PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ELES QUERIAM UM SINAL

ELES QUERIAM UM SINAL

Por que esta gente pede um sinal? Em verdade lhes digo, a esta gente não será dado nenhum sinal (Mc 8, 12)


17 de fevereiro de 2020

Os fariseus fizeram muita raiva a Jesus. Puxa vida! Eles, os mais praticantes da lei de Moisés, foram os que mais lhe criaram problema. Naquele dia, eles vieram e começaram a discutir com Jesus. Jesus gostava de dialogar com as pessoas. O diálogo é sempre útil para quem quer, de verdade, partilhar seus pontos de vista e se enriquecer com a verdade dos outros. Eles, por fim, queriam uma prova, um sinal do céu. Queriam que Jesus mostrasse algo poderoso, algo forte, convincente, que tirasse todas as suas dúvidas. Dúvidas sobre os seus ensinamentos, dúvidas sobre sua identidade.

Naquela altura da discussão, Jesus desistiu. Eles queriam um sinal do céu. Deus não gosta de agir dessa forma. Não pretende convencer com poderosos sinais, com manifestações extraordinárias de poder e autoridade. Isso está fora da lógica da encarnação. A lógica da vinda de Jesus foi a encarnação do Verbo. O Deus onipotente fez-se pequeno, humano. E desceu mais ainda na escala da grandeza, fez-se servo obediente. É o que nos diz o apóstolo Paulo na carta aos Filipenses. Então, os fariseus não contem com um sinal do céu para convencê-los.

Um sinal do céu: isto é para quem abre o coração para a ação de Deus, para quem crê. Nos milagres de Jesus, muitas vezes ele diz: “A tua fé te salvou”. A fé é essa abertura do coração humano para o amor de Deus, para a ação dele. Sem a fé, sem o coração aberto para Deus, impedimos a sua obra em nós. Em Nazaré, Jesus não pode fazer muitos milagres, porque o povo de lá não tinha fé. Deus faz maravilhas, sim, na vida de quem crê. A Virgem Maria reconheceu: “O Senhor fez em mim maravilhas”. E Izabel tinha lhe dito: “Bem-aventurada a que acreditou”. Deus faz maravilhas, sim, na vida de quem crê.

Os fariseus queriam um sinal do céu, um milagre retumbante. Só assim, pensavam eles, acreditariam em Jesus. Como tanta gente que você conhece, eles estavam se movendo na lógica do poder, da força. Julgavam que acreditariam presenciando um milagre espantoso. Mas, eles já tinham presenciado tanta coisa maravilhosa operada por Jesus. Mesmo diante de um outro poderoso sinal, eles levantariam novas suspeitas, arrumariam novas desculpas… Nessa lógica do poder, Deus se imporia com sua grandeza acachapante. A lógica da encarnação do Verbo é outra. No menino perseguido de Belém, está o próprio Deus, a pessoa do Filho. No sofredor, no humilhado, nos desvalorizados da sociedade, você encontra e alimenta, veste, visita, defende o próprio Filho de Deus. Crer não é o resultado de um impactante milagre. Crer é um ato livre, amoroso em resposta à manifestação de Deus na encarnação do Verbo. Os sinais de Deus e do seu amor estão por toda parte, em nossa vida, no cotidiano de nossa existência, bem pertinho da gente. Milagres? Claro, para quem o acolheu na fé.

Guardando a mensagem

Os fariseus queriam um sinal do céu para acreditar em Jesus. Olha o comentário do Mestre: “por que essa gente quer um sinal? A essa gente não será dado nenhum sinal”. E foi embora. A lógica de Deus é a encarnação do Verbo. Jesus veio nos salvar assumindo nossa condição humana, inclusive nossa morte. Os sinais de Deus estão por toda parte, no cotidiano de nossa existência. Coisas maravilhosas, graças, milagres continuam a acontecer... na vida de quem crê. A fé é a porta aberta para a ação maravilhosa de Deus. Então, não fique esperando uma impactante manifestação de Deus para passar a viver intensamente o seguimento de Jesus. A proclamação da Palavra (que vem de Deus, na fraqueza dos evangelizadores) pede uma resposta de sua parte. Sua resposta é a fé. A fé é a aposta do amor que acolhe o Senhor na Gruta de Belém ou na Cruz do Calvário. Entendeu? Deus se manifestou em nossa fraqueza. Que coisa maravilhosa!

Por que esta gente pede um sinal? Em verdade lhes digo, a esta gente não será dado nenhum sinal (Mc 8, 12)

Acolhendo a mensagem

Senhor Jesus,

A tua encarnação – que é a lógica de Deus – está na contramão de nossa cultura. Admiramos e nos dobramos à visão do palácio, não do casebre; da catedral, não da capela; do doutor, não do gari. Tu assumiste a nossa condição humana, e abaixando-te ainda mais, te fizeste servo e servidor de todos. No mais humilde, te manifestas com maior eloquência. No mais sofrido, falas com mais vigor. No oratório humilde, resplende ainda mais a tua glória. Ensina-nos a tua lógica, Senhor. Liberta-nos da lógica do poder e da grandeza. Seja bendito o teu santo, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno de anotações (o seu caderno espiritual), faça uma lista dos sinais de Deus em sua vida.

17 de fevereiro de 2020
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb






19 comentários:

  1. Viver a fé é abraçar a comunidade dos irmãos com suas particucularidades e respeitar cada diferença.
    É ser sal e luz onde estivermos. É tornar Jesus conhecido e amado .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre jão Carlos sua bença eu tenho muito Fé em Deus amém 🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. SENHOR JESUS, no oratório humilde, resplende ainda mais a tua Glória. Ensina-nos a tua lógica, SENHOR liberta-nos da lógica do poder e da grandeza. SENHOR, por favor, ajude-me a tornar você e sua Santíssima vontade o meu único desejo na vida. Que eu encontre Paz em tua vontade e te descubra no final de cada jornada. Daí a padre João Carlos e toda equipe da AMA uma semana muito feliz repleto de muita saúde paz e alegria. Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Boa dia padre João Carlos um bom começo de semana que papai do céu te ilumine o seu caminho senhor Jesus obrigada pó está mostrando o caminho que devo seguir e amostra os milagres que estão surgindo na minha vida te amo meu Deus 🙌🙌💙

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia. Obrigada por essa reflexão, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  6. A lógica de Deus é lógica do amor e do serviço. A lógica da grandeza nos engana, nos afasta do verdadeiro sentido da mensagem de vida de Jesus. Ele se faz ser servo, para nós ensinar: na humildade e simplicidade do servir, estar a verdadeira grandeza do coração sintonizado com o coração dele.

    ResponderExcluir
  7. Senhor Jesus eu acredito na ressurreição mais aumentai a minha fé Amém.

    Bom dia Padre João Carlos que Deus esteja presente em nossa vida hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  8. Padre joão Carlos abençoado seja o seu dia e de seus familiares, nossa gratidão por esta meditação enviada, que tanto enriquece nossa fé. obrigada por estar sempre nos abençoando e rezando por nós. Conte sempre com nossas preces daqui te cuidando com carinho.

    ResponderExcluir
  9. Todos os dias eu leio a palavra de Deus. Como nos fortalece.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde padre João Carlos!
    Grande é o poder de Deus na vida daqueles que tem fé e confiam.

    ResponderExcluir
  11. então eu acho que os fariseus hipócritas. Ficaram sem palavras diante de Jesus. Maria Emília

    ResponderExcluir
  12. Deus nos ajude a viver em humildade.

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos, gratidão por suas publicações! Deus lhe abençoe com saúde e vida longa!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre a sua benção obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre a sua bençao o caminho sempre umildade semelhança de jesus muito obrigado

    ResponderExcluir
  16. Deus do universo, fonte de todo bem, eu LHE agradeço por fazer diariamente a leitura orante da bíblia. Contudo, me ensine servi-Lo com sabedoria e humildade. Me ensine vencer as provações da vida. Me ensine ter muita fé e perseverança. Me ensine ser perfeito, constante e íntegro. Me ensine fazer a VOSSA santa vontade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde padre João calos que Deus abençoe o senhor grandemente e inrequesa cadê vez mais com a grandeza de Deus que é infinita, padre nus der a sua bênção para mim, e minha família , desde já agradeço

    ResponderExcluir
  18. Ana Maria25/2/20 15:08

    Essas reflexões nos ajudam a crescermos mais e mais mais em nosa fé em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS