As mulheres correram, com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos (Mt 28,8).
13 de abril de 2020
Segunda-feira da oitava da páscoa. Acabamos de celebrar o domingo da ressurreição e a grande alegria dessa solenidade se estende por oito dias, a oitava de Páscoa.
E você, nesta quarentena, passou bem a semana santa? Está conseguindo sintonizar com a alegria que está no nosso coração: a alegria de quem crê, o júbilo de quem encontrou Jesus ressuscitado?
No evangelho de hoje, Maria Madalena e outra Maria vão ao sepulcro, no domingo, cedinho. E elas têm uma grande surpresa. O anjo do Senhor remove a pedra do túmulo e lhes diz que Jesus não está mais ali. E que elas avisem aos discípulos que ele ressuscitou. As duas Marias partem depressa do sepulcro para avisar a Pedro e seus companheiros. Aí, elas têm uma segunda surpresa: o próprio Jesus vem ao encontro delas. “Alegrem-se”, disse ele. E elas se prostram e se abraçam com Jesus. Ele lhes diz que não tenham medo e que vão avisar aos discípulos para eles irem para a Galileia. Lá eles o encontrarão.
Os soldados que montavam guarda no túmulo de Jesus também vêem o anjo que removeu a pedra e ficam com muito medo. Alguns vão logo contar o acontecido às autoridades de Jerusalém. Os chefes do Templo combinam de dar uma grande quantia em dinheiro aos soldados para eles darem outra versão ao ocorrido. Os soldados então espalham que os discípulos de Jesus roubaram o seu corpo.
A ressurreição de Jesus foi uma boa notícia para os discípulos, para as mulheres que o seguiam, para o povo que o amava. A ressurreição de Jesus foi uma má notícia para os sumo-sacerdotes e anciãos do Templo de Jerusalém, para os seus opositores e para as forças militares que o executaram.
No caso das mulheres, a ressurreição foi motivo de encorajamento, alegria e disponibilidade para a Missão. Tanto o anjo como Jesus lhes disseram que não tivessem medo. Vencer o medo foi a primeira reação das mulheres. A segunda reação foi a alegria que tomou conta do coração delas. O próprio Jesus as convidou a alegrarem-se. E, diante da missão recebida, de comunicar aos discípulos a boa nova, elas moveram-se com presteza, com disponibilidade. Partiram depressa.
Guardando a mensagem
Estas são as três atitudes que precisamos cultivar nestes dias da Páscoa do Senhor: a coragem, a alegria e a disponibilidade para a missão. Vencer o temor, pela certeza de que Deus está ao lado dos sofredores e lhes dá vitória. Encher o coração de alegria pela nossa participação na vitória de Cristo. E colocarmo-nos à disposição para levar essa boa notícia a outros.
Por outro, lado tomemos distância das três atitudes dos soldados que guardavam o túmulo: o medo, o suborno e a mentira. Ao ver o anjo removendo a pedra, os guardas ficaram morrendo de medo. Os chefes resolveram dar-lhes um bom dinheiro em troca do seu silêncio. E eles aceitaram ser subornados. E deviam espalhar uma mentira, fake news, notícias falsas, tão em moda: dizer que os discípulos roubaram o corpo, enquanto eles dormiam.
As mulheres correram, com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos (Mt 28,8).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Infelizmente, vemos, todo dia, muita gente, longe da vida nova que trouxeste, movendo-se nas sombras para fazer valer seus interesses, semeando medo, promovendo suborno e espalhando mentiras. Que o mal não prevaleça sobre nós, Senhor. Livra-nos do mal. Dá-nos, sim, imitar, as atitudes das mulheres que te encontraram naquela manhã de domingo: a coragem, a alegria e a disponibilidade para a missão. Assim, poderemos ser testemunhas de tua vitória e de nossa vitória contigo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, responda a esta pergunta: Por que a Páscoa é tão importante para você?
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Goste muito. Muito obrigada, Pe. João Carlos, por disponibilizar um conteúdo tão profundo para nossa reflexão e crescimento espiritual.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua bença e por que é o dia de muita paz e alegria .li pesso oração pra mim e para minha família tenham bom dia e sempre 🙌🙌🙌🙌👐
ResponderExcluirAmém padre João Carlos, bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus nos livre desse vírus.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima semana🙌🙌💕
ResponderExcluirSenhor Jesus com sua ressurreição, tu és tudo para mim, que cada dia mim dê pode para mostra que o senhor é o caminho e a solução.Vazei o meu coração semelhante ao vossos 🙌🙌💕
Excelente reflexão
ResponderExcluir💒
ResponderExcluirBom dia Padre e obrigado pela linda reflexão sobre o Evangelho de hoje. Com certeza estou dos que acreditam na ressurreição do Senhor. Amém
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos.
ResponderExcluirAgradeço, padre João Carlos, pela MEDITAÇÃO da palavra de DEUS que nos proporciona um conteúdo muito rico para nossa reflexão e crescimento espiritual...
A Páscoa é muito importante para a vida da humanidade, porque é a maior história de amor que o mundo já viveu!
Que o Senhor Jesus, nosso pai fiel, proteja o mundo desta Pandemia e nos traga em breve a Paz e a tranquilidade... Confiamos em Ti, SENHOR!!!
Desejo que Deus abençoe o dia de Padre João Carlos e toda equipe da AMA.Que todos tenham uma ótima semana!
Ester de Campinas São Paulo.
Padre eu pesso oração pela minha saúde física e mental que eu seja libertada da anciedade do medo é também pesso pela minha família pelo meu esposo Gutemberg para que Jesus Cristo der paciência pra ele
ResponderExcluirOração para que reine a paz a hármonia no meu lar na minha casa e na casa dos meus pais
ResponderExcluirEpifania de Jesus
Renato Francisco Soares de Santana
Esses são os nomes de meus pais
Reze pela saúde deles
Meu pai tem câncer de próstata
Minha mãe depressão e não quer tomar os medicamentos
Amém!! Principalmente é importante para mim pela a ressurreição de Jesus Cristo,nunca tive coragem de assistir ao filme de jesus prá não ver aquele sofrimento.
ResponderExcluirÓ Deus criador do universo, eu LHE agradeço pela ressurreição do meu SALVADOR. Contudo, me conceda a graça de ter os dons e os frutos do Espírito Santo. Me conceda a graça de evangelizar com sabedoria e autoridade. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de evitar o pecado e o medo. Me conceda a graça de viver com alegria e esperança. Me conceda a graça de buscar o caminho da santidade e da vida. Me conceda a graça de testemunhar o Evangelho. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de adorá-Lo com sinceridade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirA ressurreição é momento que temos que refletir nossas vidas, nosso comportamento perante o próximo, isso que está acontecendo com nós nesse momento de pandemia e para mostrar para humanidade que somos todos iguais, temos que controlar nossa compulsividade e refletir nossos atos, pensamentos e palavras,e aprender falar com Deus, ele nós guiará sempre para um caminho certo. Amém.
Que Deus e Nossa Senhora nos conceda serenidade, disciplina e alimento para nossa Fé nesse momento ímpar que estamos passando por conta da pandemia.
ResponderExcluirPe João Carlos ,a sua benção , a cada mensagem que lemos e cada meditação que ouvimos é uma luz que nos ilumina na nossa caminhada rumo a nossa vida de santidade e nós guia para o seguimento de nosso senhor Jesus Cristo porque Ele mesmo nós desse eu vou a frente segui-me e me verei louvado seja nosso senhor Jesus Cristo ressuscitado hoje amanhã e sempre
ResponderExcluirUma homilia muito bem explicada
ResponderExcluirBoa noite Pe João Carlos sou Damiana Recife,que nossa casa seja lugar da contemplação do Cristo vivo Ressuscitado.
ResponderExcluirPadre João Carlos abençoada seja sua noite,e de sua família também, obrigada por todos os dias enviar esta meditação, por favor se cuidem, os cuidamos com muito carinho por aqui. até amanhã se DEUS quiser. Nossa Senhora de Fátima os cubra com seu Santo Manto. sua bênção.
ResponderExcluir