PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: DEUS CUIDA DE NÓS

DEUS CUIDA DE NÓS

Os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai (Mt 18,10)
02 de outubro de 2019.
O texto do evangelho de hoje nos traz muitas lições. De saída, podemos perceber quatro ensinamentos: 1. O maior no Reino dos Céus é quem se faz pequeno como uma criança; 2. Precisamos nos converter e nos tornar como crianças, senão não entraremos no Reino de Deus: 3. Quem acolhe uma criança, um pequenino, em nome de Jesus, acolhe a ele mesmo; 4. Não se pode desprezar nenhum pequenino. Os seus anjos estão em comunicação com Deus, o tempo todo.
Como hoje é o dia dos Santos Anjos da Guarda, a Igreja lê essa palavra de Jesus atenta a este ensinamento: “os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”. O nosso Deus, no seu infinito amor, colocou ao lado de cada um de nós, um dos seus anjos. Os anjos são seres espirituais criados pelo Altíssimo. Sua missão, junto a nós, é nos proteger e nos conduzir para a Pátria Celeste. Esse cuidado de Deus com os seus filhos mostra, ao mesmo tempo, nossa fragilidade (precisamos sempre de ajuda), mas também nossa grandeza (em Cristo, somos filhos de Deus). A certeza da proteção do anjo da guarda ao nosso lado nos deixa um recado muito especial: Deus cuida de nós.  
É este o ensinamento da Igreja: “Desde a infância até a morte, a vida humana é cercada pela proteção e pela intercessão dos anjos. Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida. Ainda aqui na terra, a vida cristã participa, na fé, da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus.” (Catecismo da Igreja Católica, 336).
E por que Jesus insistiu que a gente precisa se converter e se tornar como criança? É claro que Jesus não nos quer infantis. Certamente, ele nos quer com um coração de criança em nosso relacionamento com Deus nosso Pai. Criança, por exemplo, se deixa conduzir. O Pai ou a mãe a toma pela mão e a conduz. Ela segue com confiança, com docilidade.  Essa virtude, o adulto nem sempre tem. Ele prefere dirigir, não aceita facilmente ser dirigido. Convém melhor para o nosso relacionamento com o Pai a atitude de docilidade e de confiança de criança que se deixa guiar por seus pais.
Nossa vida está nas mãos de Deus, nós dependemos dele. Ele é Providente e cuida de nós. Esse é o sentimento do filho, sobretudo do filho pequeno que depende inteiramente dos pais, que precisa de sua proteção. O adulto é independente, autossuficiente, está mais para pai do que para filho. E o grande anúncio do Reino é que somos filhos e irmãos. “Se vocês não se converterem, e não se tornarem como criança, não entrarão no Reino dos Céus”.
Guardando a mensagem
A discussão era sobre quem seria o mais importante no Reino de Deus. Jesus chamou uma criança para o meio da roda e a apontou como exemplo. Na criança, vemos muito do que precisamos ser como filhos de Deus e do que não podemos perder quando adultos. Precisamos conservar a espontaneidade, a docilidade, a confiança e o amor filial, tão fortes do tempo de criança. Não podemos perder o encantamento da criança diante das surpresas de Deus. Não podemos esquecer que, nas horas difíceis e sempre, temos com quem contar: um pai amoroso que cuida de nós. O anjo da guarda é um sinal da proteção e do cuidado de Deus com cada um dos seus filhos e filhas. Jesus estava com a razão. Quem não se torna como uma criança não entra no Reino de Deus.
Os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai (Mt 18,10)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Hoje é o dia dos Santos Anjos da Guarda. Nós acolhemos, com gratidão, o ensinamento da Igreja que está revelado nas Sagradas Escrituras:  nós e os anjos já estamos unidos em Deus, aqui na terra. Tanto assim, que na Missa, unimos nossos louvores aos dos anjos e dos santos para proclamar que Deus é Santo, três vezes Santo. Contigo, Senhor, queremos render graças ao Pai pelo cuidado que os santos anjos têm para conosco e por tudo que fazem para nos defender e nos conduzir nos teus caminhos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Fica bem hoje, em atenção à palavra de Deus, rezar algumas vezes durante o dia a oração:
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa, me ilumina. Amém

Pe. João Carlos Ribeiro – 02 de outubro de 2019.

24 comentários:

  1. Respostas
    1. Nunca me sinto desemparada meu anjo está ao meu lado eternamente por intermedio de Jesus.amém

      Excluir
  2. Cada vez. Mais eu percebo o gd amor de Deus para conosco. Saber que tem alguém do nosso lado o tempo todo... Obrigada Sr pelo seu Amor cuidado e proteção para conosco

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos.Eu já tenho costume de sempre invocar a proteção dos Anjos.minha mãe me ensinou.Até que eu nem sabia de tanta importância da presença dos Anjos na minha vida . Multimamente faço consciente essa busca de proteção. Sempre que acordo a noite.eu rezo a oração do Santo Anjo. Qdo saio de casa eu rezo .qdo meu filho sai eu rezo pedindo osua proteção .qdo preocupo com meu filho peço pro meu anjo trazê_lo de volta qdo viajo preço pro meu Anjo cuidar da minha casa e da minha vida. Já aconteceu eu sonhar rezando o Sto Anjo.. Vou continuar com essa devoção e divulgar mais a importância dessa oração.

    ResponderExcluir
  4. E graças ao Senhor estou cada vez mais crescendo nesta riqueza que é o amor de Deus para conosco. Louvado seja Deus.Obrigada pe.joão Carlos.

    ResponderExcluir
  5. Gloria a vós Senhor! ! Sempre ao deitar e ao levantar peço aos Anjos foi primeira oração que mamãe me ensinou. Que os Anjos sempre me guarda.Amém

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  7. todos os dias rezo para o meu querido anjo da guarda,DEUS o colocou em minha vida para me acompanhar e proteger,obrigada padre João Carlos por esta meditação,DEUS ilumine sua vida e conte sempre com nossas orações. sua bênção.

    ResponderExcluir
  8. Obg Pe. João Carlos, sempre rezo a oração do Anjo meu do meu esposo dos filhos e neto e as x invoco das outras crianças.
    Responde a questão: Alé de i a Missa faço parte de grupo de Oração e eu meu esposo somos Coordenadores de um grupo Pastoral da Familia. Pedimos a sua oração e sua bençaão sobre nós para saibamos sempre caminhar na Luz de Cristo.e na Sua irientação.

    ResponderExcluir
  9. Amém! Bom dia Padre sua bença.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    E sempre uma benção escuta a palavra de Deus, é nela que me sustento e me fortaleço, e é nela que tenha a esperança de "tornar criança". Bom saber que Deus, na sua infinita bondade, nunca abandona seu filho, mantendo um anjo protetor sempre do nosso lado. Obrigada, Deus!!!

    ResponderExcluir
  11. Meu senhor e meu Deus eu te agradeço pelo imenso cuidado que tens por mim clicando um dos teus anjos au meu lado dia e noite louvado seja o teu santo nome para sempre amém

    ResponderExcluir
  12. Amém padre João Carlos, obrigada por essa oração do anjo.

    ResponderExcluir
  13. Que. Deus mande os santos anjos pra me guardar. Em meus caminhos a onda eu estiver.

    ResponderExcluir
  14. Rezo a oração do Anjo da Guarda todos os Dias. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  15. Meu Senhor e meu Deus, eu LHE agradeço por todos os anjos da guarda. Contudo, me ensine respeitar, ouvir e obedecer o meu anjo. Me ensine seguir o caminho da conversão e da santificação. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine ser pequeno como uma criança. Me ensine receber em VOSSO nome, todas as crianças. Me ensine ser generoso e misericordioso com os pequeninos. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS