PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS SETE PASSOS DO CEGO

OS SETE PASSOS DO CEGO


O cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus (Lc 18, 43)

18 de novembro de 2019.


No evangelho de Lucas, um pouco antes do texto de hoje, Jesus instruía os discípulos sobre a proximidade de sua paixão, em Jerusalém. Mas, diz o evangelista, eles não entenderam nada. É como se estivessem cegos. Chegando à entrada de Jericó, encontraram um cego mendigando, sentado à beira da estrada. Esse cego pode muito bem representar os discípulos que estão caminhando com Jesus, mas sem entender, sem enxergar. Em grande parte, é o nosso caso.

Podemos pensar, então, que esse texto é um roteiro sobre o caminho que cada discípulo ou discípula percorre para aproximar-se e seguir Jesus. É o caminho da catequese, da formação cristã. Por isso, está organizado em sete passos, sendo sete a conta da obra da criação, da obra perfeita.

Primeiro passo – Um cego está sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. É a condição de quem não caminha com Jesus. Está à margem, mendigando algum sentido para a vida. Foi onde começamos.
Segundo passo – Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. A primeira coisa que nos desperta é a movimentação da comunidade, da Igreja. Uma multidão barulhenta que passa, que sinaliza alguma coisa. Isso desperta curiosidade. Alguém à margem quer saber o que está acontecendo.

Terceiro passo
– Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. A comunidade cristã anuncia claramente a presença de Jesus que passa por nossas vidas. Ele, Deus verdadeiro, veio nos encontrar. Estamos alegres porque Jesus caminha conosco. É a evangelização.

Quarto passo – Então, o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim”. E as pessoas mandaram-no calar a boca. É a hora em que se começa buscar Jesus, sem o ter ainda encontrado. É um pedido de socorro, a busca de uma solução para um problema, por exemplo. Essa busca é intensa (por isso, o cego ‘grita’) e muita gente se incomoda. Não falta quem o mande ficar quieto.

Quinto passo – Mas ele grita mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim”. Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. É a experiência de perseverar na busca do Senhor. Jesus quer vê-lo. Aqui entra a ajuda de alguém que vai aproximá-lo do Senhor. Alguém será a ponte que vai levá-lo a Jesus.

Sexto passo – Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: ‘O que queres que eu faça por ti? O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. É o encontro pessoal com Cristo, um encontro transformador. Muita gente um dia já enxergou. Mas, agora está cego. Mas, nesse encontro da fé, vai voltar a ver. E você sabe, não estou falando da cegueira física.

Sétimo passo – No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Olha só o que, de verdade, é enxergar: é seguir Jesus. Ele queria ver de novo, mas termina a história como discípulo, segue Jesus. Isso é enxergar, é conhecer, é crer.

Guardando a mensagem

Na história do cego de Jericó, Lucas capítulo 18, temos os sete passos que percorremos para a comunhão com o Senhor e com a sua Igreja. De pessoas que esmolavam sentido para a vida, como que sentados à margem da estrada, chegamos a pessoas que caminham com Jesus, cheios de alegria e glorificando a Deus. A isso, nos ajuda a comunidade que desperta nossa atenção, nos anuncia Jesus e nos aproxima dele. Essa mudança se dá no nosso encontro pessoal com o Senhor que nos faz ver claramente e nos torna seus discípulos. Você, em que passo está? Acolhendo o anúncio da comunidade ou ainda sentado à beira da estrada? Indo ao encontro do Senhor ou já engrossando a grande caminhada dos discípulos com ele?

O cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus (Lc 18, 43)
Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Somos teus discípulos. Um dia, fomos cegos. Fomos levados ao teu encontro por nossas famílias. A família é a primeira comunidade cristã. E naquele dia, na fé dos nossos pais e padrinhos, tu iluminaste a nossa vida. Para representar isso, nos deram uma vela acesa e nos recomendaram que conservássemos sempre essa luz. Alguns de nós, infelizmente, voltaram à escuridão, mas agora querem ver de novo. Acolhe-os Senhor, comunica-lhes a tua luz, para que como discípulos, no teu caminho, glorifiquem o nosso Deus e Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Só para ajudar a se reconhecer no caminho com Jesus... Abra, hoje, sua Bíblia e veja o que aconteceu quando Jesus e os discípulos entraram em Jericó, depois que encontraram o cego. Está em Lucas capítulo 19, 1-10. Você vai gostar de saber.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb – 18 de novembro de 2019.

27 comentários:

  1. Excelente comentário. Didático e catequético. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos, lhe desejo uma ótima semana de Paz, Saúde e muito AMOR. Agradeco pelas meditações, são tão importantes para começar o meu dia, recebendo às bençãos de Jesus, para ter paciência para seguir firme na fé, antes eu vivia na escuridão, hoje graças a Jesus, vivo na claridade, e quero permanece na Luz, sem Jesus eu não sou nada... Padre, pôr favor, reze pela minha Saúde, amanhã vou entregar resultado de exames ao médico. Jesus e a virgem Maria, continuem abençoando sua Missão Padre, o Senhor é uma bênção em nossas vidas.🙏🙏💟🛐

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos! Que Deus continue dando o dom da palavra! Suas meditações pela manhã nos fortalece.peco oração por mim e por minha família e por todos que estão na rua ,necessitando de um socorro!

    ResponderExcluir
  4. Padre muito me ajuda seus ensinamentos peço oração pela minha família. Para que tenhamos sempre a unidade em CRISTO.

    ResponderExcluir
  5. Amém meu Senhor e meu Deus

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos,me sinto cada vez mais fortalecida com suas meditações,acompanho seu programa na rádio Recife FM,Padre peço oração por minha sobrinha que foi diagnosticada com leucemia,ela tem dois aninhos,o nome dela é Aurora Souza de Menezes Santana 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre, paz e bem. Obrigada pelos conselhos. Deus abençoe seus caminhos e nossa Senhora intersceda por você.

    ResponderExcluir
  8. obrigada padre João Carlos por esta meditação enviada, para cada vez mais nos fortalecer em nossa caminhada de fé. abençoado seja seu dia e de seus familiares.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos , sua benção e que Deus os abençoe. tmb, muito obrigada por nós ensinar todos os dias a palavra de Deus , com tanta dabedoria

    ResponderExcluir
  10. Padre ,bom dia meu nome e Marineusa peço oração p meus netos p arrumarem emprego ,muito me fortalece as suas meditações. Que Deus os abençoe sempre

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! Meu Deus essa palavra veio pra me mostrar que o Senhor está agindo, sim somente o Senhor pode tirar a cegueira dos olhos do meu esposo que está em adultério, que saiu de casa deixando a sua família. Tire Senhor as escamas dos olhos dele, que caía sobre terra. Amém!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos.DEUS abençoe seu caminho e Nossa Senhora Auxiliadora interceta por você nesta vida e na sua caminhada missionária. O mundo precisa de DEUS... Peço ao Todo Poderoso que renove a minha esperança para que eu possa seguir em frente mais firme Fé afim de poder vencer, como o cego de JERICÓ que através da Fé passou a enxergar. Meu Deus e meu Pai tem piedade de mim ! Eu preciso de Ti, para me sentir mais firme na FÉ.A MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR muito me fortalece .Fica com Deus, Padre João Carlos. Fecho aqui o meu pedido de oração.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!Sua bênçåo padre.Suas homìlias mt me ajudam a seguir a Cristo e tb levar a outros irmäos,estou no Ministério da Família da RCC e tb catequista, entäo necessito de te ouvir p entender o evangelho e saber partilhar na missäo.Louvo a Deus p teu sim, e em agradecimiento receba minhas orações por td clero. Paz,fé, saúde e busca da santidade!😉 p nós.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos agradeço a Deus todos os dias pelo senhor que todo os dias nós ouvimos o Evangelho que nos fortalece a nossas vidas obrigado que Deus em sua Infinita bondade conceda muitas Bênçãos sobre o senhor por ser essa bênção de Jesus Cristo 🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Pe João Carlos está meditação de hoje me fez lembrar de quando comecei a minha missão como catequista pára que eu pudesse falar sobre a palavra de Deus para 12 catequisandos tive que me entregar nas mãos de Deus e pedir que me fizesse enxergar pára fazer a vontade dele e cumprir a missão a mim confiada hoje quero dizer obrigado meu Deus por todos os dias ter este nosso irmão que com tanta sabedoria nos ajuda com a meditação da palavra que Deus abençoe hoje e sempre

    ResponderExcluir
  16. Pe João Carlos eu sou Socorro Martins lhe agradeço muito pelo áudio e a meditação e mensagens da palavra de Deus,eu ouço e leio com dificuldade pela minha pouca visão mais confio na misericórdia de Deus e peço senhor eu creio mais aumenta a minha fé. Obrigada pe João Carlos.

    ResponderExcluir
  17. Deus Onipotente e Eterno, eu LHE agradeço por todos os mártires da VOSSA igreja. Todavia, me conceda a graça de evitar o pecado da impiedade, do mal e da idolatria. Me conceda a graça de ser fiel aos VOSSOS ensinamentos. Me conceda a graça de valorizar os livros sagrados. Me conceda a graça de observar a VOSSA lei. Me conceda a graça de viver conforme a santa aliança. Me conceda a graça de rezar com fé, confiança, perseverança e amor. Me conceda a graça de alcançar a salvação. Me conceda a graça de glorificá-Lo, louvá-Lo adorá-Lo e bendizê-Lo com sinceridade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS