PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NADA DE OLHO GRANDE

NADA DE OLHO GRANDE

Tomem cuidado contra todo o tipo de ganância (Lc 12, 15)
21 de outubro de 2019.
Garanto que você, em sua vida, já conheceu uma pessoa gananciosa. O ganancioso é uma pessoa antenada com qualquer situação em que possa faturar, lucrar mais, aumentar suas posses. Uma coisa é a luta de cada dia pela sobrevivência, com dignidade. Outra coisa é o olho grande, a fixação em ter coisas, a acumulação a qualquer custo.
A ganância se manifesta em muitas ocasiões. No evangelho de hoje, aparece na briga pela herança. Quanto aparece uma herança, se acaba qualquer vínculo de amizade, de respeito, de fraternidade. O ganancioso, parente ou não, quer açambarcar o mais que puder ou tudo, se possível. O dinheiro fala mais alto, o interesse pelos bens materiais pode dominar a pessoa. O ganancioso é um monstro, capaz de mentir, de prejudicar os outros, de manipular todo tipo de argumento para passar por cima do direito dos outros, em benefício próprio.
No caso de uma disputa por herança, é claro que é importante se procurar a partilha justa dos bens. Se de verdade, alguém se sentir prejudicado, tem direito de se defender e requerer os seus direitos, com os instrumentos do diálogo e, se necessário, da justiça. Mas, mesmo numa disputa por herança, a gente tem que se comportar como cristão. Cristão age, antes de tudo, movido pelo amor a Deus e aos irmãos; não age movido pelo dinheiro, seduzido pelos bens desta terra. Cristão não é um ganancioso, não faz do dinheiro um deus na sua vida.
Mas não é só nas disputas por herança que a ganância se manifesta. O ganancioso nunca fica satisfeito com o que tem. Está sempre correndo para ter mais. O pecado da avareza se manifesta em manter o pensamento fixo em ter coisas, subir na vida de qualquer forma, passar os outros para trás e não repartir nada com ninguém. Nessa situação, o avarento não é transparente e não se sensibiliza pela situação e pelo sofrimento dos outros.
Jesus ensinou: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Para ilustrar, Jesus contou a história de um homem rico. Depois que ele superlotou seus novos e maiores celeiros de trigo, foi dormir planejando usufruir toda a sua riqueza e morreu naquela mesma noite. Juntar tesouros para si mesmo é loucura, arrematou Jesus.
Guardando a mensagem
A palavra de Jesus hoje é para a gente ter cuidado com qualquer tipo de ganância. A felicidade não está em se ter muitos bens. Precisamos lutar com responsabilidade pelo pão de cada dia, procurando poupar também para o futuro, mas sem por nossa esperança no dinheiro, sem fazer das coisas um novo deus. Como reza o salmo 131: “Põe tua esperança no Senhor”, no Senhor, não no dinheiro. Ao morrer, não se leva nada, a não ser as boas obras que fizemos, a caridade que praticamos, o amor que devotamos a Deus e aos irmãos.
Tomem cuidado contra todo o tipo de ganância (Lc 12, 15)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tua palavra nos tem ensinado que não devemos por a nossa confiança nos bens desta terra, pois nossa vida aqui é uma passagem. Tu nos ensinas a buscar os bens que não passam, a viver com os olhos fixos nos bens eternos que já possuímos na esperança. No trato com os bens desta terra, nos ensinas a ser honestos, trabalhadores e solidários, fugindo de tudo que possa parecer avareza, ganância e egoísmo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Vale hoje um exame de consciência. Há algum sinal de ganância em suas preocupações, em suas atitudes?
E hoje você escuta a quarta faixa do meu novo trabalho musical, UTOPIA, do Pe. Zezinho. Canto minha sobrinha Cecília Ribeiro. Gostaria muito de saber o que você achou.
A gente se encontra às dez da noite, no facebook.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb – 21 de outubro de 2019

28 comentários:

  1. Fantástico essa canção de padre Zezinho e linda interpretação.... Deus te abençoe Pe João Carlos pelo seu trabalho evangelizador

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Desejo Que seu dia seja abençoado e repleto de muita saúde e de muitas graças. A MEDITAÇÃO de hoje nos fala da ganância. O ser humano tem que ter Deus acima de tudo para não querer pra si o que é do outro. Só assim ele ficará com a consciência tranquila para administrar os seus bens.Fica com Deus,Padre João Carlos. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Então parabéns padre João Carlos e.padre Zezinho.

