PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O ADMINISTRADOR APROVADO

O ADMINISTRADOR APROVADO

Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? (Lc 12, 42)
23 de outubro de 2019
Nós aguardamos a volta de Jesus. Estamos esperando a sua nova vinda. A sua vinda será um momento de júbilo para uns e de juízo para outros. Por isso, apesar da alegria da espera, ficamos um tanto temerosos.
Vigilância é a palavra-chave do evangelho de hoje. As comunidades, depois de Jesus, deram muita ênfase a essa recomendação de Jesus para o tempo da espera, o tempo em que ele estaria fora. Eu disse ‘fora’, mas ele está sempre conosco, você sabe. “Vigiem, porque vocês não sabem a hora em que virá o Senhor!” Jesus contou pequenas parábolas para isso ficar bem clarinho. Falou do pai de família que, se soubesse que o ladrão viria naquela noite, ficaria vigiando e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Falou do servo que o Senhor deixou tomando conta de sua casa, cuidando de sua família. O servo vigilante está atento e alimenta bem a família. O servo relaxado espanca os empregados e cai na farra e na bebida, descuidando-se de suas obrigações. O servo fiel e prudente vai ser muito bem recompensado. O servo relaxado vai ser despedido e castigado.  
Jesus, com essa história, quis nos incentivar a estar sempre vigilantes. Nós cuidamos de algo de que fomos encarregados. E disso, seremos cobrados, vamos prestar contas. Na parábola, o empregado cuidava da casa do seu senhor, de sua família. Esse é um ensinamento importante: nós estamos encarregados de cuidar de pessoas, pessoas que podem estar sob nossa responsabilidade, mas não são nossa propriedade. Pai e mãe cuidam de sua casa, das pessoas que estão sob sua dependência. E precisam estar sempre atentos, vigilantes para o mal não penetrar em sua casa, como Jesus falou na parábola. Ele disse: “Se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada”.
O fato de Jesus estar demorando, não quer dizer que ele não vem. E não pode ser motivo para relaxamento, despreocupação, abandono da missão. Vigilância é o ensinamento de hoje.
Guardando a mensagem
Jesus alertou sobre a vigilância: estarmos atentos, acordados, despertos, não permitindo que o mal penetre em nossa casa, em nossa família. Na verdade, a casa que cuidamos é dele, pois aí estamos como encarregados, investidos de autoridade e de responsabilidade por ele mesmo. E é a ele que daremos conta. Cuidar das pessoas é a nossa missão. Vigilância é a nossa atitude permanente. Mesmo ele não voltando logo, precisamos estar sempre preparados, cumprindo bem nossas tarefas, realizando bem a nossa missão.
Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? (Lc 12, 42)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Na parábola que contaste, tem o administrador fiel que cuidou bem de sua casa, alimentou bem seus dependentes, zelou para que tudo andasse direitinho, estava sempre vigilante, atento. E disseste: “Feliz o empregado que o senhor quando voltar o encontrar assim”. Nós queremos, Senhor, ser zelosos e vigilantes como esse empregado elogiado. Ajuda-nos, Senhor, a cumprir bem nossas obrigações em nossas famílias, em nossas comunidades; ajuda-nos  a providenciar o necessário para vivermos dignamente e dá-nos sabedoria para conduzir bem aqueles que colocaste sob nossa responsabilidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Arrume um tempinho, hoje, para rezar por sua família. Faça como o empregado elogiado da parábola: cuide bem de sua casa.
A gente se encontra, às dez da noite, no facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro – 23 de outubro de 2019

27 comentários:

  1. Tá muito lindo o evangelho. e sua música é ooootima Maria Emilia

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a reflexao. Parabend Padre João Carlos. Deus o abençie.

    ResponderExcluir
  3. Jesus que a sua misericórdia alcance a mim, a minha família,a minha casa Amém.

    ResponderExcluir
  4. O evangelho desse més esta cada dia um mas lindo que o outro mi fortaleço todos os dias com a palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  5. O evangelho está cada vez mais lindo que Deus nos ajude a se vigilantes ém nossa casa em nossos trabalhos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos e obrigada por sua contribuição no meu espíriitual, com suas mensagens diárias. Hoje o evangelho nos recomenda vigilância e eu clamo a misericórdia divina para que eu me desperte a estar sempre atenta e cuidar bem da minha"casa" em sintonia com meu Deus! Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, que bela reflexão. Peço forças a Jesus, para ser uma boa administradora dá minha casa e dá minha família, dessa casa que cuido, Ela não é minha, Ela é de Jesus, estamos no mundo de passagem, tenho que voltar um dia, é aí, vou ter que prestar contas dás coisas que o Senhor, colocou aos meus cuidados. Jesus colocou também aos meus cuidados, 2 Netos para que eu tomasse conta, Phelipe Henrique, já está com 20 ANOS, Cláudia Maria, tem 17, agradeço todos os dias, pelas vidas deles, até aqui graças a Deus, nunca deram trabalhos, são duas bençãos de Deus em nossas vidas, no tempo tão difícil de educar, mais graças a Deus, Eles são obedientes, minha Neta Cláudia Maria, é coroinha e faz parte dó EJC aqui na Paróquia de São Lucas em Ouro Preto Olinda, meu Neto Phelipe, não vai muito a igreja não, mais Ele acredita em Deus, não saí de casa sem fazer o sinal dá Cruz, Ele é um ótimo Neto, amigo, filho bom, os Pais dele são separados, mais Ele se dá bem com os Pais, a vida dele toda foi comigo e meu esposo, já trabalha, está na faculdade. Cláudia, já está no segundo ANO, já que trabalhar, os Pais dela, também são separados. Jesus colocou nas minhas mãos e do meu esposo Ivaldo, para cuidar deles, e assim estamos fazendo, com muito AMOR. Peço orações pela vida dos dois, para que Eles continuem sendo responsáveis. Também peço ao Senhor Padre João Carlos, orações pela minha Saúde e do meu esposo Ivaldo. Jesus e a virgem Maria continuem abençoando sua Missão, o Senhor é Luz em NOSSAS VIDAS.🙌🙌❤️👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  9. Amém padre João Carlos, bom dia.obrigada por essa reflexão. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Gloria a vós Senhor! ! Senhor cuida da minha família. Amém!

    ResponderExcluir
  11. Se vivenciamos o evangelho e vivemos a reflexão como está escrito, realmente estamos na espera de Jesus.

    ResponderExcluir
  12. Amém senhor! Bom dia padre que Deus abençoe o senhor nas suas
    Missões.

    ResponderExcluir
  13. Que linda meditação da palavra fe hoje. Obrigada por fazer parte do nosso trajeto ao trabalho. Parabéns pelas músicas

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos nossas preces pelo sr. e sua missão,DEUS sempre o proteja,obrigada por todos os dias estar presente em nosso lar com a palavra de DEUS.abençoada quarta feira,á todos aí.sua bênção.

    ResponderExcluir
  15. Senhor Jesus me ajude a ser vigilhante em minha casa e em minha comunidade amém.
    Bom dia Padre João Carlos Que Deus esteja sempre presente em sua linda vida.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre que bela Reflexão senhor mim ajude ser vigilante

    ResponderExcluir
  17. Gratidão senhor pela minha minha família , pela saúde e nossa casa . Amém

    ResponderExcluir
  18. A sua bênção padre João .
    Deus seja louvado amém !

    ResponderExcluir
  19. Padre João Carlos, bom dia.Que Deus lhe abençoe poderosamente...Rendei gracas6 ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre...Salmo 118:1.O Evangelho neste mês está lindo o me fortalece todos os dias...Que o Todo Poderoso nos conceda forças sermos vigilante s em massa casa, no trabalho e em nossa comunidade. Muitas graças na sua caminhada, Padre João Carlos...Fica com Deus. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada padre João Carlos por nós mandar essas meditação, pois cada palavra que lemos e ouvimos só nos faz fortalecer na fé e acreditar que tudo é possível quando cremos no todo poderoso. Bom dia e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  21. Sua bênção padre. Quero louvar e agradecera Deus por tudo...Toas as graças...Continuo pedindo orações pra minha famili,pela saude de
    Na c Maria Glaucionita fez cirurgia cabeca,cancer. Que a Vontade de Deus se cumpre em nós. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Pai Santo, Pai querido, Pai amado, que sua graça sejam sempre derramadas sobre a minha família e todas as famílias! Que nunca nos falte saúde, fé, coragem e amor! Que nós, mulheres possamos sempre ser boas mães, esposas, filhas e servas...que nossos maridos tbm tenham a graça de conduzir, proteger e prover o quê é necessário para o bem estar e a união das nossas famílias. E que nossos filhos estejam sempre sob a sua proteção...que nós, como pais e mães estejamos sempre vigilantes em conduzir nossos filhos sempre para o caminho do bem, indo ao encontro de Jesus, Nosso Senhor e Salvador...que nós e nossos filhos nunca percamos a fé, a confiança e o temor de Deus. Que possamos dar continuidade nessa fé, sustentada por tantas gerações, de que Jesus voltará, e esperamos assim, que nossas famílias estejam prontas para recebê-LO, com nossos corações puros e cheios de amor uns pelos outros e por Deus.

    ResponderExcluir
  23. Senhor Jesus Cristo que as graças de Nosso do nosso pai eterno Ilumine sempre o seus caminhos que o senhor seja sempre esse sérvio de Deus Iluminado nossas vidas precisarmos muito de muita bênção e paz muito obrigado pelo Evangelho que Deus abençoe 👏👏👏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  24. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Todavia, me ensine evitar o pecado e a iniqüidade. Me ensine ser uma boa oferta da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ensine viver sob o regime da graça. Me ensine ser escravo da obediência para a justiça. Me ensine obedecer, de coração, os VOSSOS ensinamentos. Me ensine ser libertado do pecado. Me ensine estar preparado para o encontro definitivo com o Filho do Homem. Me ensine ser o administrador fiel e prudente, que cuida de todos, na hora certa. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Amém Jesus. Deus abençoe todos

    ResponderExcluir
  26. Nos abençoe , que sejamos instrumento da palavra de Deus aqui na terra

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS