PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TUA MÃE, NOSSA MÃE - OBRIGADO, SENHOR!

TUA MÃE, NOSSA MÃE - OBRIGADO, SENHOR!

E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos 
(Mt 12, 49).
21 de novembro de 2019.
No evangelho de hoje, temos uma cena da vida pública de Jesus, onde está inserida sua mãe. Claro, hoje é o dia da apresentação de Nossa Senhora. Olhamos para Maria, hoje, no grupo dos parentes de Jesus, sendo testemunha ocular de um ensinamento precioso do Mestre.
Jesus está falando ao povo. Um grupo de parentes chega e fica do lado de fora, não se integra. E manda um aviso que quer falar com ele. Jesus ensina que o verdadeiro laço de parentesco com ele é a obediência à vontade do Pai. É isso que o define: ser cumpridor da vontade de Deus. Assim, ele deixa claro que o lugar dos parentes é dentro da casa ou da comunidade, como discípulos, aprendendo o caminho do Reino. Eles estão do lado de fora. Então, a palavra de Jesus é um convite para eles se tornarem discípulos, para entrarem.
O texto nos ajuda a perceber como os parentes próximos de Jesus tiveram dificuldade para entender o que ele andava fazendo. A Bíblia chama primos de irmãos. “Os irmãos” são seus primos, ao lado de quem Jesus cresceu em sua terra natal. Houve um tempo em que eles pensaram que Jesus tinha ficado louco. Só aos poucos, eles foram se integrando na grande comunidade que se formou ao redor de Jesus. A resposta de Jesus é um convite claro a que eles se integrem, não fiquem do lado de fora. Este é o verdadeiro laço de parentesco que vai contar: fazer a vontade do Pai.
Olha a palavra de Jesus, apontando para os discípulos: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Fazer a vontade de Deus é que nos faz discípulos, parentes de Jesus.
E Maria, estava no meio daqueles parentes que não estavam entendendo Jesus? Bom, dizer “tua mãe e teus irmãos” é uma forma de falar da família dele. Pelo modo de dizer, o pai dele não estava mais vivo. Se o principal é fazer a vontade de Deus, então isso é um elogio à sua mãe. De fato, Maria foi elogiada no Evangelho por ser cumpridora fiel da vontade do Pai. Izabel a bendisse porque ela acreditou na Palavra do Senhor que lhe fora comunicada. A vontade de Deus, na sua vida, estava acima de qualquer interesse ou projeto pessoal. Ela prontamente aceitou cumpri-la, quando o anjo Gabriel lhe disse o que Deus queria dela.
Santo Agostinho, em um de seus sermões, escreveu: “Acaso a Virgem Maria não fez a vontade do Pai, ela que creu pela fé, que pela fé concebeu, que foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação? Ela foi criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado. Ela fez totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que sua mãe”.
Guardando a mensagem
O que nos faz próximos de Jesus, seus parentes, é a obediência à vontade do nosso Deus e Pai, mais do que qualquer laço sanguíneo ou qualquer cargo na Igreja. Parente de Jesus é aquele que cumpre a vontade de Deus, da qual ele é o primeiro cumpridor. O discípulo fiel imita Maria, sua mãe, a Virgem obediente. Maria sempre colocou a vontade de Deus acima de tudo e de todos. A vontade de Deus é a lei que rege a vida daquele que crê. Maria é modelo para todo discípulo.
E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos (Mt 12, 49).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Sendo hoje o Dia Nacional de Ação de Graças, queremos, particularmente, te expressar nossa gratidão pela mãe que nos deste, como preciosa herança quando morrias na cruz. Na pessoa do teu discípulo João, nós a acolhemos em nossas casas, em nossas famílias, em nossos corações. Ela é a nossa boa mãe que continua cuidando de nós, como cuidou de ti, Jesus, com imenso amor e dedicação. Obrigado, Senhor, pela boa mãe que nos deste. Nós a temos como modelo de adesão e obediência à vontade do Pai. No teu evangelho de hoje, aprendemos que temos parentesco contigo e com tua mãe, na medida em que nos tornamos fiéis cumpridores da santa vontade do nosso Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 
Vivendo a palavra
Hoje, dia da apresentação de Nossa Senhora, fazendo memória de sua consagração a Deus, reze pelos adolescentes de sua família. Peça ao Senhor a graça de eles conhecerem e abraçarem generosamente a sua santa vontade.
Pe. João Carlos Ribeiro – 21 de novembro de 2019

25 comentários:

  1. Sao muito boas as meditações do Evangelho que nos propícia o padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos, a paz de JESUS esteja sempre com o sr. gratidão por nos enviar todos os dias a palavra de DEUS para nos fortalecer, sua bênção.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo graças adeus

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo graças adeus

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Padre João Carlos Que seu novo dia venha repleto do verdadeiro amor de DEUS, e que a Virgem Santíssima lhe conceda muita saúde e muita paz no seu caminho da Evangelização, e que você seja muito feliz e vitorioso em toda sua vida. Peço a Virgem Maria que me abençoe e me proteja de todo mal. Sou muito grata pela MEDITAÇÃO que recebo todos os dias... Obrigado, Padre João Carlos pelas palavras lindas da Reflexão. Deixo aqui o meu pedido de oração. Fica com Deus... Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre a sua benção obrigada pela palavra Jesus ensina a anda no teu caminho que eu seja uma mensageira da tua palavra

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Senhor Jesus por mais um dia de vida.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia agente só é segura quando escuta a palavra de Deus,aí pode se sentir nós braços do pai,amém meu Jesus peço q me mantenha sempre fervoroso no seu amor.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia !

    Ainda não chegou no grupo 41 do WhatsApp .

    ResponderExcluir
  10. essa meditação é luz na vida dos leigos que não compreendemos muitas vezes a palavra.proclamada.obrigada pe. João!!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Mãe me dê resignação e sabedoria como mãe.
    Exemplo maior Virgem Santíssima.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos, muito obrigado pelas meditações, Ela são muito importante, para mim entender melhor a palavra de Jesus e dá virgem Maria. Jesus e a virgem Maria continuem abençoando sua Missão tão linda. O Senhor é muito importante para todos nós.🙏🙏😍🛐

    ResponderExcluir
  13. Mãe bendita em todo o teu amor sagrado coração por nós Amém

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde padre João Carlos!
    Obrigada pelos seus ensinamentos, com clareza que assim eu entendo melhor a mensagem da palavra de Deus, pois ainda tenho muita dificuldade de compreende-la, preciso rezar mais e pedir discernimento do espírito santo.
    Muito obrigada pela sua homilia.
    Um abração
    Tania Regina
    Manaus Amazonas.

    ResponderExcluir
  15. Que linda meditação da Palavra. Vem nos confirmar a grandiosidade da mãe de Deus e nossa. Que sigamos o exemplo de Maria, de ser obediente à vontade do Pai, e assim, também nós possamos fazer parte desse elo de parentesco com Jesus Cristo.♥️��

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Padre João Carlos por essas lindadas mensagens lindas ensinamento sobre a vida de Jesus. Peço suas orações para os adolescentes de minha família.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde padre João Carlos que a Luiz do Divino Espírito Santo Ilumine sempre obrigado padre pelo seus ensinamentos e pelas as palavras Linda que Cristo -lhe acompanhe em todos momento de sua vida q Deus abençoe 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  18. Ó Deus, Criador de todas as coisas, eu LHE agradeço por essa solenidade da apresentação de Maria Santíssima. No entanto, me conceda a graça de ter o meu SALVADOR morando no meu coração. Me conceda a graça de amá-Lo, adorá-Lo, bendizê-Lo, servi-Lo e louvá-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça de fazer parte da VOSSA família. Me conceda a graça de fazer a VOSSA santa vontade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Padre João Carlos
    Incentivada hoje de maneira especial pela minha amada irmã caçula, ouvi e estou refletindo acerca de suas palavras! Louvado seja Deus!
    Maria Amália

    ResponderExcluir
  20. Pe.João Carlos estou refletindo sobre o evangelho acredito que a pessoa que mais fez a vontade de Deus foi sua mãe a virgem Maria Santissima
    SocorroMartins

    ResponderExcluir
  21. Bendito seja teu santo nome Maria.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS