PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A SANTA MISSA

A SANTA MISSA

E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo (Jo 6, 51)

30 de abril de 2020

Esse capítulo 6 de São João é uma bela catequese de Jesus sobre a Eucaristia. O povo que o rodeava depois da multiplicação dos pães e nós hoje também, todos precisamos dessa catequese. Só assim poderemos viver melhor o sacramento da Eucaristia, que ele celebrou na última ceia.



Pão é uma representação universal do alimento, de tudo que precisamos para viver. E Jesus, na sua catequese ao povo, em Cafarnaum, se compara com o pão. “Eu sou o pão da vida”. E retoma aquela imagem do Antigo Testamento, o maná. No deserto, quando caminhava para a terra prometida, o povo de Deus foi alimentado pelo maná. Era o pão descido do céu. O verdadeiro pão descido do céu, esse sim, é um pão que garante a vida eterna. Quem dele come, vence a morte. Esse pão é o próprio Jesus. ‘Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo’.


A Eucaristia, nos ensina a Igreja, é o memorial da Páscoa de Cristo, isto é, da obra da salvação realizada pela vida, morte e ressurreição de Cristo (Catecismo da Igereja Católica 1409). Jesus se ofereceu por nós, em sacrifício. Ele se deu por nós. Na ceia com os discípulos, ele fez a oferta de si mesmo a Deus. Na cruz, ele realizou essa oferta de sua vida. A Missa torna presente o sacrifício da cruz que foi oferecido uma única vez, em favor da humanidade.

E Jesus nos une ao seu sacrifício. Nós nos unimos a ele pela fé, pela escuta de sua palavra, pela comunhão no seu sacrifício. Na Missa, unimos nossos sofrimentos, nossas dores com a dele. Estamos unidos com ele na oferta de sua vida. Estamos unidos com ele nos frutos de sua morte e ressurreição.

A ceia de páscoa com os discípulos foi também um grande louvor a Deus: pelos dons da criação, pela história da salvação, pela entrega obediente de Jesus. A missa é uma grande ação de graças, um grande louvor. A palavra Eucaristia quer dizer ação de graças. E, com Jesus, damos graças a Deus pela criação, pela redenção, pela santificação, pela obra maravilhosa de Deus entre nós. Louvamos a Deus, particularmente, pela morte e ressurreição de Jesus.

É assim que, começamos a compreender melhor o que ele disse ao povo: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para vida do mundo”.

Guardando a mensagem

O sacrifício de Jesus na cruz e a sua ressurreição nos trouxeram vida, alcançando-nos o perdão dos nossos pecados e a vida nova de filhos de Deus. O sacrifício foi o oferecimento de sua vida. Carne e sangue representam a sua vida humana sacrificada. Na última ceia, Jesus antecipou sua oferta na cruz, celebrando a ceia da páscoa com os seus discípulos. Foi na ceia que ele tomou o pão e o vinho e disse aos discípulos que comessem e bebessem deles, pois era o seu corpo entregue e o seu sangue derramado. E pediu aos discípulos: “Façam isso em memória de mim”. A Missa é o memorial de sua morte e de sua ressurreição. Nela, continuamos a apresentar ao Pai a oferta de Jesus em sua cruz. Nela, entramos em profunda comunhão com ele, escutando sua palavra e comungando no seu corpo e no seu sangue. A Missa é o grande louvor que elevamos a Deus, por Cristo, com Cristo e em Cristo.

E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo (Jo 6, 51)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Quando a comunidade cristã, a Igreja, se reúne para celebrar a Ceia do Senhor, estás presente e ages entre nós: na assembleia dos irmãos, na palavra proclamada, no ministro que te representa e, de maneira muito especial, no sacramento do pão e do vinho consagrados. E, nós, Senhor, nesta ceia santa, estamos unidos a ti. E é por ti que sobem ao Pai os nossos louvores, a nossa confissão de fé, a nossa intercessão pelas necessidades da Igreja e do mundo. E de novo, pelas mãos da Igreja, te ofereces pela salvação de todos. E por teu intermédio, descem tantas bênçãos e graças do céu em nossas vidas! Tu és o pão vivo que desceu do céu para a vida do mundo. Bendito seja o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Participe da Santa Missa que celebro hoje, às 11 horas da manhã, com transmissão pelo facebook, pelo instagram, pelo youtube e pelo aplicativo Tempo de Paz.

Novo encontro às 22 horas, na live da Oração da Noite, nas redes sociais. Espero por você. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Peço a sua bênção padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. PARABÉNS PELO seu lindo trabalho Missionário.
    Continue semeando amor, fé e esperança .
    SENHOR JESUS, eu te louvo pela tua morte e ressurreição. Tu és o pão vivo que desceu do céu para a vida do mundo. Quem comer deste pão viverá eternamente.
    Que Deus nos abençoe e nos proteja de todo mal para termos um dia iluminado, bem tranquilo e muito feliz.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Pa.joao carlos sua benção. Pa peço oracao pelo meus familiares. Padre peco oracao pelo meu neto que tem vicios para que deus livre ele desse vicio. Deus abençoe o senhor lhe dando muita saude.

    ResponderExcluir
  4. ROSITANIA30/4/20 08:24

    Meu Deus socorrei nós dessa Pandemia e daí nós a Graça de ir logo ao teu encontro nós alimentar de ti!Amém

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos livre desse vírus

    ResponderExcluir
  6. Socorrei-nos nessa pandemia, na conversão de todos. Amém!

    ResponderExcluir
  7. Peço oração pra o meu NETO .
    Ele não crê em DEUS.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos
    Que o senhor tenha um ótimo dia e uma bela celebração que Deus te abençoe e proteja e te ilumine 🙌😇🌹💕

    Senhor Jesus, aceitamos o teu convite para entrar em nossa vida.Oramos para que tú cresças
    Em nós, que sejamos teus servos dispostos e humildade.
    Cristo em vocês, a esperança da gloria.🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Amém
    Pesso oração pela minha irmã Micaele que ganhou Nenê amanhã faz 8 dias EA bebezinha nasceu prematura é está na UTI precisa de muitos cuidados reze para que Deus tenha misericórdia da minha subrinha

    ResponderExcluir
  10. Ela está na UTI em Petrolina porque aqui onde nós mora que e na cidade de Euclides da Cunha Ba não tem UTI não precisou ser transferida para Petrolina o nome do hospital que ela tá e Dom Marlon e Petrolina

    ResponderExcluir
  11. Ó Deus, força daqueles que esperam, eu LHE agradeço por todos os profetas. Todavia, me ensine obedecê-Lo. Me ensine fazer boas leituras. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine explicar a Escritura. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine viver com alegria. Me ensine evangelizar com sabedoria e humildade. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine escutar, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ensine ter fé e confiança no meu SALVADOR. Me ensine comungar dignamente. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Que a PAZ de DEUS esteja com o mundo todo,nossas orações sempre. obrigada pela meditação diária.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre sou salete Nunes Vieira de Cascavel tenho sua oração todos os dias o padre cleodon que manda colocou minha família em oração Luciane aparecida massucatto e Rodrigo massucatto netos Mateus Gabriel castanha Eduardo Santana massucatto Guilherme Santana massucatto e minha mãe Maria Tereza vieira Zini em oração e o mundo inteiro em oração e todos os padre

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos, peço sua benção prá mim,minha família,meus irmãos da igreja e todos que estão passando por momentos difícil, peço oração por minha filha Taciana,que está enferma e por todos os enfermos de nossa cidade e do mundo inteiro.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS