PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SÃO JOSÉ, VALEI-NOS!

SÃO JOSÉ, VALEI-NOS!

José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. (Mt 1,20)


19 de março de 2020.

Eles estavam noivos e ela apareceu grávida. Na verdade, já tinham feito as demoradas cerimônias de casamento. Mas, como era costume, não se ia logo morar juntos. Foi nesse tempo, em que ela ainda estava com os pais, que apareceu grávida. Mas, não era dele. Ele ficou desnorteado. Por que ela fez isso comigo? Casamento pronto, tudo arrumado... Num caso como esse, a Lei previa que ele devia denunciá-la ao conselho dos anciãos de sua vila, no caso Nazaré. Ela seria julgada e sentenciada. Certamente, o caso seria reconhecido como adultério.... e a Lei era rigorosa com esse gravíssimo deslize. Devia ser apedrejada. José estava triste e confuso. O casamento estava acabado. E o que ele iria fazer? Denunciá-la? Não, isso não, de jeito nenhum. Ele amava demais sua noiva para fazer isso. Resolveu fugir... a culpa recairia sobre ele. Iria tentar a vida bem longe. Era melhor. Ela criaria seu filho, com o apoio da família. Ele sairia por mau e irresponsável. Foi dormir, assim, triste, sofrido, com essa decisão na cabeça.

Dormindo, José teve um sonho. O anjo do Senhor veio lhe explicar que o que aconteceu com Maria foi da vontade de Deus, que ela concebeu pela ação do Espírito Santo; que ele não tivesse medo de recebê-la como esposa; e que desse ao filho o nome de Jesus. José acordou assustado, mas decidido. Fez como o anjo do Senhor havia mandado.

O que será que o anjo realmente mandou José fazer? Primeiro, receber Maria por esposa. Estar ao lado de Maria, em sua gravidez, na educação do seu filho e em tudo, como esposo, companheiro, apoiando-a, protegendo-a, partilhando com ela as responsabilidades de uma família. E José, que tanto amor tinha por Maria, abraçou essa missão de esposo. Segundo, o anjo mandou que ele desse o nome de Jesus ao menino. E a missão do menino já estava expressa no seu nome: salvar o seu povo dos seus pecados. Dar o nome ao menino significava reconhecê-lo publicamente como filho, garantir sua pertença à família de Davi. Por meio de José, o filho de Deus seria também filho de Davi, seu descendente. E foi assim que José assumiu a condição de pai da criança.

Guardando a mensagem

Festejamos hoje uma figura muito especial, o esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. José é o homem obediente a Deus. Ele faz a vontade de Deus, assim que a conhece, com toda dedicação e enfrentando qualquer dificuldade. A sua acolhida da vontade de Deus é um grande exemplo para nós. José é também uma testemunha de Jesus. Com sua vida de pai e de esposo, ele nos diz quem é esse Jesus, que vai aprender com ele a ser um homem justo, um judeu piedoso, um carpinteiro útil na comunidade: ele foi concebido pela ação do Espírito Santo em Maria Virgem, ele veio salvar o seu povo dos seus pecados, ele é o filho de Deus e o filho de Davi.

José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. (Mt 1,20)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,

Que todos, pais e filhos, todos nós aprendamos de São José a acolhida respeitosa da vontade de Deus. Com o seu exemplo, ele nos ensine a amar e proteger nossas famílias. Pedimos a proteção dele sobre os pais de famílias, os desempregados, os trabalhadores, os migrantes. Nós hoje, Senhor, estamos apreensivos com a multiplicação de casos de gente infectada pelo novo coronavírus, em todo o país. E entristecidos pela suspensão da celebração da Santa Missa com o povo em muitas Dioceses. Reconhecemos ser necessária essa medida, mas ela nos dói, porque nos exclui da celebração da Santa Eucaristia, fonte de força e de bênçãos para nós. Senhor, que a presença da Igreja nos meios de comunicação social e digital supram essa lacuna que se cria com a ausência da Santa Missa. E que todos nós, fortalecidos pela tua graça, sejamos preservados desta atual pandemia e, na caridade, protejamos os idosos, os enfermos e os mais pobres e desprotegidos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Hoje, é dia de rezar pelo seu pai. Falecido ou aqui na terra, ele merece todo o seu carinho e suas preces em favor de sua felicidade e sua realização em Deus. Hoje, reze pelo seu pai. Reze também pela Igreja, de quem são José é o patrono.

Todas as quintas-feiras, a partir de hoje, enquanto durar essa quarentena pelo coronavírus, vou celebrar a Santa Missa pelas redes sociais e pelos aplicativos. Será sempre às 11 horas da manhã. Vou rezar por você, também. 

A gente se encontra às dez da noite, no facebook, para a novena extraordinária de Nossa Senhora Auxiliadora pela proteção contra esta epidemia. Vou deixar o texto da novena, logo após a Meditação escrita. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Padre João Carlos, São José interceda por todas as nossas famílias, gratidão por todos os dias enviar a meditação para nós. DEUS abençoe vocês todos dai também . Fiquem com nossas preces sempre. BOM DIA! PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMÉM QUE DEUS NOS AJUDE A ENFRENTA ESSA PANDEMIA E LOUVEMOS HIJE A SÃO JOSÉ O GRANDE GUERREIRO DE NOSSA FÉ.

      Excluir
  2. Maria Emília Jesus Maria e José eu e minha família vossa é Maria passa na frente Pisa a cabeça da serpente e esmaga

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que Deus abençoe todos nós peço oração pela manhã família meu filho Thomaz é minha esposa Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus Maria é José nossa família vosa é Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente

      Excluir
  4. São José intercede por todos ,neste momento de dor e perda ,para que não percamos a esperança.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, padre João Carlos, peço por todos os enfermos, pelo meu neto cura e libertação dos vícios e a restauração do Hyann, peço pelos desempregados, nossos idosos e por todos os meus familiares, pela minha união com José Elton pelo nosso PAPA Francisco e todo o CLERO, pelas almas do purgatório.

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos bom dia, eu quero agradecer por essas mensagens que o senhor nus envia.E peço oração para toda minha família obrigada.Paz e bem

    ResponderExcluir
  7. Sua bênção Padre!!
    PEÇAMOS ao nosso glorioso São José as graçás de que tanto estamos necessitando neste momento, o extermínio desse mal que assola toda humanidade
    Glorioso SÃO JOSÉ VALEI ME!
    Valwi nos SÃO JOSÉ??
    AMÉM

    ResponderExcluir
  8. bom dia padre,quero agradecer por toda manhã eu receber a bênção através dessa homilia.
    que reze pela minha família.

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos, como localizar a santa missa, das 11h?

    ResponderExcluir
  10. Padre são José carlosbore pela minha família.maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente.

    ResponderExcluir
  11. Maria passa na frente cuida da minha família amem

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos mais uma vez agradeço pela partilha da meditação, Deus te abençoe, rezemos para que Deus tenha misericórdia de nós e nos livre desta pandemia que assola a humanidade

    ResponderExcluir
  13. Amém padre João Carlos, obrigada pelas suas palavras tão lindas , que Deus nos proteja de todo mal.

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos agradeço a Deus pela sua existência, que no dia de hoje, dia de São José que ele proteja a nossa família e todos os necessitados, vou ensinar uma pequena oração, que é assim, sagrado coração de Jesus, imaculado coração de Maria, é coração de São José eu vós consagro neste dia a minha mente, as minhas palavras, o meu corpo, o meu coração e a minha alma, para que a vossa vontade seja feita neste dia amém. Se for rezada de noite falamos nesta noite, é se for rezada de tarde falamos nesta tarde amém

    ResponderExcluir
  15. Sou Damiana de Recife,sua benção Pe João Carlos,São José Rogai por Nós, Jesus Maria e José minha família vossa é.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Padre João Carlos. Meu querido São José, à ti e ao Deus amado, toda minha GRATIDÃO pela proteção que recebo no meu dia-a-dia. Ó Deus,eu me entrego em tuas mãos. Que não me falte fé para acreditar, força e coragem para continuar lutando. Que todos, país e filhos, todos nós aprendamos de São José a acolhida respeitosa da vontade de Deus. SenhorJesus tem piedade de nós e do mundo inteiro... Que Deus abençoe o padre João Carlos e toda equipe da AMA. Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  17. Amém Amém Amém São José rogai por todos nós e pelo o Brasil e o mundo inteiro 🙏🙏🙏 obrigada padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  18. Ó glorioso Deus altíssimo, eu LHE agradeço por mais um ano de vida. Entretanto, me ajude servi-Lo com sinceridade. Me ajude ser um bom filho. Me ajude ter mais fé e esperança. Me ajude cumprir a VOSSA lei. Me ajude ser guiado pelo Espírito Santo. Me ajude ser justo e obediente. Me ajude ter bons sonhos. Me ajude perdoando o VOSSO povo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Nossa senhora virgem Maria mãe de Jesus e nossa e são José operário, interceda por nós o pai e o filho , para impedir a propagação dessa coronavirus em todo mundo , em nome de Jesus amém.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde agradeço primeiro a DEUS e depois o padre porque eu consigi um trabalho obrigado pelas orações

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS