PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM ANO NOVO, SOB A PROTEÇÃO DA MÃE DE DEUS

UM ANO NOVO, SOB A PROTEÇÃO DA MÃE DE DEUS

Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração (Lc 2,19)
1º. de janeiro de 2019
Apesar de não ser uma festa religiosa, a passagem de ano desperta em nós muitos sentimentos religiosos. Deus é o senhor do tempo e da eternidade. Ele é o Criador de tudo. E ainda estamos sob o impacto da grande festa do natal. A vinda do Salvador ao mundo, isso sim, é um novo começo para a humanidade. Nesse clima, fechamos hoje a oitava do natal, com a festa de Santa Maria Mãe de Deus. 
Festejando a maternidade divina de Maria, continuamos de olhos fixos no presépio, contemplando o grande mistério da encarnação do Verbo. Deus realizou a promessa de enviar o Messias. São Paulo, na carta aos Gálatas, explicou: “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva”. 
Ao tornar-se humano, encarnando-se no seio da Virgem, o Filho, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, não deixou de ser Deus. Ele é, agora, inseparavelmente, homem e Deus. Por isso, reconhecemos a maternidade divina de Maria. Ela é mãe de Jesus, que é verdadeiramente homem e Deus.
No clima do natal, contemplamos, hoje, a Virgem Maria e observamos, com admiração, suas atitudes e seus sentimentos em relação a esse mistério que estamos celebrando, a encarnação e nascimento de Jesus. O evangelho de hoje nos leva a Belém, junto com os pastores. De fato, natal é Belém. Se esse tempo de festas não nos leva à manjedoura da Gruta de Belém, podemos estar celebrando o natal de qualquer um, menos o de Jesus. 
Contemplemos a mãe de Deus nessa cena de Belém. Aprendamos com ela a acolher e admirar esse mistério da encarnação do Filho de Deus.  Três atitudes suas nos chamam a atenção, hoje.
Primeira atitude. A atitude de testemunha de Jesus. Os pastores a encontram ao lado da manjedoura, junto com seu esposo José. É ali que, mesmo sem muitas palavras, ela está nos falando da obra de Deus que enviou o seu Filho ao mundo, por meio dela. É nela que o Verbo se fez carne. Ela é a testemunha da humanidade de Jesus. Ele é de nossa raça humana, por meio dela. Um Jesus sem Maria não é o Jesus do evangelho. No nascimento, na infância, no ministério público, na cruz... Maria está sempre presente. Ela é a testemunha da humanidade do Senhor.
Segunda atitude. A atitude de contemplação da obra de Deus. Quantas experiências de fé a jovem mãe já coleciona! A anunciação do anjo, a visita à Isabel, os acontecimentos de Belém... e tudo isso ela guarda e medita no coração. Medita para compreender a vontade de Deus. Medita para admirar a obra de Deus. Tem um coração contemplativo, orante, uma caixa de ressonância da obra de Deus. Um natal sem oração, sem meditação da palavra de Deus não é o de Belém. Não é o de Maria. 
Terceira atitude. A atitude de educadora do enviado de Deus. Apesar dos sinais maravilhosos de Deus, Maria e seu esposo José prosseguem sua vida, com grande simplicidade. Oito dias depois do parto, circuncidam o menino, como mandava a lei de Israel. Dão-lhe o nome que o anjo indicou: Jesus. Assim, vão integrando sua criança na herança do povo que vivia em aliança com Deus. A encarnação é também a inserção da criança naquela cultura, na fé dos patriarcas. Assim, o filho de Deus será também o filho de Davi. 



Guardando a mensagem
A solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, neste primeiro dia do ano, nos dá a oportunidade de ingressar no novo ano com os sentimentos e atitudes da Mãe do Salvador. Como ela, renovemos nosso compromisso de ser testemunhas do Senhor, onde estivermos, todos os dias deste ano. Cabe-nos, igualmente, uma atitude de contemplação da obra do Pai que enviou o seu Filho para nossa salvação. É o nosso compromisso com o conhecimento da Palavra de Deus e do seu sentido para nossa vida.  A Santa Mãe também nos inspira na arte de sermos bons educadores da nova geração de filhos de Deus. As crianças e adolescentes de hoje dependem do nosso testemunho e de nossa mediação educativa para conhecerem, amarem e seguirem Jesus, o filho de Deus e de Maria.
Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração (Lc 2,19)
Rezando a palavra 
Deus e Senhor nosso, senhor do tempo e da eternidade,
A ti, toda honra e toda glória, agora e para sempre.

Nós te consagramos, Senhor, todos os dias deste novo ano,
colocando sob tua proteção todos os nossos passos, propósitos, projetos e sonhos. 

Derrama agora, Pai Santo, tuas bênçãos de saúde, paz e sabedoria sobre nós, nossas famílias e todos os que amamos.

Que 2020, com a tua graça, seja de paz, de crescimento na fé e de prosperidade para todos nós, teus filhos e filhas. 

Que em nossa vida, nos 365 dias deste novo ano,
brilhe a luz do teu filho Jesus, nosso Salvador.

A Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, nos sustente com seu exemplo e sua intercessão. Amém. 

Vivendo a palavra

Neste dia mundial da paz, dirija uma prece especial à santa mãe do Príncipe da Paz, em favor da paz no mundo. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 1º. de janeiro de 2020

19 comentários:

  1. Obrigada, por essa oportunidade, em começar 20020 em oração.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos . Começamos um Ano Novo, sob a proteção da mãe de DEUS. Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditação sobre eles em seu coração ( Lc 2, 19 ) Deus e Senhor nosso, Senhor do tempo e da eternidade, derrama sobre todos nós e sobre nossa família, tuas bênçãos de Paz, saúde e sabedoria, para que possamos viver este Ano de 2020 com a tua graça no crescimento da Fé. Que a Luz Espirito Santo ilumine nosso caminho no decorrer deste Novo Ano. Gratidão, SENHOR, por tudo que recebi de Ti nesta vida... Neste dia mundial da Paz, GRATIDÃO eterna a Nossa Senhora, a Santa mãe do príncipe da Paz e pela paz do mundo. Para Padre João Carlos e toda equipe da AMA, desejo um Ano Novo muito feliz com muita paz, saúde, sabedoria, amor, prosperidade,vitórias e conquistas e que Deus derrame bênçãos sem MEDITAÇÃO sobre suas vidas. Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo: bênçãos sem medida.

    ResponderExcluir
  4. Amem bom dia padre sua bença

    ResponderExcluir
  5. Santa Mãe Maria,nos fortaleça para que sejamos promotores da paz em nosso lar!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Que nossa mãe querida, venha nos proteger como intercessora do Senhor.
    Toda honra e glória a Deus Pai,Deus filho e ao Espírito Santo e a Nossa Mãe amada.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia pe João Carlos, que a palavra de Deus nos ilumine e conduza nestes 365 dias do ano que se inucia.
    Obrigada pelas belíssimas meditações. Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos, que a alegria de DEUS permaneça sempre com o sr.que a paz seja uma constante em nossa vida,e na vida de todo ser humano,Santa Mãe de DEUS,nos guarde sob seu Sagrado Manto, minha eterna gratidão por iniciar este Novo Ano com a palavra de DEUS que nos envia.DEUS te abençoe todos os dias.PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pr.João Carlos.
    Obrigado pelo seu compromisso de estar nos preparando para a vida, de estar, como hoje, nos oferecendo os ensinamentos de MARIA Nossa Santa Mãe, através dos seus atos, das suas atitudes no seu cotidiano, e que devemos empregar no nosso dia a dia, para nosso crescimento espiritual.
    A paz do SENHOR esteja sempre contigo.
    Mais uma vez obrigado e bom dia.

    ResponderExcluir
  10. BOM dia padre João Carlos obrigado padre querido pôr esta todos os dias nos abençoado com esse seu amor de sacerdote o primeiro dia do ano 2020 o dia de Santa Ana mãe do Salvador senhor eu te Louvo e te agradeço pôr nos da a sua mãe como nossa mãezinha.que o ano de 2020 nos Ilumine todos nos. Deus abençoe O Senhor obrigado pelo Evangelho 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Padre João como sinto bem lendo o evangelho diariamente
    Deus nos abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  12. FELIZ ANO NOVO padre JOÃO Carlos na PAZ DE CRISTO E AMOR DE MARIA

    ResponderExcluir
  13. Obrigada linda mensagem. Feliz ano Novo.

    ResponderExcluir
  14. Senhor Deus, grande e poderoso, eu LHE agradeço pela solenidade de Santa Maria, de Deus. No entanto, me ajude com a VOSSA bênção, a VOSSA paz e a VOSSA proteção. Me ajude ser um bom filho, cheio do Espírito Santo. Me ajude guardar e meditar no meu coração a VOSSA palavra. Me ajude louvá-Lo e glorificá-Lo com amor. Me ajude viver o meu batismo. Isso eu LHE peço pela intercessão do Menino Jesus, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Mãezinha,mãe de Jesus e nossa,abençoa e proteja cada filho seu nesse ano q.se iniciou,obrigada pelo sim,por nos ensinar o verdadeiro amor amém

    ResponderExcluir
  16. Que Jesus e Maria derramem bencãos para todos nós .Feliz ano Novo ! Obrigada padre pelas orações e meditações diárias.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos muito obrigada pela a sua mensagem da palavra de Deus importante nestes dias lindos que nos falam sobre o nascimento de Jesus. Eu amo muito Jesus de Maria junto ao seu castissimo esposo São José a quem tenho muita devoção, quero neste novo ano fazer tudo para agradar a Deus. JESUS MARIA IJOZE A MINHA FAMÍLIA VOSSA É.

    ResponderExcluir
  18. Agradeço a Deus por a viagem maravilhosa que fizemos em visita a meu filho no Canadá e peço que o senhor Jesus Cristo abençoe a nossa volta e abençoe a todos os meus familiares

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS