PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UMA CASA ACOLHEDORA E MISSIONÁRIA

UMA CASA ACOLHEDORA E MISSIONÁRIA

A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus (Mc 1, 30)
15 de janeiro de 2020
A cidade é Cafarnaum. Da sinagoga, Jesus vai para a casa. Na casa, cura a sogra de Simão que estava de cama. No terreiro da casa, faz o bem a muita gente doente e sofrida. E da casa sai para a missão em toda a região. ‘Casa’ nos lembra família. ‘Casa’ também nos remete à Igreja. Olhemos esse texto a partir da ‘casa’.
A casa de Simão é uma casa acolhedora de Jesus. A casa era de Simão e André, que eram irmãos. Como você lembra, a família era formada por todos os aparentados e quase sempre moravam juntos. No caso, encontramos a sogra de Simão morando ali também. E Jesus, quando voltou da Judeia, depois da prisão de João, ficou morando em Cafarnaum. E sempre que volta pra casa, volta pra esta casa de Simão. A casa de Simão é também a casa de Jesus. A casa da família de Simão é a casa que acolhe Jesus!
A casa de Simão é uma casa acolhedora do doente. As pessoas ali estão preocupadas com a mulher que está de cama, por isso comunicam isso a Jesus. Ele interessou-se por ela, foi vê-la e a ajudou a levantar-se, livrando-a da febre.
A casa de Simão é uma casa missionária, aberta à comunidade.  À tardinha, o povo de Cafarnaum reuniu-se à porta da casa. E Jesus, ali mesmo no terreiro da casa, atende às pessoas, cura algumas, liberta outras.
A casa de Simão é uma casa missionária, aberta para o mundo.  De casa, Jesus saiu, ainda escuro, para rezar num lugar deserto. Ali, em oração, tomou uma decisão: partir para outros lugares. A casa se transforma numa plataforma para o ministério de Jesus por todo o país.
Guardando a mensagem
A sua família, como a casa de Simão, é uma casa que acolhe Jesus. A sua pessoa, o seu evangelho têm um lugar especial em nossa vida de família, marcam o nosso modo de ser e de viver. A presença de Jesus fica clara quando a gente fala dele, quando a gente reza.
A sua família, como a casa de Simão, é uma casa acolhedora do doente. A família é o primeiro espaço de vivência de nossa fé. Ali aprendemos a amar as pessoas, a cuidar com carinho e respeito das crianças, dos doentes e dos idosos. Temos sempre diante de nós a atenção que Jesus teve com a sogra de Simão.
A sua família, como a casa de Simão, é uma casa missionária, aberta à comunidade.  Contrariando as tendências de isolamento e anonimato, a casa dos cristãos se comunica com a vizinhança e se abre à comunidade cristã do seu lugar. Jesus continua fazendo o bem, a partir da porta de sua casa.
A sua família, como a casa de Simão, é uma casa missionária, enviando para o mundo. A família forma cidadãos conscientes para agir, com o fermento do evangelho, no mundo do trabalho, da cultura, da economia, da política, do lazer.  A família é a plataforma de onde partem profissionais, cidadãos, pais de família, segundo o espírito do evangelho. A família é onde nascem as vocações apostólicas. É a primeira escola de formação de missionários leigos, consagrados e ordenados para levar o evangelho a toda criatura.
A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus (Mc 1, 30)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Nós te acolhemos em nossa casa. Queremos fazer como os discípulos de Emaús que te disseram: “Fica conosco, é tarde, a noite já vem”. Nós te acolhemos, em nossa casa, particularmente na pessoa do doente, do idoso, da criança. E queremos te apresentar as suas necessidades, para que os visites e os abençoes. Nós queremos que nossa casa seja missionária, aberta à comunidade e educadora de cidadãos e cristãos comprometidos  em melhorar o mundo, para o bem de todos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Na casa dos cristãos, há muitos sinais que indicam que se trata de uma casa que acolhe Jesus. Por exemplo: Um crucifixo em lugar de destaque, um quadro do Coração de Jesus ou a Bíblia Sagrada em lugar especial. São apenas sinais. Mas, eles dizem: ‘essa casa, como a de Simão, é a casa de Jesus’.Na sua casa, há algum sinal de acolhida de Jesus e de sua comunidade?
15 de janeiro de 2020

Pe. João Carlos Ribeiro




31 comentários:

  1. Jesus, leva me com sua mão a lugares. Que eu seja protejida pespirito Santo. Para continuar com o seu projeto que é levar a Paz e expulsar os demônios. Maria Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim. O sagrado coraçao de jesus e maria,são josé dormindo,o terço, o crucifixo e santa terezinha do menino jesus, anjo são miguel e todos outros santos.Deus abençoe padre joão Carlos sempre.Amém

      Excluir
    2. Que minha casa seja a casa de Jesus as portas estão sempre aberta para ti senhor.

      Excluir
  2. Que minha casa seja sempre acolhimento de Jesus

    ResponderExcluir
  3. Senhor Jesus, eu não sou digna mas peço por misericórdia que entre em minha casa e cuide de cada um de nós, curando de toda enfermidade, libertando e conduzindo a conversão! Obrigada padre por suas mensagens que nos fortalece na fé a cada dia! Bom dia!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Deus por mais um dia sentindo a tua presença em nossa casa e em nossa vida obrigada padre João Carlos por entrar em nossa casa todos os dias que Deus te abençoe sempre bom dia

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Que a minha casa, seja cada vez mais um lugar de acolhimento para as pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia que minha casa seja sempre um bom acolhimento de Jesus 🙏🙏❤

    ResponderExcluir
  7. Que o senhor possa entrar e permanecer em minha casa sempre.

    ResponderExcluir
  8. Que a paz do senhor permaneça em todos os partes hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  9. Eu e minha casa serviremos o Senhor.

    ResponderExcluir
  10. Senhor sei que não sou digna, mas te recebo em minha casa com o coração cheio de gratidão. Agradeço também ao Pe. João Carlos por seu
    evangelho diário.🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Que todas as pessoas vivam e convivam em harmonia para que possamos ser cada dia melhor.Amém!!!

    ResponderExcluir
  12. Fala senhor que tua serva escuta!Leitura de hoje

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas orações e meditações, Jesus e a virgem Maria continuem abençoado sua MISSÃO. Eu e minha casa serviremos ao Senhor, fica aqui Jesus, estou precisando de uma benção para minha Saúde, dó meu esposo Ivaldo, meu amigo DR Lélio, Claudia Maria,m netinho Davi, Felipe Gusmão costa e pôr todos os enfermos. Sua benção Padre João.🙌🙌🤗

    ResponderExcluir
  14. Obrigada padre João Carlos por todos os dias estar presente em nossas vidas com o evangelho do SENHOR,que sua vida seja repleta das graças de DEUS, tenha um BOM DIA!!!! fique sempre com nossas preces.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos a sua bênção senhor Jesus Cristo eu sei que não sou digna te peço pelo o teu sangue precioso entrar em minha casa e abençoa toda minha familia Ilumina com teu sangue precioso purificar a mim e minha familia mim cura todas os Infernos.Que o poder de Deus seja manifestado e revelados em nossos corações. Através das orações.obrigado padre João Carlos pela meditação Deus abençoe 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Entra Senhor na moçada e senta com a família lá na mesa.

    Bom dia Padre João Carlos que Deus, nosso Senhor, esteja presente hoje e sempre em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  17. Entra Senhor na nossa casa e senta com a família lá na mesa

    ResponderExcluir
  18. Que minha casa seja sempre acolhimento de Jesus

    ResponderExcluir
  19. Meu Deus meu tudo a minha casa é sua jesus

    ResponderExcluir
  20. Pe João Carlos bom dia peço a sua,,., na minha casa tem lugar pra Jesus e para as pessoas de bem

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Padre João Carlos. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus ( Mc 1,30 ) Senhor Jesus, que nossa casa seja como a casa de Simão, acolhedora e missionária para te acolher. Senhor, abençoa a todos nós pois precisamos de Ti em nossa vida...

    ResponderExcluir
  22. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Senhor sei que não sou digna que entre em minha morada,mais dizei uma palavra e eu serei salvo🙏🙏.

    ResponderExcluir
  23. Jesus manso e humilde de coração fazei nosso coração semelhante ao vosso! 🙏🕊 Bom dia Padre João Carlos,sua bênção 🤚

    ResponderExcluir
  24. Padre, necessitamos de uma evangelização que ilumine os novos tempos de se relacionar com Deus, com os outros e com o ambiente e suscite os valores fundamentais. Uma evangelização que leve a Palavra de Jesus aos núcleos mais profundos da alma das cidades. "Revista, Vida Pastoral"

    ResponderExcluir
  25. Amém padre João Carlos! tem sim o sagrado coração de Jesus e maria

    ResponderExcluir
  26. Ó Deus, Pai de bondade, eu LHE agradeço por todas as curas que foram feitas na vida do VOSSO povo. Entretanto, me ensine servi-Lo com amor. Me ensine ser atencioso e obediente. Me ensine ser uma boa morada para a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ensine viver o meu profetismo batismal. Me ensine expulsar o que não presta. Me ensine rezar com fé, confiança, humildade e perseverança. Me ensine pregar com sabedoria e autoridade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  27. O coração também Jesus eu confio em vós

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Pe João Carlos sou Damiana do Recife Água fria.Minha casar é acolhedora de moradores de rua diariamente vem atrás de alimento, a vizinhança me admira por minha família acolher os mais necessitados.Na minha Paróquia participo da pastoral da criança Mãe Peregrina e Apostolado da oração.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS