PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUANDO COMUNICAÇÃO VIRA APAGÃO

QUANDO COMUNICAÇÃO VIRA APAGÃO

Quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado (Lc 12, 11) 

19 de outubro de 2019

Pecar contra Jesus, o Filho, tem perdão. Mas, pecar contra o Espírito Santo não tem perdão. Foi o que Jesus disse. Como entender isso? 

Jesus nos salvou por sua morte e ressurreição. Mas, a sua salvação nos chega por meio do Espírito Santo. No batismo, ele, o Santo Espírito, nos comunica o dom da filiação divina. Somos filhos, porque estamos habitados pelo Espírito Santo, que é Deus em nós. Mas, ele não é o Pai, nem o Filho. É uma terceira pessoa, com sua própria missão. 

É o Espírito Santo que atua em nós, nos permitindo estar em comunicação com o Pai. É o Espírito Santo quem atualiza a palavra de Jesus. É ele quem, pela oração de consagração, torna presente o Senhor Jesus no sacramento do pão e do vinho. É ele quem atua nos outros sacramentos, santificando a nossa vida: nos lavando do pecado no batismo, nos perdoando os pecados na confissão, abençoando o amor conjugal no matrimônio, conferindo alívio e cura ao doente na unção dos enfermos, consagrando os ministros para o serviço sacerdotal. Em tudo isso, age decisivamente o Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho. 

Sempre rezamos ao Pai, por meio do Filho, no Santo Espírito. Não há oração sem o Espírito Santo. É ele quem ora em nós, com gemidos inexprimíveis, como São Paulo falou. O Filho, por sua morte e ressurreição, nos reconciliou com Deus, nos pôs na comunhão com o Pai. Nossa comunhão com o Pai é por meio do Filho, no Espírito Santo. 

Pecar contra o Espírito Santo é fechar nossa comunicação com o Pai. Apagar em nós o fogo do Espírito é extinguir a relação de filhos com o Pai. Não somos filhos, se não tivermos em nós o Espírito do Pai e do Filho. Sem o Espírito, não entendemos Jesus e não podemos ser seus discípulos. 

Na mensagem para o Dia Mundial das Missões, que vamos celebrar amanhã, o papa Francisco escreveu: “A nossa missão radica-se na paternidade de Deus e na maternidade da Igreja, porque é inerente ao Batismo o envio expresso por Jesus no mandato pascal: como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós, cheios do Espírito Santo para a reconciliação do mundo”. Jesus nos mandou em missão. Mas, sem o Espírito Santo, não a compreendemos, nem temos condições de realiza-la. O Espírito Santo é quem nos anima na missão. E a missão é a evangelização do mundo.

Guardando a mensagem 

Como discípulos de Jesus, cultivamos a docilidade ao Santo Espírito. Ele é o divino amigo em nós, nos movendo interiormente para o bem, para a verdade, para a justiça, para o amor. Infelizmente, podemos nos fechar a isso. No uso da liberdade que o Senhor nos deu e respeita, podemos bloquear essa ação estimuladora do Santo Espírito. Como escreveu o apóstolo Paulo, podemos “extinguir” o Espírito em nós. Apagando essa luz, ficamos à mercê dos nossos instintos e da influência do mal que nos rodeia. Ficamos na escuridão.

Quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado (Lc 12, 11) 

Rezando a palavra 

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis, com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação.

Por Cristo Nosso Senhor. Amém

Vivendo a palavra

Nessa terceira música do meu novo trabalho musical, canto sobre a ação do Espírito Santo que nos comunica a dignidade de filhos de Deus e reza em nós com gemidos inexprimíveis. Ouça-a, então, em espírito de oração. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 19 de outubro de 2019.

17 comentários:

  1. Padre João Carlos, bom dia. Que este dia seja Iluminado com a luz Espirito santo.A MEDITAÇÃO foi muito importante para mim.Linda mensagem e o áudio de voz muito muito lindo!!!Parabéns padre João Carlos! Que Deus guie, proteja, guarde e ilumine você, colocando muito amor, PAZ, alegria e felicidade em seu coração para que possa conduzir o seu até DEUS...FICA COM DEUS. ESTER de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. BOM Dia!!! Padre João Carlos como é bom acordar com essas palavras tão Linda e abençoada o Senhor é um anjo Iluminando pôr Jesus Cristo é maravilhoso ouvir a palavra de Deus Padre João Carlos essa música é muito Liinda ela mim toca muito eu fico toda arrepiada mim da vontade de chorar é uma Benção de Deus sua voz é Linda muito obrigado pelas as palavras o Senhor é um anjo Iluminando pôr Jesus Cristo Amém 🙌🙌🙌🙌🙌👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que Deus ilumine o nosso dia com a luz do Espírito Santo de Deus ! AMÉM

    ResponderExcluir
  4. Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. Amém 🐟🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos, a cada dia que escuto sua Evangelização fico mais perto da Santíssima Trindade, obrigado por nos ajudar a compreender as coisas de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro escutar o evangelho narrado pelo padre João Carlos

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos,BOM DIA,que o ESPÍRITO SANTO ilumine seu dia e o de seus familiares.sua bênção.

    ResponderExcluir
  8. Pe. João Carlos!!! Bom dia que a santíssima trindade lhe abençoe hoje e sempre, abraços 😇😇😇

    ResponderExcluir
  9. Meu Senhor e meu Deus glorificado seja o seu Santo nome hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  10. Que Deus abençoe a vida é o ministério do Sr Padre ,para que seja instrumento nas mãos de Deus ungido pelo Espírito

    ResponderExcluir
  11. Hoje entendi a afirmação de Jesus em Lc 12, 11. O recado do Padre Carlos veio totalmente inspirado pelo Espírito Santo! Amém!
    Vou divulgar.

    ResponderExcluir
  12. Estou acompanhando seus ensinamentos com a palavra de Deus e estou me sentindo mais alegre, confiante, calma. É Deus que me acalma e tira as angústia do meu coração. Obrigada padre. Estou seguindo a leitura do evangelho e a explicação do mesmo todos os dias.

    ResponderExcluir
  13. Acompanhar as mensagens do Padre João Carlos têm trazido para nossa família um momento de reflexão e Amor . Obrigada Senhor Jesus !

    ResponderExcluir
  14. Que nada nós tire a vontade de servir a Deus.e que o amorfique sempre em nós.

    ResponderExcluir
  15. Ó Deus criador do universo, eu LHE agradeço pelos sete sacramentos. Todavia, me conceda a graça de ser justo e viver a VOSSA lei. Me conceda a graça de ter mais fé, esperança e amor. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de dar testemunho do meu REDENTOR diante dos homens. Me conceda a graça de nunca blasfemar contra o Espírito Santo. Me conceda a graça de tirar da minha vida todas as preocupações. Me conceda a graça de ter os dons e os frutos do Santo Espírito. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos, tava viajando, ontem na volta para casa, eu e meu esposo viermos ouvindo sua música, fiquei rezando com o Senhor, seus ensinamentos são maravilhosos. Graças a Deus chegamos na Santa Paz, fiz um vídeo com a música eu venho falar do valor que você tem,na estrada e envie para os meus contatos, junto com o Áudio dá música. Jesus e a virgem Maria, continue abençoando sua Missão. Preciso de orações pela minha Saúde e a do meu esposo Ivaldo Padre, pôr favor reze pôr nós. Sua benção 🙌🙌🙋

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS