No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão (Lc 11, 32)
14 de outubro de 2019.
Parece que Jesus andava meio decepcionado... A pregação do Reino bem merecia uma acolhida mais entusiasta. Sua palavra, seus milagres... tanto esforço, tanto compromisso da parte dele e, ao que parece, pouco resultado. Certamente, por isso, ele estava dizendo: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”.
Jonas foi um sinal para o povo de Nínive. Ele, a mando de Deus, pregou por três dias na grande cidade, anunciando o castigo de Deus sobre todo aquele povo. Castigo por conta de sua impenitência, de sua vida de maldade e violência. E o povo de Nínive, diante daquela pregação do profeta, tomou consciência de sua condição e implorou a misericórdia de Deus. Acolheu a pregação de Jonas como um convite urgente à penitência e à conversão. Do pequeno ao grande, do pobre ao rei, todos se sentaram em cinzas e pediram perdão de seus pecados. Jonas foi um sinal para o povo de Nínive. Uma convocação à conversão. Mas, também um sinal da misericórdia de Deus, pois Deus, tendo desistido do seu intento de destruir tudo, mostrou a sua misericórdia, dando o seu perdão.
Esse sinal de Jonas para o povo do seu tempo estava sendo reeditado na presença de Jesus, na sua pregação. Como Jonas foi um sinal para o povo de Nínive, assim Jesus seria para o povo do seu tempo. Jonas pregou por três dias, cobrindo toda aquela cidade pagã. Jesus pregou por três anos, percorrendo todo o país. Ele também trazia um convite urgente à conversão. Ele começou sua missão, convidando todos a acolherem o Reino que estava se aproximando: convertam-se e creiam no evangelho. O convite à conversão, na verdade, é um convite à acolhida da misericórdia de Deus.
Jesus estava lembrando que o povo de Nínive recebeu melhor o profeta Jonas do que o seu povo a ele. Converteu-se à pregação de Jonas. E ali, Jesus não estava encontrando a mesma acolhida, nem a mesma disposição para a conversão. O povo de Nínive iria ser juiz daquele povo do tempo de Jesus. E iria condená-lo. E quem estava ali anunciando a mensagem de Deus para eles não era simplesmente alguém como Jonas. Como ele mesmo disse, ali estava alguém maior que Jonas, o próprio filho de Deus.
Guardando a mensagem
O povo pagão de Nínive converteu-se à pregação de Jonas. O povo de Deus do tempo de Jesus respondeu com indiferença à sua pregação. E um bom grupo reagiu com violência à boa notícia anunciada por ele. A pregação do Evangelho, que anuncia o Reino de Deus, continua hoje e chega até você e à sua família. Como é que vocês estão reagindo a esse anúncio que pede conversão e acolhida do amor de Deus? Como o povo de Nínive? Como o povo do tempo de Jesus?
No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão (Lc 11, 32)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
essa página do Evangelho vem reforçar nossa caminhada cristã, que é um permanente convite à conversão, à acolhida da vida nova que tu nos alcançaste em tua cruz. Concede-nos, Senhor, que vençamos a indiferença, que é atitude típica do nosso tempo: o não ligar, o deixar pra lá, o não dar importância. Que a tua Palavra encontre abrigo em nossos corações e em nossas vidas, nos animando num processo de verdadeira conversão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
A conversão é a nossa resposta à Palavra de Deus. A conversão é obra nossa e do Espírito Santo de Deus em nós. Assim, nesta segunda-feira, peça ao Santo Espírito, mais de uma vez, a graça da conversão.
Pe. João Carlos Ribeiro – 14 de outubro de 2019
Amém
ResponderExcluirÀ sua Bênção. .peço que aumente a minha fé amém. .
ResponderExcluir..
Bom dia Pe João Carlos. Senhor aumentai minha fé. Amém
ResponderExcluirSempre uma meditação com muita profundidade
ResponderExcluirAcredito que o povo não acolheu Jesus do mesmo modo que Jonas,pelo fato de Jesus se apresentar como "filho de Deus", acredito que naquele tempo, como hoje, era difícil de acreditar em um homem se dizendo " filho de Deus".
ResponderExcluirAmém padre João Carlos!que o espírito santo de deus aumente a minha fé. obrigada meu Deus !
ResponderExcluirGosto muito de sua homilia.
ResponderExcluirAmo suas músicas.
O Senhor é muito importante para nós e para o nosso Deus!!!
Que bom termos comentário da palavra para nos ajudar a ter uma compreensão clara e objetiva da palavra de Deus, obg pe. João Carlos.diac.Otacilio da paróquia de São Sebastião Lagoa de itaenga
ResponderExcluirAmem!
ResponderExcluirAmém; que Deus nos proteja e perdoe nossos pecados
ResponderExcluirAmém bom dia padre sua benção
ResponderExcluirPorque não está mais vindo audios no blog, sempre acompanho e mando para outras pessoas.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos muito obrigado pela as meditações que o senhor mim manda todos os dias
ResponderExcluirSanto Espírito de Deus,dai-me a graça da conversão. Amém!!!
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirPadre João Carlos,o ESPÍRITO SANTO ilumine seu dia e sua semana , sua bênção.
ResponderExcluirAmém! Que bom termos o comentário do evangelho fica melhor para compreendermos a palavra de Deus.
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirBom dia!!! Pe. João Carlos, que a santíssima trindade vós abençoe 😇😇😇
ResponderExcluirQuero recuperar o meu amor por meu marido, e que ele tem me ame de verdade
ResponderExcluirPaz pra toda minha família
ResponderExcluirAmém bom dia!
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirEspírito Santo de Deus, eu creio mas aumentai a minha fé.
ResponderExcluirA paz de Jesus.
ResponderExcluirAmém! Boa tarde!
ResponderExcluirPeço ao Espírito Santo,paz para o mundo e para todas familias!
ResponderExcluirPadre João Carlos que Jesus Cristo lhe Ilumine sempre lhe de sua saúde qu o senhor seja sempre essa pessoa de Jesus Cristo 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirAmém! Amém!
ResponderExcluirAmém e obrigada Padre João Carlos.
ResponderExcluirObrigada Padre João pela sua orientação . Precisamos muito REZAR com mais compromisso , humilde fé e amor a Deus e aos irmãos ! Vinde espírito santo de Deus converter nossos corações !!!
ResponderExcluirDeus de bondade infinita, eu LHE agradeço, por viver, o meu apostolado. Contudo, me ensine servi-Lo com amor. Me ensine ser um bom filho. Me ensine seguir o caminho da santidade. Me ensine viver a minha vocação. Me ensine ouvi-Lo e obedecê-Lo com fidelidade. Me ensine encontrar a verdadeira paz. Me ensine ter mais fé e confiança no Filho do Homem. Me ensine na minha conversão. Me ensine ser profeta. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.
ResponderExcluirMinha saúde e minha vida já um grande sinal.
ResponderExcluirComo Deus é grande. Nosso Deus dos séculos eternos: é ele o nosso guia.
ExcluirPeço por minha família eu creio mas aumente minha fé amém
ExcluirAMÉM 🙏
ResponderExcluirSua bênção. Pe. João Carlos.
Muitooo obgda por nos presentear todos os dias com estas belas reflexões .
Amooo A Meditação Da Palavra Do Senhor. Q Deus lhe livre de todo mal. AMÉM 🙏
Amém! bom dia Padre João Carlos!
ResponderExcluirObrigada Padre João, por nos proporcionar diariamente a leitura e reflexão do evangelho e nos ajudar no fortalecimento da nossa fé. Senhor meu Deus aumentai a minha fé. Amém
ResponderExcluirBoa tarde, Padre João Carlos. Espero que o Todo Poderoso lhe proporcione muitas bênçãos...Ester.Campinas-SP.
ResponderExcluir