PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UMA LUZ PARA O CAMINHO

UMA LUZ PARA O CAMINHO

Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” (Lc 17, 5)
11 de novembro de 2019.
Depois de um domingo, em que acolhemos a palavra do Senhor nos instruindo a viver na esperança da ressurreição, vamos nos debruçar hoje sobre a virtude da fé. Os apóstolos, percebendo as exigências e as dificuldades no seguimento de Jesus, pediram-lhe: “Aumenta a nossa fé”. A fé, a esperança e a caridade são as três virtudes teologais. “As virtudes teologais são infundidas por Deus na alma dos fiéis para os tornar capazes de proceder como filhos seus e assim merecerem a vida eterna”, está escrito no Catecismo da Igreja (CIC-Catecismo da Igreja Católica 1813).  “A esperança é a virtude teologal pela qual desejamos o Reino dos céus e a vida eterna como nossa felicidade, pondo toda a nossa confiança nas promessas de Cristo” (CIC 1817).
“A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade” (CIC 1814). Seguramente, a força que nos sustenta na vida é a fé, a fé em Deus. Fé naquele que verdadeiramente nos ama e pôs Jesus Cristo no nosso caminho, uma fé esclarecida. É o que a Igreja nos tenta passar nos cursos, encontros, jornadas, na catequese.  "Fé cega, faca amolada" – diz a música de Gilberto Gil. Fé cega é uma arma perigosa. Fé esclarecida é a fé inteligente, de quem conhece o que ama. E que ama o que conhece.
A fé é a nossa segurança. A fé nos fala do que não passa, do que o vendaval do tempo não leva; nos fala daquele que sempre é, do Deus fiel, do Deus-Amor. E de seu plano de felicidade para cada um de nós. A fé é um dom, um presente de Deus. E a gente, com responsabilidade, tem que cuidar dela, para que ela possa ser cada dia ser mais robusta e forte.
A gente só sente a importância da luz quando escurece, quando a noite chega. A fé é essa luz que nós carregamos. Há momentos em nossa vida em que a gente precisa demais dessa luz: momentos de dor, de solidão, de perplexidade, de trevas. A fé a nossa segurança. Nessas horas, é que a gente mais precisa de fé e de esperança. Elas nos fazem enxergar na escuridão. A fé nos diz que o Senhor está perto de nós, que não nos faltará, que nossa vida está em suas mãos, que sua sabedoria e sua providência estão nos conduzindo. Por isso, seguimos confiantes, mesmo nas adversidades. Por isso, resistimos com uma força que não temos.
Guardando a mensagem
O evangelho de hoje reúne alguns ditos de Jesus. Ele considerou de muita gravidade o fato de alguém escandalizar um pequenino. E recomendou que se perdoasse o irmão sempre que ele se arrependesse. Só uma visão de fé nos faz ter essa sensibilidade no trato com os pequeninos e essa generosidade no perdão aos irmãos. Diante desses ensinamentos, os apóstolos pediram a Jesus que aumentasse a sua fé. E Jesus comentou que uma fé mesmo pequena já faz maravilhas.
Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” (Lc 17, 5)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Hoje vamos rezar como os teus apóstolos: “Aumenta a nossa fé”. Só com uma visão de fé podemos acolher os teus ensinamentos. Só com uma fé mais forte podemos enfrentar as dificuldades que também encontramos hoje: as crises, os escândalos, a falta de horizonte... sem a fé, sucumbimos aos problemas e fracassamos. É a fé que nos abre à novidade da ação de Deus, que abre à nossa frente o mar vermelho, descortinando novas possibilidades onde não víamos saída. Pela fé, irrompe em nosso peito a alegria da esperança, que nos faz levantar cedo e erguer a cabeça para enfrentar um novo dia, uma nova semana, com a convicção de que tudo podemos em ti que nos fortaleces. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Durante o dia de hoje, peça ao Senhor muitas vezes: ”Senhor, aumenta a minha fé!”.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb - 11 de novembro de 2019

24 comentários:

  1. Senhor aumente. Minha fé

    ResponderExcluir
  2. Amém! Senhor, eu creio. Mas aumentai minha fé!

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia!Ásua Benção amém Peço sempre a Deus para aumentar minha fé..Obg por tudo, o senhor nos ajude em tudo para chegarmos a nosso Deus amém. .

    ResponderExcluir
  4. Senhor aumentar a nossa fé.
    Senhor aumentar a nossa fé.

    ResponderExcluir
  5. Amém...... Senhor aumentar as minhas fé e não deixe cair

    ResponderExcluir
  6. Padre João cCarlo e uma benção

    ResponderExcluir
  7. Senhor aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
  8. Eu creio em ti senhor mas aumenta a minha fe

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, povo de Deus! Obrigada Padre!

    ResponderExcluir
  10. Ir. Maria Jose11/11/19 08:54

    Que canção linda após a Meditação de hoje. Qual o nome da canção? Obrigada Padre João Carlos pelas meditações sempre muito iluminadas e inspiradoras. Deus abençoe a todos com muita Paz e todo Bem.

    ResponderExcluir
  11. Senhor aumenta a minha fé, amém 🙏

    ResponderExcluir
  12. Amém padre João Carlos, bom dia ,obrigada pelas suas palavras tão lindas.senhor eu creio, mas aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
  13. Senhor eu creio mais aumenta a minha fé. Sócorro Martins.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos. Seja bem vinda a MEDITAÇÃO e a linda reflexão do Evangelho de hoje com Padre João Carlos, que fala muito bem das três virtudes teologias, fé, esperança e caridade... A fé, a mais sublime das virtudes. Grandiosa é a fé pelo que faz e pelo que opera no coração de uma criatura humana! O homem que acredita em DEUS e nas graças do poder celeste, nada teme neste mundo... SENHOR!!!"aumenta a minha fé ", e daí ao padre João Carlos muita saúde e muita paz para hoje e sempre... Deus!!!mais uma peço-te,"aumenta minha Fé". A música após a REFLEXÃO de hoje fio muito linda!!!... Ester de CAMPINAS SP.

    ResponderExcluir
  15. Senhor aumenta minha fé.
    Sou miserável.

    ResponderExcluir
  16. Senhor aumenta minha fé

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!!! Padre João Carlos seja bem vinda a palavra de Deus fé é uma palavra tão pequena mas com tanto poder eu tenho muita fé mais peço a Deus que aumente a minha fé como é maravilhoso a meditação é muito Importante ouvir a palavra de Deus que Cristo lhe Ilumine sempre com muita paz amor e felicidade saúde 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Jesus eu creio mais aumentar aminha Fé

    ResponderExcluir
  19. Senhor, eu imploro a Tí, que aumente a minha fé.

    ResponderExcluir
  20. Senhor eu creio mais aumentai a minha fé.Amém!!!

    ResponderExcluir
  21. Ó Deus poderoso e fiel, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Entretanto, me ajude amar a justiça. Me ajude ter bons e santos sentimentos e pensamentos. Me ajude ter um coração manso, humilde e simples. Me ajude evitar o pecado da perversão, do escândalo, da insensatez, do mal, da injustiça, da blasfêmia e da astúcia. Me ajude ter o dom da sabedoria, da fé e da confiança. Me ajude na minha conversão. Me ajude perdoar da melhor forma possível. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Senhor aumentar a minha Fé, a minha Esperança e a minha Caridade, porque preciso tanto delas, para que, quando partir, eu poderei VOS apresentar e viver convosco na ETERNIDADE.

    ResponderExcluir
  23. BOM DIA GOSTARIA DE RECEBER DIARIAMENTE AS ORAÇÕES. CEL 11 948764762

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS