PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SUPERAR A MENTALIDADE DOS FARISEUS

SUPERAR A MENTALIDADE DOS FARISEUS

Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus (Mt 5, 20)


06 de março de 2020.

No Sermão da Montanha, Jesus está nos apresentando um manifesto do Reino. Jesus percebia que era necessário superar a mentalidade dos fariseus. ‘Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus’. Para eles, agradar a Deus era cumprir escrupulosamente as leis escritas nos Livros de Moisés e em sua tradição oral. Justo, abençoado, ensinavam eles, é quem pratica a Lei de Deus, com todos os seus erres e efes. Bom, praticar a Lei de Deus é uma coisa boa. “Feliz o homem que observa os seus preceitos”, diz o Salmo 118. O problema é quando se vive uma mentalidade legalista, onde a pessoa não vê mais nada a não ser a realização do que lhe foi mandado. Gente assim se esquece para que existe aquela Lei e vira escravo da letra da Lei.

Na verdade, entendemos, com São Paulo, que não é o cumprimento da Lei que nos salva. O que nos justifica, nos torna santos, é o amor de Deus por nós, amor que veio ao nosso encontro em Jesus Cristo. É Cristo quem nos justifica, e o fez por sua morte redentora. Fomos justificados pelo seu sangue, diz São Paulo na carta aos Romanos (Rm 5, 9).

Jesus quer que, pela nossa condição de justificados por seu amor na cruz, sejamos capazes de fazer mais do que a Lei de Moisés manda. Não apenas fazer o que a letra da Lei determina, mas, pela experiência do amor de Deus e pela caridade, temos que ir mais adiante, fazer bem mais. Trata-se, então, de viver os mandamentos de Deus de maneira ainda mais profunda e respeitosa. No evangelho de hoje, Jesus comenta três dos mandamentos de Deus: Não matar, não cometer adultério, não jurar falso. Olhemos melhor, hoje, esse mandamento “Não matar”.

Aos antigos, foi dada esta lei: “Não matar. Quem matar será condenado pelo tribunal”. A nova lei de Jesus, ou melhor, o modo novo de ver a antiga lei, é ainda mais exigente. Matar é o extremo. Mas, a morte do outro começa com golpes aparentemente leves: a indiferença, a desconsideração, o desprezo, o preconceito, a ação movida pela cólera. A ofensa a Deus e ao próximo não é só matar com uma arma de fogo ou uma arma branca ou química. Há outras formas de matar aos poucos, igualmente repudiáveis: o bullying, a difamação, a intolerância, a discriminação. A lei do Evangelho exige mais do que o simples mandamento “Não matar”; inclui também não desqualificar alguém, considerando-o burro, ignorante, incapaz. Isto também é uma forma de violência e de morte. Palavras e atitudes também podem ser armas letais.

Para ser réu no tribunal, nem precisa chegar a cometer homicídio, aborto, eutanásia, feminicídio ou coisa parecida. Já vira réu quem se encolerizar com seu irmão, ensinou Jesus. Encolerizar-se com o irmão é agir movido pela raiva, pela cólera. Quando alguém se deixa tomar pela raiva, acaba magoando, machucando, agindo com violência e sentimentos de vingança. A ação movida pela cólera é impensada, violenta, cega. É melhor se acalmar no momento para não ter que amargar um arrependimento depois. Quando a raiva vier, é preciso parar, respirar, deixar baixar a poeira. Assim, a ação que vier será menos impulsiva e poderá mais facilmente ser pautada por respeito, consideração e disposição para a reconciliação. Isso, sim, é digno de um cristão.

Guardando a mensagem

Os mandamentos de Deus continuam valendo. Mas, Jesus alarga a sua compreensão. ‘Não matar’ não é só tirar a vida dos outros, mas também não ofendê-los em sua dignidade, desprezá-los, difamá-los. O adultério começa no olhar malicioso que é desrespeito e violência contra a mulher. Mais do que “não jurar falso”, falar sempre a verdade. O esforço por tratar bem os outros, em todas as situações, se harmoniza com a busca de reconciliação. E essa é uma condição para o culto a Deus. Jesus orientou claramente: “Deixa a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão”. Somos construtores de fraternidade, controlando em nós o impulso da ira, a tentação da indiferença, a violência do preconceito.

Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus (Mt 5, 20)

Rezando a mensagem

Senhor Jesus,

Vivemos em um mundo de muitos desencontros. Facilmente nos contrariamos, ficamos com raiva, nos frustramos, nos decepcionamos ou decepcionamos os outros. Às vezes, nossa reação é movida pela raiva, pela cólera, pelo ódio. E sabemos que esses sentimentos são fonte de violência, em nossa convivência. Hoje, recordamos o que disseste sobre os mandamentos de Deus. Senhor, ajuda-nos a viver no meio das dificuldades da vida com serenidade e fortaleza. E a defender nossos direitos ou nossos pontos de vista, sem agredir ou insultar quem não pensa como nós. Que em toda e qualquer contrariedade, sejamos iluminados por tua palavra e por tua mansidão. Em nossa prece de hoje, nós te recomendamos, Senhor, as vítimas das fortes chuvas na baixada santista, sobretudo em Santos, São Vicente e Guarujá. Sê conforto para os seus familiares e força para os desabrigados. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Para se fortalecer no caminho do evangelho reze muitas vezes, hoje: “Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso”.

06 de março de 2020

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos, Jesus te abençoe. Ó Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso. Verdade Padre, não podemos falar na hora dá raiva, nesse momento só vamos agredir às pessoas. Obrigado Padre pelas meditações, que Jesus, Maria e José abençoem sua Missão.🙌🙌🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espetacular as meditações e as orações feitas pelo Padre João Carlos, que canta e que ENCANTA os seus seguidores. Saúde e muita vida longa a esse excelente mestre humano.

      Excluir
  2. Mto obrigada padre João Carlos pela meditação, falar e agir no meio da raiva prejudica não só ao próximo, prejudica principalmente a nós mesmos. "Ó Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso"

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Padre, em meu trabalho estou vendo que por conta de política e por conta de intolerância religiosa, escuto comentários maliciosos sobre uma pessoa por não compartilhar da mesma ideologia e por sempre a palavra de Deus acima desses comentários. Está pessoa está sendo discriminada.
    Me preocupo pq comentam comigo, pensando que irei concordar.
    Peço a Deus que não misture as coisas e a calma, o respeito prevaleça.

    ResponderExcluir
  4. meu nome é ornilda Bom dia padre João Carlos vou fazer minha oração sim prá meu Deus fiquei na paz do senhor 🙌 🙌

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que Deus o abençoe sempre.obrigada por sua mensagem que recebo todos os dias.verdade devemos esperar a hora certa de por nosso ponto de vista fazendo com amor e respeito ao outro porque na hora da raiva cometemos injustiça.linda a música.peço sua benção.

    ResponderExcluir
  6. Jesus manso e humilde de coração fazei o meu coração semelhante ao vosso.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que deu ti abençoe sempre sua postagem tem me ajudado muito obrigado

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos. Gratidão, SENHOR, pela vida!!!... Gratidão também pela MEDITAÇÃO e reflexão do Santo Evangelho. Os mandamentos de Deus faz parte da nossa caminhada para Jesus... SENHOR, que sejamos iluminados por tua palavra e por tua mansidão. SENHOR JESUS, por favor, me conceda um coração cheio de misericórdia e compaixão... SENHOR, tende piedade das vítimas das chuvas que caíram na baixada Santista: Guarujá, São Vicente etc. Conforta e fortalece os familiares dos desaparecidos . Ó JESUS, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso. À padre João Carlos e toda equipe da AMA, o meu BOM DIA abençoado por DEUS.

    ResponderExcluir
  9. Jesus humilde e manso de coração faz o meu coração semelhante ao seu.


    Bom dia Padre João Carlos e que Deus esteja presente em nossas lindas vida amém.

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos,rezei por todos vocês dai, na missa do SAGRADO CORAÇÃO de JESUS hoje cedo BOM DIA!!!!muito obrigada por essa meditação enviada, DEUS o abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos Deus pai, quero encher meu dia dê ti.Em vez de enche lo de remorso.mim tranquilize diante dos problemas, que eu tenha que enfrentar, que eu seja mansa e humilde de coração semelhante ati.amado pai🙌💙

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos muito importante o santo evangelho e a reflexão de hoje, que o senhor nos explicou com tanta clareza.Devemos ouvir a voz de Deus em silêncio emnosso coração para sabermos definir o que ele espera de nós para podermos nos salvar,peço ao bom Jesus que eu saiba ter paciência quando um irmão me ofender.O bom Jesus eu vos peço um coração manso e umilde como o vosso quenos perdoa sempre,devo ter compaixão do meu irmão e ajuda-lo sempre por amor a Jesus. Penso nos nossos irmãos mais próximos são os que mais precisam de nossa compaixão. Muito obrigada padre João Carlos Peço a Jesus e Maria que lhe guardem em todos momentos de sua vida. Socorro Martins.

    ResponderExcluir
  14. Amém padre João Carlos, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  15. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço pelas chuvas no sertão nordestino. No entanto, me ensine ter um verdadeiro arrependimento de todos os meus pecados. Me ensine guardar todas as leis e a praticar o direito e a justiça. Me ensine ter uma boa conversão. Me ensine abandonar o mal, a infidelidade, a raiva e o pecado. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine tratar as pessoas com amor, carinho, educação e caridade. Me ensine está bem com todas as pessoas. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS