PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: GENTE QUE VÊ, MAS NÃO ENXERGA

GENTE QUE VÊ, MAS NÃO ENXERGA

Com quem hei de comparar esta geração? (Mt 11, 16)

13 de dezembro de 2019

Nem Jesus Cristo agradou a todo mundo. É um ditado popular que tem sua razão. Apareceu João Batista, austero, duro na pregação… muitos não quiseram levá-lo a sério. Disseram: é um doido, um endemoniado. Apareceu Jesus, alegre, jovial, amoroso na sua pregação… muitos não lhe deram crédito: é um bonachão irresponsável. Foi aí que Jesus fez uma comparação dessa situação com crianças emburradas na hora da brincadeira.

Brincadeira de criança é coisa séria. Nas brincadeiras, as crianças podem representar e reproduzir sentimentos e atitudes que estão à sua volta. A brincadeira é uma fonte de socialização para as crianças, mas também de elaboração da compreensão do mundo que as rodeia. Nas brincadeiras, na forma de brincar, vão sendo cultivadas atitudes positivas e generosas como a partilha, o perdão, a alegria pelo êxito do outro, o cuidado, a atenção ao mais frágil. Mas, também nas brincadeiras, aparecem tendências ruins para a violência, o egoísmo, a ganância, o isolamento, a discriminação.

Jesus comparou o povo do seu tempo com cenas que ele já tinha vivido com seus coleguinhas na infância em Nazaré ou visto nas brincadeiras das crianças nas ruas de Cafarnaum, a cidade onde ele estava morando. A cena era essa: crianças emburradas que não estavam satisfeitas com nada. Olha a palavra dele: “Com quem vou comparar essa geração? Ah, são como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta e vocês não dançaram. Entoamos lamentações e vocês não bateram no peito!”.

As crianças do tempo de Jesus brincavam com as situações que elas viam: festas de casamento, por exemplo; funerais celebrados em família... Podemos imaginar as brincadeiras a que Jesus está se referindo... “tocamos flauta e vocês não dançaram”: brincar de festa; “entoamos lamentações e vocês não bateram no peito”: brincar de alguma coisa triste, como enterro, exílio... As brincadeiras de criança imitam o mundo real.

Sempre acontece nas brincadeiras que alguma criança emburrada se negue a participar. No tempo de Jesus, claro, não era diferente. Uns começavam a brincar de festa e outros não topavam. Então, para contentá-los, tentavam brincar de uma coisa mais parada e eles também se negavam a participar. Olha, não tem coisa pior do que criança emburrada, que não quer brincar e fica pondo mau gosto na brincadeira dos outros, não é verdade?

Jesus aplicou esse impasse das brincadeiras infantis ao que estava acontecendo ao seu redor. João Batista era um pregador austero, falava do julgamento de Deus. Um grupo ficou contra e falava mal do profeta. Veio Jesus, que pregou o Reino de Deus como uma festa, frequentava a casa do povo e falava do perdão de Deus. O mesmo grupo ficou contra, emburrado. Negou-se a participar.








Guardando a mensagem

Quem brincou quando criança, sabe o que Jesus está dizendo. E sabe que tem gente que se comporta como criança emburrada... Se for o seu caso, trate de melhorar seu mau humor. Abra o seu coração para o anúncio do Reino de Deus, agora mesmo. Destrave o coração para acolher Jesus e seu evangelho. É hora de entrar na brincadeira...

Com quem hei de comparar esta geração? (Mt 11, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

O Reino de Deus continua sendo pregado pelos teus missionários. A evangelização é um convite permanente para entrarmos na lógica de Deus. Infelizmente, muitos nos comportamos com desconfiança, com desinteresse, influenciando outros a não aderirem alegremente às propostas que nos fazes. Senhor, desata em nós as amarras do homem velho para nos comportarmos sempre como filhos livres, felizes e confiantes no teu amor. Sendo hoje o dia de Santa Luzia, nós te pedimos, Senhor, que pelo exemplo e pela intercessão desta tua santa serva, nossos olhos vejam sempre mais claramente os sinais de tua presença e reconheçam as verdades do teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Lembre de alguém que você conheça que tenha uma deficiência visual. Reze por essa pessoa. Lembre também de alguém que não consegue ver Jesus, não o reconhece, não o ama. Reze por essa pessoa também. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 13 de dezembro de 2019

22 comentários:

  1. Santa Luzia, intercedei por nós, para que na ciranda da vida possamos ser crianças livres, como Jesus nos ensinou!
    Amém

    ResponderExcluir
  2. Que eu saiba viver como uma criança, que ama, confia,é feliz, se sente segura c os ensinamentos e a proteção de Deus, como ela com seus pais.

    ResponderExcluir
  3. Pe. João Carlos!!! Tenha uma abençoada sexta feira com as bençãos da Santíssima Trindade, abraços 😇😇😇

    ResponderExcluir
  4. Santa Luzia eu sou feliz e sempre vou ser feliz.maem Maria Emilia

    ResponderExcluir
  5. Senhor tende misericórdia do meu país. Santa Luzia abre os olhos de meu filho para q ele veja a Deus. É a outro filho para iluminar seus caminhos. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Que nossos olhos sejam abertos para enchergar os irmãos com o olhar de amor

    ResponderExcluir
  7. Entrego a Ti Santa Luzia todos os nossos jovens que estão cegos aos ensinamentos de Deus. Peço a Ti Ó Santa Luzia que abra os olhos dos meus três filhos para que eles buscam a verdadeira conversao para suas vidas. Santa Luzia, rogai por todos nós!!!Amém!!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa Santa Luzia abra os olhos dos Meus dois filhos, Raphael de Danieli, para que eles buscam a verdade conversão para as suas vidas Santa Luzia a importância amém.

    Bom dia Padre João Carlos que Deus esteja presente sempre em sua vida amém

    ResponderExcluir
  9. Santa Luzia, abra os olhos dos meus dois filhos, Raphael e Danielli, para que eles busquem a verdadeira conversão para as suas vidas.
    Santa Luzia rogai por nos amém.

    ResponderExcluir
  10. Peço a minha conversão e dos meus filhos.

    ResponderExcluir
  11. Santa Luzia abraço os olhos de meus filhos e outras pessoas pars que encherem o verdadeiro sentido fa vida.Peço tb minha conversão junto minha família para cada dia nos procurarmos ser pessoas melhores. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Senhor obrigado pela minha familif. Com tuas bençãos possamos sempre desatar as amarras de nossas vidas para sermos filhos livres, felicidades zes e confiantes no teu amor. Santa Luzia abra os olhos de meu irmão e ilumine os nossos caminho com o amor de Jesus! Amém!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos. Que a graça de Deus habite sempre no seu coração, e que o amor e a paz, estejam presentes em todos os dias da sua vida. Gente que vê mas não enxerga. Linda a MEDITAÇÃO e a REFLEXÃO com Padre João Carlos. Hoje é dia de Santa Luzia,protetora dos olhos. Ó Santa Luzia,conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças etc. Conservai também os olhos de minha alma, a FÉ, pela qual eu posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho por onde eu devo seguir em frente de cabeça erguida... Ó Santa Luzia,protegei meus olhos e conservai minha Fé. AMÉM. Protegei também os olhos de Padre João Carlos e todos da AMA. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. Sua benção pe João cCarlo o senhor e muito sabio

    ResponderExcluir
  15. Pe João Carlos bom dia muito importante quantas vezes eu tenho me comportado como estas crianças peço a Jesus que abra meus olhos também a virgem Santa Luzia tanto os olhos do corpo como os olhos da alma para compreender o que Deus quer de mim e assim ser um exemplo para meus irmãos. Socorro Martins

    ResponderExcluir
  16. Santa Luzia melhore a minha visão e as da minha neta Maria Fernanda e da minha mãe guie a visão dos meus filhos para seguir os caminhos de Jesus

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde!!! Padre João Carlos hoje dia de Santa Luzia minha Santinha Ilumine sempre minha vista para que eu possa ver os sinais de Jesus Cristo muito Linda suas pregações suas palavras que ó Santa Luzia dai-me a Luz do meus olhos para eu possa enxergar as coisas de Deus e as belezas Divina obrigado Padre João Carlos louvando seja louvado Deus abençõe sempre 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre sua benção era um tempo muito bom

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Pe João Carlos sendo hoje o dia consagrado a Santa Luzia venho pedir a sua interseção para que nos ensina ver com os olhos do amor todos os nossos irmãos necessitados como ela sempre olhou assim seja amém

    ResponderExcluir
  20. padre João Carlos obrigada por essa sua presença constante em nossas vidas,sempre nos evangelizando e abençoando.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite! Gente Padre João Carlos é mesmo uma bênção em sua reflexões! Q Deus te abençoe poderosamente Padre João Carlos! Sua Bênção.

    ResponderExcluir
  22. Quero usar este meio para testemunhar como voltei ao meu ex-marido após o divórcio, eu e meu marido estamos casados há 8 anos com 2 filhos, fomos uma família feliz. No ano passado, o comportamento dele em relação a mim e aos filhos mudou, eu suspeitava que ele estivesse conhecendo outra mulher fora do casamento, sempre que eu o confrontava, ele ameaçava se divorciar de mim, eu fazia tudo o que podia para acertar as coisas, mas tudo não adiantou até que eu vi uma postagem em um "fórum de amor e relacionamento" sobre um lançador de feitiços que ajuda as pessoas a lançar feitiços sobre questões de casamento e relacionamento, quando entrei em contato com esse lançador de feitiços por e-mail, ele me ajudou a lançar um feitiço de re-união e meu marido mudou e veio se desculpar comigo e com as crianças. Entre em contato com este excelente lançador de feitiços para seus problemas de relacionamento ou casamento por este e-mail: wealthylovespell@gmail.com ou pelo WhatsApp no +2348105150446 Boa sorte

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS