PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MAIOR DO QUE JONAS

MAIOR DO QUE JONAS

No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão (Lc 11, 32)
14 de outubro de 2019.
Parece que Jesus andava meio decepcionado... A pregação do Reino bem merecia uma acolhida mais entusiasta.  Sua palavra, seus milagres... tanto esforço, tanto compromisso da parte dele e, ao que parece, pouco resultado.  Certamente, por isso, ele estava dizendo: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”.
Jonas foi um sinal para o povo de Nínive. Ele, a mando de Deus, pregou por três dias na grande cidade, anunciando o castigo de Deus sobre todo aquele povo. Castigo por conta de sua impenitência, de sua vida de maldade e violência. E o povo de Nínive, diante daquela pregação do profeta, tomou consciência de sua condição e implorou a misericórdia de Deus. Acolheu a pregação de Jonas como um convite urgente à penitência e à conversão. Do pequeno ao grande, do pobre ao rei, todos se sentaram em cinzas e pediram perdão de seus pecados. Jonas foi um sinal para o povo de Nínive. Uma convocação à conversão. Mas, também um sinal da misericórdia de Deus, pois Deus, tendo desistido do seu intento de destruir tudo, mostrou a sua misericórdia, dando o seu perdão.
Esse sinal de Jonas para o povo do seu tempo estava sendo reeditado na presença de Jesus, na sua pregação. Como Jonas foi um sinal para o povo de Nínive, assim Jesus seria para o povo do seu tempo. Jonas pregou por três dias, cobrindo toda aquela cidade pagã. Jesus pregou por três anos, percorrendo todo o país. Ele também trazia um convite urgente à conversão. Ele começou sua missão, convidando todos a acolherem o Reino que estava se aproximando: convertam-se e creiam no evangelho. O convite à conversão, na verdade, é um convite à acolhida da misericórdia de Deus.
Jesus estava lembrando que o povo de Nínive recebeu melhor o profeta Jonas do que o seu povo a ele. Converteu-se à pregação de Jonas. E ali, Jesus não estava encontrando a mesma acolhida, nem a mesma disposição para a conversão. O povo de Nínive iria ser juiz daquele povo do tempo de Jesus. E iria condená-lo. E quem estava ali anunciando a mensagem de Deus para eles não era simplesmente alguém como Jonas. Como ele mesmo disse, ali estava alguém maior que Jonas, o próprio filho de Deus. 

Guardando a mensagem
O povo pagão de Nínive converteu-se à pregação de Jonas. O povo de Deus do tempo de Jesus respondeu com indiferença à sua pregação. E um bom grupo reagiu com violência à boa notícia anunciada por ele. A pregação do Evangelho, que anuncia o Reino de Deus, continua hoje e chega até você e à sua família. Como é que vocês estão reagindo a esse anúncio que pede conversão e acolhida do amor de Deus? Como o povo de Nínive? Como o povo do tempo de Jesus?
No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão (Lc 11, 32)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
essa página do Evangelho vem reforçar nossa caminhada cristã, que é um permanente convite à conversão, à acolhida da vida nova que tu nos alcançaste em tua cruz. Concede-nos, Senhor, que vençamos a indiferença, que é atitude típica do nosso tempo: o não ligar, o deixar pra lá, o não dar importância. Que a tua Palavra encontre abrigo em nossos corações e em nossas vidas, nos animando num processo de verdadeira conversão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
A conversão é a nossa resposta à Palavra de Deus. A conversão é obra nossa e do Espírito Santo de Deus em nós. Assim, nesta segunda-feira, peça ao Santo Espírito, mais de uma vez, a graça da conversão.
Pe. João Carlos Ribeiro – 14 de outubro de 2019

39 comentários:

  1. À sua Bênção. .peço que aumente a minha fé amém. .
    ..

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João Carlos. Senhor aumentai minha fé. Amém

    ResponderExcluir
  3. Sempre uma meditação com muita profundidade

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o povo não acolheu Jesus do mesmo modo que Jonas,pelo fato de Jesus se apresentar como "filho de Deus", acredito que naquele tempo, como hoje, era difícil de acreditar em um homem se dizendo " filho de Deus".

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos!que o espírito santo de deus aumente a minha fé. obrigada meu Deus !

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de sua homilia.
    Amo suas músicas.
    O Senhor é muito importante para nós e para o nosso Deus!!!

    ResponderExcluir
  7. Que bom termos comentário da palavra para nos ajudar a ter uma compreensão clara e objetiva da palavra de Deus, obg pe. João Carlos.diac.Otacilio da paróquia de São Sebastião Lagoa de itaenga

    ResponderExcluir
  8. Amém; que Deus nos proteja e perdoe nossos pecados

    ResponderExcluir
  9. Amém bom dia padre sua benção

    ResponderExcluir
  10. Porque não está mais vindo audios no blog, sempre acompanho e mando para outras pessoas.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos muito obrigado pela as meditações que o senhor mim manda todos os dias

    ResponderExcluir
  12. Santo Espírito de Deus,dai-me a graça da conversão. Amém!!!

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos,o ESPÍRITO SANTO ilumine seu dia e sua semana , sua bênção.

    ResponderExcluir
  14. Amém! Que bom termos o comentário do evangelho fica melhor para compreendermos a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!!! Pe. João Carlos, que a santíssima trindade vós abençoe 😇😇😇

    ResponderExcluir
  16. Quero recuperar o meu amor por meu marido, e que ele tem me ame de verdade

    ResponderExcluir
  17. Paz pra toda minha família

    ResponderExcluir
  18. Espírito Santo de Deus, eu creio mas aumentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  19. Peço ao Espírito Santo,paz para o mundo e para todas familias!

    ResponderExcluir
  20. Padre João Carlos que Jesus Cristo lhe Ilumine sempre lhe de sua saúde qu o senhor seja sempre essa pessoa de Jesus Cristo 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Amém e obrigada Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  22. Obrigada Padre João pela sua orientação . Precisamos muito REZAR com mais compromisso , humilde fé e amor a Deus e aos irmãos ! Vinde espírito santo de Deus converter nossos corações !!!

    ResponderExcluir
  23. Deus de bondade infinita, eu LHE agradeço, por viver, o meu apostolado. Contudo, me ensine servi-Lo com amor. Me ensine ser um bom filho. Me ensine seguir o caminho da santidade. Me ensine viver a minha vocação. Me ensine ouvi-Lo e obedecê-Lo com fidelidade. Me ensine encontrar a verdadeira paz. Me ensine ter mais fé e confiança no Filho do Homem. Me ensine na minha conversão. Me ensine ser profeta. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Minha saúde e minha vida já um grande sinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como Deus é grande. Nosso Deus dos séculos eternos: é ele o nosso guia.

      Excluir
    2. Peço por minha família eu creio mas aumente minha fé amém

      Excluir
  25. AMÉM 🙏
    Sua bênção. Pe. João Carlos.
    Muitooo obgda por nos presentear todos os dias com estas belas reflexões .
    Amooo A Meditação Da Palavra Do Senhor. Q Deus lhe livre de todo mal. AMÉM 🙏

    ResponderExcluir
  26. Amém! bom dia Padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  27. Obrigada Padre João, por nos proporcionar diariamente a leitura e reflexão do evangelho e nos ajudar no fortalecimento da nossa fé. Senhor meu Deus aumentai a minha fé. Amém

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde, Padre João Carlos. Espero que o Todo Poderoso lhe proporcione muitas bênçãos...Ester.Campinas-SP.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS