PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VENHA A NÓS O VOSSO REINO

VENHA A NÓS O VOSSO REINO


O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra (Mc 4, 26)

31 de janeiro de 2020

A gente fica esperando o Reino de Deus como uma intervenção poderosa do Senhor em nosso mundo. Uma coisa forte, visível, que todo mundo reconheça e se submeta. Como falamos de ‘reino’, vêm em nossa imaginação os impérios deste mundo, os reinados de senhores poderosos e violentos de quem a história dá notícia.

Jesus, que tanto falou do Reino de Deus, não deixou uma definição do que é o Reino. Antes, fez comparações que desfazem completamente nossas expectativas farisaicas. O Reino é como a semente plantada na terra que, sem o agricultor saber como, nasce, cresce e produz frutos. O Reino é como uma semente de mostarda que se torna um belo arbusto. É como uma bela plantação, onde o inimigo semeou o joio. Só pra ficar nas comparações na área da agricultura. É melhor a gente desistir de querer definir o que é o Reino de Deus. Parece mais um jeito de Deus agir neste mundo.

Jesus nos conta, hoje, duas pequenas parábolas sobre o Reino de Deus: a semente que germina sozinha e o grão de mostarda que se torna um frondoso arbusto. Estas duas parábolas nos dão novas pistas sobre o Reino de Deus.

Uma primeira indicação é esta: O Reino se constrói com pequenos sinais. O Reino está potencialmente presente no que, hoje, nós estamos semeando, que nos parece tão pouco, tão pequeno. Ele é como a semente plantada que germina ou como o grão de mostarda tão pequenininho que vai se tornar uma grande hortaliça. Quando semeamos, nós mostramos confiança na semente e no futuro dela. Ao realizarmos pequenas ações e nos movermos com pequenos passos, estando na direção certa, estamos semeando o reino. É um conselho que damos, é uma desculpa que aceitamos, é uma pequena decisão que tomamos na direção justa. O Reino se constrói com pequenos sinais. São sementes que plantamos, grãos lançados na terra.

Uma segunda afirmação é a seguinte: O Reino não é obra nossa, é obra de Deus, servindo-se de nossa muito pequena participação. Mesmo que seja o agricultor a plantar a semente, a germinação é um segredo do Criador. É dele o milagre daquela semente tornar-se uma plantinha, crescer, florescer, frutificar. O agricultor colabora, plantando, limpando, irrigando, mas a espiga é obra da natureza e de quem a fez. O mesmo acontece com o grão de mostarda. O arbusto que vai acolher até os passarinhos é fruto de uma dinâmica que não é controlada pelo agricultor. O Reino não é obra nossa. É obra de Deus, com sua lógica, sua dinâmica, sua atuação.

Uma terceira afirmação é esta: o Reino será uma realidade surpreendente. Se plantarmos, colheremos. A semente dará fruto, dela se colherão as espigas, cuja farinha nos fornecerá um delicioso pão. O grão de mostarda será uma linda hortaliça e abrigará os pássaros do céu. O agricultor vai se surpreender com a obra de Deus em seu favor.

O Evangelho é a revelação desse evento maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, está batendo à nossa porta, está próximo de nós, está entre nós.

Guardando a mensagem

Mesmo com tanta crise, com tanta coisa ruim acontecendo, com tanto desmantelo no mundo, experimentamos cada dia que o Reino de Deus está entre nós, está acontecendo, está em gestação. Ele é obra de Deus, com nossa pequena colaboração. Por meio do seu filho Jesus, Deus está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Jesus está conosco até a consumação dos séculos, como prometeu. Não nos abandona. O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora. O Reino já está entre nós. Enfim, na colheita do que plantarmos, o Reino aparecerá pleno, surpreendente. 

O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra (Mc 4, 26)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Tu estás entre nós, estás conosco na assembleia que se reúne, na Palavra que é proclamada, no Pão eucarístico que nos alimenta. É isso que experimentamos cada dia e que celebramos na Missa: a tua presença redentora entre nós, nos instruindo, nos abençoando, nos conduzindo. O Reino, de que tanto falaste, é a tua presença salvando esse mundo, reconduzindo o pecador à comunhão com Deus, nos guiando no caminho da justiça e da paz. Tu és o Emanuel, Deus conosco. Sendo hoje o dia de São João Bosco, amigo e educador dos adolescentes, te pedimos que o seu exemplo e o seu carisma continuem fazendo o bem em tua Igreja. Dele queremos aprender o seu grande amor à Eucaristia, a sua confiança ilimitada na Virgem Maria e a sua fidelidade aos pastores da Igreja. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva uma oração começando com o que rezamos no Pai Nosso: “Venha a nós o vosso reino”. 

31 de janeiro de 2020

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



11 comentários:

  1. Bom seria se o evangelho fosse escrito normalmente como da liturgia e seguisse sim esse comentário ou interpretação que ja vem.obrigada

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos, e obrigado pelas meditações, Jesus e a virgem Maria continuem abençoado sua MISSÃO. Padre, peço oração pela Saúde do meu filho Fábio Roberto, pôr mim, que vou receber exames, e pelo mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que Jesus esteja sempre ao nosso lado nos levando pó reino de Deus. Nós orientando e conduzido e iluminado a todos nós 🙌🙌👏💙

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos.Muito obrigada pelas meditações que recebo todo dia. Que Deus nos abençoe,nós proteja de todo mal. Amém!

    ResponderExcluir
  5. Maria Emília semeie senhor a semente. Obrigado por ter me dado um janeiro tão showwww

    ResponderExcluir
  6. Bom DiaPadreJoãoCarlos ,obrigado pelas meditação de hoje....Que Deus nos abençoe e nos proteja de todo mal..amem..

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos, seja abençoado o seu dia, e de todos aí, muito obrigada pela meditação enviada.PAZ e BEM, São João Bosco rogai por nós.

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus tu nós ensinaste a oração do pai que está no céu p ir isso te peço ajuda-nos a semear o teu reino e aprender a esperar com paciência cuidando do que semeiamos
    Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo ontem hoje e sempre
    Agradeço Senhor a atenção de nosso querido colaboradores

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Padre João Carlos. SENHOR JESUS,a tua presença redentora entre nós, instruindo, nos abençoando, nos conduzindo. O Reino, de que tanto falaste, é a tua presença salvando este mundo, reconduzindo o pecador à comunhão com Deus, nos guiando no caminho da justiça e da Paz... Hoje é o dia de São João Bosco. São João Bosco, zeloso e ardoroso pastor, ungido pelo Espírito do SENHOR para Evangelizar. Amigo e educador dos adolescentes, fundador da congregação Religiosa Salesiana, ( portanto, pai Espiritual de Padre João Carlos). Te pedimos, São João Bosco, que o seu exemplo e o seu carisma continuem fazendo o bem em sua Igreja.De ti queremos aprender o grande amor à Eucaristia, sua confiança na Santíssima virgem Maria e sua fidelidade aos pastores da Igreja. São João Bosco, ajuda a padre João Carlos ser fiel FÉ, pregando o Evangelho a toda criatura... Amém.

    ResponderExcluir
  10. Venha a nos o vosso reino o senhor está conosco senhor ajuda a semear é que der bastante frutos

    ResponderExcluir
  11. Amém padre João Carlos, obrigada pelas suas palavras tão lindas, Deus te abençoe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS