PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VAMOS AO ENCONTRO DO SENHOR QUE VEM

VAMOS AO ENCONTRO DO SENHOR QUE VEM




Portanto, fiquem atentos, porque vocês não sabem em que dia virá o Senhor (Mt 24, 42)

01 de dezembro de 2019.

Este é o primeiro domingo do Advento. Esse novo tempo litúrgico – o Tempo do Advento – bem poderia ser chamado de Tempo da Espera. Ele nos ajuda a celebrar a espera de Jesus. Ele veio no mistério da encarnação: o verbo se fez carne no seio de Maria. Revivemos essa expectativa do povo santo: Jesus, o Salvador, vem! Ele virá em sua segunda vinda: voltará glorioso, colhendo o que plantou. Cultivamos, nesse tempo, os sentimentos e os compromissos que nos preparam para o encontro com o Senhor que vem definitivamente.

O profeta Isaías nos ajuda a compreender que, além dele vir, nós também estamos indo para ele. Todas as nações da terra estão a caminho da Casa Senhor, edificada sobre o Monte Santo. Todos nos encontraremos como filhos na Casa de Deus que brilha no alto, nos convocando a subir de mãos limpas e corações desarmados. O convite é este: Vamos ao encontro do Senhor que vem!
A gente sempre espera coisas boas, coisas muito boas: o casamento feliz, o trabalho abençoado, o filho que vai nascer, uma velhice com saúde. Esperar, todo mundo espera. Mas, tem gente que não espera bem.

Há quem espere ‘de cara pra cima’, distraído, disperso. ‘De cara pra cima’, a gente não espera bem. Casamento não é sorte, é construção penosa do amor e do perdão. Um filho não é fruto do acaso: é obra do amor, acolhido com planejamento e compromisso. Tem-se que estar atento, para não se perder as boas oportunidades na escolha do cônjuge, no diálogo para enfrentar as dificuldades. 
FIQUEM ATENTOS, diz Jesus no evangelho de hoje. Não fiquem ‘de cara pra cima’ como o povo no tempo de Noé. Hora de despertar, diz a Carta aos Romanos. Guarde a palavra: ATENTOS!

Há quem espere ‘de braços cruzados’, passivo, deixando o tempo passar. ‘De braços cruzados’ não se espera bem. Um bom emprego não cai do céu. Exige preparação: estudo série, profissionalização, reciclagem permanente. Sem esforço, sem compromisso não se constrói nada de sério. ESTEJAM PREPARADOS, diz Jesus no evangelho de hoje. Na hora em que menos se pensar, o Filho do Homem virá! Estar preparados é aguardar a sua volta nos mexendo para resolver as coisas, nos comprometendo com o que nos ajuda a crescer na fé e na caridade. Guarde a palavra: ATIVOS!

Há quem espere ‘cavando a própria cova’, destruindo o próprio futuro, comprometendo o próprio desenvolvimento. ‘Cavando a própria cova’ não se espera bem. Não se terá um velhice sadia se empanturrando de enlatados ou estacionado num sofá. Colheremos amanhã o que plantamos hoje. FIQUEM VIGILANTES, diz Jesus no evangelho de hoje. Sabendo que o ladrão vai arrombar a casa, não se dorme, se vigia. A carta aos romanos faz uma lista de ‘ladrões’ que podem assaltar a casa: comilanças, bebedeiras, orgias sexuais, imoralidades, brigas, rivalidades. Guarde a palavra: VIGILANTES!






Guardando a mensagem

Advento é o tempo da espera. Estamos esperando Jesus. Celebramos a espera amorosa do povo fiel e de Maria que acolheram o Senhor, em sua encarnação. Celebramos a espera vigilante do Senhor que vem definitivamente. Do evangelho de hoje, podemos ficar com três palavras: ATENTOS, ATIVOS e VIGILANTES. Atentos para nos manter antenados com os sinais de Deus e acolhedores dos impulsos do Espírito Santo que nos levam a aguardar o Senhor que vem. Ativos para nos manter comprometidos com a nossa conversão, com a prática dos mandamentos de Deus, com a vida de fé na comunidade cristã, com a caridade. Vigilantes para nos afastarmos do que não presta e barrar o mal que pode nos afastar de Deus e dos irmãos. É assim que vamos ao encontro do Senhor que vem!

Portanto, fiquem atentos, porque vocês não sabem em que dia virá o Senhor (Mt 24,

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Que tempo precioso este que estamos começando a viver na liturgia. O advento é o tempo da espera. Põe, Senhor, no nosso coração aqueles mesmos sentimentos e compromissos que estavam no coração de tua mãe Maria nos meses de tua gestação. Foi ela quem melhor te esperou, com tanta fé, tanto amor, tanta caridade. Basta lembrar o cuidado que ela teve com sua prima idosa, Izabel. Dá-nos, por sua intercessão, sintonizar com toda a Igreja que, com o Santo Espírito, insistentemente clama: Maranatha, vem Senhor Jesus.  Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O que você poderia fazer (ou deixar de fazer) para celebrar bem este tempo do advento? Peça ao Espírito Santo que o(a) inspire na escolha de um propósito concreto para viver bem esse tempo santo.
 
 Pe. João Carlos Ribeiro – 01 de dezembro de 2019

25 comentários:

  1. O senhor. Que abate a senhor que abate a árvore soberba. r exalta o humilde arbusto. Que seca a a árvore verde. e faz florescer a árvore seca. Eu. O senhor o disse, e farei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre Carlos, amei o evangelho de hoje, o senhor foi bem objetivo.

      Excluir
  2. Vem Senhor Jesus
    Esse clamor é o da Igreja, que neste Tempo do Advento se prepara para acolhe-Lo

    Vem Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  3. Estás palavras podem ajudar a gente a começar bem o advento: ATENTOS,ATIVOS,VIGILANTES. Obrigada padre João Carlos por sua rica reflexão. Bom advento pra nós!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada padre João Carlos, por nos brindar com a palavra de DEUS tão rica em detalhes. Tenha um santo e abençoado domingo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia pe João Carlos .Senhor me faz crescer espiualmente para ir ao teu encontrou. Amém 🙏🙏🙏 tende piedade do meu país .Livra Senhor dos maus politicos . Ilumine e proteja nosso presidente .Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos meus irmãos, muito significativas estas profundas palavras neste dia do Advento, que o Espírito Santo toque no interior de cada um de nós, restaurando a nossa fé e transformando em seres humanos fiéis aos ensinamentos do amor e da misericórdia.

    ResponderExcluir
  7. 'Vamos ao encontro do Sennhor que vem!' Bom dia, Padre João Carlos. SENHOR JESUS, põe no nosso coração aqueles sentimentos e compromissos que estavam no coração de tua mãe Maria.Ela te esperou com tanta fé, tanto amor, tanta caridade...dai-me SENHOR, muito força, para que eu possa viver o exemplo de Maria tua mãe... Que eu possa viver bem o tempo do advento ( ATENTA, ATIVA E VIGILANTE) para acolher Jesus o SALVADOR do mundo... Padre João Carlos, agradeço a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR. À todos daí, desejo um domingo muito feliz repleto de muita saúde e muita paz. Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre obrigado pela a palavra de fé eu realmente estou com a fé um pouco franca te pesso oração estou muito franca Deus seja louvado sempre amém

    ResponderExcluir
  9. Quero receber o áudio do evangelho diário

    ResponderExcluir
  10. Meu senhor e meu Deus abençoa o meu dia amém amém amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre joao carlos.
    Glória a Deus.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos nesse mês último do ano em encerrando ano então peço por todos nós nunca perder a fé amar a Deus sobre todas as coisas ao seu próximo fazer um bem sem saber a quem temos que nos unir mais .

    ResponderExcluir
  13. Bom domingo para todos!!!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Padre João Carlos, obrigado pelas meditações. Vamos nos preparar para a chegada de Jesus, não vamos perder tempo. Jesus te abençoe e te faça muito feliz Padre.🙌🙌

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre João Carlos vamos nos preparar para o encontro de Jesus que a chegada de Jesus toque no coração de todos nós que nunca possamos perder a fé vamos au encontro fazer o bem ao próximo e ama us aos outros que Deus abençoe sempre 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Todavia, me ensine está sempre na VOSSA casa. Me ensine amar os VOSSOS caminhos, a VOSSA palavra e os VOSSOS preceitos. Me ensine trabalhar santamente. Me ensine viver e defender a paz. Me ensine seguir a VOSSA luz. Me ensine ter mais fé e alcançar a salvação. Me ensine fugir das trevas, das bebedeiras, da gula, das orgias sexuais, da imoralidade, das brigas e das rivalidades. Me ensine viver honestamente, revestido do meu SALVADOR. Me ensine está atento, vigilante e preparado esperando a VOSSA vinda. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Pe João Carlos eu sou Socorro Martins escuto seu vidio e sua pregaçãoda da palavra de Deus com muita atenção pedindo ao Dqqivino ESPÍRITO Santo que me dê força saúde e vigilância para esperar a vinda do seu filho Jesus com um coração contrito ansioso como nossa mãe MARIA SANTÍSSIMA. Amém

    ResponderExcluir
  18. Boa noite!
    PADRE JOAO CARLOS
    Gostei muito da mensagem de hoje! Foi compartilhada por um amigo no Zap que me trouxe até esta página. Que Deus te abençoe e continue iluminado a sua vida e a de todos. Amem!

    ResponderExcluir
  19. Boa hoje todas as leituras e o evangelho foi lindas e neste primeiro dia do advento. Fica a sugestão de nós mesmos a sair do nosso comodismo e mergulhar nas águas mas profunda. Amém

    ResponderExcluir
  20. Tenha um abençoado dia, que a Santíssima Trindade lhe abençoe hoje e sempre 😇😇😇

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS