PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O PRIMEIRO APÓSTOLO DE JESUS

O PRIMEIRO APÓSTOLO DE JESUS

Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram (Mt 4,20)

30 de novembro de 2019.

Sendo hoje o Dia do Apóstolo Santo André, a Igreja nos abre o evangelho de Mateus para revisitarmos o seu primeiro encontro com Jesus. Ele e seu irmão Simão estavam pescando, quando foram surpreendidos pelo chamado do Mestre. Eles, que eram pescadores de peixe aprenderiam com Jesus a ser pescadores de gente. Um pouco mais adiante, Jesus chamou outros dois irmãos: Tiago e João. Estavam na barca, com o pai, consertando as redes.  

É muito interessante que Jesus tenha escolhido seus primeiros discípulos, que depois se tornaram apóstolos, entre os que estavam trabalhando no mar da Galileia. O mar é uma representação judaica do mundo. E a pesca, uma forma de representar a atividade missionária. O primeiro pescador é Jesus que, no mar, pesca discípulos, por assim dizer. Jesus é assim o primeiro pescador. Chama/pesca seus primeiros discípulos no mar.

Esses quatro primeiros discípulos – André, Simão, Tiago e João - são como que representantes de todos nós discípulos e discípulas, igualmente chamados por Jesus. O Senhor nos encontra no mar do mundo e nos chama para o seu seguimento. Seguir Jesus altera o nosso modo de ser e de viver. Ele nos tira do mar, nos separa do mundo. Ainda ontem, o Papa Francisco, em sua homilia, na Capela da Casa Santa Marta, disse: “Abramos o coração com esperança e nos afastemos da paganização da vida”. Ele se referia exatamente a essa condição de termos sido chamados do mundo para viver na dinâmica do Reino de Deus. Mesmo sem sair do mundo, não lhe pertencemos mais. Não podemos continuar pensando e agindo mundanamente, pagãmente.

Nesta mesma cena do evangelho, está o modelo de resposta para todos os que forem chamados a ser discípulos de Jesus: deixar tudo e segui-lo. As duas duplas – André e Pedro; Tiago e João - responderam com a mesma generosidade: imediatamente deixaram tudo para seguir Jesus. Eles deixaram as redes, o barco e até o pai. Essa resposta pronta, generosa é um modelo para todos os convocados, para nós. É assim que temos que responder ao chamado de Cristo. 

‘Sigam-me, eu farei de vocês pescadores de gente’, disse-lhes Jesus. Eles até poderão fazer a mesma coisa que faziam antes. Mas, de uma nova forma, com um novo objetivo. Lembrando que o mar representa o mundo, os discípulos ao se tornaram apóstolos, missionários, aprenderão a ser pescadores de gente no mar do mundo. O cristão é o discípulo, tirado do mundo para ser seguidor de Jesus. E, claro, voltará ao mundo, mas, agora, como pescador do Reino, como missionário. 






Guardando a mensagem
Nesta cena do evangelho de hoje, está um modelo do chamado de todo discípulo. O Senhor nos chama do meio do mundo, da normalidade da vida. Não deixamos o mundo, mas o chamado nos faz viver e agir no mundo de outra forma, como sal e luz de Deus. Neste texto, também encontramos um modelo de resposta a este chamado: ‘deixaram tudo e o seguiram’. É assim que temos que responder ao convite de Jesus. Surpreendentemente, ele que nos separou do mundo, nos devolve ao mundo, como missionários, como apóstolos. De pescadores de peixe, nos tornamos pescadores do Reino. 

Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram (Mt 4, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
neste dia da festa do apóstolo André, o primeiro a ser chamado no mar da Galiléia, nós te agradecemos, divino pescador, por nos teres chamado ao teu seguimento. És tu que tomas a iniciativa, que dás o primeiro passo, que vens nos chamar. Tu nos disseste um dia: ‘não foram vocês que me escolheram. Fui eu que escolhi vocês’. Ajuda-nos, Senhor, com o teu Santo Espírito, a corresponder a esse divino chamamento. Nós te rendemos graças também porque nos envias permanentemente como teus missionários ao mundo. Continuamos a trabalhar, a constituir família, a viver como cidadãos, mas com uma nova qualidade, com a perspectiva do Reino do nosso Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Aparecendo hoje uma boa ocasião, aconselhe alguém a responder com generosidade ao chamado que o Senhor lhe faz para segui-lo.


Pe. João Carlos Ribeiro – 30 de novembro de 2019

30 comentários:

  1. Lindo, glória a vós Senhor!

    ResponderExcluir
  2. lindo,Amém,Bendito seja a Deus

    ResponderExcluir
  3. Amém! Bom dia padre sua bença.

    ResponderExcluir
  4. Lindo o Evangelho de hoje.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Gloria a vós Senhor! ! !

    ResponderExcluir
  6. Belíssimo! Meu Senhor Jesus, me ajude!!! Se eu merecer.

    ResponderExcluir
  7. Todos fomos chamados e devemos responder a Ele da forma que podemos com fé verdadeira e agir como Ele ensinou cada um em seu próprio viver. Bendito seja o Senhor Nosso Deus.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia pe João Carlos. Deus gusrde, proteja e ilumine nosso PR Bolsonaro .Protejei meus filhos e neus .Amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe.João Carlos.
    Que as palavras de Jesus.
    Feliz daquele que ouve e aceita este convite.
    Eis-me aqui senhor.
    Bem ditas sejam suas palavras.

    ResponderExcluir
  10. Seguir Jesus e fazer sua vontade em nossas vidas é muito gratificante. Obrigada, por suas palavras que me enriquece e dá forças para seguir adianta.

    ResponderExcluir
  11. Muito lindooooo,Glória a Deus mas alturas.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Padre João Carlos. Que a paz, o amor e a proteção de Deus o acompanhe hoje e sempre... Linda a MEDITAÇÃO e a REFLEXÃO com Padre João Carlos. Ajuda-nos, SENHOR, com o teu Santo Espírito a sermos e vivermos como cidadãos, mas com uma nova qualidade, com a perspectiva do Reino do nosso Deus. Padre João Carlos, que você seja nesta vida, na sua caminhada missionária um pescador de gente, e no seu trabalho Evangélico, seja também um pescador do Reinó de DEUS. Vou rezar.Que Deus ouça todas as nossas orações. AMÉM. Desejo um final de semana muito feliz repleto de muita saúde e muita paz para todos daí. Principalmente para o para o padre João Carlos. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  13. Linda meditação, sejamos pescadores de homens sigamos o exemplo dos apóstolos de jesus,sede por almas.
    Jesus abençoe sempre nosso caminho , Amém !

    ResponderExcluir
  14. Bem pertinente essa meditação de hoje. Que Jesus Cristo nos ilumine sempre. Amém!

    ResponderExcluir
  15. Abençoado seja nosso dia .Padre João Carlos o Senhor nos ajuda muito com a Palavra do Senhor diariamente.Que o Menino Jesus lhe dê forças muita Sabedoria e muita Paz.

    ResponderExcluir
  16. Amém padre João Carlos

    ResponderExcluir
  17. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por todos os apóstolos da VOSSA igreja. Contudo, me conceda a graça de confessar com fé que Jesus é o SENHOR da minha vida. Me conceda a graça de crer que Cristo ressuscitou dos mortos. Me conceda a graça de alcançar a justiça e a salvação. Me conceda a graça de invocá-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça de ouvir, aprender, viver e pregar a VOSSA santa palavra. Me conceda a graça de anunciar o bem e a obedecer a Boa Nova. Me conceda a graça para segui-Lo com humildade e fidelidade. Me conceda a graça de ser pescador de homens e de mulheres para o VOSSO REINO. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Pe João Carlos como André Pedro Tiago e João todos nós que somos batizados somos chamados seguir Jesus e ser decididos como eles a aprender com Jesus que é o verdadeiro pescador , que Deus pai nos conceda a graça de sermos pescadores de gente como André Pedro Tiago e João
    .

    ResponderExcluir
  19. Senhor Jesus o senhor já me concedeu tudo. o que concedeu o apóstolo André. só falta eu fazer o que o senhor quer. Que faça que eu ti siga

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Padre João Carlos, Jesus te abençoe e obrigado pelas meditações.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS