PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ENCONTRO COM JESUS RESSUSCITADO

ENCONTRO COM JESUS RESSUSCITADO


Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando (Lc 24, 29)

15 de abril de 2020.

Um texto maravilhoso, que eu não me canso de ouvir, ler e explicar. Lucas 24. Os discípulos de Emaús. Numa canção que fiz e vocês conhecem, coloquei no refrão esse convite insistente dos dois discípulos: “Fica conosco, Senhor, é tarde, a noite já vem. Fica conosco, Senhor, somos teus seguidores também”.

Bem no domingo da ressurreição, dois discípulos voltam para casa, desanimados, entristecidos. Tinham todas as informações do que havia acontecido com Jesus na sua paixão e morte em Jerusalém e conheciam inclusive os rumores de sua ressurreição. Mas, estavam como que cegos, sofrendo pela ausência física de Jesus. A ressurreição não era uma nova luz na sua caminhada. 

A história dos discípulos de Emaús é uma linda catequese sobre a ressurreição; uma catequese dirigida aos seguidores de Jesus, nas comunidades. O texto tem claramente cinco partes. Poderíamos dar um título a cada parte: Caminho, Palavra, Caridade, Ceia Eucarística, Missão. Em cada parte, faz-se uma catequese sobre a Ressurreição do Senhor.

Na primeira parte, dois discípulos estão voltando de Jerusalém a Emaús, tristes e desanimados. Conversam e discutem entre si. Entra na conversa deles, um peregrino, que se mostra interessado no que está acontecendo. Pergunta o que aconteceu e escuta o relato deles: o profeta Jesus que eles seguiam morreu e não ressuscitou, apesar dos boatos. A catequese aqui é esta: O Senhor ressuscitado caminha conosco, interessado em nossos dramas, em nossos problemas. Ele é nosso companheiro de viagem. No caminho de sua existência humana, você tem um encontro com Jesus ressuscitado.

Na segunda parte, o peregrino é quem fala, ele relembra as Escrituras, mostrando como na vida do Galileu cumpriram-se as promessas e as profecias. A catequese aqui é esta: O Senhor ressuscitado ilumina o nosso caminho, a nossa vida, com a Palavra Deus. Na Palavra de Deus, você tem um encontro com Jesus ressuscitado.

Na terceira parte, o peregrino faz que vai passar adiante e eles insistem e o acolhem em casa. Acolher significa providenciar água, comida e dormida para aquele companheiro de viagem. Acolher o peregrino é um gesto de amor ao irmão que, no evangelho, consta na lista dos serviços ao próprio Jesus. A catequese aqui é esta: O Senhor ressuscitado tem um encontro marcado conosco no necessitado. Na caridade, você tem um encontro com Jesus ressuscitado.

Na quarta parte, eles põem a mesa e ceiam com o peregrino. Ele toma o pão, dá graças, parte o pão e o distribui. Ao partir do pão, gesto próprio da Ceia Pascal, eles se dão conta que o peregrino é o próprio Jesus ressuscitado. Ele desaparece. Claro, se acreditamos na ressurreição, não precisamos ver Jesus. A catequese aqui é esta: O Senhor ressuscitado continua oferecendo sua vida em nosso favor, no memorial de sua paixão, na santa Ceia. Na Eucaristia, você tem um encontro com Jesus ressuscitado.

Na quinta parte, eles voltam a Jerusalém, àquela hora da noite mesmo e se reintegram à comunidade dos discípulos, de onde tinham se destacado. Lá eles recebem o testemunho dos apóstolos de que Jesus ressuscitou. Lá, eles contam a história do seu encontro com Jesus na sua volta para Emaús. A catequese aqui é esta: O Senhor ressuscitado nos faz testemunhas de sua ressurreição. Na Missão, você tem um encontro com Jesus ressuscitado.

Guardando a mensagem

Sem a experiência do encontro com Jesus ressuscitado, nossa vida fica opaca, sem transcendência, sem horizontes. Sem integrar a ressurreição na sua vida ou na sua religião, tudo vira tristeza e desencanto. Mas, você pode encontrar o Senhor ressuscitado, ou melhor ele vem ao seu encontro, no seu caminho existencial, na audição da Palavra de Deus, no serviço da caridade aos sofredores, na Santa Eucaristia e no seu Testemunho missionário.

Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando (Lc 24, 29)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nossa prece hoje é a dos discípulos de Emaús: “Fica conosco, Senhor. É tarde, a noite já vem!”. Sem tua presença de ressuscitado em nosso caminho, caminhamos para a noite, para o sem sentido, para o fracasso. Se estiveres conosco, o nosso caminho se ilumina, a Palavra santa que ouvimos enche-se de sentido, o serviço aos pobres enche o nosso coração de alegria. Pela tua ressurreição, por tua presença ao nosso lado, a celebração da Santa Missa é verdadeira comunhão com o teu sacrifício redentor e a Missão sai reforçada pelo nosso testemunho.
Fica conosco, Senhor!
Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, dia 15 do mês, é um dia especial para nossa Associação Missionária Amanhecer, a AMA. É o nosso dia missionário. Reze pelo nosso trabalho. Reze por toda a Igreja para que nesta hora tão dramática da pandemia, sejamos testemunhas do Ressuscitado e de nossa vitória com ele. 

Por causa do dia missionário, vou estar numa programação especial, hoje, às 10 da manhã e às 10 da noite, no facebook e no aplicativo Tempo de Paz. A rádio Tempo de Paz está na loja de aplicativos do seu celular. É só baixar. É leve e tem uma programação muito especial. Você vai gostar.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

28 comentários:

  1. Estas reflexões e explicações do texto são maravilhosas. Não comento quase nunca mas leio todos os dias. Pe.Joao Carlos, obrigada e continue sempre nos ajudando no encontro com Jesus que é o Centro e o sentido de nossa vida. Ir. Iolanda Sotonyi SFMA

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo tdos os dias essa passagem bíblica e está sendo muita boa para minha vida.obgada meu Deus por tudo,e rezamos pelo padre também.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos e desde já peço a benção.
    Sou Jorge Andrade e escrevo a partir de Luanda-Angola, o motivo da minha comunicação tem a ver com o dia de hoje, porque hoje comemoro os 49 anos de vida e quero pedir-lhe a benção e que na missa de hoje peço-lhe que interceda para as bênçãos do pai celestial continuem presentes na minha vida.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos, leio todos os dias, são palavras bíblicas maravilhosa, peço que em suas orações que continue ajudando minha família e minha mãe que tem 94 anos, fica desanimada, por não poder está vendo seus filhos, peço lhe a benção, que Deus lhe abençoe na sua linda caminhada, obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos a sua benção!Esse Evangelho é lindo! Fica connosco senhor O!o mundo precisa de ti

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua bença li pesso a sua oração para mim e minha família tenham um lindo dia sempre um ab

    ResponderExcluir
  7. José Lúcio15/4/20 06:20

    Que nos esforcemos espiritualmente para encontrar na nossa Missão o Cristo Jesus ressuscitado.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos sua benção fica conosco senhor e todo que precisamos e eu creio que ele. Está sempre comigo ele e fiel

    ResponderExcluir
  9. Jesus, fica connosco, Bom dia padre João Carlos, sua bênção chamo-me Linda Delgado, sou de Luanda/ Angola (África) ouço todos os dias a meditação e partilho com outros irmãos, agradeço por receber, Deus te abençoe padre. Hoje peço que ore por mim, pois tenho tido ataques de anciedade devido esta pandemia, peço tbm pela minha família, para podermos voltar a nos abraçar, JESUS FICA CONNOSCO.

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus abençoe a todos nós.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Pe. João Carlos. Desde ontem estou lendo estas mensagens, com a palavra de Deus. Que o senhor possa abençoar, através de Deus, nossas famílias, nesta pandemia e todas aquelas, agravadas pelas enchentes, no Brasil e no mundo. Amém! Sou Airton Ayres, de São Luís/Maranhão

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre obrigado por esse evangelho leio todos os dias, amém!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos que o
    Senhor tenha um ótimo dia de luz e felicidade.
    Parabéns pelo dia do missionário essa linda missão de evangelização a ama, que papai do céu abençoe a todos e proteja saúde felicidade nessa linda caminhada.
    Senhor Jesus agradeço por preencheres completamente com
    teu amor,teu amor nunca cessa ou desiste😇😇🙌🙌💕💕🌹🌹🌹

    ResponderExcluir
  14. Que o Senhor fortaleça e dê perseverança a cada missionário para cumprir a sua missão.
    A alegria está no coração de que conhece a Jesus.
    Belíssima palavra.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos. Peço a Deus que derrame bênçãos de Amor e Paz sobre você...
    Jesus ressuscitado vem ao nosso encontro, no seu caminho existencial,na PALAVRA de Deus, no serviço da caridade aos sofredores, na Santa Eucaristia e no seu testemunho missionário. Fica conosco, SENHOR... e derrama bênçãos sobre a AMA neste dia de glória. Abençoa também, SENHOR, padre João Carlos continue com sua linda missão evangelizadora e nos ajudando na nossa vida espiritual.
    Desejo à toda equipe da AMA, um dia iluminado com muita saúde e muita paz.
    Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  16. Também leio todos os dias e me sinto maravilhada com suas espli ações.E muito bom ouvir a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  17. Que possamo sempre estarmos com JESUS ressuscitado em nosso coração, nos trazendo conforto e alegria nestes tempos difíceis. abençoado dia para todos ai.

    ResponderExcluir
  18. É uma reflexão bastante pertinente,pois ela está atualizado para nós que buscamos palavras de vida,todo meditações enobrece nosso Espírito verdadeiro encontro com Deus.

    ResponderExcluir
  19. Boa e abençoada tarde a todos que fazem parte da programação da mensagem e meditação que recebemos todos os dias
    Hoje au ler o evangelho teve muita saudade de um amigo irmão e companheiro de comunidade que cantava-mos na comunidade que até hoje participo e cantava-mos um cântico cujo refrão era assim

    Fica Senhor já se faz tarde
    Tenha meu coração para pousar
    Faz em mim morada plenamente
    Fica Senhor fica Senhor meu Salvador

    Peço a benção pra todos da minha família e em especial pra este meu amigo irmão n Médio do Carmo

    ResponderExcluir
  20. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por todas as graças que foram concedidas ao VOSSO povo. No entanto, me ajude rezar na VOSSA igreja. Me ajude servir os doentes. Me ajude louvá-Lo e glorificá-Lo da melhor forma possível. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ser um profeta poderoso em obras e palavras. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude com os santos anjos. Me ajude ter fé e confiança no meu SALVADOR. Me ajude explicar todas as passagens da Escritura. Me ajude ser hospitaleiro. Me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude abençoando o VOSSO povo. Me ajude participar melhor da SANTA MISSA. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Ressuscitado, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  21. Que houve que não teve o áudio da meditação do Evangelho de hoje?

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Padre João Carlos, suas músicas são Belíssima, fica conosco Senhor é tarde a noite já vêm. Obrigado pelas meditações, Jesus e a virgem Maria continuem abençoando sua MISSAO sua benção 🙌🙌

    ResponderExcluir
  23. Olá padre João Carlos. São sempre ricas as suas reflexões para nós. Só gostaria de sugerir- se pudesse alterar a MÚSICA de fundo;É bonita, porém triste. Dá uma certa angústia. No mais, é tudo muito enriquecedor. Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia padre João Carlos não sei o que dizer essa leitura quando eu leio e passa. Ela fica mais forte na minha vida e hoje só agradeco por voce padre e tantas outros que faz acontecer a palavra na nosso vida inflita como sua alimentação do seu dia a dia e digo fica conosco senhor e você e todos agora que precisa alimentação o mundo inteiro 🙏🙏🙏🙏🙏🙌🙌🙏jacinta

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS