PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A ATENÇÃO DE JESUS AOS DOENTES

A ATENÇÃO DE JESUS AOS DOENTES

Colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste (Mc 6, 56)

10 de fevereiro de 2020

No clima do dia mundial do enfermo, que vamos celebrar amanhã, com a festa de N. Sra. de Lourdes, a palavra do evangelho de hoje nos fala da atenção de Jesus aos doentes. Jesus desembarcou com os discípulos em Genesaré, um povoado à beira do mar da Galileia e começou a percorrer aquela região. E logo se espalhou a notícia de sua presença. Mal Jesus chegava num lugar (um povoado, um sítio, uma cidade), chegava o povo com seus doentes, pedindo para tocar nele, nem que fosse na barra de sua veste. E os que tocavam nele ficavam bons.

Impressiona a quantidade de doentes citados nos evangelhos. No texto de hoje, eles são trazidos em seus leitos ou colocados nas praças, onde Jesus estivesse. E Jesus, cuja missão principal era anunciar a chegada do Reino, não parece se incomodar com tanto doente. Pelo contrário, mostra-se sempre atencioso, próximo, toca neles. Ficamos, assim, admirados com a bondade de Jesus, com sua paciência, com sua compaixão pelos sofredores.

Porque tem Jesus Cristo estes sentimentos? O Papa Francisco responde a essa pergunta em sua mensagem para o dia mundial do doente deste ano. Porque Ele próprio Se tornou frágil, experimentando o sofrimento humano e recebendo, por sua vez, alívio do Pai. Na verdade, só quem passa pessoalmente por esta experiência poderá ser de conforto para o outro. 

Nós também nos damos conta da condição em que Jesus encontra o seu povo. E você sabe muito bem, quanto mais sofrimento e opressão, mais as pessoas adoecem. O povo da terra de Jesus estava vivendo debaixo de muitas tensões, seja pela violência da dominação romana e seus impostos, seja pelo clima interno de exigência das leis religiosas que asfixiavam o seu dia-a-dia.

Uma coisa que não podemos deixar de considerar é o significado da doença na vida humana. A doença expõe a nossa fragilidade. O ser humano que Deus criou, infelizmente, pega doença, e em muitos casos, aquele mal físico o leva a óbito. Como o povo da Bíblia e nós entendemos isso? Na fé, recordamos que, no começo, não foi assim. O pecado que entrou no mundo é que nos puxa para baixo. Depois da desobediência de Adão, o Senhor Deus sentenciou: “Lembra-te que és pó e em pó te hás de tornar”. O pecado introduziu a destruição. O pecado abriu as portas para a doença e a morte. São Paulo escreveu bem clarinho: “O salário do pecado é a morte”. Entendendo isso, entendemos os doentes do evangelho.

A pessoa não está doente porque pecou. Isso não. Perguntaram a Jesus, no episódio do cego de nascença, se foi o pecado dele ou dos pais que o levou à cegueira. Jesus explicou: nem de um, nem de outro. Estamos falando da condição de pecadores em que todos nos encontramos, como filhos de Adão, como membros da humanidade. Sendo assim, podemos já ir percebendo que a atenção de Jesus aos doentes tem a ver diretamente com a sua missão. Olha como João Batista o apresentou: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O perdão dos pecados e a cura da doença estão muito próximos. Naquela cena do paralítico, Jesus perdoou os seus pecados. E depois o curou de sua paralisia. Jesus encontrou a humanidade marcada pelo pecado. O pecado desfigura a imagem de Deus nas pessoas. Por isso, Jesus, no evangelho, está cercado de doentes de todo tipo, cegos, coxos, paralíticos, leprosos... Sua missão é restaurar, libertar, purificar. Veio para trazer vida abundante. A cruz será o ponto alto de sua missão. Ali, ele expia o nosso pecado.

Guardando a mensagem

Todo o período de Jesus na Galileia, peregrinando pelo interior, pelas vilas e cidades, está marcado, no evangelho, pela presença de muitos doentes. As famílias levavam seus doentes e queriam que, pelo menos, eles pudessem tocar na sua veste. O grande número de doentes no povo de Jesus indica um grave quadro de sofrimento e opressão pelo qual estava passando. A doença é uma demonstração da fragilidade humana e é lida como resultado do desequilíbrio que entrou na criação com o pecado dos nossos primeiros pais. O pecado trouxe sofrimento e morte. Jesus é o vencedor do pecado, do mal e da morte. Como redentor da humanidade, é ele quem tira o pecado do mundo. Na cura dos doentes, já vemos a sua missão se realizando, como comunicação da vida e do perdão de Deus.

Colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste (Mc 6, 56)

Rezando a palavra

Senhor nosso Deus,

queremos te recomendar os nossos doentes, os que estão em nossas casas, os que se acham em hospitais e todos os que precisam de maior cuidado e atenção. Nós os colocamos sob a proteção da Virgem Maria, Saúde dos Enfermos. Que ela nos ajude a partilhar os dons recebidos com espírito do diálogo e mútuo acolhimento, a viver como irmãos e irmãs, cada um atento às necessidades dos outros, a saber dar com coração generoso e a aprender do serviço voluntário de tantos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Vivendo a palavra

Faça uma lista de pessoas doentes de sua família e conhecidos seus pelos quais você vai rezar hoje. A lista fica bem no seu diário espiritual ou dentro de sua Bíblia.

10 de fevereiro de 2020
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

32 comentários:

  1. Bom dia padre jão Carlos sua Bença vou sim rezar pela minha família e pelos outros Boa semana para o senhor 🙌🙌

    ResponderExcluir
  2. Bom dia pafre João Carlos, Bom dia grupo.Estarei em oração pelos doentes da minha família e pelos amigos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Coloco em oração um amigo que se encontra hospitalizado há 10 dias com derrame cerebral.🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As que estão nos hospotais!

      Excluir
    2. Peço orações para a minha mãe e para mim...vou rezar para todos os doentes do corpo e da alma! Amém

      Excluir
  4. Bom dia! coloco em oração minha comadre e família e minha comunidade

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia .obrigada por essa reflexão, Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Meus filhos Yan e Yago,que estão doentes e meu pai que precisa mto de saúde.

    ResponderExcluir
  7. Peço oração pra todos os meus filhos pra mim que Jesus derrame uma chuva de graça sobre mim e em especial a meu filho João Pedro

    ResponderExcluir
  8. Luiz bom dia padre vou rezar para meu irmão

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia Padre João Carlos que nosso nós dê um coração bondoso para vermos a necessidade do nosso irmão.peço sua benção obrigada pela mensagem que eu recebo todo o dia.linda música 👏

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos, abençoado seja o seu dia, que DEUS o ilumine, Nossa Senhora de Fátima te cubra com seu SANTO MANTO. obrigada por enviar sempre a meditação, nossas orações também estão com todos vocês daí.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, padre!
    Quero pedir oração para minha sobrinha que vai realizar uma cirurgia para retirada de um nódulo na tiróide.
    Daniely Correa Abiatti Bosco.

    ResponderExcluir
  12. Que JESUS nos conceda a CURA da Alma e compaixão aos Cristãos pecadores. Seja Feita a Vossa Vontade SENHOR.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos. Gratidão a DEUS por receber a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR e a REFLEXÃO com Padre João Carlos. Que o Todo Poderoso e a Santíssima virgem Maria conceda a saúde das pessoas doentes, principalmente os que se encontram nos leitos dos hospitais. Ó Deus, enquanto eu rezo por aqueles que precisam, eu me coloco à sua disposição para servir.Senhor, eu confio em vós... SENHOR JESUS, daí a padre João Carlos e toda equipe da AMA, uma semana abençoada e repleta do amor de DEUS...!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,peço orações para mim,minha mãe, minha filha, enfim, para,toda família, amigos,os irmãos nos hospitais..Amém

      Excluir
  14. Bom dia padre João Carlos quero pedir oração por mim e por minha querida família, e todas as famílias que estão enfermos

    ResponderExcluir
  15. Senhor tende piedade de Bruna ,Rafael Rose Mary e de nome.Amem

    ResponderExcluir
  16. Senhor tende piedade de mim. Amem

    ResponderExcluir
  17. Eu rezo, pelos doentes da minha família, e pelos enfermos, moribundos, que Jesus, cure todos, e der saúde, ao padre, João Carlos, para ele conduzir seu rebanho.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Pe.João Carlos, coloque em suas orações o meu cunhado que está com Câncer Luis Rodrigues Cavalcante

    ResponderExcluir
  19. Lindo o que Jesus fazia , e continua a fazer nós da forças para continuar a segui-lo sempre

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Pé. João Carlos, peço pelos doentes amigos, minha mãe Neuza e eu, que hoje início um ciclo de quimioterapia... agradeço a Deus

    ResponderExcluir
  21. Senhor cura a todos os doentes do corpo e espírito.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Pe João Carlos, a sua benção ?! Eu oro pela vida espiritual e Saúde dos meus filhos Amanda e Vitor pelos meus famílhiares em geral mãe e irmãos, pelos meus sogros José Barbosa e Florinda Garcia Barbosa e pelo meu matrimônio e pelo meu Esposo Ademir Barbosa, para q realize a renovação do nosso sagrado matrimônio com as bençãos de Jesus nosso Senhor. E pela minha Vida cristã e Saúde física. Amém 🙌🏼

    ResponderExcluir
  23. Coloco minha família meus filhos que Jesus os proteja elivrai de todos males libertai dos vício amém

    ResponderExcluir
  24. Boa noite padre sua benção coloco toda minha família nas mãos do senhor para que seja tocado pelo senhor Jesus .E as família que se encontra doentes

    ResponderExcluir
  25. Boa noite querido Pe.Joao Carlos Barbosa, SDB. Deus te abençoe muitíssimo e te ilumine, para que você nos beneficie sempre com a sua palavra de Sabedoria nos momentos mais difíceis dá vida humana. Sua palavra serviu-me de grande CONFORTO, pelo momento Complicado que estou vivendo. Mas Jesus Cristo, é o SENHOR dá vida e não dá Morte! Eu tenho CONFIANÇA e muita Fé. E CREIO na sua Palavra!

    ResponderExcluir
  26. Peço por minha sogra D Wanda de Souza Pereira está com câncer na mama.Senhor jesus cuida dela...

    ResponderExcluir
  27. A sua bênção padre Carlos. Pesso que me ajudam rezar por mim me dando forças estou muito doente..por meus filhos..Alan Jones Fernanda Avrella Tobias Avrella Cristiane Alceu avrella eu fatima avrella e minha neta Nayara Milena.
    Tds estamos doentes uns depressivos. E para o Pablo que aruma um bom trabalho também muitas saúde p tds nós amém

    ResponderExcluir
  28. Peço oração para minha irmã, que está com Auzaimer. Que Deus de misericórdia, ilumine médicos para descobrir a cura desta doença, tão terrível.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS