PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VIVEMOS ILUMINADOS PELA FÉ

VIVEMOS ILUMINADOS PELA FÉ

Tem compaixão de nós, filho de Davi! (Mt 9, 27)
06 dezembro de 2019
O texto de hoje conta a história de dois cegos que seguiram Jesus, gritando por ajuda. Chegando à casa, eles tiveram uma conversa com ele. Jesus lhe tocou os olhos e eles ficaram curados. O Mestre lhes pediu para não saírem espalhando o fato, mas foi perdido. Eles saíram falando pra todo mundo.
O evangelho não tem interesse em ficar contando milagres de Jesus, de qualquer jeito. Não é um “testemunho” pra chamar clientes para o próprio empreendimento religioso, como vemos hoje no rádio e na televisão. A narração dos milagres são catequeses sobre Jesus e nosso encontro com ele. É assim que vamos olhar para esse texto, como uma catequese sobre a fé.
Fé? Por que eu falei “fé”? Porque as histórias de cegueira física, no evangelho, são particularmente formas de falar da cegueira espiritual, da resistência ou da incompreensão diante da pessoa de Jesus ou do projeto de Deus. Cegueira, neste sentido, representa a falta de fé. Para confirmar essa compreensão, basta lembrar que, segundo o texto de Isaías que Jesus leu na sinagoga de Nazaré, “dar vista aos cegos” era um dos sinais da salvação trazida pelo Messias.
Afinal, quem são os cegos? Melhor, quantos são os cegos? Sua resposta: dois,  precisamente. Lembre-se do início do evangelho de Mateus. Jesus chamou primeiro dois irmãos: André e Simão. Depois, chamou mais dois: Tiago e João. E na história do filho pródigo, o pai tinha dois filhos. E outro pai falou com seus dois filhos para irem trabalhar na sua vinha. E na cruz, havia dois ao lado de Jesus, crucificados também. Eu só posso pensar nesses dois cegos como discípulos. E discípulos são os receberam o convite para seguir Jesus e puseram-se a caminho com ele.
Por falar nisso, escute bem o que está escrito: “dois cegos começaram a segui-lo”. E diferentemente de outro cego, que Jesus parou para atendê-lo, esses seguiram Jesus até à casa dele. E foi dentro de casa, que eles se aproximaram de Jesus e conversaram com ele. Seguimento, caminho, casa são indicações da condição de discípulos. Então, a história dos cegos é uma representação dos discípulos. E quando falamos de discípulos, não estamos falando só dos doze apóstolos, estamos falando das centenas de homens e mulheres que tinham Jesus como referência e até, muitos deles, andavam com ele.
E qual é a catequese sobre a fé que há nesse texto?  Vamos recolher três lições. A primeira: A fé nos põe no caminho de Jesus e vai se firmando, a cada passo. Os dois eram cegos e começaram a seguir Jesus. Gritavam por compaixão.  É no caminho que a fé vai se firmando, se aclarando, se consolidando. Lembra a história dos 10 leprosos? Foi no caminho, indo para Jerusalém, que eles se deram conta que estavam curados.  A fé vai crescendo no caminho que eu vou fazendo com Jesus.
A segunda lição:  A fé nos leva para a comunidade. Os cegos entraram na casa de Jesus (que é a casa de Pedro e de André). Na intimidade da casa, eles se aproximam de Jesus. É a comunidade que nos proporciona essa aproximação com Jesus, essa intimidade com ele. Os cegos-discípulos são acolhidos na família de Jesus, na sua casa, na sua comunidade.
A terceira lição:  A fé é aprofundada num diálogo esclarecedor, que chamamos de catequese. Jesus dialoga com os dois. Pergunta se acreditam nele. Eles respondem  que sim. Jesus toca nos olhos deles e diz “que seja feito conforme a sua fé”. E os olhos deles se abriram. Isso nos faz lembrar aqueles dois discípulos de Emaús. Após a catequese que Jesus fez no caminho, ceando com eles, fez os gestos da última ceia. Àquela altura, seus olhos se abriram. Eles viram Jesus ressuscitado. Devíamos falar de catequese e liturgia, mas não vamos complicar.





Guardando a mensagem
Você e eu somos os cegos. Mesmo com uma fé incompleta e frágil, começamos a seguir Jesus. Somos testemunhas que nossa fé vai se fortalecendo à medida em que vamos caminhando com ele. O caminho nos leva à sua casa, à sua comunidade, na qual somos acolhidos. A comunidade nos comunica a verdade sobre Jesus e celebra conosco a sua obra redentora. Na comunidade, os nossos olhos se abrem. E nos fazemos seus missionários, espalhadores de sua mensagem. Nosso testemunho não é que ele está operando milagres (ele não está interessado nesse tipo de propaganda). Testemunhamos que o encontramos, que somos um milagre dele. Éramos cegos e agora vemos. Vivemos iluminados pela fé.
Tem compaixão de nós, filho de Davi! (Mt 9, 27)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A história dos dois cegos é a nossa história. A cegueira física é uma representação da nossa cegueira espiritual. Com uma fé ainda frágil, nós nos colocamos no teu seguimento, respondendo ao teu chamado para sermos teus discípulos. É na caminhada contigo que a nossa fé vai se robustecendo. E a fé nos leva à comunidade, à vida de comunhão contigo e com os irmãos. Na catequese e na celebração, vemos com clareza sempre crescente o projeto do Pai que se realiza em ti e a nossa vocação de filhos e filhas de Deus. De toda forma, Senhor, estamos sempre necessitados de tua misericórdia. Por isso, continuamos a te pedir: “Tem compaixão de nós, filho de Davi”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Faça seu este pedido insistente dos cegos: “Tem compaixão de nós, filho de Davi”. Nesta prece, repetida várias vezes durante o dia de hoje, peça que a luz da fé seja sempre mais luminosa em sua vida.
Pe. João Carlos Ribeiro – 06 de dezembro de 2019.

14 comentários:

  1. Que a sua luz senhor.me ajude a irradiar. A sua luz ande eu for que eu seja um milagre. Aos seus olhos.

    ResponderExcluir
  2. Jesus filho de Davi aumenta minha fé que todas pessoas que se aproximarem de mim sintam sua presença.

    ResponderExcluir
  3. Gloria a vós Senhor! ! JESUS seja a luz aumentando a minha Fé que eu possa sentir sua presença em mim.

    ResponderExcluir
  4. Tende Piedade de nós , filho de Davi
    Amém

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos O ESPÍRITO SANTO te ilumine e te acompanhe em sua missão sempre,obrigada por estar sempre nos evangelizando.

    ResponderExcluir
  6. Padre sua benção !!
    Belíssima suas reflexões
    mais eu hoje gostaria de perguntar ao senhor se o senhor adere a Teologia da Libertação?
    o que o senhor acha dela ?

    ResponderExcluir
  7. Tem compaixão de nós filho de Davi

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus almentaia minha fé para que todos que se chegarem a mim sintam a tua presença.

    ResponderExcluir
  9. Aumente a minha fé senhor ilumine a minha mente o meu coração.Amem

    ResponderExcluir
  10. JESUUS TENDE COMPAIXÃO DE MIM,ASSIM COMO TEVE DOS CEGOS,TIRAI MINHA CEGUEIRA,FORTALEÇA MINHA FÉ,EU CREIO,ESPERO E CONFIO EM VÓS,AMÉM FICA COMIGO JESUS

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus eu creio espero faça de mim o que quiser só te peço afaste de mim tudo aquilo que me faz distanciar de te para que eu faça a tua vontade .

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Padre João Carlos. Que a bênção de Deus esteja sobre você neste dia que chega ao fim e na noite que está por vir. VIVEMOS ILUMINADOS PELA FÉ. Éramos cegos e agora vemos. Tem compaixão de nós, filho de Davi!( MT 9, 27 ). Que Jesus com sua infinita misericórdia me proporcione um caminho iluminado para que eu possa enxergar o mundo com a luz da Fé. Sem tua luz SENHOR, não sei caminhada sozinha... espero e confio em ti, SENHOR... Que a Luz Espirito Santo ilumine a vida de Padre João Carlos e o acompanhe na sua caminhada missionária Evangelizadora. AMÉM... Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  13. Ó Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. Entretanto, me conceda a graça de ser humilde e pobre em espírito. Me conceda a graça de evitar o pecado da prepotência e da trapaça. Me conceda a graça de ser justo. Me conceda a graça libertando o VOSSO povo. Me conceda a graça de honrá-Lo diuturnamente. Me conceda a graça de ter o santo temor. Me conceda a graça da minha conversão. Me conceda a graça de rezar da melhor forma possível. Me conceda a graça de ter mais fé, amor e confiança no meu REDENTOR. Me conceda a graça curando os doentes do corpo e da alma. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos, Jesus te abençoe, peço que reze pela minha Saúde, ontem passei o dia todo sem ânimo. Jesus Filho de Davi, tem Piedade de mim e do mundo inteiro. Sua bênção Padre João Carlos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS