PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: GUARDAR A PALAVRA DE JESUS

GUARDAR A PALAVRA DE JESUS

Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte (Jo 8, 51)


02 de abril de 2020

Por causa dessa palavra, discutiram com Jesus, e, no final da discussão, pegaram em pedras para apedrejá-lo. ‘Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte’ (Jo 8, 51).

A morte, disse Paulo, é o salário do pecado. Ele escreveu assim na carta aos Romanos: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor!” (Rm 6, 23). Jesus veio para nos libertar desse laço, dessa condenação. Alcançando-nos o perdão dos pecados em sua morte redentora, ele nos livrou do pecado e de sua consequência, a morte. Na verdade, ele morreu em nosso lugar. Tomou o nosso lugar de condenados, na cruz. Carregou-se de nossas dores, de nossas enfermidades, como o descreveu o profeta Isaías. Tomou para si a carga que nos pesava nos ombros, a morte.

Por sua morte, Jesus nos comunicou a vida plena: a vida em Deus, agora e na eternidade. A morte já não nos aniquila, já não é o nosso destino final. Agora, é apenas uma porta, uma passagem.

A nossa parte agora, a obra que o Pai espera de nós é crer no Senhor Jesus, acreditar nele, acolhê-lo como o enviado do Pai para nossa salvação. E crer é aderir de coração à sua pessoa e à sua palavra. Portanto, guardando a palavra de Jesus temos a vida eterna que nela está prometida. Guardar a palavra é viver em aliança com o Senhor.

Toda aliança tem um contrato, uma lei. Na aliança de Deus com o seu povo, no Antigo Testamento, a lei de Moisés era o contrato, a norma a ser seguida. No Novo Testamento, a palavra de Jesus, os seus ensinamentos, o seu Evangelho é o contrato da Nova Aliança. Nós vivemos em comunhão com o Senhor, vivendo a sua Palavra. E se vivemos a sua Palavra, temos a vida em nós, acolhemos a graça da cruz que nos salvou da morte eterna que o pecado produz, o afastamento de Deus.

A relação que Jesus tem com o Pai é um exemplo, um modelo para nossa relação com ele, o nosso redentor. Ele conhece o Pai e guarda sua palavra. Aqueles que lhe fizeram oposição e até quiseram apedrejá-lo, claro, não conheciam o Pai, não guardavam os seus mandamentos. Quem não guarda a sua Palavra, ao invés de ter a vida, produz a morte. Não é à toa que queriam apedrejar Jesus.

Guardando a mensagem

Guardar a Palavra de Jesus significa conhecê-lo, amá-lo, segui-lo, tornar-se seu discípulo. Reconhecê-lo como o enviado do Pai, o Messias. Amá-lo, porque veio do Pai para o nosso bem, a nossa libertação da escravidão do pecado. Segui-lo, praticando sua Palavra, como expressão da vontade de Deus. Ser seus discípulos. Como ele disse: “Se permanecerem na minha palavra, vocês serão verdadeiramente meus discípulos, e conhecerão a verdade e a verdade libertará vocês”. A morte é o fim do pecador, o seu afastamento de Deus, a sua perdição. Guardando a Palavra de Jesus, que nos liberta, nos redime, encontramos a vida plena, a vida eterna. Assim, vencemos a morte.

Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte (Jo 8, 51)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Disseste àquela gente que já existias antes de Abraão. Abraão foi o fundador do povo de Deus, ele está na origem do povo eleito. Mas, tu, és o senhor de Abraão. Por meio de ti, o Pai estabeleceu a nova e eterna aliança com os seus filhos. Esta aliança no teu sangue coroa a aliança com Abraão e sua descendência e a aliança com o povo eleito através de Moisés. Como tu guardas a palavra do Pai e a cumpres fielmente, queremos conhecer e guardar a tua palavra. Guardando tua palavra, encontramos a vida, vencemos a morte. Neste mês de abril, Senhor, toda a Igreja reza na intenção dos que vivem sob alguma dependência. A lista é grande: dependentes químicos, dependentes do álcool, do jogo de azar, da pornografia, da internet.. são novas formas de escravidão. Rezamos por todos eles, te pedindo que eles sejam libertados dessas amarras. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A expressão ‘Guardar a palavra’ se repete três vezes no texto de hoje. No seu caderno espiritual (seu caderno de anotações), tente explicar o que seria “guardar a palavra”.

A gente se encontra às 10 da noite, no facebook. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

11 comentários:

  1. Padre João Carlos, que o SENHOR guarde e abençoe sua vida e sua missão, obrigada por todos os dias nos animar com este Santo Evangelho, Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena sempre proteja o sr. sua família e todos por ai. se cuidem,e tenham um abençoado dia. PAZ.

    ResponderExcluir
  2. Ornilda soares Bom dia padre João Carlos sua bença que Deus nos abençoe sempre amém 🙌 mande oração pra mim e minha família ficar na paz

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João, verdadeiras palavras, peço oração prá mim e toda minha família amém!!

    ResponderExcluir
  4. Peço Oração pela minha libertação de males físicos e espirituais
    E da minha FAMÍLIA. MUOTO grata por essa oportunidade. Fiquem na.Paz Amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos a Paz . Peço Oração e sua Benção para Toda humanidade que já se encontravam Doentes . Agora com o Corona Vírus a situação piorou .Mas , nosso Deus é Maior que tudo e Unidos ao Nosso Santo Papa Francisco vamos alcançar Vitória por Intercessão de Nossa Rainha Mãe Aparecida sigamos em Frente porque Ela já está Pisando na Cabeça da Serpente ! Peço Oração por minha Saúde também um Grande abraço e fique com Deus !

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, Jesus te abençoe e te proteja de todos os MALES. Senhor, preciso cada dia conhecer melhor seus ensinamentos, para seguinte firme no seu caminho, só o Senhor tem palavra de vida ETERNA, longe do Senhor eu não consigo caminhar, perto do Senhor, sou forte, firme quero ouvir suas palavras e guardar no meu coração. Padre pôr favor reze pôr mim, estou com dores na coluna, também peço a Jesus pelo fim desse vírus, penso nos pobres, minha filha Flávia tá desempregada, só o marido trabalhando ganhando o salário mínimo, com 2 filhos prá sustentar, e tantos nessa mesma situação. Sua benção Padre.

    ResponderExcluir
  7. Guardar a palavra, eu acho, que é procurar seguir os mandamentos de Deus, principalmente com os irmãos mais desfavorecidos.Sermos gratos por tudo.Obrigada Pe, e pedimos a tua benção.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos sua benção queria pedi oração pra mim Larissa e minha família e por todos as pessoas do mundo i que Deus te abençoe sempre Deus

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos.Que seu caminho pela vida à fora seja sempre iluminado com a luz do Espirito Santo
    Que você possa levar para as pessoas que sofrem: a palavra de DEUS através da MEDITAÇÃO e reflexão do Santo Evangelho, felicidade, amor, paz e serenidade...
    Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte ( Jo 8, 51 )
    Guardar a palavra é viver em aliança com o Senhor. Se vivermos a palavra de Jesus, que nos liberta, nos redime, encontraremos a vida eterna.
    Desejo que Deus proporcione muitas graças e uma feliz quinta-feira à todos...
    Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre paz e bem.Obrigado por nos alimentar todos os dias com suas mensagens através da reflexão do evangelho. Que o senhor te abençoe,te ilumine e dê sabedoria para que o senhor possa caminhar firme nessa missão de evangelização.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS