PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ESPERTOS, PROPOSITIVOS, ORGANIZADOS

ESPERTOS, PROPOSITIVOS, ORGANIZADOS


Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz (Lc 16, 8)

08 de novembro de 2019.

Jesus contou uma história onde o patrão elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Não aprovou a desonestidade dele. Mas, louvou a sua esperteza, isto é, a maneira inteligente com que soube se safar de uma grande dificuldade. Foi demitido e, antes de deixar o cargo, encontrou uma forma de não ficar desamparado. Bom, vamos explicar melhor. O empregado foi acusado de esbanjar os bens do patrão e o patrão pediu contas da administração e o demitiu. Portanto, era um sujeito desonesto. E, em vias de ser demitido, ainda arrumou um jeito de se dar bem. Negociou débitos de credores com a empresa, dando-lhes um bom desconto. Assim, saindo, haveria sempre alguém que poderia lhe dar um emprego ou algum amigo a quem recorrer. Jesus chamou a atenção sobre a sagacidade desse mau empregado. Soube se sair bem, o sujeito.

O que queria Jesus com essa observação? Chamar a atenção dos filhos de Deus para sermos igualmente criativos e estratégicos, na hora de enfrentar as dificuldades. Sermos igualmente capazes de dar a volta por cima nos desafios da vida, com inteligência, com jogo de cintura.  Evidentemente, Jesus não nos quer desonestos, corruptos, fraudulentos como aquele sujeito da parábola. Mas, está nos estimulando a sermos propositivos, a não ficarmos esperando que o pior nos aconteça. Ele nos quer gente esperta, construindo saídas, fazendo boas parcerias, planejando novas estratégias. Nada mais triste do que ver cristãos paralisados diante de uma dificuldade, acovardados diante de um problema. É pra gente não se deixar vencer pelos problemas, mas agir com confiança, dando a volta por cima.

Jesus disse: ‘Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz’. E será que podemos aprender alguma coisa  com os filhos deste mundo? Parece que sim. Por exemplo, eles parecem planejar bem suas ações e encontram um jeito de financiar os seus projetos. É claro que não é para nós imitarmos o modo como eles conseguem recursos, mas podemos ser mais organizados e mais sérios na área financeira. Eles fazem aliança entre si e se protegem. Precisamos ser mais unidos, fazer mais parcerias, trabalhar juntos, nos apoiar mutuamente. Eles planejam o mal contra a família, contra a vida, contra a dignidade humana. O bem também precisa ser planejado, precisamos agir com propósitos, com metas, com organização.

Guardando a mensagem

Jesus elogiou a esperteza do administrador desonesto. Não aprovou a sua desonestidade, mas a sua esperteza. Fez uma constatação: ‘Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz’ (Lc 16, 8). Ele está dizendo isso para os filhos da luz se tocarem. Olhando para os espertos deste mundo, algumas coisas nós poderíamos aprender deles, sem ser a sua desonestidade. Ser bons não significa ser bobos e desorganizados. Nós podemos ser mais espertos, mais organizados e mais propositivos... É assim, que com a graça de Deus, o bem vai triunfar.

Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz (Lc 16, 8)

Rezando a palavra 

Senhor Jesus,

Olhando ao nosso redor, notamos que as coisas poderiam andar melhor em nossa sociedade, se os bons fossem mais unidos; se as pessoas de bem agissem mais em conjunto, de maneira mais organizada; se os cristãos renunciassem ao ciúme, às queixas de uns contra os outros, ao isolamento de cada grupo para atuarmos em conjunto. Tu tens razão, Senhor, se a gente não se junta, não se organiza, não se mexe... os maus tomam conta, decidem, destroem. Culpa nossa. Falta-nos, Senhor, conversão: conversão ao teu amor, compromisso com a paz, com a família, com a vida, com a justiça, com a fraternidade. Tua palavra, hoje, Senhor, nos inspira, nos alerta, nos impulsiona... Ajuda-nos, pelo teu Santo Espírito, a pô-la em prática. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Talvez você deva sair de um certo isolamento e se juntar a outros irmãos para uma atuação em conjunto mais proveitosa para a evangelização.

Desejando adquirir o meu novo CD CONFIAR EM DEUS, entre em contato conosco. Encaminharemos pelos correios.  

A gente se encontra, às 10 da noite, no facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro – 08 de novembro de 2019.

25 comentários:

  1. Padre João Carlos,a paz e o amor de DEUS estejam sempre iluminando sua vida e a de seus Familiares,obrigada por esta meditação,que este seu novo trabalho,possa ainda mais ser luz na vida das pessoas,rumo sempre á evangelização. sua bênção.

    ResponderExcluir
  2. Como irmãos dá Luz,devemos prestar mais atenção e nos juntarmos para trabalhar em busca do Reino de Deus

    ResponderExcluir
  3. Verdade padre os filhos do mundo de fato tem muita inteligência acho que Deus dar inteligência para os filhos do mundo para transformar em filhos de luz .amo suas musicas

    ResponderExcluir
  4. Padre, peço oração para um amigo, Eder, que descibriu 5 nódulos na coluna e está lutando contra essa doença, ele no momento se encontra com a esposa em outra cidade, longe do filho de 5 anos que tambem vem sofrendo muito com tudo isso. Em nome do Senhor oremos pela saúde dele. Amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre, peço sua benção pra minha família.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos sua bençoa, que paz em Cristo esteja conosco amém.

    ResponderExcluir
  7. Pe.João Carlos paz e bençãos de Jesus pro senhor.
    É preciso espalhar este tipo de evangelizar. Pois estou cansado de homilias cobranças, que só culpam. Já não chega a vida!
    O senhor transmiti reflexão, paz e o verdadeiro amor de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos, bom dia,obrigada pelas suas palavras tão lindas,

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre. Muito me inspirou essa passagem bíblica as vezes uma esperteza boa muito nos ajuda. Que imitemos os filhos do mundo sem esquecer de sermos filhos da luz. Amém. Peço oracão pela minha família,amigos e inimigos se eu tiver. Amém bom dia.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos.que Deus o proteja e ilumine agora e sempre Amém 🐟🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Peço oração a todos os necessitados.
    Palavras de sabedoria.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Pe. João Carlos. Que Deus o ilumine sempre.Amém!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos. Sou grata a ti e a Deus por suas ricas reflexões diárias. Elas são inspiradoras. Amo esse seu jeito, essas suas homilias, aprendo muito com o senhor. Muito obg. Peço sua benção.

    ResponderExcluir
  14. Pe João Carlos peço a sua benção para os coordenadores de pastorais de minha comunidade para que possam ser mais unidos e mais abertos ao diálogo uns com os outros dede já agradeço a sua atenção

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas meditações, Jesus te abençoe. Peço forças a Jesus, para seguir firme na Missão. Sua bênção Padre João, o Senhor é Luz em NOSSAS VIDAS.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João. Carlos !
    sua bênção!!
    peso oração pra mim pela cura de um Visio!
    e Oração pela Paz no mundo e nas famílias!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia querido e amado padre Deus o ilumine cada vez maf

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!!! Padre João Carlos paz e Luz e muitas bênçãos nós cristão devemos ser mais fiel a Deus nós humano somos muitos falhos devemos ser mais fiel a Deus obrigado pelo Evangelho que Deus abençoe Deus abençoe

    ResponderExcluir
  19. Acolhei aquele que é fraco na fé com amor

    ResponderExcluir
  20. Amém Escuto os áudio explica direitinho como temos que ser obediente ao amor de Deus

    ResponderExcluir
  21. Louvado seja DEUS... Boa tarde Padre João Carlos. Gratidão,meu DEUS!!!Por tudo que tenho recebido de Ti e por tudo que ainda está por vir. Reconheço que devo sair do meu isolamento para a Evangelização, seguindo pelo caminho da Paz e da tranquilidade. Obrigado, Padre João Carlos. Peço ao Todo Poderoso que me cubra de muitas graças para que eu possa ser uma filha da luz. AMÉM. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  22. Meu Deus amado, eu LHE agradeço pelos prodígios e sinais, que foram feitos na história da salvação. No entanto, me ajude ter bondade e ciência. Me ajude ter uma boa memória. Me ajude pregar o Evangelho com sabedoria e fé. Me ajude servi-Lo com humildade e amor. Me ajude ser santificado no Espírito Santo. Me ajude obedecê-Lo e glorificá-Lo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS