PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VIVER COM ESPERANÇA

VIVER COM ESPERANÇA



Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele (Lc 20, 38) 



10 de novembro de 2019 


Quando rezamos o credo, nós dizemos em que nós acreditamos. Rezando, a alma se eleva num respiro de gratidão a Deus por todas as suas maravilhas. Assim, renovamos, de coração, nossa adesão às verdades reveladas. Rezando o credo, rezamos a nossa fé. E a nossa esperança. Dizemos, por exemplo, “creio na ressurreição da carne e na vida eterna”. 


Os saduceus, no tempo de Jesus, não acreditavam na ressurreição. E, claro, procuravam defender essa sua posição com muitos argumentos. Apresentaram a Jesus essa questão: a mulher que foi esposa de sete maridos... na outra vida, seria esposa de quem? Para eles seria uma prova que não haveria ressurreição. Porque se houvesse, numa situação dessa, seria uma grande confusão, um desentendimento permanente. E Jesus, com toda paciência, explica que na outra vida, não tem mais casamento. Os ressuscitados viverão numa outra dinâmica: são filhos e filhas, irmãos e irmãs, na alegria da casa do Pai. Serão como os anjos, serão filhos de Deus. Não haverá mais os limites desse mundo de agora. Nem os seus problemas, nem as suas dores. Será um outro mundo, de alegria sem fim. 



Jesus explicou aos saduceus: “Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. Eles não acreditavam na ressurreição. Para eles, não havia outra vida. Toda esperança estava aqui mesmo na terra, nos poucos ou muitos anos de vida que temos. Eles formavam uma elite em Jerusalém: os grandes proprietários chamados anciãos, os sumos sacerdotes do templo e mestres da lei - uma elite que não acreditava na ressurreição. Talvez por isso, o seu apego ao dinheiro e ao poder fosse tão grande. Quando se vive sem esperança de futuro, a pessoa se agarra ao presente, de unhas e dentes. Se o seu coração não está no Deus que transcende tudo, aferra-se às coisas desse mundo e faz delas o deus de sua vida. 

Dizendo “creio na ressurreição da carne” estamos professando a fé da Igreja. Na segunda vinda de Jesus, os que estiverem mortos ressuscitarão, recebendo de volta o seu corpo, um corpo glorioso, espiritual, como explicou São Paulo. Estamos certos que ressuscitaremos, porque Jesus ressuscitou, como primogênito de toda a criação. Os que morrem na graça e na amizade com Deus, estarão com ele, contemplando a sua face, isto é, conhecendo-o como ele é. Nele, viveremos o amor, nossa grande vocação e amaremos com amor puro e perfeito todos os que amamos nesta terra. Essa condição de felicidade completa chamamos de “céu”. 

No Antigo Testamento, no segundo livro dos Macabeus, há uma página maravilhosa contando como sete filhos e sua mãe, numa grande perseguição, resistiram à tentação de trair sua fé, confiados na ressurreição dos mortos, assegurada por Deus. Viveram e morreram nessa certeza. Muita gente não acredita na ressurreição. E mesmo que diga que acredita, na prática, não acredita. Vive sem esperança, procurando encontrar a realização de sua existência em ter coisas, em colecionar títulos e glórias nesse mundo. No fundo, são pessoas entristecidas pela falta de sentido na vida e aterrorizadas pelo fim de sua existência que se aproxima galopante. Quanto mais perto chegam do final dessa vida humana, mais amargas ficam. Não sei se você conhece alguém assim?! 

Guardando a mensagem 

Os saduceus, um grupo influente do tempo de Jesus, não acreditavam na ressurreição. Seu apego ao poder e ao dinheiro já mostrava em que eles realmente acreditavam. Eles apresentaram uma questão a Jesus. O mestre aproveitou para fazer uma catequese sobre a ressurreição. Só a luz da fé pode iluminar o coração humano e encher de sentido uma vida, fazendo-nos ansiar pelo dia feliz de nossa ressurreição, quando não haverá mais pranto, nem dor, nem o limite do tempo, nem a frustração do pecado ou do sofrimento; o dia em que seremos plenamente filhos de Deus, na sua casa, na grande comunhão dos irmãos. 

Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele (Lc 20, 38) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 

Muita gente tem uma atitude prática de descrença na ressurreição, na vida futura de que nos falas, hoje. Assim, faz das coisas e das pessoas deste mundo o seu único horizonte. Claro, só pode viver uma apreensão permanente diante da insegurança e da provisoriedade de nossa vida biológica. Dá-nos, Senhor, viver na esperança desse futuro maravilhoso, quando toda lágrima será enxugada e não haverá mais pranto nem morte. Aumenta em nós, Senhor, a fé que nos faz ver que, hoje, tu já estás fazendo novas todas as coisas. Aproveitamos para pedir tua bênção sobre os jovens que hoje se submetem à segunda etapa do ENEM. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Ao rezar o Credo, hoje, acentue bem as palavras “creio na ressurreição da carne e na vida eterna”. 

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB – 10 de novembro de 2019

26 comentários:

  1. Aos Pecadores as chances do Perdão. Para os que seguem os Mandamentos de JESUS CRISTO a salvação plena na Eternidade.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos, Jesus te abençoe e muito obrigado pelas meditações. Eu creio Senhor, mais aumenta minha Fé.

    ResponderExcluir
  3. Jesus manso e Humilde de coração fazei o meu coração semelhante ao vosso.aria Emilia

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre! Meditação maravilhosa, Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre! Obrigafa pelas lúcidas meditações.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!!! Padre João Carlos a meditação de hoje é pra nós sabemos que ninguém deve duvidar das coisas de Deus para quem segue os mandamentos de Jesus Cristo a salvação plena na eternidade obrigado pelo Evangelho que Deus abençoe 👏👏👏

    ResponderExcluir
  7. Iluminado seja o seu domingo e de seus familiares padre João Carlos.nós aqui em casa agradecemos sempre por esta meditação que o sr. nos envia; estamos sempre em oração pelo sr. e por todos aí, DEUS o abençoe muito. abraços.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. "Viver com esperança." Linda a REFLEXÃO de hoje. Eu creio SENHOR, mas aumenta a minha Fé... DEU5!!! Ilumina meu coração com a luz da Fé, do Amor e da Paz,para que eu possa ser nesta vida. AMÉM... Padre João Carlos, tenha um domingo muito feliz repleto de muita saúde e muita paz.Fica com Deus. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Pe.João Carlos a sua bênção eu sou uma católica que incluo a minha religião no creio em Deus Pai tudo o que Jesus nos ensinou nesta oração devemos crer de verdade. Muito obrigada pela suas orientações nos ajuda a reavivar cada vez mais a nossa fé. Maria do Socorro Mendes Martins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada padre Carlos por deixar muito claro o evangelho de hj q Deus ti abençoe sempre

      Excluir
  10. Amém padre João Carlos, bom dia.obrigada por essa reflexão.

    ResponderExcluir
  11. Senhor,peco no teu nome, que nossa viagem, seja favorável,pois quero te Louvar e Agradecer pela vida.

    ResponderExcluir
  12. A benção Padre João Carlos. Que reflexão profunda!! Peço oração para minha filha que está realizando a prova do Enem. Que o Espírito Santo de Deus possa conduzi-la durante tida trajetória da prova. Amém!!!

    ResponderExcluir
  13. Ótima reflexão que incentiva mais a nossa fé e esperança!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom nos ajuda muito. ..

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,padre João Carlos,que a paz de Cristo esteja com o Senhor,intensa, a reflexão de hoje,precisamos,nos conscientizar de que estamos aqui de passagem e daqui nada levamos. Mas que o amor de Cristo é eterno! Obrigada por nos ajudar a reavivar a ressurreição.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Padre,que Deus lhe abençoe e ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  17. Aproveite muito do seu comentário para às minhas homilias.Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Sou Damiana de carvalho sua benção obrigada por enviar a reflexão da palavra toda noite eu medito.Lhe escuto todas manhãs através da rádio Olinda

    ResponderExcluir
  19. Acreditar na ressurreição é deveria ser o título do cristão pois Cristo ressuscitou dentre os mortos e nus assegura a vida em plenitude no céu junto com os anjos isso é confortante obrigado meu Deus!

    ResponderExcluir
  20. Jesus eu acredito porque eu tenho fé em Jesus Cristo meu Salvador Amém

    ResponderExcluir
  21. Bom dia quero receber a palavra

    ResponderExcluir
  22. Crescendo na fé a cada dia que leio os comentários do Sr. Pe. Carlos. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  23. O que faço para ter acesso aos comentários litúrgicos do Pe. João Carlos?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS