é no Templo. Repare bem que o templo não é como uma igreja que você conheça. O templo é uma grande estrutura, com muitas áreas para diversas finalidades. Uma delas é a sala do grande Conselho, o Sinédrio. Vamos entrar e ficar num cantinho, meio escondidos. 

Olha, estão entrando as autoridades. Simbolicamente, o Sinédrio deveria ser formado por 70 homens, mas não virão todos. A maior parte pertence ao movimento dos fariseus. Eles são os mais influentes junto do povo, estão por todo o país. Claro, aqui só têm assento os mestres da Lei, os mais estudados. Vários pertencem ao movimento dos saduceus, inclusive são eles que comandam o Templo e o Conselho, através do sumo-sacerdote. Outros conselheiros são os chamados anciãos, grandes proprietários de terra da Judeia, representantes de famílias influentes. Esse que está entrando? Pelas vestes, é o Sumo-Sacerdote. Parece que cada ano muda o sumo-sacerdote, mas sempre do grupo dos saduceus. Neste ano, o Sumo-Sacerdote é Caifás. Vai começar a sessão. Caifás deu o sinal. Estão se sentando e se calando. 

Dá pra escutar o que estão dizendo? Tens uns de pé, contando à assembléia alguma coisa. Parece que estão falando de Jesus. Eu sabia... eles estão relatando o que aconteceu em Betânia, dois ou três dias atrás. Você está sabendo? Gente, na casa de Marta e Maria... O amigo de Jesus tinha morrido. É um judeu conhecido, Lázaro. Jesus chegou de viagem antes de ontem e foi visitar a família enlutada. O amigo já estava enterrado há quatro dias. E Jesus mandou abrir o túmulo e chamou Lázaro. E ele saiu vivinho. Foi um rebuliço maior do mundo na redondeza. Muita gente passou a acreditar em Jesus. E, pelo jeito, a notícia já chegou aqui. Também Betânia é perto, uns 11 km daqui. 

Levantou-se outro. Pelo menos, esse fala mais alto. “O que faremos? Esse homem realiza muitos sinais. Se deixarmos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso lugar santo e a nossa nação”. Eita, agora tá todo mundo falando junto, não dá pra entender nada... Epa, o Sumo-sacerdote se levantou e vai falar. “Vocês não entendem nada mesmo. Não percebem que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?”. 

Ih, gente lá vem um guarda do Templo na nossa direção. É melhor a gente sair, antes que ele nos expulse. Vamos... rápido! “Já estamos saindo, desculpe”. Está escutando? Estão se combinando para dar fim a Jesus. A maioria está apoiando. A decisão é matar Jesus. Santo Deus! 

Guardando a mensagem 

Nesta sessão do Sinédrio, ficou clara a razão da morte de Jesus para as autoridades do seu povo. Eles disseram: “Se deixarmos que ele continue assim, todos vão acreditar nele”. Para os líderes, Jesus era uma ameaça para o seu poder, para a sua hegemonia. “Todos vão acreditar nele”. Para eles, seria péssimo. Como eles iriam ficar nesse negócio? Então, tinham que acabar com Jesus. E, logo, encontraram uma desculpa, uma razão política. Assim, “virão os romanos e destruirão o nosso lugar santo e a nossa nação”. Eles estavam interessados na manutenção de sua boa situação e no seu controle sobre o povo. Negaram-se a perceber a ação de Deus que enviara Jesus, para chamar para a vida os que estavam à sombra da morte, inclusive eles mesmos. Foi assim que Caifás, o sumo-sacerdote, resumiu que era melhor um só morrer do que o povo todo ser prejudicado. Ou como está escrito, disse que era melhor “um só morrer pelo povo”. E, aqui, o evangelista João viu uma manifestação profética. Caifás, sem querer já disse a razão da morte de Jesus no plano da salvação. “Ele iria morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos”. Ele morreria no lugar de todo o povo. Em vez de o povo perecer por causa do seu pecado, Jesus morreria no seu lugar. Pagaria por todos. Todos ficariam quites, perdoados dos seus pecados. Assim, pela morte do Filho, o Pai comunicaria a vida, a reconciliação, o perdão de Deus ao seu povo. 

Vocês não percebem que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira? (Jo 11,50) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 

com este sábado, chegamos ao 39º dia de nossa caminhada quaresmal. Às vésperas da Semana Santa, tua palavra nos recorda as razões de tua morte. Os que te condenaram, o fizeram como completa rejeição a Deus que te enviou para comunicar vida. Para os planos de Deus, a rejeição deles foi oportunidade para, por meio de tua morte, comunicares a vida plena aos que te acolherem pela fé. Que a celebração de tua paixão, nesses dias, Senhor, aumente em nós a fé, a comunhão com Deus e a solidariedade com os sofredores. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Dessa vez a semana santa vai ser na sua casa. Amanhã, começa. Como está sendo recomendado, ponha ramos na sua porta ou no seu portão, para sintonizar com o Domingo de Ramos. Além de participar da Missa de Ramos e da Paixão pelo rádio, pela tv ou pelas redes sociais, veja se consegue marcar um encontro de oração com sua família. Se precisar, amanhã eu lhe mando um pequeno roteiro. Uma abençoada semana santa pra você e sua família, com saúde e paz. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Amém. Neste domingo sejamos igreja dentro de nossa casa. Orando e louvando para o mundo Amém

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua Bença e padre a gente tem que.ta sempre orador. e pidino a o nosso pai muito paz prá família e pra o mundo todo muita oração amém 🙌🙌🙌🙌 fiquei na paz do senhor

    ResponderExcluir
  3. Padre,suas reflexões nos ajudam muito a aprofundar a Palavra de Deus. É um alimento espiritual. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raimundo cruz de Mendonça6/4/20 00:23

      Ajuda muito em minha vida

      Excluir
  4. Maria Emília Jesus que em teu nome forte poderoso e glorioso. nesse domingo de Ramos, quando todos levantarem. os Ramos com muita sinceridade. fuja do nosso meio a peste e todo os seus males em nome de Nosso senhor Jesus Cristo 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. que o nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos dos males .

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela excelente reflexão de hoje. Com meu pedido de perdão a Deus, sinto uma comparação do que os líderes políticos e sacerdotes daquele tempo e políticos de hoje. Planejando sacrificar nosso Presidente para reassumir o poder com o intuito de continuar roubando a consciência e riqueza da nação brasileira.

    ResponderExcluir
  7. Amém.Padre por favor, ore pela minha família, estamos passando momentos difíceis, somos católicos sim, mais estar acontecendo coisas horríveis, que nunca havia acontecido antes, desunião, estou triste e muito preocupada reze por nós por favor.

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos bom dia, nossas orações por vocês ai, muito obrigada pela meditação enviada, iniciar o dia ouvindo sua voz e a meditação, nos traz esperança para nossa vida, GRATIDÃO sempre, Nossa Senhora de Fátima te guarde em seu colo de MÃE. por favor se cuide.

    ResponderExcluir
  9. Suas reflexões sao bem catequeticas, ensinam e elevam. São indispensaveis na minha meditaçao diaria. Criei um grupo com o qual compartilho. Sua bênção.

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos, uma reflexão do motivo principal da morte de Jesus. Morrer pela humanidade! Que nesse domingo, Jesus nos mostre outra vez o que é morrer pela humanidade. Livra-nos Jesus, dessa pandemia. A morte de alguns, será a libertação da humanidade, como foi a Sua morte. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Amém senhor , senhor Jesus nesta semana Santa venho lhes pedir saúde é paz pra todas as famílias.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe nossa vida,ilumine nosso caminho, nos dê paz e nos cubra com sua graça.
    SENHOR JESUS, a cruz que te impuseram, tu a braçaste com amor. Deste a tua vida por nós. Que a celebração da tua paixão, nesses dias,
    SENHOR, aumente em nós a fé, a comunhão com Deus e a solidariedade com os sofredores.
    SENHOR, ajuda a padre João Carlos a trilhar o teu caminho sem nunca desanimar ...
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA um final de semana muito feliz repleto de muita saúde paz e alegria.
    Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Padre João Carlos, muito obrigado pelas meditações, amanhã se Deus quiser, vou colocar sim Ramos de nas janelas e no portão dá frente e vou assistir a SANTA MISSA. Jesus te abençoe e te cubra de bençãos, o Senhor e sua equipe. Sua benção Padre. Nunca passei uma semana Santa assim, mais vou fazer dá minha casa um SANTUÁRIO e estaremos juntos Unidos pela força dá oração.🙌🙌🛐

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Padre João Carlos e muito obrigado pelas meditações. Amanhã estaremos juntos pela força dá oração, nunca passei um Domingo de Ramos assim, vou colocar os Ramos no portão dá minha casa, e assistir a Santa Missa, se Deus quiser. Jesus abençoe o Senhor, sua família e toda equipe. Sua benção Padre João Carlos, o Senhor é uma benção.😇

    ResponderExcluir
  15. Deus da vida, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Entretanto, me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça de ser libertado do pecado. Me conceda a graça de ser purificado. Me conceda a graça de servi-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça de viver segundo os VOSSOS preceitos. Me conceda a graça de guardar as VOSSAS leis. Me conceda a graça de viver na santa paz. Me conceda a graça para que, o VOSSO povo seja santificado. Me conceda a graça de ter o VOSSO santuário, no nosso meio, para sempre. Me conceda a graça de ter mais fé e confiança no meu REDENTOR. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos boa tarde,que Jesus e Maria o guarde de todo mal do corpo e da alma,uma feliz e abençoada semana santa.Em casa sem poder ir à igreja mais não me impede de estar em oração e também assistindo as missas pêlos meios de comunicação creio firmemente que Deus está em todo lugar,fui nascida e criada no interior e lá não tinha padre mais tinha a Bíblia onde nosso pai nos reunia e também os vizinhos e ali fazíamos às orações vias atrás e tínhamos muito respeito à esta semana do grande sofrimento de Jesus Cristo,então agora somos obrigados por causa desta pandemia fazer o mesmo. Só que agora com a ajuda dos meios de comunicação com muitas celebrações falta só pedirmos a Deus com umildade que nos dê força e aumente a nossa fé.

    ResponderExcluir
  17. Ok padre, manda por favor esse roteiro, Deus o abençoe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.