    ResponderExcluir
  4. Pe. João Carlos, Bom Dia!!! Que a Santíssima Trindade lhe abençoe hoje e sempre, abraços 😇😇😇

    ResponderExcluir
  5. A canção Utopia ficou lindisdima nessas vozes de ouro: de Pe. Joao Carlos e Cecilia. Parabéns. A mensagem do Evangelho de hoje tambem nos remete ao apego e preocupação com os bens materiais que não nos leva a lugar nenhum. Precisamos ir para o ceu por isso é lá que deve morar nossas preocupações.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre sua bença, que Deus le abençoe e le proteja

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre joao carlos eu ainda nao tive o privilegio de ouvir essa musica mais gostaria de ouvir obrigado

    ResponderExcluir
  8. Graças a Deus, não sou uma pessoa gananciosa.

    ResponderExcluir
  9. Perfeita a interpretação do Padre e sua sobrinha Cecília. Cantar o amor alegra nosso coração e nosso querido padre João Carlos é um presente de Deus nas nossas vidas.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos. Parabéns por seu novo trabalho. Está faixa está linda com a participação de sua sobrinha Cecília. Obrigada por nós ajudar a rezar através da arte. Grande abraço. Sucesso!

    ResponderExcluir
  11. BOM DIA !padre João Carlos,PARABÉNS ! esta canção também ficou belíssima na voz de vocês, a Cecília canta muito,que o dom do ESPIRITO SANTO,os inspire cada dia mais.um abraço carinhoso, sua bênção.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns padre Carlos pelo seu novo trabalho
    De Evangelização ❤❤💒

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre! A palavra de Deus tá sempre nos mostrando o caminho e nos humanos continuamos fazendo tudo ao contrário.jesus aumenta a minha fé sou fraca e pescadora.

    ResponderExcluir
  14. Maravilhosa interpretação, linda canção. Parabéns Padre João Carlos por esse fantástico trabalho de evangelizar. Gilson

    ResponderExcluir
  15. Amém padre João Carlos, bom dia.gostei muito da sua nova música, e sua sobrinha tem a voz linda

    ResponderExcluir
  16. Pe João Carlos. Gostei demais da música. E a voz de sua sobrinha é suave mas consegue seguraram muito bem o tom.

    ResponderExcluir
  17. Padre João Carlos o meu cordial Bom dia!!! Padre Interpretação Linda padre a palavra de Deus ta sempre mostrando o caminho certo a ganância não é coisa de Deus eu peço a Deus o necessário Padre João Carlos essa música é Linda a sua voz e da sua Soubrinha são Linda amei muito obrigado pelo Evangelho que Deus abençoe o Senhor 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Padre João! Não sou uma pessoa gananciosa, peço a Deus o suficiente...Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  19. Padre João Carlos, parabéns por este quarto trabalho musical.Utopia linda música amei sua sobrinha está de parabéns linda voz.

    ResponderExcluir
  20. Amém padre amo suas palavras peço a Deus que abençoe sempre o senhor!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns ficou lindo padre essa canção do padre Zezinho é maravilhosa, sua sobrinha tem voz linda suave mas uma vez Parabéns

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Pe João Carlos eu e meu companheiro de liturgia cantávamos muito esse cântico na nossa comunidade , que saudade eutm tenho de ouvir , mais os jovens de hoje não cantão mais, agradeço por mostrar um pouco do passado que mostra a realidade be hoje parabens aous 2 continue assim menina e siga os passos do tio que Deus abençoe vocês , gostaria de de ouvir outras músicas como eu era pequeno eotras do Pe Zezinho tenho saudades

    ResponderExcluir
  23. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por ter uma família. No entanto, me ajude ter mais fé e confiança no meu REDENTOR. Me ajude glorificá-Lo diariamente. Me ajude perdoando os meus pecados. Me ajude evitar todo tipo de ganância. Me ajude ser rico diante da SANTÍSSIMA TRINDADE. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Lindos...tanto a homilia qto a musica Utopia

    ResponderExcluir
  25. Linda à canção junto com sua sobrinha. Parabéns Padre.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns Pe João Carlos. Muito bonito o Senhor cantando juntamente com sua sobrinha. Foi fantástico.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS