PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A VEZ DOS PEQUENINOS

A VEZ DOS PEQUENINOS

Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos (Lc 10, 21)
03 de dezembro de 2019.
Jesus gosta dessa palavra “pequeninos”.  Pode ver que. o tempo todo, ele está cercado por gente sem grande expressão social do seu tempo: pobres, doentes, mulheres, crianças, sofredores de todo tipo. Eles são os pequeninos. Quase toda a atividade de Jesus ocorreu na periferia do mundo judaico, na Galiléia, norte do país, terra de agricultores, artesãos, pescadores, moradores de vilas e pequenas cidades. Os evangelhos nem chegam a citar a capital da Galileia, Tiberíades, onde morava o rei Herodes. Em Jerusalém, capital da Judéia, Jesus ia, basicamente, nas grandes romarias.
Os grandes, os importantes, os ricos tinham mais dificuldade de acolher o Reino. Basta lembrar o episódio do encontro com o jovem rico e o comentário que Jesus fez em seguida: “como é difícil o rico entrar no Reino de Deus”. A Nicodemos, um membro importante do Sinédrio que o procurou à noite, Jesus explicou que ele precisava nascer de novo, renascer do alto. Muitas vezes disse aos discípulos e discípulas que só dava para entrar no Reino de Deus quem fosse como as crianças, isto é, quem se tornasse como os pequeninos ou fosse solidário com eles.
No evangelho de hoje, Jesus está em oração. Ele louva o Pai porque o Reino está sendo revelado aos pequeninos. Igualmente o louva porque, revelando o Reino a uns, o Pai o esconde a outros, os sábios e entendidos. E o que é que está havendo com os sábios e entendidos, isto é, com os estudados, os professores da Lei, os que se sentem conhecedores da Palavra de Deus? Estes fecharam o coração. Não conseguiram ver em Jesus de Nazaré a revelação do Pai amoroso e fiel que fez aliança com Israel. Encheram o peito de presunção de que já sabiam de tudo. E de inveja, sentindo-se ameaçados pela popularidade de Jesus, de seus ensinamentos e de seus milagres.
Embora Jesus pregasse pra todo mundo, a todos procurasse iniciar no Reino, via-se cercado de gente simples e pobre, pecadores, sofredores. Os grandes também se aproximavam, mas quase sempre para censurar, para tentar coibir a sua palavra, para desafiá-lo... Estes tentavam desmoralizar o seu ministério ou encontrar motivo para denúncias e perseguições. Os grandes fecharam o coração. Os pequenos abriram-se à obra de Deus. É o que Jesus está vendo. E por isso está louvando o Pai.






Guardando a mensagem
Jesus rezou, publicamente, louvando o Pai porque este estava revelando o Reino aos pequeninos. E o estava revelando por meio do Filho. Em Jesus, reconhecemos a bondade e a misericórdia do nosso Deus, atuando em favor do seu povo. Os grandes fecharam o coração. Os grupos de poder rejeitaram Jesus. Os pobres e os pecadores aproximaram-se dele, acolhendo o Reino que ele anunciava. A lógica de Jesus é a lógica do Pai. Ele escolhe os pequenos. A lógica de Jesus deve ser a nossa também. Valorizemos os pequenos. O Reino é deles. No sermão da Montanha ele disse: “Felizes os pobres porque o Reino de Deus é deles”. Tornemo-nos pequenos, sejamos solidários com eles, se quisermos ter parte no Reino.
Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos (Lc 10, 21)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Na oração que nos ensinaste, pedimos ao Pai: “venha a nós o vosso Reino!” Tu nos ensinaste a rezar assim para que entendamos que o Reino é um dom que nos vem do Pai, não é uma conquista de nossas obras, de nossa inteligência ou de nossa santidade. O Reino vem a nós por pura bondade e graça de Deus, nosso Pai. E és tu, Senhor Jesus, que nos revelas o Pai, que nos comunicas o seu Reino, sua presença amorosa em nossa história. Venha a nós o vosso Reino! Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Hoje, durante o dia, reze com Jesus, mais de uma vez: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos”.
Você pode me ouvir também pelo aplicativo Rádio Tempo de Paz. Na loja de aplicativos do seu celular androide, procure e baixe: Rádio Tempo de Paz.  
A gente se encontra às 10 da noite, no facebook. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 03 de dezembro de 2019.

15 comentários:

  1. Deus Pai de bondade, que socorre os aflitos eu te rogo pelos pais de famílias que se encontram desempregados. Em especial por Luiz Henrique Alves da Silva e Glenda Mugrabe de Oliveira Magalhães. Obrigada Senhor

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pe joao Carlos e uma benção ouvi-lo

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos, e obrigado pelas meditações. A Rádio tempo de Paz tá uma bênção, Jesus te abençoe sempre.🙌🙌🤗🛐

    ResponderExcluir
  4. GRATIDÃO, SENHOR, pelo dia que confessa!!!... Bom dia, Padre João Carlos. Que o seu dia seja abençoado e repleto de muita saúde e muita paz. Agradeço pela MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR. És tu, SENHOR Jesus, que nos revelas o Pai, que nos comunicas o teu Reino, tua presença amorosa em nossa história. Venha a nós o vosso Reino! Eu te louvo, Pai, SENHOR do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelastes aos pequeninos. (Lc 10, 21 ). Deus, enche os nossos corações de paz, restaura nossas forças, renova a nossa Fé, cobre-nos com teu AMOR. Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  5. Eu te louvo Senhor por minha vida.

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA padre João Carlos,obrigada por estar todos os dias nos trazendo esta meditação.

    ResponderExcluir
  7. Senhor Jesus obrigado por mais um dia de vida, obrigado pelas graças alcançadas e seja bem-vindo teu santo nome hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia pe João Carlos. O senhor te abençoe e ilumine. Amém

    ResponderExcluir
  9. Maria Emilia Eu te lovo Senho. e pra sempre ti louvarei.

    ResponderExcluir
  10. Eu te louvo e Bendigo o teu Santo nome!

    ResponderExcluir
  11. Maria Teresa Granato Eu te louvo Jesus e agradeço essa graça alcançada .

    ResponderExcluir
  12. Esse Evangelho de hoje é belíssimo eu

    ResponderExcluir
  13. Ana Maria3/12/19 11:33

    Bom dia! Eu te louvo, pai por ter me concedido o dia de hoje. Também rogo ao Senhor, pela saúde do meu neto Miguele e toda minha família!��

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus e meu tudo, meu supremo tesouro, eu LHE agradeço por rezar diariamente. No entanto, me conceda a graça de ter o espírito de sabedoria, discernimento, conselho, fortaleza, ciência e o santo temor. Me conceda a graça de ser humilde, pacífico, justo e fiel. Me conceda a graça de viver a VOSSA palavra. Me conceda a graça de alcançar a morada celeste. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS