PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A CASA SOBRE A ROCHA

A CASA SOBRE A ROCHA



Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha (Mt 7, 24)


05 de dezembro de 2019

Você está construindo sua casa sobre a areia ou sobre a rocha? Sua casa é o que você constrói na vida: sua educação, sua profissão, o seu casamento, a educação dos seus filhos... Qual é o alicerce de sua vida?

Eu vou lhe dizer uma coisa: construir em cima de um terreno firme, como uma rocha, é uma coisa muito trabalhosa. É trabalhoso e demorado. Exige muito esforço e perseverança. Você gasta muito e demora mais. Mas tem uma vantagem: ninguém derruba.

Pense no que é construir um casamento feliz, uma família à prova de vendavais e tempestades; ou uma profissão bem sucedida; ou ainda a educação dos filhos. Tem-se que por um alicerce firme, como quem constrói em cima de uma rocha. E alicerce firme quer dizer: preparar o futuro com seriedade: estudo sério, educação para o trabalho honesto; fidelidade aos compromissos assumidos, pontualidade no desempenho dos próprios deveres, capacidade de renúncia e disciplina... E isso exige esforço, persistência, sacrifício.

O alicerce não se vê, mas é ele que sustenta a casa. É ele que garante a construção nos dias adversos das chuvas torrenciais e das ventanias fortes, como disse Jesus no evangelho. E nem vou falar do contrário. Quanta fachada bonita, com graves falhas nos alicerces! Casamentos que vão fracassar na primeira crise. Rostos jovens e bonitos que serão presas fáceis do consumismo ou até das drogas. Profissionais despreparados e mercenários. Casas sem alicerce. Vidas edificadas sobre o mais fácil e prazeroso, seguindo a lei do menor esforço.







Guardando a mensagem

Acolher e praticar a Palavra de Deus, com dedicação e perseverança, é construir o alicerce de sua própria vida sobre uma rocha firme. Ouvir a palavra e não pô-la em prática é construir sua casa sobre terreno sem consistência, é expor-se ao fracasso. A diferença está, então, em praticar a palavra, isto é, em fazer da vivência do evangelho o alicerce da própria vida.

Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha (Mt 7, 24)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Cada dia mais, tua Palavra nos encanta. Mas, é claro, não basta ouvi-la e conhecê-la. É preciso praticá-la. A prática de tua Palavra é o alicerce firme que pomos na construção de nossa vida. Exige esforço, decisão, perseverança. A tua graça nos faz novas criaturas. A tua palavra nos vai edificando como pessoas renascidas na fé, libertas do pecado e de todos os vícios do homem velho. É uma construção que nos pede renúncia, conversão, empenho diário. A prática de tua palavra, isto é, viver segundo a boa notícia do amor do nosso Deus, é uma parceria entre nosso esforço e a tua graça, entre a nossa luta diária para vencer o mal e praticar o bem e a ação do Santo Espírito que nos purifica, nos renova e nos edifica como filhos de Deus. Obrigado, Senhor. Bendito seja o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você, com certeza, conhece alguma família que esteja passando por um momento de tempestade. Hoje, reze por essa família.

Você pode me ouvir também pelo aplicativo Rádio Tempo de Paz. Na loja de aplicativos do seu celular androide, procure e baixe: Rádio Tempo de Paz. Se o seu celular foi um iphone, baixe o aplicativo RadiosNet.

A gente se encontra às 10 da noite, no facebook. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb – 05 de dezembro de 2019

Em tempo: A foto é da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão, na Colônia dos Padres, PE - uma igreja construída sobre a rocha. 



19 comentários:

  1. Senhor não há Deus que poça fazer coisas como as que fazes tú. Maria Emilia. Bom dia.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda senhor como suas palavras e linda não tem como deixar passar por percebida temos que amar sua palavra cada dia mais bom dia Padre João Carlos

      Excluir
    2. Boa Tarde! Amei ouvir e também praticar os mandamentos da Lei de Deus. E construir sua morada em terra firme como uma ROCHA VERDADE

      Excluir
  2. Linda reflexão! Que Deus continue abençoando nossas famílias...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, sua benção Padre Joa Carlos.
    Baixei o aplicativo mais só está vivendo parado...os primeiros dias funcionou tão bem e eu o ama escutar.

    ResponderExcluir
  4. BOM dia padre João Carlos peço sua benção obrigada pela mensagem que recebo todos os dia a de hoje e pra para e refletir sabia palavras que nosso senhor abençoe e ilumine sempre a sua vida e missão de evangelizar.

    ResponderExcluir
  5. Que Deus derrame abundantes graças na vida de todos os casais, especialmente aqueles que se encontram abalados por fortes crises, e tempestades. Paz para todos!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, sua benção. Baixei o aplicativo, estou amado a Rádio tempo de Paz, agradeço a Jesus e ao Senhor Padre João Carlos, Jesus Continue abençoando sua Missão tão linda, o Senhor explicar o evangelho tão bem, o Senhor é um escolhido de Deus, para nos ensinar, a caminhar firme na fé.🙌🙌👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  7. Obrigada padre João Carlos por esta mensagem tão rica em detalhes,que nos evangeliza e nos faz sempre repensar nosso modo de vida.Foto linda dessa basílica,em meio essa natureza tão bela.Abençoada seja sempre sua vida. BOM DIA!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia pe João Carlos .Deus todo poderoso proteja nosso presidente. Amém

    ResponderExcluir
  9. O senhor Jesus é o alicerce firme aonde eu posso firmar minha casa Amém!!!! Mari Emília

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos Que Deus nos abençoe hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Padre João Carlos. Que Deus o abençoe sempre... Agradeço a MEDITAÇÃO E a linda reflexão de hoje. Quem ouve estas minhas palavras e as póe em prática é como um homem Prudente, que constituiu sua casa sobre a Rocha ( Mt 7,24 ). Que Deus me conceda forças para que eu viva e ponha em prática os ensinamentos do Evangelho, fazendo o bem,na certeza que O Espírito Santo de DEUS me dará ânimo e alegria para viver melhor... Que eu continue a ter esperança, mesmo com tantas decepções. Deus, que padre João Carlos e todos da AMA sigam em frente de cabeça erguida com muita Fé e esperança sem nunca desanimar. Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  12. Pe João Carlos e uma benção de dDeu

    ResponderExcluir
  13. Amém padre João Carlos, bom dia. Obrigada por essa reflexão.

    ResponderExcluir
  14. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Todavia, nos ajude fortificando as nossas cidades. Me ajude ser justo e cumpridor da VOSSA palavra. Me ajude ser firme na defesa do bem. Me ajude ter a verdadeira paz. Me ajude ter humildade, confiança, esperança e amor. Me ajude evitar o pecado do orgulho. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude por em prática a VOSSA vontade. Me ajude ser prudente. Me ajude construir a minha vida sobre a rocha. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS