PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A MARCA DO CRISTÃO

A MARCA DO CRISTÃO

Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de vocês (Mt 20, 27)


11 de março de 2020

A mãe de dois discípulos – Tiago e João – fez um pedido a Jesus: quando ele estivesse no poder, reservasse uma posição de destaque no seu governo para os seus dois filhos. Um à sua direita e outro à sua esquerda. Apesar do exemplo de Jesus, os seus colaboradores mais próximos, os apóstolos, estavam também tentados pela sede de poder. E já começavam a disputar cargos, posição, prestígio. Nem eles estavam entendendo a proposta de Jesus, nem a família deles. Pretendiam uma posição privilegiada (um à direita e outro à esquerda) ao lado de Jesus e, claro, acima dos outros.

Logo essa pretensão dos dois discípulos espalhou um mal-estar na comunidade dos apóstolos. O poder como prestígio, irmão gêmeo do enriquecimento duvidoso, semeia logo a discórdia, a desunião, a inveja e a competição doentia. É que ele agride gravemente o espírito comunitário. Essa tentação do poder-prestígio é um perigo para um cristão, pois o faz renunciar ao que aprendeu no Evangelho: o amor solidário, o respeito pela dignidade do outro, o espírito de serviço.

Você pode até pensar: esse negócio de poder não tem nada a ver comigo. É um assunto para quem ocupa altos cargos na Igreja ou para os políticos de Brasília. É aí que você se engana. Todo mundo tem uma relação com o poder. Mesmo que não esteja em uma função de comando, está numa relação com quem comanda. E aí se mostra qual é a sua concepção de poder: o poder-prestígio ou o poder-serviço. O poder no mundo chega a ser um ídolo. Uns se fazem de deuses e outros de seus adoradores. Para cada mandão, na República como na Capela, há sempre um séquito de pessoas subservientes e bajuladoras. 

Os discípulos tinham diante de si o exemplo de Jesus e o modelo da própria sociedade. O mau exemplo vinha dos fariseus, da turma do Templo, do próprio ambiente religioso. E nisso, é claro, imitava-se as disputas de poder da classe dominante, da corte de Herodes, do Sinédrio. Jesus, no jejum do deserto, tinha enfrentado essa tentação. O diabo tinha oferecido o poder sobre todos os reinos do mundo a Jesus, se o adorasse. Jesus reagiu. Submeter-se só à vontade de Deus. Nada de aliança com o mal. O poder-prestígio é sustentado por alianças perigosas e concessões à falcatrua, à propina, à troca de favores. 

O exemplo de Jesus foi bem outro. Ele deu exemplo com sua vida, suas escolhas e deixou esse precioso ensinamento: eu não vim para ser servido, mas para servir. O exercício do poder em Jesus não afastava as pessoas de si e nem o isolava dos outros. Como Mestre no seu grupo de discípulos, puxava o diálogo, responsabilizava cada um e, para admiração de todos, chegou a lavar os seus pés como um empregado fazia. Servir - essa palavra deve marcar a vida de um cristão em cargos de liderança ou em postos de comando. Servir. Não ser servido. Colocar-se a serviço dos outros, do bem, da justiça, diferentemente do poder-prestígio que se serve dos outros, que busca o seu benefício pessoal, que quer ser o maior.

Guardando a mensagem

A tentação do poder-prestígio estava presente também no grupo dos discípulos de Jesus. Jesus exerceu o poder-serviço. E o ensinou claramente. Não veio para ser servido, mas para servir. E disse mais: Vejam como o poder é exercido na sociedade, percebam a opressão dos grandes. Entre vocês, não deve ser assim.

Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de vocês (Mt 20, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 


Somos a tua Igreja e nossa presença na sociedade precisa ser pautada pelo espírito de serviço. Animados pelo teu evangelho, queremos fomentar a fraternidade em nosso ambiente de trabalho, de convivência, em nossas famílias, pois, servir é a marca do cristão. Ajuda-nos, Senhor, a não incorporar na Igreja a tentação do poder-prestígio do mundo. Antes, levemos para a sociedade nossa experiência de poder-serviço vivido na comunidade cristã. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual (seu caderno de anotações), anote essa frase de Jesus e escreva o que você entende dela: “Entre vocês, não deverá ser assim” (Mt 20, 26).

11 de março de 2020. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Padre João Carlos, abençoado e iluminado seja o seu dia por ai, muito obrigada por esta meditação enviada.PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia
    Padre que Deus te abençoe sempre para o senhor continua evangelizando.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Agradeço pela linda mensagem Que nos traz a MEDITAÇÃO E a linda reflexão do Santo Evangelho. Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de vocês ( MT 20, 27) JESUS nos ensinou que não veio para ser servido, mas para servir. Servir é a marca do cristão. SENHOR JESUS, ajuda-me a ser mais humana e saber servir ao meus irmãos necessitados com mais amor e generosidade sem ser servida....Que Deus nos abençoe. Ester CAMPINAS São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia.obrigada por essa reflexão, Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Padre, abençoado seja o seu dia e sua vocação. Obrigada pela catequese.

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de por meu nome, na msg acima. Silvia de Presidente Prudente/SP.

    ResponderExcluir
  7. "Quem quiser ser o primeiro que seja o servo de vocês MT 29, ver 27".
    Senhor Jesus ensinarem a ser o ser o seu servo.


    BOM DIA PADRE JOÃO CARLOS

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre a sua benção Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  9. Sua bênção padre João Carlos! Parabéns pelas belas reflexões que faz todos os dias.

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos me mande o link da meditação da palavra. São lindas as reflexões.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde padre João Carlos senhor Jesus nos mostra que não devemos ser egoísta só pensa na nossa existência e ter poder e posses.Jesus te amo agradeço por me preencheres do teu amor 💕🙌🌹

    ResponderExcluir
  12. Buenas noites muitas gracias Maria Emília

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos sua bênção. Eu Assisto o senhor todos os dias na Dom Bosco.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João carlos a sua bença,o senhor é um anjo enviado pir Deus para dentro de nossas casas, pois mim tirou do fundo do poço , só tenho agradecer primeiro aDeus segundo o senhor q transmite a palavra de Deus para dentro de nossas casas .
    Sua bença .

    ResponderExcluir
  15. Obrigada por orar por seus rebanhos.Só a oração liberta a alma de qualquer escravidão.Sinto feliz de ler as memsagens todos os dias.Amém

    ResponderExcluir
  16. Bom dia
    Gostaria de receber o áudio do evangelho diário, por watzap. Por favor!
    92 991732664

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, gostaria de receber o evangelho do dia com o comentário e audio pelo watzap. Por gentileza.

    ResponderExcluir
  18. Como faço pra receber as meditações do Pe. João Carlos ?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS