PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UMA IGREJA MISSIONÁRIA

UMA IGREJA MISSIONÁRIA

Não levem nada para o caminho (Lc 9,3)


25 de setembro de 2019.


“Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e os enviou a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos”.



O envio dos doze apóstolos é uma página missionária da Igreja. Os doze representam a nossa comunidade, comunidade que nasceu do trabalho missionário de Jesus. Essa referência aos doze mostra uma comunidade organizada, em continuidade com o povo do Antigo Testamento. A missão é de todo o povo de Deus, com seus líderes à frente. E o envio dos doze é para que anunciem o Reino de Deus. O Reino é o reinado de Deus em nossas vidas e em nosso mundo. O reinado de Deus supera e vence o reinado do mal, por isso os missionários recebem poder sobre o demônio e sobre a doença. A doença é a cara do sofrimento que o mal e a morte espalham.




O Reino é um dom, é a libertação da dominação do mal e da morte, para estarmos como filhos e filhas na comunhão com o Senhor nosso Deus. Não é o resultado de uma estratégia bem montada pelos missionários. Eles são simples instrumentos. É obra de Deus. Aliás, o Reino é de Deus e o que os enviados conseguem realizar é pela sua força, pelo seu poder. Por isso a recomendação: ‘Não levem nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas’. 


Cajado é um sinal de defesa e segurança. Renunciem a isso. Sacola representa a confiança nos bens, nos instrumentos. O Reino não é uma estratégia. É um dom. Também não devem levar pão, que é o símbolo da sobrevivência. É preciso antes confiar na Providência. Nem levar dinheiro. É a renúncia à segurança financeira. Nem duas túnicas, duas mudas de roupa. A proteção necessária é a de Deus. Tudo isso é simbólico, para dizer: o missionário deve por sua confiança em Deus.

O evangelho de hoje, que começou com o envio dos doze e seguiu com as recomendações feitas por Jesus, termina dizendo que eles foram, anunciaram o Reino e curaram os enfermos. O envio não é apenas uma ordem de Jesus, é uma experiência concreta que os enviados vêm fazendo, desde o início. É um caminho que muitos já percorreram, em obediência ao mandato do Senhor e às suas recomendações.

Guardando a mensagem

A missão é de todos. E a missão é comunicar que o Reino de Deus chegou com Jesus. É sugerir às pessoas que abram o seu coração, abram as portas de suas vidas para acolhê-lo. O Reino de Deus ou o seu reinado é a vitória sobre o mal no mundo e o pecado, gerando uma família de filhos livres e amados. O Reino não é o resultado de uma intensa propaganda de massa. É um segredo facilmente compreensível pelos simples e humildes. E não se implanta pela força ou pelo prestígio de alguém. Não somos um exército impondo uma nova lei. O Reino supõe a liberdade. Se não abrirem as portas, o Reino não entra. Não é uma invasão. A gente só bate à porta, não a arromba. Por isso, o missionário precisa se despojar de qualquer segurança humana.

Não levem nada para o caminho (Lc 9,3)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Demoramos a compreender que estamos sendo enviados em missão, que somos responsáveis pelo anúncio do Reino de Deus em nossa casa, no lugar onde trabalhamos, em nossos ambientes de convivência, em todos os setores da sociedade. Proclamar o Reino é testemunhar que fomos alcançados pelo amor de Deus, amor gratuito e misericordioso que se manifestou em ti, Senhor Jesus. Não é um produto destinado a ser um sucesso de vendas. É uma boa notícia que muda a nossa vida, e dela, somos apenas portadores e testemunhas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva uma breve oração ao Senhor Jesus. Ele está contando com você como missionário, como missionária do Reino. Diga a ele como você se sente.

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB – 25 de setembro de 2019.

34 comentários:

  1. Obrigada Senhor por esta linda meditação. Realmente o amor de Jesus Cristo me anima e impele para ir às periferias de minha cidade, onde tantas pessoas e crianças sofrem pela exclusão e vulnerabilidade de todas as formas.
    Ajuda-me Senhor a me despojar para cumprir a tua ordem que para mim é sagrada.
    Eu vou Senhor, porque tu me chamaste para caminhar sempre.
    É a minha oração desta manhã tão abençoada por tuas bençãos da chuva muito desejada por todos nós. AMÉM

    ResponderExcluir
  2. A paz. Gosto muito da meditação em áudio, pois posso ouvir várias vezes,.por 3xwmplo, enquanto me desloco de casa ao trabalho e vice versa, entre outras tarefas. E tenho dado essa dica aos amigos com os quais compartilho o áudio. Deus abençoe por tudo.

    ResponderExcluir
  3. Essas meditações que o padre João Carlos faz sao maravilhosas, com muita profundidade e sabedoria. Ouço todos os dias e repasso para muitas pessoas, cerca de cento e oitenta irmãos em Cristo, inclusive para um grande número de evangélicos. Uma benção para nossas vidas.

    ResponderExcluir
  4. M sinto bem porquê sei que sou tua filha

    ResponderExcluir
  5. Obrisada meu Jesus por essa meditação á qual está me dando forças para viver Deus abençoe
    Am

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus como busco esse reino dai-me força e coragem na minha caminhada de cristã

    ResponderExcluir
  7. Fica com migo senhor pois preciso da sua ajuda senhor.para seguir em frente.e levar a sua paz. aonde precisa do seu amor e paz. Pode ser em minha casa.etc...

    ResponderExcluir
  8. Jaquelyne25/9/19 07:38

    Meu Deus e meu tudo .. me sinto com muita força mas te imploro aumentais minha fé. Amém

    ResponderExcluir
  9. São palavras agraciada lindas que nem todo mundo consegue viver Mas eu tento viver um pouquinho dentro da palavra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu Deus aumeta minha fé e da minha família

      Excluir
  10. senhor me ajude a ser uma missionária.

    ResponderExcluir
  11. Uma importante reflexão da minha missão como cristã.Rogo ao Espírito Santo que me dê perseverança para transmitir o evangelho na minha família e no ambiente onde convivo.

    ResponderExcluir
  12. Abençoado e repleto do ESPÍRITO SANTO seja o seu dia e de seus familiares,gratidão por todos os dias está podendo refletir esta meditação que nos envia,receba nosso carinho e amizade, abraços também da Edsa para o sr.PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  13. Um bênção poder ouvir a Paravra de Deus e receber a bênção do Senhor cada dia! Muito agraciada sou por esta bênção!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos, obrigada por esta homilia que me manda todos os dias, bendito seja o meu senhor Jesus Cristo. Amém!

    ResponderExcluir
  15. Senhor Jesus eu acredito na ressurreição mas aumentai a minha fé amém

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Jesus por ouvir e aprender a tua Santa palavra.Cada dia vou vivenciando as pregações do Padre João Carlos que é uma bênção. Quero continuar firme em todos meus propósitos e segura nas tuas mãos Senhor. Que o Espírito Santo me ilumine e me transforme cada dia para que eu possa anunciar o evangelho e fazer uso da palavra de Deus. Amém

    ResponderExcluir
  17. ESTOU PASSANDO POR MUITOS MOMENTOS DE TRIBULAÇÕES, COMEÇO A TENTAR VENCER,MAIS VEM AS TENTAÇÕES,AI ME PERCO NOVAMENTE, PEÇO A DEUS QUE ME ILUMINE,ME PROTEJA E LIVRE DE TODO MAL QUE ESTÁ ME RODEANDO, AMÉM

    ResponderExcluir
  18. BOM DIA! Estou maravilhada com suas meditações.Hj comecei a lhe acompanhar.Peço q reze por mim tenho passado muitas tribulações.

    ResponderExcluir
  19. Amém padre João Carlos, meu Deus aumentai a fé dos jovens e do meus filhos

    ResponderExcluir
  20. Amo seguir diariamente a meditação. Pois me sinto fortalecida no amor de Deus

    ResponderExcluir
  21. Senhor aumenta minha fé, diante de tanta atribulações.

    ResponderExcluir
  22. Linda meditação, obrigada meu Deus🙏🙏❤️

    ResponderExcluir
  23. Senhor Jesus,obrigada por está sempre comigo em todos os momentos da minha vida.Meu senhor e meu Deus eu creio,mais aumentai a minha fé. Amém!!!

    ResponderExcluir
  24. Gloria Deus pai no céu e todos nos filhos sempre obediente a sua bondade e amor infinito amem

    ResponderExcluir
  25. Que linda mensagem,vou refletir pois estou precisando de uma resposta.

    ResponderExcluir
  26. Linda meditação amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  27. Linda mensagem e verdadeira,temos q ser discípulos e evangelizar ,e ótimo servir ao senhor ,isso nos realiza

    ResponderExcluir
  28. Ó Deus, nosso Pai, eu LHE agradeço por todos os apóstolos. Todavia, me conceda a graça de adorá-Lo com fé e amor. Me conceda a graça de ter um bom arrependimento. Me conceda a graça perdoando as minhas faltas. Me conceda a graça libertando os oprimidos. Me conceda a graça de morar num lugar santo. Me conceda a graça morando comigo para sempre. Me conceda a graça de servir ao VOSSO templo. Me conceda a graça de ter poder e autoridade sobre a força do mal. Me conceda a graça curando os doentes do corpo e da alma. Me conceda a graça de confiar na providência divina. Me conceda a graça de ser hospitaleiro. Me conceda a graça de anunciar a Boa Nova. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. AMÉM.

    ResponderExcluir
  29. DEUS SÓ VENHO A AGRADECER A VOSSA PRESENÇA EM NOSSAS VIDAS SEI QUE TENHO ENFRENTADO ALGUMAS BATALHAS MAS NA CERTEZA DE QUE COM SUAS VESTIAS SAIREMOS MAIS QUE VENCEDORES COMO SEMPRE SAÍMOS AS TUAS MÃOS NOS UNGIU E NOS CAPACITOU PARA SERMOS VENCEDORES SÓ AGRADECER AO SENHOR POR EXISTIR EM NOSSAS VIDAS OBRIGADO POR ESTÁ MEDITAÇÃO TÃO IMPORTANTE P NÓS QUE NOS FAZ CRESCER ESPIRITUALMENTE...MINHA FORÇA VEM DO SENHOR PAI...AMÉM..

    ResponderExcluir
  30. Este comentário acima é de wemerson silva

    ResponderExcluir
  31. Que Deus nos dê sabedoria, e um coração pleno do seu amor, para viver em ação e não em palavras belas

    ResponderExcluir
  32. Muito bom a meditação do evangelho comentado... Fique com Deus

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS