PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ANTES DE TUDO, A COMPAIXÃO

ANTES DE TUDO, A COMPAIXÃO



Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor (Mc 6, 34)

07 de janeiro de 2020.

A pregação da Palavra de Deus é uma coisa maravilhosa. Ninguém duvida. A celebração ou liturgia, outra coisa fantástica. Mas, nem a pregação, nem a celebração se explicam sem a compaixão, a caridade. A evangelização e a celebração começam e terminam na caridade. Está tudo no evangelho de hoje.


“Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor”. Aí começa tudo, na compaixão. Jesus viu aquele povo que o procurava e lhe doeu o coração vê-lo tão necessitado, tão fragilizado. Para uma pessoa do interior como Jesus, dava pena ver um rebanho sem pastor: as ovelhas se dispersam, os carneirinhos viram presas fáceis para as feras e os ladrões, não têm quem os guie a um bom pasto. E olha que Jesus estava levando os discípulos para um lugar afastado para eles descansarem um pouco, pois estavam voltando, muito cansados, de uma missão. Diante daquela cena – ovelhas sem pastor – esqueceu-se o descanso e Jesus começou a “ensinar-lhes muitas coisas”, diz o evangelho.


O que será que Jesus ensinou àquela gente? Podemos imaginar, pois o que ele disse ao povo, certamente, é o que está no evangelho. Ele explicava, contando parábolas, como Deus ama os seus filhos, como fica feliz quando um filho ou uma filha escolhe o bom caminho; como o Pai cuida das aves e das plantas e mais ainda cuida de cada filho. E ainda: como são felizes aqueles que Deus ama. E Deus preza antes de tudo os mais pobres e os mais sofridos. Aí, ele lhes falava do Reino de Deus. Ah, esse mundo fica melhor se Deus for obedecido como bom pai que é e se cada filho for fraterno e bom com seu irmão, com sua irmã. Quanta coisa Jesus tinha para dizer àquele povo maltratado pela violência, pela doença, pela pobreza! E aqueles corações amargurados iam se enchendo de paz, de esperança. Riam com as histórias de Jesus (‘Imagine, o filho disse que ia, mas não foi, mas que malandro!’ - ‘E a festa que o Pai fez pra receber o filho que saiu de casa, ô festão!’ –‘ ‘Mas aquelas moças que foram para o casamento e esqueceram o óleo, que povo sem juízo!). Gente, olha a hora!

Quem falou “olha a hora!”? Os discípulos. Já está ficando tarde. Isso aqui é um lugar deserto. Esse povo precisa voltar pra casa. Já está tudo com cara de fome. Tenha paciência Jesus, a conversa está muito boa, mas está na hora de mandar o povo embora. ‘Mandar o povo embora, como assim? Sem comer nada? Vocês providenciem alguma coisa’. Aí a coisa esquentou... Providenciar, nós? Aí, eles foram pragmáticos, como muitos administradores de hoje. Gastar dinheiro para alimentar essa gente? Não tem dinheiro que chegue. Mande esse povo embora enquanto é tempo. Eles se viram por aí... Olha a mentalidade deles: gastar dinheiro, despedir, mandar embora, não se sentir responsável por ninguém. E Jesus acalmou o grupo. Pera aí... O que vocês têm aí pra comer? Vão, vão ver... Cinco pães e dois peixes? Tragam pra cá. Aí Jesus mandou todo mundo se sentar, formaram grandes grupos, pegou aqueles poucos pães e peixes, deu graças a Deus, fez a oração da bênção dos alimentos, partiu (preste atenção a este “partiu”) e ia dando os pedaços aos discípulos para que eles distribuíssem com o povo. Depois, dividiu também os peixes. O resultado, você já sabe. E até a sobra recolhida foi grandiosa. Olha a mentalidade de Jesus: alimentar, por em comum, partilhar, repartir, dividir, somos responsáveis uns pelos outros.

Guardando a mensagem

Antes de tudo, a compaixão. Jesus viu o povo e sentiu seu coração amargurado por vê-lo tão sofrido, tão fragilizado. Ele deixou de lado outro projeto e dedicou-se a “ensinar-lhe muitas coisas”. Isto é a evangelização. A evangelização é o anúncio do amor do Pai pelo seu povo, que nos mandou Jesus como pastor e salvador. A evangelização nasce da compaixão. E gera compaixão, caridade, amor a Deus e ao próximo.

Antes de tudo, a compaixão. Era tarde, o lugar deserto, o povo faminto. Jesus envolveu os discípulos numa linda celebração. Pode ver que todos os detalhes lembram a última ceia, como se fosse uma preparação para a Santa Missa. A celebração nasce da compaixão de Deus pelo seu povo e de nossa compaixão pelo próximo. E gera compaixão, solidariedade, caridade, novas relações.

Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor (Mc 6, 34)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Hás de nos desculpar. Nós continuamos a pensar igualzinho aos discípulos naquela cena da multiplicação dos pães. Vemos as situações de sofrimento e abandono e cruzamos os braços. Ficamos paralisados por nossa mentalidade pragmática: não temos dinheiro, não temos condições, não é responsabilidade nossa. A solução que temos é mandar embora, cada um se virar. Senhor, ajuda-nos em nossa conversão. Na evangelização e na celebração, aprendemos contigo outra forma de ver e agir: sermos responsáveis uns pelos outros, fazer alguma coisa com o que temos e, sobretudo, confiar na providência de Deus que se manifesta na partilha e na solidariedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Leia o texto do evangelho de hoje em sua Bíblia: Marcos 6,34-44. Anote alguma frase deste evangelho no seu caderno espiritual.

07 de janeiro de 2020.

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB.



13 comentários:

  1. Jesus pão da vida, e com cinco pães e dois peixes
    Alimentou cinco mil. Vou aprender contigo a partilhar. Maria Emília

    ResponderExcluir
  2. Senhor tende piedade de mim. Amém.

    ResponderExcluir
  3. O Senhor é Misericordioso. Amém

    ResponderExcluir
  4. BOM dia padre João Carlos Evangelisa é preciso é muito Importante o Evangelho Deus deixou dois caminhos pra nós escolhem se escolher o caminho do bem nós vamos no estamos bem encaminhado. tem muita gente fermento devemos fazer como Jesus fez repartir o pão de cada dia com os nossos Irmãos uns tem de mais e outros não tem nei o que comer. Obrigado padre João Carlos por todas palavras de bênção pela meditação. Deus abençoe O Senhor 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Gratidão, ó Deus,por este dia com mais uma MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR com Padre João Carlos. JESUS viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor ( Mc 6, 34 ) Jesus, que eu não seja como uma ovelha sem pastor. A evangelização nasce da compaixão. É gera compaixão, caridade, amor a Deus e ao próximo. SENHOR JESUS, ajuda-nos em nossa conversão, e confiar na providência de Deus que se manifesta na partilhar e na solidariedade. Jesus,ajuda a padre João Carlos na sua missão evangelizadora... Paz, amor e harmonia para toda equipe da AMA.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, como faço para receber o áudio desta meditação diária pelo watszap? Gratidão.

    ResponderExcluir
  7. O Grande milagre de Jesus: a multiplicação de alguns pães e peixes - tudo o que eles tinham. Esta multiplicação milagrosa, que só Deus é capaz de realizar, alimentou algumas milhares de pessoas; e ainda recolheram sobras!!!
    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo: DEUS CONOSCO!!!!

    ResponderExcluir
  8. Pe João Carlos bom dia linda mensagem que o senhor envia sobre o evangelho de hoje muito lindo onde se ver a compaixão de Jesus por estes que o acompanharam para lhe ouvir Jesus chamous de ovelhas sem pastor. Meu Jesus que eu e minha família nunca sejamos ovelhas sem pastor e que sigamos o exemplo de Jesus sempre tenhamos compaixão e dividirmos um pouco do que temos com aqueles que nada tem. Eu tenho sempre que lembrar do exemplo que meu pai deixou ele não tinha egoísmo tudo que ele tinha partilhava com todos não pensava nele. Socorro Martins

    ResponderExcluir
  9. Glória a Deus por está palavra.
    Hoje estou vivendo a palavra do Senhor.
    Compaixão como faz bem para o espírito.

    ResponderExcluir
  10. Deus Onipotente e Eterno, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Entretanto, me ajude amar da melhor forma possível. Me ajude perdoando os pecados do VOSSO povo. Me ajude ter compaixão e misericórdia dos sofredores. Me ajude ensinar com sabedoria. Me ajude fazer caridade. Me ajude com a VOSSA bênção e a VOSSA proteção. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS