PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MARIA E JUDAS NA SEMANA DA PAIXÃO

MARIA E JUDAS NA SEMANA DA PAIXÃO

A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo (Jo 12, 3)

06 de abril de 2020


Seis dias antes da Páscoa, Jesus hospeda-se na casa de Marta, Maria e Lázaro, seus amigos e discípulos. Prepararam um bom jantar para receber Jesus e o seu grupo. Muita gente curiosa apareceu por lá. É que esse Lázaro era aquele que Jesus tinha ressuscitado. Durante o jantar, aconteceu uma coisa muito curiosa.

Marta estava servindo. Lázaro estava à mesa com Jesus, com outras pessoas. Aí Maria veio com meio litro de perfume de nardo puro, muito caro e ungiu os pés de Jesus. A casa ficou cheia do perfume de Maria. Judas ficou incomodado. Ele calculou que aquilo estava custando umas 300 moedas de prata. Fez logo um aparte: era melhor ter vendido aquele perfume para ajudar os pobres. Conversa daquele dissimulado, ele estava de olho no dinheiro que o perfume poderia render.

Maria representa quem aprendeu a amar como Jesus. O perfume é coisa que fala de amor, de carinho. Lavar os pés do visitante era um gesto de serviço, trabalho de criados. O que ela fez foi um gesto de amor, de gratuidade, de serviço. Com certeza, ela empregou um bom dinheiro para comprar aquele perfume e o derramou sem pena nos pés do Mestre. Foi um gesto de gratuidade, de um amor generoso que não faz as contas de quanto está gastando, quanto está empenhando, quanto está colocando de si. Amor gratuito, como o de Jesus que estava para dar a própria vida, sem reserva, sem fazer contas. Dar a própria vida: ninguém tem maior amor.

Judas representa quem não é capaz de amar como Jesus; ou quem não quer acolher o amor de Jesus, assim tão generoso e gratuito como é. Por isso, ele reclama do desperdício de derramar aquele perfume todo ou mesmo o dinheiro que poderia ter sido economizado para ajudar os pobres. Judas não entendeu: não se trata apenas de ajudar os pobres. Trata-se de amar os pobres, sendo solidários com eles com a própria vida. Como Jesus, comprometendo a própria vida, numa atitude de serviço gratuito e generoso.

Guardando a mensagem

Maria ungiu os pés de Jesus com um perfume super caro. Jesus disse que ela fez isso já antecipando o dia do seu sepultamento. É como se já estivesse preparando o corpo do Mestre para a sepultura. Na proximidade da morte de Jesus, temos aqui duas visões, a de Maria e a de Judas. Pelo seu gesto, vê-se que Maria intui que, na morte, Jesus realiza radicalmente a entrega de si mesmo em favor dos outros. Ele é o ungido (é o que quer dizer Messias) para servir e dar a sua vida em favor da humanidade. Pela conversa interesseira de Judas, sua percepção é que Jesus é uma oportunidade para se ganhar dinheiro. Ficou de olho no valor de 300 moedas de prata. Vendeu Jesus, depois, por 30 moedas de prata. Maria mostrou sua compreensão de Jesus como servidor até o fim. Estava pronta para segui-lo até à cruz. Judas mostrou sua compreensão de Jesus como uma oportunidade de um bom negócio. Não tinha mesmo condição de seguir Jesus até à cruz.

A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo (Jo 12, 3).

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,

Tua discípula Maria, naquele jantar de Betânia, mostrou que aprendeu contigo, assimilou bem tua vida. O perfume do seu amor e de sua fidelidade encheu a casa toda, encantando a todos. Teu discípulo Judas Iscariotes, naquela mesma mesa, mostrou que não aprendeu as tuas lições, não assimilou teu estilo de vida. Ele revelou o sentimento mesquinho de quem está interessado mesmo é no seu próprio bolso e não está disposto a por-se a serviço dos outros. Ajuda-nos, Senhor, a participar dessa Semana Santa com o desejo sincero de realizar tua palavra e de imitar teu modo de ser filho de Deus e irmão nosso, pela amorosa doação de si mesmo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Responda no seu caderno espiritual. Maria ofereceu o perfume do seu amor e do seu serviço, com largueza e generosidade. Quanto você tem oferecido de si mesmo, dos seus recursos, do seu tempo para o serviço de Deus e dos seus irmãos?

A gente se encontra às 10 da noite, no facebook. 

Pe. Joao Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Maria Emília o senhor ensina fação o mesmo

    ResponderExcluir
  2. Jesus Cristo me fé forças e sabedoria pra que eu poça ajudar mas na obra de Deus..
    Amém....

    ResponderExcluir
  3. Fica comigo senhor somente tu és o meu refúgio

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos, DEUS o abençoe e o guarde, seja esta segunda feira iluminada pela luz do SENHOR e de muita paz e esperança para todos ai. abraços.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus na sua infinita bondade nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  6. Gratidão sempre! Belíssimo trabalho de evangelização! Deus continue te abençoando sempre!🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  7. Amém glória a vós senhor!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos te apalavra de Deus e muito bom toda de manhã gosto m

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Padre João, que essa semana seja de muitas bênçãos. O seu evangelho todas as manhãs me fortaleça mas na fé. Que Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  10. Que Deus e Nossa Senhora as crianças que estão vindo ao mundo nesse momento tão conturbado,em especial minha sobrinha neta Júlia.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre....
    Como faço pra receber diariamente suas medicações e palavras do evangelho.
    Por favor me ajude .
    Espero retorno

    ResponderExcluir
  12. O Senhor é o meu pastor e nada me faltara, A DEUS a honra a. DEUS a glória.

    ResponderExcluir
  13. Ó Meu Pai! Ó Pai Celeste! Eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Todavia, me ajude servi-Lo com humildade. Me ajude com os dons e os frutos do Espírito Santo. Me ajude viver o meu profetismo batismal. Me ajude defender a verdade e a justiça. Me ajude ensinar com sabedoria e amor. Me ajude ser luz, nesse mundo de trevas. Me ajude lutar contra a opressão. Me ajude ser hospitaleiro. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude evitar o pecado. Me ajude ter mais fé e confiança no meu REDENTOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos , que todos nós aprendemos a ser solidario uns com os outros é servi-los com amor é dedicação que o amor de Jesus é Maria nos sirva de lição é que Jesus nos proteja de todos os mal principalmente dos doentes é aquelas pessoas que estão nas ruas os médicos é todos amém.

    ResponderExcluir
  15. Agora entendi mesmo, não basta dar esmolas. É preciso dar amor, mas me parece muito difícil acrescentar Padre João Carlos: Como Jesus nos amou

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos. Que o Amor de Deus seja seu guia nesse novo dia.
    Ajuda-nos, SENHOR, a participar dessa Semana Santa com o desejo sincero de realizar tua palavra e de imitar teu modo de ser filho de Deus e irmão nosso, pela amorosa doação de si mesmo.
    Abençoa, SENHOR, a nossa Semana Santa, para que tenhamos muita paz, fé e esperança de dias melhores...
    Louvado seja o teu Santo Espírito, ó Deus... Desejo uma ótima semana à todos. Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Pe João Carlos sua benção, Jesus nos proteja nesta caminhada a seguirmos com fé e esperança.Damiana Recife

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos desejo-lhe uma semana santa e abençoada por Jesus e o DIVINO ESPÍRITO SANTO que sempre lhe ilumine e lhe dê este espírito fraterno de todos os dias tirar este tempo para nos pregar e explicar o santo evangelho. Não devemos nos apegar a nada neste mundo,por que é tudo muito passageiro. O que Jesus nos dá ele quer que seja para sabermos dividir com nossos irmãos e nas obras de Deus. Meu Senhor Jesus me encina a ouvir atua palavra e po-lá em prática. Fazer como Maria que banhou os teus pés com um perfume caro.Eu sei que vós mereceis toda onra e amor. Meu Deus eu creio mais aumenta a minha fé SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João Carlos, sua benção, sabe Padre tem hora que sou Maria, outras sou Marta, peço a Jesus fé, sabedoria para seguir, não é fácil EVANGELIZAR dentro de casa, mais não desisto, mostro pra minha família, que Jesus estar em primeiro lugar, rezo e procuro participar primeiro dás coisas de Deus, com meu exemplo vou conseguir levar meu marido prá igreja, ele é o esposo Maravilhoso me apoia em tudo, só falta me acompanhar prá igreja, mais não desisto de Reza, tenho fé que esse dia vai chegar. Obrigado pelas meditações, Jesus e a virgem Maria continuem abençoando sua MISSÃO, o Senhor é o Padre humilde.

    ResponderExcluir
  20. BOA TARDE! GLÓRIA A VÓS SENHOR. 🙏💜❤

    ResponderExcluir
  21. EIS AQUI UMA SERVA DO SENHOR. 🙏💜❤

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS