PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NOSSA SENHORA APARECIDA

NOSSA SENHORA APARECIDA

                                 
Houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente (Jo 2, 1)

12 de outubro de 2019

Neste dia dedicado a Nossa Senhora Aparecida, lemos, no evangelho de São João, sobre o milagre da água transformada em vinho, o primeiro sinal que Jesus deu sobre sua identidade e sua missão. “Houve um casamento. E a mãe de Jesus estava presente”. É a primeira lição a aprender de Maria: a sua presença fraterna na casa daquela família. A presença é o primeiro sinal de amor, de valorização do outro. Só estando presente, pode-se saber o que está acontecendo, conhecer a realidade e participar de alguma solução para os problemas. Ela estava lá. 

Então, Maria estava na festa de casamento. Jesus e os discípulos também tinham sido convidados e lá estavam. Devia ser alguém parente deles, para estarem todos ali. Houve um problema, faltou o vinho. A festa de casamento deles durava vários dias. E a bebida, claro, era o vinho. Faltou o vinho. Um desastre para aquela família pobre. Deduz-se que eram pobres, pela preocupação de Maria. Se tivessem posses, poderiam resolver facilmente a situação; não tendo grandes posses, como parece ser o caso, passariam um grande vexame, uma vergonha muito grande. Diriam, pelos corredores, que eles não tinham se preparado bem, que não tinham responsabilidade, que já estavam começando mal... sabe Deus quanta coisa ruim falariam, aumentando o clima de frustração na festa pela falta da bebida. Por isso, Maria ficou preocupada. 

Foi Maria quem falou com Jesus. Ela lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus notou o tom aflito de sua mãe, era um pedido de ajuda dirigido a ele, ela estava pedindo a sua intervenção. Mas, ele julgou que não era a hora ainda de se manifestar publicamente. Ele lhe disse: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. Mas, ela não se fez de rogada. Movimentou-se, entrou em contato com os garçons e orientou que eles se apresentassem a Jesus para fazer o que ele mandasse. Assim, Jesus mandou encher as talhas de água. Quando foi levada ao chefe dos garçons, a água era vinho da melhor qualidade. 

Em Caná, naquela festa de casamento, Maria mostrou-se comprometida com o bem daquela família e proativa em relação a uma solução para o problema da falta de vinho. Mesmo com o aparente desinteresse demonstrado pelo filho, ela logo mexeu-se e orientou os garçons a se apresentarem a ele, aguardando uma indicação precisa do que fazer. Não ficou esperando de braços cruzados. Não apenas pediu a Jesus, pediu e encaminhou as coisas, certa que o filho agiria. Uma fé ativa, operante. Precisamos aprender isso com ela. 

Guardando a mensagem 

Nós somos devotos de Nossa Senhora, que bom! O Brasil tem Nossa Senhora Aparecida como sua padroeira. A devoção nos aproxima da pessoa que veneramos para sermos seus imitadores e gozarmos de sua proteção. Meditando sobre sua participação no casamento em Caná da Galileia, podemos aprender dela a sua preocupação com o sofrimento dos outros, sobretudo dos mais pobres e vulneráveis. Precisamos mesmo vencer a indiferença, que é um grande mal entre nós. Também de Maria aprendemos que não basta pedir a Deus o que precisamos e cruzar os braços. Isso não é fé, é alienação. A verdadeira fé nos faz implorar a Deus e arregaçar as mangas, confiados que ele já está agindo em nosso favor. 

Houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente (Jo 2, 1) 

Rezando a palavra 

CONSAGRAÇÃO DAS FAMÍLIAS A NOSSA SENHORA APARECIDA 

Nossa Senhora Aparecida 
Mãe de Jesus e nossa, 
Nós te consagramos, hoje, nossas famílias, 
Acolhe-nos sob a tua proteção materna. 
Ilumina, Senhora, nossos lares com a luz de Cristo. 
Educa nossas crianças e adolescentes 
com a Palavra do Senhor. 
Conduze-nos pelos caminhos do Evangelho. 
Afasta de nosso meio, Mãe, todo desrespeito 
contra a vida humana, 
a violência, a injustiça. 
Livra nossos jovens das drogas e da violência. 
Faz-nos fortes, Senhora, na luta contra o aborto, 
e o trabalho infantil, o desemprego. 
Confirma nossas famílias na santidade do matrimônio. 
O mundo precisa de diálogo e reconciliação. 
Ajuda-nos, Virgem Santa, a construir a paz 
em nossa casa e na rua. 
Intercede para que não falte o pão de cada dia 
em nossas mesas. 
Ensina-nos o caminho da missão. 
Toma sob a tua proteção, Senhora, 
as nossas famílias.
E dá-nos a tua bênção, Mãe Aparecida. 
Amém 

Vivendo a palavra 

Faça hoje um momento de oração por sua família. 
Reze também pelo Brasil. 


Pe. João Carlos Ribeiro – 12 de outubro de 2019

20 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos, amo minha Mãe Nossa Senhora, não consigo viver sem às orientações dela, quero ser como Maria, quando eu crescer, ainda sou uma criança, preciso aprender muito com Jesus e a virgem Maria, para minha vida se transformada. Nossa Senhora Aparecida, obrigado pôr cuidar de mim e dá minha família. Obrigado Padre João Carlos pelas meditações, Jesus e a virgem Maria continuem abençoando sua Missão.🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Gratidão eterna mãe santíssima! Obrigada padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada mãe Aparecida amém !
    Deus seja louvado .

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Sou responsável de alguns grupos para enviar a mensagem diária com a meditação do Pe. João Carlos. Eu costumava receber em torno da meia-noite, mas nos últimos dias tem chegado quase no final da manhã seguinte. Poderia verificar se preciso fazer algo para voltar ao que era? Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Mãe de todos nós dos homens,rogai por nós, abençoe todos dia de nossas vidas amém....

    ResponderExcluir
  6. A verdadeira fé nos faz implorar a Deus e arregaçar as mangas, confiados que ele já está agindo em nosso favor. 


    ResponderExcluir
  7. Ô mãe de todos nós rogai por nós que recorremos a vós amém

    ResponderExcluir
  8. Mãe olha para o Brasil e também pelo clero, faze com que o Sínodo não olha só para a Amazônia mas também para o mar onde as praias estão infestadas de óleo e ninguém levanta a voz para defendê-las

    ResponderExcluir
  9. Nossa senhora passa na fren

    ResponderExcluir
  10. Todos Santos dias escuto seus áudios eles fortalece minha alma e minha fé.

    ResponderExcluir
  11. Peço por minha conversão e a conversão de minha família a cura da depressão de Diego, a cura enterior dele

    ResponderExcluir
  12. NOSSA SENHORA APARECIDA nos guarde em seu colo de dia e de noite. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  13. Maria Emilia Nossa senhora 🌸 Aparecida leva as nossas preces a Nosso senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  14. Deus do universo, fonte de todo bem, eu LHE agradeço pela solenidade de Nossa Senhora Aparecida. Entretanto, me ajude ser agradável a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude defender a vida na sua plenitude. Me ajude protegendo o VOSSO povo. Me ajude vencer as perseguições e as dificuldades da vida. Me ajude estar pertinho da minha Mãe do Céu. Me ajude ter o vinho novo do meu SALVADOR. Me ajude obedecê-Lo com amor. Me ajude purificando a minha alma, a minha vida e o meu coração. Me ajude servir com alegria e humildade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Nossa senhora guarde minha família de todas as coisas ruim interda por nós.

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos peço que minha querida mãezinha Aparecida tome conta de todo povo Brasileiro principalmente as crianças peço proteção por toda minha familia que nossa senhora aumente minha fé muito obrigado pelas mensagens estou muito feliz estou mim sentindo muito abençoada Deus abençoe o Senhor a cada momento e cada segundo e c minuto 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS