PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A TENTAÇÃO DOS SETE DEFEITOS

A TENTAÇÃO DOS SETE DEFEITOS

Não imitem as suas ações (Mt 23, 3)

10 de março de 2020

No evangelho de hoje, Jesus está fazendo uma denúncia muito forte contra os mestres da Lei e os fariseus. Afinal, quem eram eles? No tempo de Jesus e das primeiras comunidades cristãs, os fariseus e seus mestres constituíam um grupo muito forte no meio do povo de Deus. Formavam uma espécie de confraria de homens observantes da Lei de Moisés. Eram muito influentes e respeitados pelo povo.

Esse movimento começou no tempo do exílio. Com a destruição do Templo e o exílio de uma parte da população para a Babilônia, os sacerdotes perderam sua função e sua influência na religião. Foi-se formando um movimento leigo que manteve a religião judaica não mais em torno do Templo, mas em torno da Lei. Na volta do exílio, esse movimento continuou a crescer junto às sinagogas. Um historiador da época, Flávio Josefo, calculou que havia uns 6.000 homens nessa confraria por todo o país, no tempo de Jesus. Eles zelavam para que a Lei de Moisés fosse cumprida em todos os seus detalhes. Muitos deles estudavam bastante essa Lei escrita e oral, frequentando escolas de grandes mestres. E passavam a explicá-la ao povo nas sinagogas e no Templo de Jerusalém também. Esses grandes catequistas eram chamados mestres ou doutores da Lei.

Com certeza, os fariseus eram um grupo muito próximo de Jesus. Mas, fizeram grande oposição a ele, talvez por inveja ou mesmo porque Jesus ensinasse de maneira diferente e isso desestabilizava a liderança deles. E Jesus percebeu neles alguns defeitos muito sérios. Quais? Eles exigiam demais do povo, quando na verdade eles não praticavam tudo aquilo. Eles desprezavam quem não conhecesse a Lei ou não estivesse em condições de cumpri-la. Na verdade, em seu legalismo, eles fecharam o coração e não acolheram Jesus e a sua mensagem.

Na passagem de hoje, Jesus está alertando o povo e os discípulos para fazerem o que eles ensinam, mas não imitarem as suas ações. ‘Façam o que eles dizem, mas não façam o que eles fazem’. E aí ele fez uma lista completa de sete falhas do comportamento dos fariseus e de seus mestres; defeitos que os novos líderes do povo de Deus precisavam evitar. Com certeza, a preocupação de Jesus era com os novos líderes de sua comunidade, seus apóstolos e quem viesse a ocupar o seu lugar na animação das comunidades: não imitarem os mestres e os fariseus.

E por que não devem imitá-los? Olha os pecados que Jesus denunciou: ensinam, mas não praticam; amarram fardos pesados nas costas dos outros; Fazem tudo para aparecer; exageram nos símbolos religiosos (largas faixas na testa e no braço com trechos da Lei e longas franjas na túnica); estão atrás de privilégios; gostam de ser cumprimentados em público; adoram ser chamados de mestres. Sete defeitos dos fariseus e seus mestres. Essas são tentações permanentes também no meio do povo de Deus de hoje; Coisas que as lideranças das comunidades cristãs não podem imitar, de jeito nenhum.

Guardando a mensagem 

A palavra de Jesus nos ensina a estar atentos para não nos deixarmos iludir apenas por uma fachada religiosa. Como diz o ditado: “nem tudo que reluz é ouro”. Como os fariseus de ontem, há muita gente falando de Deus, mas seu real interesse não é a glória de Deus e o bem dos seus irmãos. Como os fariseus, há muito interesse em prestígio, em dinheiro, em benefícios pessoais. Há quem ensine, mas não viva. E quem ensine, sem responsabilidade com a doutrina dos apóstolos. E dentro de nossas comunidades, estejamos atentos para que o estilo fariseu não se instale. 

Não imitem as suas ações (Mt 23, 3)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 

Tu estavas preocupado com a tua Igreja, para ninguém copiar o estilo dos mestres e fariseus do teu tempo. Os fariseus bem que poderiam ter sido os teus principais colaboradores na pregação do Evangelho. Mas, o tempo todo, ficaram se confrontando contigo, levantando suspeitas, dizendo que agias por obra de Satanás, te perseguindo. Liberta, Senhor, tua Igreja de qualquer vestígio de imitação dos defeitos do movimento dos fariseus. Que o teu Santo Espírito continue nos guiando e purificando para realizarmos bem a nossa vocação de comunidade missionária que leva tua Palavra de amor a todos os povos. Senhor, esse negócio do coronavírus está nos preocupando. Países como o Japão e parte da Itália, por causa da rápida disseminação do vírus nas aglomerações públicas, estão proibindo a realização de eventos e até das Missas públicas. Senhor, livra-nos desse vírus, como também da dengue e de outros males do nosso tempo. Ajuda teu povo a ser solidário e responsável com a própria saúde e a saúde de todos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze pedindo ao Senhor que não nos deixe cair na tentação dos fariseus, repetindo os seus sete defeitos.

10 de março de 2020

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

11 comentários:

  1. Bom dia!!!!! padre João Carlos, que sua vida e sua missão sejam repletas do ESPÍRITO de DEUS, obrigada pela meditação enviada e por essa bênção. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  2. Senhor Jesus não nos deixe cair na tentação dos fariseus, repetindo os seus sete defeitos.

    ResponderExcluir
  3. Senhor livrai nos das pestes e de todos os males.
    Amém!

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos, bom dia. obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde padre João Carlos o Evangelho de hoje é belíssimo obrigada pelas palavras

    ResponderExcluir
  6. Pe João Carlos obrigado por todos os dias nos enviar a mensagem e a meditação que nos encima cada dia mais sobre os ensinamentos de nosso senhor Jesus Cristo , hoje lendo a meditação vi que temos que temos que estar atentos para não praticar as práticas dos fariseus deixando os ensinamentos de Deus de lado livra- nós senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Padre João Carlos. Creia, Deus fará infinitamente mais do que você pediu...Obrigado, padre João Carlos, pela MEDITAÇÃO da palavra que nos envia todos dias e Pela REFLEXÃO linda do Santo Evangelho de Nosso senhor Jesus Cristo. Não imitem as suas ações( Mt23,3 ). SENHOR JESUS, que o teu Santo Espírito continuo nos guiando para levarmos tua palavra de amor a todos os povos. Ajuda-nos a sermos solidários com a nossa saúde e a saúde de todos. SENHOR, peço-te que não nos deixe cair na tentação dos Fariseus repetindo os seus sete defeitós. Padre João Carlos,Que sua tarde seja alegre e abençoada por Deus.

    ResponderExcluir
  8. Maria Emília o senhor é meu pastor nada me faltará

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos boa noite obrigada padre João Carlos pela a meditação e a reflexão da palavra de Deus no santo evangelho que com a sua explicação tão iluminada pelo Divino ESPÍRITO Santo faz nos pensar melhor e cumprir a religião que Jesus ensinou a seus discípulos esta que Jesus quer que praticamos e que nunca repetindo os sete defeitos dos Fariseus. Socorro Martins.

    ResponderExcluir
  10. Pai Eterno, eu LHE agradeço por esse período de conversão. No entanto, me ajude ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude purificando o meu coração, a minha alma e a minha vida. Me ajude tirando da humanidade: a maldade, a rebeldia, o mal e o pecado. Me ajude obedecê-Lo, fazer o bem, procurar o direito, corrigir o opressor e a defender os mais pobres. Me ajude produzir boas ações, por amor ao meu REDENTOR. Me ajude ser humilde. Me ajude servi-Lo santamente. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS