PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SINAL DE JONAS

O SINAL DE JONAS

No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão (Lc 11, 32)

04 de março de 2020



Parece que Jesus andava meio decepcionado... A pregação do Reino bem merecia uma acolhida mais entusiasta. Sua palavra, seus milagres... tanto esforço, tanto compromisso da parte dele e, ao que parece, pouco resultado. Certamente, por isso, ele estava dizendo: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”.



Jonas foi um sinal para o povo de Nínive. Ele, a mando de Deus, pregou por três dias na grande cidade, anunciando o castigo de Deus sobre todo aquele povo. Castigo por conta de sua impenitência, de sua vida de maldade e violência. E o povo de Nínive, diante daquela pregação do profeta, tomou consciência de sua condição e implorou a misericórdia de Deus. Acolheu a pregação de Jonas como um convite urgente à penitência e à conversão. Do pequeno ao grande, do pobre ao rei, todos se sentaram em cinzas e pediram perdão de seus pecados. Jonas foi um sinal para o povo de Nínive. Uma convocação à conversão. Mas, também um sinal da misericórdia de Deus, pois Deus, tendo desistido do seu intento de destruir tudo, mostrou a sua misericórdia, dando o seu perdão.


Esse sinal de Jonas para o povo do seu tempo estava sendo reeditado na presença de Jesus, na sua pregação. Como Jonas foi um sinal para o povo de Nínive, assim Jesus seria para o povo do seu tempo. Jonas pregou por três dias, cobrindo toda aquela cidade pagã. Jesus pregou por três anos, percorrendo todo o país. Ele também trazia um convite urgente à conversão. Ele começou sua missão, convidando todos a acolherem o Reino que estava se aproximando: convertam-se e creiam no evangelho. O convite à conversão, na verdade, é um convite à acolhida da misericórdia de Deus.

Jesus estava lembrando que o povo de Nínive recebeu melhor o profeta Jonas do que o seu povo a ele. Converteu-se à pregação de Jonas. E ali, Jesus não estava encontrando a mesma acolhida, nem a mesma disposição para a conversão. O povo de Nínive iria ser juiz daquele povo do tempo de Jesus. E iria condená-lo. E quem estava ali anunciando a mensagem de Deus para eles não era simplesmente alguém como Jonas. Como ele mesmo disse, ali estava alguém maior que Jonas, o próprio filho de Deus. 

Guardando a mensagem

O povo pagão de Nínive converteu-se à pregação de Jonas. O povo de Deus do tempo de Jesus respondeu com indiferença à sua pregação. E um bom grupo reagiu com violência à boa notícia anunciada por ele. A pregação do Evangelho, que anuncia o Reino de Deus, continua hoje e chega até você e à sua família. Como é que vocês estão reagindo a esse anúncio que pede conversão e acolhida do amor de Deus? Como o povo de Nínive? Como o povo do tempo de Jesus?

No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão (Lc 11, 32)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

essa página do Evangelho vem reforçar nossa caminhada cristã, que é um permanente convite à conversão, à acolhida da vida nova que tu nos alcançaste em tua cruz. Concede-nos, Senhor, que vençamos a indiferença, que é atitude típica do nosso tempo: o não ligar, o deixar pra lá, o não dar importância. Que a tua Palavra encontre abrigo em nossos corações e em nossas vidas, nos animando num processo de verdadeira conversão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A conversão é a nossa resposta à Palavra de Deus. A conversão é obra nossa e do Espírito Santo de Deus em nós. Assim, hoje, peça ao Santo Espírito, mais de uma vez, a graça da conversão.

04 de março de 2020.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos. Desejo Que Deus abençoe o seu dia e lhe conceda muita saúde e muita paz. Agradeço a linda mensagem que nos a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR e a REFLEXÃO do Santo Evangelho de hoje. SENHOR JESUS, que a tua palavra encontre abrigo em nossos corações e em nossas vidas, nos animando num processa de verdadeira conversão. SENHOR, deste a tua vida por nós. Jesus, dai-me a graça da conversão, para que eu possa trilhar o teu caminho sem nunca desistir de seguir em frente nos momentos mais difíceis. Jesus, Tu és maravilhoso sobre todas as coisas!!! Deus abençoe padre João Carlos e todos da AMA. Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Senhor transforma meu coração.

    ResponderExcluir
  3. Peço pela minha conversão e dos meus familiares.Misericórdia meu Senhor e Deus.🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Senhor Jesus dai-me a graça da conversão.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos, que seja esse dia repleto das bênçãos de DEUS em sua vida, de sua família e de todos da AMA, nosso carinho e nossa gratidão por todos os dias, e todas as horas, estar presente em nossos lares e podermos contar com sua atenção, sua presença amiga e essa meditação para fortalecer nossa fé diária, Santa Filomena sempre interceda a JESUS pelo sr. e por sua missão. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  6. Paz e bem!
    A homília de hoje, nos convida a conversão, peço que a humanidade seja tocada por esse apelo que vem de Jesus!

    ResponderExcluir
  7. Jesus!Dai-nos a conversão a mim,meus filhos: Benedita Dheerllen e Francisco David,e meu esposo Benedito

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos. bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  9. Amém padre João Carlos que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Pe Joao por todos os dias nos evangelizar, trazendo a palavra de Deus aos nossos coraçoes.Que Deus o abençoe e que o ES seja seu guia e educador. Shalom!!!

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos boa tarde. Ouvi o áudio li a mensagem e a reflexão da palavra de Deus é preciso fazermos um exame de consciência,pedindo a Jesus e ao Divino ESPÍRITO Santo que nos ilumine onde estamos errando.Estamos ouvindo a palavra de Deus todos os dias pregada Pelos Ministro de Cristo através dos Evangelhos e estamos dando pouca atenção e no dia do juízo final os Ninivitas se levantaram contra nós para nos acuzar.Peço a Jesus que me dê um discernimento para eu ouvir e praticar a palavra de Deus em minha vida como uma filha de Deus renunciando a tudo que lhe dezagrada,fazendo penitencia e servindo aos meus irmãos para que Jesus tenha piedade de mim pobre pecadora. Obrigada padre João Carlos por tanto nos orientar seguir o caminho de Deus. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos que Deus te abençoe e ilumine.obrigada pó cada dia mim mostrar como devo ser uma verdadeira cristã.senhor Jesus na caminhada da minha vida coloque sempre pessoas iluminada para eu ser uma pessoa melhor.Que Cristo viva sempre em mim 🙌😇💙

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos obrigada por ter a paciência e sabedoria de nós evangelizar todos os dias Deus lhe dê saúde e muitos anos de vida um abraço

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Padre João Carlos, agradeço a Jesus pôr tudo e peço paciência pra seguir firme no caminho. Jesus te abençoe e te proteja sempre.

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus e meu tudo, meu supremo tesouro, eu LHE agradeço por minha família. Contudo, me ajude viver o meu profetismo batismal. Me ajude evangelizar da melhor forma possível. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude ter mais fé e confiança no meu REDENTOR. Me ajude fazer bons jejuns e boas penitências. Me ajude rezar com força, humildade e perseverança. Me ajude fugir do caminho mau e de suas práticas pervesas. Me ajude perdoando o VOSSO povo. Me ajude praticar obras de conversão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS