PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CONHECER PARA SEGUIR JESUS

CONHECER PARA SEGUIR JESUS

Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus! (Jo 1, 34)
03 de janeiro de 2020.
A Palavra do Senhor nos aponta a pessoa de Jesus. Os evangelhos são testemunhos sobre Jesus, para que nós o conheçamos, para que o acolhamos. E mesmo o Antigo Testamento é lido pelos cristãos na perspectiva da revelação da pessoa de Jesus, o Messias prometido e já figurado na atuação dos sábios, profetas e reis. A Escritura nos aponta a pessoa de Jesus.
A missão de João Batista foi preparar o povo para receber Jesus e revelá-lo a este mesmo povo por ele preparado. O ponto alto de sua missão foi indicar-lhe Jesus, apontar-lhe o Messias ali presente. “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O grande testemunho de João sobre Jesus foi esse: ‘Ele é o Filho de Deus’.
Podemos dizer assim: todo o evangelho é um João Batista indicando Jesus. O que os evangelhos querem é exatamente apresentar Jesus para que sejamos seus seguidores. Seguir Jesus é tomá-lo como modelo de vida, é tornar-se seu discípulo, para aprender a viver como ele. A imitação de Cristo é possível por causa da encarnação.  O Verbo se fez carne e habitou entre nós. Ele viveu nossa vida humana de maneira plenamente santa. É assim que queremos nascer, viver e morrer. Como ele. Os evangelhos nos convidam ao seguimento de Jesus.
João Batista, os evangelhos, os missionários nos apontam Jesus. “Eis o cordeiro de Deus”. Nós, em atenção a esta palavra, nos pomos no seguimento dele. Seguir Jesus é toma-lo como nosso Mestre, nosso orientador, nosso guia; É abraçar o seu evangelho, os seus ensinamentos. Seguir Jesus é acolher o seu sacrifício salvador na cruz, tomando posse da salvação que ele nos alcançou, o dom de, agora, sermos filhos de Deus. Seguir Jesus é por-se  a caminho com ele, imitando seu modo humano de amar e servir, acolhendo-o como caminho, verdade e vida. E, claro, integrar-se no grupo dos discípulos que o seguem e cultivam a sua memória, a sua Igreja. Assim, nos tornamos discípulos do Senhor, seus seguidores.
Guardando a mensagem
Nós até que temos bastante informações sobre Jesus. Nós temos, inclusive, ouvido diariamente o seu evangelho. Mas, a Palavra nos aponta Jesus para o seguirmos. Nossa resposta à Palavra de Deus proclamada é nos tornarmos seguidores de Jesus. Segui-lo é tomá-lo como nosso mestre, nosso guia. Segui-lo é imitá-lo no seu amor e na sua fidelidade ao Pai e ao seu povo. Segui-lo é tomar cada dia a cruz de nossas dificuldades e lutas e subir o calvário com ele. E ressuscitar com ele, em cada vitória, em cada conquista, em cada etapa vencida. Nisso consiste a santidade, isto é, em vivermos habitados por sua graça: sermos seus seguidores na normalidade de nossas vidas.
Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus! (Jo 1, 34)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
João Batista, no auge do seu trabalho de preparação do povo para te receber, te revelou como cordeiro de Deus, como aquele que iria batizar com o Espírito Santo, como Filho de Deus. Esse testemunho, nós o temos recebido pela pregação, pela meditação bíblica, pela evangelização. Senhor, que a nossa resposta à Palavra seja o teu seguimento, como nosso mestre, modelo e guia. Ajuda-nos, Senhor, a sermos, hoje, outros João Batistas, apontando aos outros a tua pessoa, o teu caminho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu momento de oração pessoal, peça a Deus a graça de ser fiel no seguimento de Jesus.
Pe. João Carlos Ribeiro – 03 de janeiro de 2020

25 comentários:

  1. Amém padre João Carlos que Deus abençoe nossa primeira sexta feira do ano

    ResponderExcluir
  2. Amém que Deus tenha misericórdia de todos nós...Jesus eu confio em vós!

    ResponderExcluir
  3. Jesus foste reconhecido por são João quando o espírito santo veio e posou sobre ti. Em em forma de pomba. Jesus manso e Humilde de coração fazei o. Coração semelhante ao vosso.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que dia maravilhoso e abençoado com essas palavras de bênção e o Evangelho é muito Importante a palavra de Deus obrigado pela meditação por todas palavras de bênção Deus abençoe 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Sim quero ser fiel a ti Senhor!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Jesus eu quero te seguir

    ResponderExcluir
  7. Devemos dar testemunho de jesus onde estivermos. Existem pessoas do nosso lado que desconhecem a existência de Deus e seu filho Jesus.vivem por viver.e nos precisamos levar essas pessoas a maravilha de conhecer o poder que Deus tem de mudar nossa vida e nossa história.basta abrir o coracao e deixar ELE agir.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Ouço a meditação da palavra todos os dias e compartilho.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos,que o Sagrado Coração de JESUS abençoe seu dia,e de todos da nossa associação missionária amanhecer, minha eterna gratidão, por todos os dias poder te ouvir com a explicação do evangelho.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos desejo ao Sr um Ano Novo cheio de paz saúde felicidades e muitas bençãos. Que o senhor continue nos evangelizando todos os dias.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos!Abençoa-me, como também à minha família. Amém!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amém abençoe toda a minha família

      Excluir
    2. Jesus é meu Guia meu amigo e meu tudo

      Excluir
    3. Jesus é meu tudo!! Tudo que peço imediatamente recebo.
      Obrigada Jesus e seu Sagrado Coração. AMÉM.

      Excluir
  12. Abençoa-me, como também à minha família.

    ResponderExcluir
  13. Conhecer para seguir JESUS. Bom dia Padre João Carlos. Eu vi e dou testemunho: Este é o filho de Deus! ( Jo 1, 34 ) "Eis o Cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo". O grande testemunho de João sobre Jesus foi esse: 'Ele é o filho de Deus'. Os Evangelhos nos convidam ao seguimento de Jesus caminho, verdade e vida. SENHOR, que a nossa resposta à PALAVRA seja o teu seguimento,como nosso mestre, modelo e guia. Ajuda-nos, SENHOR, a sermos hoje, outros João Batista, apontando aos outros a tua pessoa, o teu caminho. Peço a Deus a graça de ser fiel no seguimento de Jesus. Agradeço a Deus, a MEDITAÇÃO e a REFLEXÃO que recebo todos os dias do padre João Carlos. Abençoa, ó Deus Padre João Carlos para que ele continue transmitindo ao povo os ensinamentos do teu Evangelho... Amém.

    ResponderExcluir
  14. Senhor, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Entretanto, me ensine praticar a justiça. Me ensine ser um filho obediente. Me ensine ser um bom cristão. Me ensine ter fé, esperança e amor. Me ensine fugir do pecado e da iniqüidade. Me ensine dá um bom testemunho. Me ensine viver o meu batismo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Seja bendito o teu nome Santo hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  16. Pe João Carlos boa noite,ė com muita atenção que assisto a meditação e a reflexão transmitida pelo o sr todos os dias peço a Deus a graça de ser mais fielmente uma seguidora de Jesus Cristo apesar de minhas limitações por ter pouca saúde,nestes dias de festa do nascimento de Jesus ainda não pude ir à igreja mais Jesus sabe tudo ele sonda meu coração e sabe o quanto eu o amo e mesmo assim rezo em casa assisto as misas através dos meios de comunicação e sei que Jesus pode tudo ele ainda vai recuperar a minha saúde para que eu possa frequentar a Santa Igreja como era meu costume. Já mais deixarei de amar a Jesus e Maria e falar dele onde eu estiver. Feliz ano novo para o snr pe João Carlos saúde e muita paz. Socorro Martins

    ResponderExcluir
  17. Boa noite meu Deus aqui eu te agradeço por mais um dia que termina pôr eu está com saúde pôr mais um ano que começa e pôr muitas conquistas alcançadas só em dormi e acordar já é um grande milagre do senhor olha e ver todas as coisas maravilhosas que o senhor fez isto realmente é estraodinario de mais pra mim tudo que eu tenho e sou devo completamente a te senhor Jesus Cristo te amo muito obrigado senhor pela minha vida 🌹🌹🌹🌹❤❤❤❤👐👐👐 amém amém..

    ResponderExcluir
  18. Jesus eu te amo eu te adoro.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Padre João Carlos, agradeço ao meu Jesus pôr tudo, te peço forças para caminhar firme e poder dar testemunho, dás maravilhas que o Senhor realizar, se não fosse o Senhor meu Jesus, eu não tava mais nesse mundo, algo o Senhor quê de mim, preciso EVANGELIZAR. Obrigado Padre João Carlos, pôr nós mostrar a caminho certo, Jesus e a virgem Maria, continuem abençoado sua MISSÃO.🙌🙌😍

    ResponderExcluir
  20. Jesus senhor obrigado por me passar o que devo fazer. me ensinando qual o caminho que devo seguir. o que é que falta? Só eu ti obedecer. de verdade. Maria Emília que

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS