PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

+

Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1, 28)

25 de março de 2020.
Nove meses antes do Natal, celebramos, hoje, a solenidade da Anunciação do Senhor – o dia em que a iniciativa de Deus se encontra com a adesão de sua humilde servidora. É o mistério da encarnação do Verbo.
Primeiro, Maria  ficou assustada. De repente, o anjo com uma saudação estranha. “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. O que está acontecendo? O que isso significa? ‘Não tenha medo, Maria. Deus está muito feliz com você. Você vai conceber e gerar o filho dele, o filho que vai herdar o trono de Davi’. Maria ainda estava assustada, mas já tinha uma resposta. Deus estava feliz com ela e comunicando-lhe uma grande missão.
Depois do susto, veio a dúvida. ‘Não é possível uma coisa dessas... eu nem casada sou. Como é que uma virgem pode ser mãe?’ E o anjo: ‘Para Deus não tem isso não, Maria, tudo é possível para ele. Quer um exemplo? Izabel. Estéril, idosa, agora está grávida de seis meses’. ‘Como Deus é grande, como ele é bom’, pensou Maria. Desvaneceu-se a dúvida. Ele é o todo-poderoso. Ele faz maravilhas.
Passado o susto, ela dialogou responsavelmente para ver o alcance do que lhe estava sendo comunicado. A dúvida foi esclarecida. Vem agora a entrega. “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Entrega-se ao cumprimento da vontade do Senhor manifestada na palavra do anjo. Realizará a sua vontade, como serva. Entrega humilde, generosa, total.
É, Deus sempre nos surpreende. Manda-nos seus recados. Ele nos pega de surpresa. Suas propostas alteram profundamente a normalidade do nosso caminho, de nossa vida. Ele tem planos diferentes dos nossos. Mas, não é uma ordem do dia, uma distribuição aleatória de tarefas que se dá a qualquer um. É, antes de tudo, uma escolha amorosa. É um voto de confiança de quem ama a quem ele cumulou de toda graça, de toda bênção. A escolha é antes de tudo um sinal distintivo do seu amor. “Não foram vocês que me escolheram, fui eu que escolhi vocês”, afirmou Jesus.
Guardando a mensagem
O “sim” de Maria foi muito especial. Depois do susto, ela procurou saber o alcance daquele convite tão especial da parte de Deus. Convenceu-se de que ele pode tudo e que, com ele, ela poderia vencer qualquer obstáculo, começando por fazer fecunda a sua virgindade. Teve fé. Izabel fez-lhe um elogio por sua fé: “Bem-aventurada a que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor se cumprirá”. A primeira reação à entrada surpreendente de Deus em nossa vida, integrando-nos ao seu projeto de salvação, é o susto, a surpresa. Depois vem a dúvida. E por fim, a resposta. Às vezes, ela não é como a de Maria, a de entrega generosa e humilde. Às vezes, é presunçosa e egoísta. É, muitas vezes, Deus tem recebido um “não”. ‘Não vou, porque já tenho o meu projeto, vou cuidar da minha vida ao meu modo’... Mas, hoje, dia da Anunciação do Senhor, não é dia de ‘não’, hoje é dia de ‘sim’, do ‘sim’ de Maria e do seu ‘sim’ generoso e fiel, meu irmão, meu irmã.
Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1, 28)
Vamos rezar a Palavra
Senhor Jesus,
temos hoje uma alegria e uma tristeza no coração. A alegria pela solenidade da anunciação, com a qual festejamos a iniciativa misericordiosa do Pai de enviar-te em nossa natureza humana, a tua adesão obediente de Filho amoroso e o ‘sim’ de tua mãe Maria, cheia da graça do nosso Deus. E a tristeza de celebrar essa linda solenidade em meio a uma quarentena por causa do vírus que está circulando. Nem é bem a quarentena que nos entristece, mas as pessoas que estão morrendo por causa do vírus. O mal está se estendendo por todo o mundo, com crescente número de infectados e muitos óbitos. Senhor, tua vinda continua nos mostrando quanto somos amados por Deus. E quanto ele quer nos salvar por meio de ti. Assim, tu que viste aqui na terra tanto sofrimento, tanta doença, tem compaixão de nós e livra-nos desse covid-19. Abençoa, Senhor, os profissionais da área da saúde e os que estão trabalhando em frentes indispensáveis. Conserva-nos serenos no meio dessa tempestade, confiantes na misericórdia divina e abençoa as nossas famílias em quarentena. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Hoje, quarta-feira, no Terço Mariano, contemplamos os mistérios gloriosos. Se você não puder rezar o terço todo, hoje, reze pelo menos um mistério.
Estou lhe enviando um link, para o caso de você precisar lembrar como se reza o terço ou como se contempla os mistérios de hoje.
Lembre de rezar a novena de Nossa Senhora Auxiliadora, para proteção de sua família.  
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


COMO REZAR O TERÇO



“PELO SINAL da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos”. “Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

Oferecimento do Terço
“Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, contemplando os mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos particularmente (colocam-se as intenções).”

Oração do Credo - (Na Cruzinha)
Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na Ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Oração do Pai-Nosso (em todas as bolinhas maiores)
Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Oração da Ave-Maria (em todas as dezenas - bolinhas menores)
Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai (ao final de cada dezena)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Jaculatória (após os Glória ao Pai)
Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.


CONTEMPLANDO OS MISTÉRIOS

Mistérios Gozosos (segunda e sábado)
1. No primeiro mistério contemplamos a Anunciação do anjo e a Encarnação do Verbo.
2. No segundo mistério contemplamos a Visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel.
3. No terceiro mistério contemplamos o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em Belém.
4. No quarto mistério contemplamos a Apresentação do Menino Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora.
5. No quinto mistério contemplamos a perda e o encontro do Menino Jesus.

Mistérios Dolorosos (terça e sexta)
1. No primeiro mistério contemplamos a Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
2. No segundo mistério contemplamos a Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
3. No terceiro mistério contemplamos a Coroação de espinhos de Nosso Senhor.
4. No quarto mistério contemplamos Nosso Senhor carregando penosamente a Cruz até o alto do Calvário.
5. No quinto mistério contemplamos a Crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Mistérios Gloriosos (quarta e domingo)
1. No primeiro mistério contemplamos a Ressurreição de Jesus Cristo.
2. No segundo mistério contemplamos a Ascensão de Jesus aos Céus.
3. No terceiro mistério contemplamos a descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos no Cenáculo.
4. No quarto mistério contemplamos a Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
5. No quinto mistério contemplamos a gloriosa coroação de Maria Santíssima como Rainha do Céu e da Terra.

Mistérios Luminosos (quinta)
1. No primeiro mistério contemplamos o Batismo de Jesus no rio Jordão.
2. No segundo mistério contemplamos a auto-revelação nas Bodas de Caná por intercessão da Virgem Maria.
3. No terceiro mistério contemplamos o Anúncio do Reino de Deus convidando à conversão.
4. No quarto mistério contemplamos a Transfiguração de Jesus.
5. No quinto mistério contemplamos a instituição da Eucaristia

Agradecimento (Última oração ao final do terço)
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos agradecer, vos saudamos com uma Salve Rainha:

“SALVE RAINHA, Mãe de misericórdia, vida e doçura, esperança nossa Salve! A vós bradamos, os degradados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai-nos a Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém”

Fonte: https://www.nospassosdemaria.com.br/04-ComoRezarTerco.html

17 comentários:

  1. Padre João Carlos, obrigada por todos os dias nos enviar o santo evangelho e nos abençoar, estamos aqui também em orações constantes pelo sr. e por todos ai.

    ResponderExcluir
  2. Maria Emília o mundo inteiro está em oração
    pedido a sua misericórdia, senhor e quando tudo passar

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos sua benção,muito obrigada por todos os dia entrar em minha,estou o dia todo em oração o Senhor é um servo muito bom e amável, Jesus nos proteja dessa pandemia.Damiana de Recife

    ResponderExcluir
  4. Sua bênção pe João Carlos, no meio de tanta agonia a palavra do evangelho vem ,nós mostra que ñ devemos perder a fé sou grata a Deus por enviar sacerdotes tão cheio do Espírito Santo,através deles podemos chegar a salvação eterna. O SENHOR JESUS CRISTO É MISERICORDIOSO PARA COM TODOS NÓS 🙏🙏🙏🙏🙏💚💚💚

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos peço oração pra minha família

    ResponderExcluir
  6. Rezamos não só pelos católicos, mas por todos que na china e no mundo tudo crendo em DEUS ou não estejam em dificuldades. Eu creio no Deus do novo testamento, que é amor,caridade, e que acolhe a todos sem segregação.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada Padre João. Que Deus lhe dê cada vez mais sabedoria e saúde. Hoje amanheci um pouco agitada com tudo que está acontecendo no mundo, porém sei que Deus é maior que tudo isso. Que tenhamos fé e não deixemos nos levar pelo medo. Que possamos através do exemplo da nossa mãe Maria confiar e acrefitar que para Deus nada é impossível...AMÉM!

    ResponderExcluir
  8. Amei esta publicação pois nos une e tortale essa corrente de coração com o mesmo objetivo

    ResponderExcluir
  9. Que momento de graça podemos sentir firmemente em nosso ser, após esta plena sintonia com o Pai.
    Gratidão Eterna

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde padre João Carlos obrigada pela reflexão lindíssima

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Padre João Carlos. Agradeço a MEDITAÇÃO e a REFLEXÃO. A fé em DEUS é a força que nos mantém de pé! SENHOR, conserva-nos serenos no meio dessa tempestade, confiantes na misericórdia divina .Abençoa, SENHOR, todas as famílias em quarentena. Peço a Virgem Nossa Senhora Auxiliadora proteção para padre João Carlos e toda equipe da AMA... Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  12. Eterno Pai, eu LHE agradeço pela solenidade da Anunciação do Senhor. Todavia, me ajude obedecê-Lo todos os dias da minha vida. Me ajude ficando conosco para sempre. Me ajude perdoando os pecados da humanidade. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude ser guardado diuturnamente pelo meu anjo da guarda. Me ajude rezar melhor, a Ave Maria. Me ajude servi-Lo com coragem e amor. Me ajude se guiado pelo Espírito Santo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado EMANUEL. Amém.

    ResponderExcluir
  13. BOA.NOITE PADRE JOÃO CARLOS .MUITA PAZ E SAÚDE. OBRIGADO PELA AJUDA QUE NOS DA TODOAS OS DIAS MANDANDO SUA ORAÇÕES :PRINCIPALMENTE NESTE MOMENTO DIFÍCIL QUE ESTAMOS PASSANDO COM ESTA AMEAÇA ,DESTA CONV-19 .QUE DEUS NÃO DESSAPARE O MUNDO NESTE MOMENTO DIFÍCIL NOS TE SÚPLICAMOS HUMILDEMENTE AMÉM. !!!++

    ResponderExcluir
  14. REZEI O TERÇO E OFERECE A NOSSA NOSSA SENHORA PELA O SEU SIM DIANTE DA ANÚNCIAÇÅO DO ANJO A MARIA SANTISSIMA E DO SEU SIM ( EIS AQUI A SERVA DO SENHOR FAÇA -SE EM MIM SEGUNDO A VOSSA PALAVRA . E VERBO DIVINO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS. !!!+++









    ResponderExcluir
  15. Como faço para receber oevaneljo do soa

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus e Meu Deus quebretodoaltardiabolico quebretodososmalesmaldades livredofogodoinferno conduzaavidaeternalevea desterretodomalmaldicaopragaquepossaexistir guardeasusentradaesuasaidaJesusCristodeNazareAmemAmem abençoeasaudeguardandoprotegendoemTiemtisantaTerezinha Efata Efata Efata Efata Jesus Crist de Nazaré Amém Amém Em Teu Nome Meu Jesus Cristo de Nazaré Amém Em Nome do Pai do Filho do Espírito Santo Amém Amém prédioEdificioLaurita Cônego Cipiao,771Efata Efata Efata Jesus Crist Anazeliafeacomp MariadoCarmo Virgiliafacomp Renata Beatriz Nucieli GabrieleGabrieli Rafael MarcioMendes IsabelaeVera FernandafmMonicaJose OrlandoecolJose EliasefamElizangela Edileiaefam Marioeglaucus Maria Luiza Sandro Joãoecoljosecamadeamigosapto Antôniaefams DeniseeArmandoapto:802 Hermans TaniaDnaSebastianasrJose IaraeTereza MarinaIsabelaElianeLuziaapto MariaRitaLindauraNeideFatimaRalfoEduardoapto DivaVanuccifamapto Danieliefamapto JoseCarlosBatista Maria Luciana janetedeolindacarmindafernandopauloricardoalexandr pessoaseestranhosquecirculamaoredoresaoredoresdaspracas travseestranhosqueficamnaesq barvidaduraffestranhosdonos - casasdeminhamae Maria Luiza protejaguardelivredetodososperigosmalesdebencaosparaascasasdeminhamae protejaaentradaesaidaagoraeparasempreAmemAmem de sossego tranqquilidade a tua paz proteção misericórdia faça justiça Jesus Cristo segurança prosperidades sempre para minha mãe Jesus Cristo de Nazaré Amém Amém Efata Efata Efata Jesus Crist de Nazaré Amém Em Nome do Pai do Filho do Espírito Santo Amém Amém abençoeasaudeguardandoprotegendoemTiemtisantaTerezinha

    ResponderExcluir
  17. MeuDeusJesus santaTerezinhadomeninoJesusAmem rogaipornosAmem que recorremos a vós Levanta-seDeusesejamdispersososseusinimigos (FAMÍLIAS PESSOAS E LUGARES)Joanaefam MariadoCarmoFarias Virgiliafacomp Renata Beatriz NucieliAmandaFrancisco Gabrielenamorada Rafael MarcioMendesEdgar IsabelaeVera FernandafmMonicaJose OrlandoecolJose EliasefamElizangela Edileiaefam Marioeglaucus Maria Luiza Sandro JoãoOlivJoseViola Antôniaefams Hermans DeniseeArmando TaniaDnaSebastianasrJose Iara MarinaIsabelaElianeLuzia ElianePedroso DivaVanuccifa Danieliefam William e/CleuzaMariaJoseCarlos/corredoreselevadoresescadariascalcadas portãodeentradaportadeentradadoprediogaragens CônegoCipiao,771-/pessoaseestranhosquecirculamaoredoresaoredoresdaspracas travsquecirculamaoredoresdospredioseruas vizinhosaoredoresdospredioseruas barvidaduraffestranhosdonos ruasaoredoresdosprediosevizinhancaspracasescola janetedeolindacarmindafernandopauloricardoalexandre OtacilioDiasdeAlmeida Osvaldo Rosangela janetedeolindacarmindafernandopauloricardoalexandre Lucilaff Silveiraff Steinbergff Diafuncecli Drogaraiafuncecliente teoespor imobiliáriazelo pontodecaminhaoecol postoeskinaoetropical estabsantari creche escdeingles clindemedicoseadvcacia estacionamento Jailton ponto 1 d'pedro2 aromas MariaTereza Matheus JoseMaria inimigoinvejosolivrai-meJesus/AntônioCezarino DrMarcondesSalgado Aquidabã IrmãSerafina BoaventuradoAmaral DuquedeCaxias PadreVieira FranciscoGlicerio MoraesSales BarãodeJaguara GeneralOsorio FerreiraPenteado Conceição DrQuirino Teófilo Luzitana FerreiaPenteado Lauritaff - fieispadresigrejasaoBenedito efujamdasuapresencaaquelesqueoodeiamDesvanecamcomodesvaneceofumo comoderreteaceraaocalordofogo assimperecamospecadoresavistadeDeus saoMiguelArcanjo defendeino-nosnocombate sedenossorefugiocontraamaldadeeasciladasdodemonio Ordena-lheDeus instantementeopedimosavos pricipedameliciaceleste peloPoderdivino precipitainoinfernoasantanaseatodososespiritomaligno queandamparaperderasalmas Amém lavecomoTeusanguedoaltodacabecaasplantasdemeuspesparaquedardonenhumnaomeatinjaGracasaDeuseaJesus quebretodosatanismotentacaodiabolicoopressaomaldadessejadisfeitocanceladodestruido quebretodoaltardiabolico queaTuaFaceChagasBalsamoPoder Jesus esteja sobre nós quesejadestravadotodososmalesperigos abracaminhos para as nossas vidas conforteemtijesusemtisantaterezinhaabencoe abençoeasaudeguardandoprotegendoemTiemtisantaTerezinha deaTuapazemseucoracaoemsuavidafacajusticamisericordias misericórdia misericórdia Jesus Cristo de Nazaré Amém saúde corpo alma e espírito de alegrias felicidades prosperidades vitórias realizações misericórdia proteção prospeidades segurança a tua paz Jesus Cristo de Nazaré Amém facajusticaJesus facaflorerosasdealegriasfelicidadessaudeabundantesgracasdejusticamisericordiasaTuaLuzJesus facaresplandecerteurostosobrenosJesusCristAmem Jesus Cristo de Nazaré Amém Amém IdemempazeoSenhornosacompanhedamosGracasaDeus nomaisconfortai-vosnoSenhorenaForcadeseuPodernoqualsomosembaixadorparafalaredestemidamenteanuncia-locomoconvemAmemAmem Em Nome do Pai do Filho do Espírito Santo Amém assim seja Graças Glórias Deus e a Jesus PoisEleTelivraradolacodopassarinheiroedapesteperniciosa PainossoqueestaisnoceusantificadosejaoVossonomevenhaanosovossoreinosejafeitaaVossavontadeJesus Em Jesus Cristo Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Para mim não pode haver festa maior.

18 de abril de 2024   Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 6,44-51 Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém po...

POSTAGENS MAIS VISTAS